fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Análise: posicionamento em campo e no continente agigantam Flamengo às portas de nova final

Publicado

em

Compactação permite que time busque os passes difíceis e o futebol mais arrojado possível para vencer

Na histórica goleada por 4 a 0 sobre o Vélez Sársfield, em Buenos Aires, é possível analisar minuciosamente arranjos táticos, movimentações e comportamentos individuais, mas este texto pretende adotar o caminho mais simples para explicar como o Flamengo decidiu a semifinal antes mesmo do duelo derradeiro no Maracanã. No posicionamento.

O impressionante senso de espaço desta equipe permitiu aos jogadores forçarem os passes mais complicados e ainda assim terem êxitos em eventuais perdas de posse. Ocuparam o campo, tomaram conta dele, tanto na parte ofensiva quanto na recomposição.

Impressiona também como o Flamengo se reposicionou no continente. Se no início da reconstrução do clube iniciada em 2013, a torcida sofria com brevíssimas participações na Libertadores – duas quedas na primeira fase e uma nas oitavas antes de 2019 -, hoje vê um time que tem o costume de vencer com autoridade fora de casa.

Para se ter uma noção, não perde como visitante desde a terceira rodada da fase de grupos da edição de 2020. Desde então, jogou 12 vezes, venceu 10 e empatou apenas duas.

Abraço coletivo mostra o que foi o Flamengo no José Amalfitani — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Abraço coletivo mostra o que foi o Flamengo no José Amalfitani — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Gols mostram “Flamengo das soluções”

“Prazeroso trabalhar com grupo que tem a busca por soluções dentro do que apresenta”. Dorival Júnior disse isso em uma de suas primeiras respostas na entrevista coletiva, e o jogo refletiu bem isso.

Solução 1: visão de jogo

No primeiro gol, após um ataque, Léo Pereira ainda estava no campo ofensivo quando recebeu de Rodinei pela direita. O lateral passou esperando a bola.

O zagueiro, de bom poderio técnico, não optou pela solução mais simples e negou-se a devolver a bola. Olhou para a área, viu que Gabigol prendia um marcador e deu um cruzamento fechado na direção de Pedro. A defesa adversária toda errou, e o 21 não perdoou. Léo, aliás, reafirmou o excelente momento com ótimo tempo de bola, antecipações e presença intensa na distribuição de passes.

Melhores momentos: Vélez Sarsfield 0 x 4 Flamengo, pelas semifinais da Libertadores 2022

Melhores momentos: Vélez Sarsfield 0 x 4 Flamengo, pelas semifinais da Libertadores 2022

Solução 2: aproximação permite combate e correção que termina em colírio

O segundo gol rubro-negro, de longe o mais bonito do jogo, mostra o quanto esse Flamengo tem soluções para as mais variadas situações, como diz Dorival. A construção começa com um erro de passe Filipe Luís. Bem posicionado, João Gomes dá o bote certeiro em Cáseres, e a bola volta para Filipe, que aciona Pedro de primeira.

O craque do jogo parte para cima de dois rivais, os corta e entrega a Everton Ribeiro. Aí mais um abacaxi é descascado. O camisa 7 domina mal e entrega na fogueira para Arrascaeta. O uruguaio não se assusta com a aproximação de dois rivais e toca de primeira, por cima. Sem deixar cair do chão, Gabigol entrega a bola e a caneta para Ribeiro assinar a obra.

Solução 3: complexidade e simplicidade

De futebol rebuscado, Filipe Luís começa o terceiro gol fazendo fila e entrega a João Gomes. O volante tenta devolver dentro da área, mas erra. Como Filipe infiltra corretamente, a bola sobra em seus pés, e ele se livra da aproximação de três rivais com um passe simples. Gabigol também faz o mesmo e deixa Pedro livre para, com um toque mais complexo, finalizar a jogada: 3 a 0.

Pedro marcou três gols em Vélez x Flamengo — Foto: Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Pedro marcou três gols em Vélez x Flamengo — Foto: Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Solução 4: verticalidade de Pedro

No gol que matou o jogo e a semifinal, Pedro, da ponta-esquerda, toca para o meio em Vidal, e a jogada se desenha para Gabigol. O chileno não hesita e entrega ao 9. Atento, Pedro se projeta no meio de um triângulo formado por Seoane, Jara e De los Santos. A bola de Vidal desvia em um rival, e quem estava bem colocado para fechar a conta? Sim, o centroavante de quem Tite tanto fala. Tapa certeiro no canto.

Posicionamento defensivo e bola aérea afinados

Ponto que poderia passar despercebido numa goleada por 4 a 0 foi a grande atuação defensiva do Flamengo. No jogo aéreo, David Luiz teve atuação soberba. Ganhou todas e acertou até ao forçar o cartão amarelo e se poupar do jogo de volta. Ele e Léo Pereira, aliás, também permitiram que o time saísse com qualidade do campo defensivo. Os laterais cooperavam e partiam no momento certo, ora por um lado ora pelo outro.

Rodinei, como de praxe, foi quem mais avançou, porém Filipe teve presença ofensiva muito importante. O terceiro gol é prova maior disso.

Como fazer uma análise e não citar a grande atuação dos volantes? Estiveram incansáveis no combate, mas também participaram ativamente da construção. João Gomes foi o maior ladrão de bolas, com cinco desarmes, e agrediu bastante. Chutou em gol no início da partida, mostrando personalidade, e ainda deixou Gabigol duas vezes na cara de Hoyos.

Um Flamengo que encontrou soluções aos montes com seus titulares ainda se dá ao luxo de ter um banco repleto de opções para mudar jogos.

Soluções faltaram ao Flamengo para furar retrancas em 2021, o sintomático empate por 0 a 0 com o Cuiabá no Maracanã e a traumática derrota na final da Libertadores. O Flamengo de hoje está preparado para os mais variados desafios, sejam eles ferrolhos defensivos, times violentos, gramado ruim ou grama sintética. Um Flamengo maduro para seguir fazendo história.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Adolescentes do Centro Socioeducativo Purus, em Sena Madureira, iniciam curso de barbeiro com foco na reintegração social

Publicado

em

O curso está sendo ministrado pelo barbeiro e empresário Junior Sombra, contratado pelo Instituto de Pesquisa, Ensino e Tecnologia (IPETEC)

O Centro Socioeducativo Purus, localizado em Sena Madureira, deu início a um curso de barbeiro voltado aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A iniciativa visa capacitar profissionalmente os jovens e contribuir para sua reintegração social, promovendo autonomia e dignidade por meio da educação.

O curso está sendo ministrado pelo barbeiro e empresário Junior Sombra, contratado pelo Instituto de Pesquisa, Ensino e Tecnologia (IPETEC). Além de repassar conhecimentos técnicos, Junior compartilha sua vivência na área e incentiva os adolescentes a acreditarem em novos caminhos.

A formação é resultado de uma parceria entre o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o Poder Judiciário, o IPETEC e a Sombra Barbearia. A cerimônia de abertura aconteceu nesta sexta-feira e contou com a presença do promotor de Justiça Júlio Medeiros, que parabenizou a ação e ressaltou sua relevância no processo de transformação social.

Também participou da abertura a gerente de educações e ações sociopedagógicas do ISE, Vicência, que auxiliou no conteúdo teórico do curso, reforçando o apoio educacional aos jovens.

O diretor da unidade, Efrael Cavalcante, agradeceu o envolvimento de todos os parceiros e enfatizou que a ação está alinhada com a política de gestão do presidente do ISE, Mário César. “Temos trabalhado para criar oportunidades reais. Este curso mostra que, com empenho e cooperação, conseguimos abrir portas para o futuro desses adolescentes”, destacou.

Segundo Efrael, novas formações já estão sendo planejadas para os próximos meses. “Queremos ampliar o leque de cursos profissionalizantes e continuar fortalecendo o processo de reinserção social dos nossos jovens”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Jornal detona Vini Jr. após Bola de Ouro: “Queda incompreensível”

Publicado

em

Atacante do Real Madrid é criticado na imprensa da Espanha por desempenho abaixo do esperado na atual temporada

Destaque do Real Madrid nas últimas temporada, Vinicius Júnior passa por uma queda em seu rendimento na reta final deste ano, com o clube merengue precisando se recuperar no Campeonato Espanhol e na Liga dos Campeões, além de ter a decisão da Copa do Rei com o Barcelona. Desde março, o atacante marcou apenas dois gols em nove jogos pelo time de Carlo Ancelotti.

Antes do duelo com o Alavés neste domingo (13/4), o jornal espanhol Marca destacou o momento do atacante, no que chamou de “queda incompreensível” em seu rendimento desde a Bola de Ouro, conquistada por Rodri, no último ano.

Na ocasião, Vini Jr. e o elenco do Real Madrid boicotaram a premiação, pois teriam descoberto que o camisa 7, favorito para o prêmio de melhor jogador do mundo, não seria o grande vencedor da noite.

Leia a matéria completa no site Correio 24h, parceiro do Metrópoles.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Derby vencido pelo Corinthians há um mês ainda reverbera no Palmeiras

Publicado

em

Richard Ríos manda torcida calar a boca após marcar gol do Palmeiras contra o Cerro Porteño • VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

O Palmeiras segue se recuperando da final perdida contra o Corinthians. O Derby do dia 16 de março, realizado no Allianz Parque e vencido pelo Timão, ainda reverbera nas alamedas do Palestra Itália.

Mesmo com o bom começo na Libertadores, com duas vitórias em dois jogos, o Palmeiras viveu conturbado momento no duelo contra o Cerro Porteño, na última quarta (9). Richard Ríos, autor do gol da vitória, mandou a torcida “calar a boca” durante a comemoração.

Em entrevista após o jogo, Ríos pediu desculpa e justificou que o gesto foi para torcedores que o criticam – talvez por falhas em jogos contra o Corinthians: “Aconteceu de cabeça quente, não falo nada para a torcida. Eles levaram para o caminho errado, quis falar para os caras que falam que sou do outro time”, disse.

Ainda na saída de campo, parte da torcida do Palmeiras entoou o grito: ‘”Oh Rios, presta atenção, muito respeito com a torcida do Verdão”. No segundo tempo, toda vez que tocou na bola, Richard Ríos foi vaiado.

Tanto Palmeiras quanto Richard Ríos têm a chance de acalmar a situação na noite deste sábado (12). Às 18h30 (de Brasília), na Arena Barueri, o reencontro com o Corinthians acontece pouco menos de um mês da última derrota para o rival

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo