Acre
André Hassem encerra ano entregando obras em Epitaciolândia
Alexandre Lima e Marcus José
O prefeito André Hassem, que encerra sem mandado neste final de semana, entregou mais uma obra proveniente de emendas do ex-deputado federal, Marcio Bittar. Desta feira, foi a Escola Municipal João Pedro, que teve suas salas totalmente modificadas, deixando de ser de madeira para alvenaria.
Nesta fase, além das novas salas, estará deixando em andamento para que o novo prefeito termine, o espaço para o refeitório e banheiros, ficando cerca de 75% pronto. A solenidade de entrega, contou com a presença da Diretoria da Escola, Secretários, pastor, imprensa e o representante de Márcio Bittar, o jornalista Evandro Cordeiro.
A Escola João Pedro foi fundada antes mesmo da emancipação do Município, e vinha oferecendo perigos aos estudantes, professores e funcionários, por ser toda em madeira e alguns princípios de incêndios foram registrados em algumas ocasiões na rede elétrica.
Partindo desses problemas, o prefeito André Hassem conseguiu com o ex-deputado federal Marcio Bittar, alocar uma emenda para a construção do novo prédio em alvenaria, onde os alunos irão estudar em salas de aulas novas com conforto e segurança.
Mesmo estudando em salas improvisadas no Centro cultural do Município, os alunos e os funcionários conseguiram um feito inédito, se destacando no IDEB como a melhor no Acre e à nível nacional.
Desta feita, com as novas salas passaram a receber neste ano de 2017, o dobro de alunos, cerca de 360 em dois turnos semanalmente. “Estamos deixando um legado aqui. Fico feliz em ver que nossos filhos, que são o futuro, irão receber uma nova escola com salas confortáveis”, disse o gestor André Hassem.
Comentários
Acre
Cheia do Rio Acre já deixa 34 famílias abrigadas em Rio Branco, aponta boletim da Prefeitura
As fortes chuvas registradas em Rio Branco e a elevação do nível do Rio Acre continuam impactando diretamente a população da capital. De acordo com boletim oficial divulgado às 7h deste domingo (28), o número de famílias abrigadas chegou a 34, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos oficiais.
Os dados constam no Boletim dos Abrigados, divulgado pela Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, dentro das ações coordenadas pelas áreas de Produção, Tecnologia, Emprego e Dignidade. O levantamento reflete o aumento da demanda por acolhimento após as chuvas intensas que agravaram o cenário de cheia na capital.
Desde a noite de sexta-feira (27), a cidade enfrenta um período crítico, marcado por alagamentos, transbordamentos de igarapés e avanço das águas do Rio Acre, o que forçou a retirada de famílias de áreas consideradas de risco. Com o transbordamento do rio, a procura por abrigos aumentou, levando o poder público a reforçar a estrutura de acolhimento emergencial.
As equipes da assistência social seguem atuando no atendimento às famílias afetadas, realizando o cadastramento dos abrigados e garantindo suporte básico às pessoas acolhidas. O boletim divulgado na manhã deste domingo consolida os números atualizados até as 7h.
A situação segue sendo monitorada pelos órgãos municipais, que mantêm estado de atenção diante da possibilidade de novos impactos, caso o nível do rio permaneça elevado ou ocorram novas chuvas nas próximas horas.
Comentários
Acre
VÍDEO: Rio Acre entra em vazante em Brasiléia após atingir pico de 8,80 metros, informa Defesa Civil
O coordenador da Defesa Civil na região de fronteira, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo (28) que o nível do Rio Acre em Brasiléia já apresenta processo de vazante, após ter atingido o pico nas últimas horas.
De acordo com o major, a última medição registrada na régua linimétrica aponta que o rio está com 8,50 metros. “Por volta das 23h de ontem, o nível chegou ao ápice de 8,80 metros. Durante a madrugada, já observamos uma vazante de aproximadamente 30 centímetros”, explicou.
Segundo Cordeiro, a redução do nível das águas também já é observada em outras regiões monitoradas. “Tanto na Aldeia dos Patos quanto em Assis Brasil o rio também entrou em processo de vazante”, destacou.
Apesar do cenário mais favorável, a Defesa Civil segue em estado de atenção. O coordenador reforçou que o monitoramento continua sendo feito de forma permanente por meio da sala de situação. “Seguiremos atentos e, caso haja qualquer alteração no nível do rio, voltaremos a divulgar novos boletins oficiais”, concluiu.
Comentários
Acre
Prefeitura divulga boletim com 34 famílias abrigadas e 115 pessoas em situação de abrigo

O nível do Rio Acre chegou a 14,86 metros na medição realizada às 5h21 deste domingo, 28, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco nas primeiras horas do dia. O patamar permanece acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros, mantendo o risco de alagamentos em diversos pontos da capital.
Diante do avanço das águas, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) divulgou o boletim atualizado sobre a situação dos abrigos. Até o momento, 34 famílias foram acolhidas pelo município, totalizando 115 pessoas em situação de abrigo
Ainda segundo a Defesa Civil, nas últimas 24 horas foram registrados 7 milímetros de chuva em Rio Branco, fator que contribui para a continuidade da elevação do nível do manancial.












Você precisa fazer login para comentar.