Cotidiano
Análise: posicionamento em campo e no continente agigantam Flamengo às portas de nova final
Compactação permite que time busque os passes difíceis e o futebol mais arrojado possível para vencer
Na histórica goleada por 4 a 0 sobre o Vélez Sársfield, em Buenos Aires, é possível analisar minuciosamente arranjos táticos, movimentações e comportamentos individuais, mas este texto pretende adotar o caminho mais simples para explicar como o Flamengo decidiu a semifinal antes mesmo do duelo derradeiro no Maracanã. No posicionamento.
O impressionante senso de espaço desta equipe permitiu aos jogadores forçarem os passes mais complicados e ainda assim terem êxitos em eventuais perdas de posse. Ocuparam o campo, tomaram conta dele, tanto na parte ofensiva quanto na recomposição.
Impressiona também como o Flamengo se reposicionou no continente. Se no início da reconstrução do clube iniciada em 2013, a torcida sofria com brevíssimas participações na Libertadores – duas quedas na primeira fase e uma nas oitavas antes de 2019 -, hoje vê um time que tem o costume de vencer com autoridade fora de casa.
Para se ter uma noção, não perde como visitante desde a terceira rodada da fase de grupos da edição de 2020. Desde então, jogou 12 vezes, venceu 10 e empatou apenas duas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/T/0/RBhXBBSpSJ3BBNfBq9nA/52326167310-f6cf723b50-o.jpg)
Abraço coletivo mostra o que foi o Flamengo no José Amalfitani — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Gols mostram “Flamengo das soluções”
“Prazeroso trabalhar com grupo que tem a busca por soluções dentro do que apresenta”. Dorival Júnior disse isso em uma de suas primeiras respostas na entrevista coletiva, e o jogo refletiu bem isso.
Solução 1: visão de jogo
No primeiro gol, após um ataque, Léo Pereira ainda estava no campo ofensivo quando recebeu de Rodinei pela direita. O lateral passou esperando a bola.
O zagueiro, de bom poderio técnico, não optou pela solução mais simples e negou-se a devolver a bola. Olhou para a área, viu que Gabigol prendia um marcador e deu um cruzamento fechado na direção de Pedro. A defesa adversária toda errou, e o 21 não perdoou. Léo, aliás, reafirmou o excelente momento com ótimo tempo de bola, antecipações e presença intensa na distribuição de passes.

Melhores momentos: Vélez Sarsfield 0 x 4 Flamengo, pelas semifinais da Libertadores 2022
Solução 2: aproximação permite combate e correção que termina em colírio
O segundo gol rubro-negro, de longe o mais bonito do jogo, mostra o quanto esse Flamengo tem soluções para as mais variadas situações, como diz Dorival. A construção começa com um erro de passe Filipe Luís. Bem posicionado, João Gomes dá o bote certeiro em Cáseres, e a bola volta para Filipe, que aciona Pedro de primeira.
O craque do jogo parte para cima de dois rivais, os corta e entrega a Everton Ribeiro. Aí mais um abacaxi é descascado. O camisa 7 domina mal e entrega na fogueira para Arrascaeta. O uruguaio não se assusta com a aproximação de dois rivais e toca de primeira, por cima. Sem deixar cair do chão, Gabigol entrega a bola e a caneta para Ribeiro assinar a obra.
Solução 3: complexidade e simplicidade
De futebol rebuscado, Filipe Luís começa o terceiro gol fazendo fila e entrega a João Gomes. O volante tenta devolver dentro da área, mas erra. Como Filipe infiltra corretamente, a bola sobra em seus pés, e ele se livra da aproximação de três rivais com um passe simples. Gabigol também faz o mesmo e deixa Pedro livre para, com um toque mais complexo, finalizar a jogada: 3 a 0.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/J/o/MPeYGoQAqni2zvxTfzFQ/52325829921-3f6a533842-k.jpg)
Pedro marcou três gols em Vélez x Flamengo — Foto: Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
Solução 4: verticalidade de Pedro
No gol que matou o jogo e a semifinal, Pedro, da ponta-esquerda, toca para o meio em Vidal, e a jogada se desenha para Gabigol. O chileno não hesita e entrega ao 9. Atento, Pedro se projeta no meio de um triângulo formado por Seoane, Jara e De los Santos. A bola de Vidal desvia em um rival, e quem estava bem colocado para fechar a conta? Sim, o centroavante de quem Tite tanto fala. Tapa certeiro no canto.
Posicionamento defensivo e bola aérea afinados
Ponto que poderia passar despercebido numa goleada por 4 a 0 foi a grande atuação defensiva do Flamengo. No jogo aéreo, David Luiz teve atuação soberba. Ganhou todas e acertou até ao forçar o cartão amarelo e se poupar do jogo de volta. Ele e Léo Pereira, aliás, também permitiram que o time saísse com qualidade do campo defensivo. Os laterais cooperavam e partiam no momento certo, ora por um lado ora pelo outro.
Rodinei, como de praxe, foi quem mais avançou, porém Filipe teve presença ofensiva muito importante. O terceiro gol é prova maior disso.
Como fazer uma análise e não citar a grande atuação dos volantes? Estiveram incansáveis no combate, mas também participaram ativamente da construção. João Gomes foi o maior ladrão de bolas, com cinco desarmes, e agrediu bastante. Chutou em gol no início da partida, mostrando personalidade, e ainda deixou Gabigol duas vezes na cara de Hoyos.
Um Flamengo que encontrou soluções aos montes com seus titulares ainda se dá ao luxo de ter um banco repleto de opções para mudar jogos.
Soluções faltaram ao Flamengo para furar retrancas em 2021, o sintomático empate por 0 a 0 com o Cuiabá no Maracanã e a traumática derrota na final da Libertadores. O Flamengo de hoje está preparado para os mais variados desafios, sejam eles ferrolhos defensivos, times violentos, gramado ruim ou grama sintética. Um Flamengo maduro para seguir fazendo história.
Comentários
Cotidiano
Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão
O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.
“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.
Segue com preparação
O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.
1º Amistoso
O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.
Comentários
Cotidiano
Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.
O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.
Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.
Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.
No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.
Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.
Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.
Comentários
Cotidiano
Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos
Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura
O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista (Bap), afirmou que o projeto do estádio próprio no terreno do Gasômetro avançou em segurança jurídica e planejamento financeiro, durante reunião com sócios realizada na sede da Gávea, na última terça-feira (23). O próximo passo, contudo, pode levar até quatro anos.
Segundo o dirigente, o clube já tem a posse documentada do terreno adquirido em 2024, ajustou custos após estudos da FGV e pretende criar uma poupança prévia antes de decidir o modelo da obra, enquanto aguarda a saída da empresa Naturgy — condição necessária para a descontaminação total da área.

Imagem do projeto do estádio do Flamengo • Reprodução
“Agora temos um prazo estendido e o compromisso documentado, o terreno (do Gasômetro) é do Flamengo. Os estudos da FGV ajustaram o projeto e custos associados. Vamos criar uma poupança prévia para que na hora certa decida se faz e como fazer o estádio. O próximo passo é a saída da Naturgy do terreno, ela pode sair em até quatro anos. A gente espera que seja o mais rápido possível. A gente só pode fazer uma descontaminação mais profunda (do terreno) quando eles saírem”, afirmou Bap.

Imagem do projeto do estádio do Flamengo • Reprodução
O terreno do Gasômetro foi comprado pelo Flamengo em 2024, na gestão anterior a de Luiz Eduardo Baptista. A direção do presidente Rodolfo Landim havia estabelecido a inauguração do estádio para o dia 15 de novembro de 2029, aniversário de 127 anos do clube.
A ideia, contudo, foi descartada com o início do mandato de Luiz Eduardo Baptista, que não deseja comprometer o desempenho esportivo do Flamengo para a construção do estádio.

Imagem do projeto do estádio do Flamengo • Reprodução
De acordo com os estudos da FGV e Arena, o Rubro-Negro conseguirá reduzir o valor do projeto de mais de R$ 3 bilhões para R$ 2,2 bilhões.
Fonte: CNN


Você precisa fazer login para comentar.