fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Aluna de escola pública em Porto Acre realiza sonho de ser aprovada em medicina e direito

Publicado

em

O programa Pré-Enem Legal, desenvolvido pela SEE, foi importante na sua preparação para a prova. Wellen conta que os professores foram ótimos, sobretudo a professora de redação

Aprovada em dois cursos na Ufac, Wellen Ferreira vai optar por medicina. Foto: Jorge Willian/SEE

O apoio de professores e familiares, aliado aos investimentos realizados pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), possibilitaram à aluna Wellen Ferreira Cardoso de Melo, da Escola Edmundo Pinto, na Vila do Incra, em Porto Acre, ser aprovada em medicina e direito na Universidade Federal do Acre (Ufac).

A estudante mora com os pais na Vila do V e diz que sua preparação foi baseada no que realmente caía na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Toda semana eu fazia o planejamento do que ia estudar, os conteúdos que mais caíam, ia sempre revisando as partes mais importantes”, conta.

Quando recebeu a notícia de que havia sido aprovada, mal pôde acreditar. “Eu estava acompanhando pelo site da Ufac e, quando vi o meu nome selecionado, esperei um pouco e fiquei sem reação, eu mal conseguia acreditar”, relata.

O programa Pré-Enem Legal, desenvolvido pela SEE, foi importante na sua preparação para a prova. Wellen conta que os professores foram ótimos, sobretudo a professora de redação. “Eu seguia bastante as dicas que eles passavam e anotava tudo o que eles tinham dito na aula”, disse.

Para a estudante, o apoio dos pais, da família e dos professores foi fundamental na sua preparação. “Meus pais sempre acreditaram muito em mim, sempre me disseram para seguir o caminho dos estudos, que era o certo, e os professores também, sempre me incentivaram a dar valor à educação”, afirmou.

Além do Pré-Enem Legal da SEE, Wellen conta que o tablet, distribuído aos alunos do ensino médio, também foi fundamental na sua preparação. “Eu não tinha notebook no início dos meus estudos, então tiver que utilizar o tablet no começo das aulas, usei bastante, principalmente para ver as aulas e as questões que eu não tinha como imprimir”, ressaltou.

Wellen Ferreira destaca papel da escola, dos pais e também da SEE na preparação para o Enem. Foto: Stalin Melo/SEE

Mesmo com toda a preparação, ela achou difíceis as questões da prova do Enem, segundo ela, com nível “muito alto e interpretativo”. Animada com as aprovações, diz que vai optar pelo curso de medicina: “Era a minha primeira opção quando decidi começar a estudar”.

Como conselho, recomenda que os alunos que ainda irão realizar o Enem tenham foco, persistência e muita dedicação. Ela mesma estudava mais de dez horas por dia. “Precisa também de muita organização, porque é uma prova que abrange muitos conteúdos e tem que seguir uma rotina bem planejada”, destaca.

‘Era o sonho dela fazer medicina’

Neudivânia de Alencar e Edmilson de Melo são os pais de Wellen.  “Eu ainda nem estou acreditando, porque era o sonho dela fazer medicina, e eu estava orando muito por isso”, disse dona Neudivânia.

Dona Neudivânia: “Estou muito orgulhosa”. Foto: Stalin Melo/SEE

A felicidade maior, segundo a mãe, é que a filha será a primeira formada da família. “Eu estou muito orgulhosa e, quanto ao planejamento, ela vai ficar indo e voltando de Rio Branco, mas, ao longo de tempo, vai morar em Rio Branco para fazer o curso”, informou.

Dezessete alunos aprovados

Na Escola Edmundo Pinto, o sucesso no Enem de 2024 não foi apenas da estudante Wellen Ferreira. Segundo a coordenadora pedagógica Jamyle de Souza, outros 16 alunos foram aprovados em cursos da Ufac, do Instituto Federal do Acre (Ifac) e também em instituições privadas.

“A aprovação desses alunos, para nós, trouxe uma sensação de êxtase, trabalhamos muito para isso acreditamos nos sonhos deles. E nosso foco é sempre levar a motivação, projetar seus sonhos, fazer com que as portas se abram e eles alcancem seus objetivos”, disse.

Além de Wellen Ferreira, outros 16 alunos da Escola Edmundo Pinto foram aprovados no Enem. Foto: Stalin Melo/SEE

Segundo a educadora, a participação dos professores nesse processo é fundamental, sem falar do apoio da própria SEE. “Os professores compraram essa ideia de motivar os alunos e essas aprovações são resultado de muito trabalho. Essa parceria com a Secretaria também é muito importante, porque traz outras perspectivas para os alunos”, frisou.

“Nossa meta agora é continuar apoiando, conversando, fazendo acolhimento com os alunos no início do ano e trazer eles para conversar, porque nós partimos dessa perspectiva, de servir, de ser o elo motivo da engrenagem e continuar trabalhando com todos os nossos professores”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeito Sérgio Lopes recebe visita da conselheira do TC/Acre Naluh Gouveia para falar sobre o Seminário “Início de Mandato Municipal e o Controle Externo”

Publicado

em

O Prefeito Sérgio Lopes recebeu na manhã desta sexta-feira, 21, a visita da Conselheira Naluh Gouveia em seu gabinete. O objetivo do encontro foi reforçar o convite para o Seminário “Início de Mandato Municipal e o Controle Externo”. O evento, que deve contar com a participação de diversas autoridades e especialistas, tem como foco discutir os desafios e as boas práticas relacionadas ao início de um mandato municipal, além de abordar a importância do controle externo na gestão pública.

O seminário “Início de Mandato Municipal e o Controle Externo” está previsto para acontecer dia 24 de fevereiro de 2025. Projeto: TCE Itinerante 2025 – Programa Aprimora Gestão
Responsável: Escola de Contas do Estado do Acre (EsCon/AC)

Público-alvo: Prefeitos, secretários municipais, servidores estratégicos da gestão municipal, presidentes e vereadores das câmaras municipais do estado do Acre.
Contexto e Justificativa

De acordo com o Plano Estratégico do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) para o período 2023-2026, a missão da instituição é exercer o controle externo, fiscalizando e orientando a gestão pública, além de incentivar o controle social para o aprimoramento da administração pública e dos resultados alcançados.

O controle externo abrange todas as pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, responsáveis pela arrecadação e utilização de recursos públicos, sejam no âmbito estadual ou municipal. A correta aplicação desses recursos e a prestação de contas são obrigações previstas em lei e estão sob a jurisdição do TCE/AC.

O aprimoramento contínuo da gestão dos recursos públicos impacta diretamente a efetividade das políticas públicas, garantindo que a administração pública cumpra seu papel no atendimento às demandas da sociedade. Nesse sentido, uma das atribuições centrais do Tribunal é oferecer acompanhamento, reorientação e capacitação aos seus jurisdicionados.

Objetivo Geral.

O principal objetivo do Projeto TCE Itinerante – edição 2025 é apresentar as principais orientações aos gestores públicos municipais e suas equipes sobre as normas e procedimentos aplicados à gestão pública.
Objetivos específicos.

Os objetivos específicos estão detalhados nos planos das palestras e das oficinas elaborados pelos docentes e instrutores, abordando temas essenciais para a correta prestação de contas, a transparência na gestão e a otimização dos resultados das políticas públicas.

Resultados esperados.

– Capacitação dos novos gestores e legisladores municipais sobre suas responsabilidades perante o TCE/AC.
– Melhoria na transparência e eficiência da gestão pública municipal.
– Fortalecimento do controle social e da governança no estado do Acre.
– Redução de falhas e inconsistências na prestação de contas.

Essa ação marca o início do Projeto TCE Itinerante 2025 e reforça o compromisso do Tribunal com a excelência na gestão pública e o controle externoeficiente.

Comentários

Continue lendo

Flash

Em Acrelândia, Polícia Militar apreende três armas de fogo

Publicado

em

Uma ação envolvendo militares que atuam em Acrelândia e Plácido de Castro resultou na apreensão de três armas de fogo e dos envolvidos na madrugada de sexta-feira, 21, em Acrelândia.

Os militares receberam informações que os suspeitos estavam na região e que estavam armados. Com informações e características do veículo usado pelos envolvidos, os militares que atuam nos municípios de Acrelândia e Plácido de Castro fizeram patrulhamento na rodovia AC 475, e após realizarem um bloqueio na estrada observaram a aproximação de um veículo que reduziu a velocidade e os ocupantes fugiram para uma região de mata.

Os militares conseguiram capturar os indivíduos que tentaram a fuga, um deles armados, durante buscas no interior do veículo encontraram duas armas de fogo, ao todo duas pistolas e um revólver foram apreendidos, além de munições.

Os militares encaminharam os envolvidos à delegacia de Acrelândia, juntamente com os armamentos e munições apreendidas para que fossem tomadas as providências cabíveis ao fato.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeito Jerry Correia participa do I Encontro Estadual do SUAS

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025, o prefeito Jerry Correia marcou presença no I Encontro Estadual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizado no Hotel Gran Lumni, em Rio Branco. Acompanhado pela secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia, e por membros de sua equipe, o prefeito reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento das políticas de assistência social no município.

O evento, que teve início na quarta-feira, 19, reuniu diversas autoridades, incluindo a vice-governadora e titular da Secretaria de Estado de Assistência Social, Mailza Assis, o Governador Gladson Camelí, além de prefeitos e secretários de assistência social dos 22 municípios acreanos. O objetivo central do encontro foi promover a troca de experiências e debater diretrizes que norteiam o SUAS, visando aprimorar as ações voltadas para a população em situação de vulnerabilidade.

Durante a abertura, os participantes foram agraciados com uma apresentação do Coral Vozes do Povo, que interpretou canções como “Bondade de Deus”, além de uma versão instrumental do Hino Acreano, emocionando os presentes.

Em sua fala, a vice-governadora Mailza Assis destacou a importância do encontro para alinhar estratégias entre Estado e municípios, fortalecendo a gestão compartilhada e garantindo que as políticas de assistência social atendam às demandas da população acreana. “Este encontro será um marco para a Secretaria de Assistência Social no Acre, porque através dessa política nós atendemos 133 mil pessoas no nosso estado”, afirmou Mailza. 

A participação do prefeito Jerry Correia e da secretária Ana Cláudia no evento reforça o compromisso da administração municipal em trabalhar de forma integrada com as demais esferas de governo, buscando soluções efetivas para os desafios sociais e promovendo a inclusão e a dignidade das famílias atendidas pelos programas assistenciais.

Comentários

Continue lendo