fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Aleac realiza sessão solene em homenagem aos 55 anos do 7º Batalhão de Engenharia de Construção

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (13) sessão solene em comemoração aos 55 anos do 7º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), fruto do requerimento Nº 60-2024 de autoria da Mesa Diretora com o objetivo de homenagear a data celebrada anualmente em 06 de junho.

A solenidade, que teve início às 10h, foi presidida pelo deputado Chico Viga (PDT), segundo-secretário da Mesa Diretora e foi bastante prestigiada por membros da corporação, e do alto comando como o tenente-coronel Abelardo Silva de Faria Filho, atual comandante do batalhão, o ex-comandante Ruiter Colin, além de militares homens e mulheres que dedicam suas carreiras ao batalhão e familiares.

Ao abrir a sessão e dar as boas-vindas aos presentes, o deputado Chico Viga falou da honra de celebrar a data e lembrou parte da história do 7º BEC, criado em 6 de junho de 1969, com sua primeira sede no Acre situada em Cruzeiro do Sul.

“Este Poder e seus 24 deputados reconhecem a inestimada contribuição do 7º Batalhão de Engenharia de Construção que, ao longo de mais de meio século de serviços prestados vem participando ativamente do Plano de Desenvolvimento Nacional, colaborando assim com a integração do Estado do Acre ao restante do país”, disse inicialmente.

Em seguida, o deputado lembrou a comunidade Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul, construída pelo 7º BEC na década de 80. “Marcada pela chegada de imigrantes mineiros que tiveram que deixar seu estado de origem devido a uma grande enchente e vieram habitar o projeto de assentamento Santa Luzia que se tornou vila e hoje possui uma população e uma estrutura que superam a de vários municípios do Estado. Cito esse episódio com grande honra, pois tive a oportunidade de servir ao Exército Brasileiro naquela época, em 1984, quando o Exército teve uma significativa contribuição na construção da Vila Santa Luzia”, lembrou, destacando “a dedicação, coragem e comprometimento dos integrantes desse tradicional quartel de armas de engenharia do exército no exercício de suas funções”, parabenizou.

Homenagens e reconhecimento

Deputado Chico Viga e o tenente-coronel Abelardo Filho

A sessão solene também foi marcada por homenagens e discursos em reconhecimento às contribuições do batalhão para o desenvolvimento do Acre e para a integração da região amazônica ao restante do país.

O presidente do parlamento acreano, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), mesmo não estando presente registrou: “O 7º BEC tem desempenhado um papel importante na infraestrutura do nosso estado, contribuindo significativamente para a construção de estradas, pontes e outras obras essenciais. Esses homens e mulheres são verdadeiros heróis, que se dedicam diariamente ao progresso e à segurança do nosso estado. A presença do 7º BEC no Acre é uma prova de que a engenharia militar vai além da construção, representando um compromisso contínuo com o desenvolvimento e o bem-estar da população acreana”, concluiu Gonzaga.

O comandante do 7º BEC, o tenente-coronel Abelardo Silva de Faria Filho fez a leitura de um breve histórico dos feitos do batalhão no Acre e enfatizou a gratidão da corporação pelo reconhecimento demonstrado pelo Poder Legislativo ao realizar a sessão solene.

“Na semana passada, 6 de junho, fez 55 anos de história aqui dentro do Estado do Acre e dentre esses feitos executados, feitos realizados, nós temos várias obras em contribuição para o desenvolvimento do nosso Estado. E essa sessão, ela vem  materializar,  concretizar para nós o reconhecimento do Estado do Acre para com o nosso batalhão. Com isso, a gente tem a certeza que o nosso batalhão está fazendo o nosso papel, tanto como o Exército Brasileiro, como instituição e contribuindo para o nosso processo de desenvolvimento regional”, comemorou.

Ao final da solenidade, foram entregues placas comemorativas e diplomas de reconhecimento aos integrantes do 7º BEC. A cerimônia encerrou com um sentimento de gratidão e respeito pelos serviços prestados pelo batalhão ao longo de mais de meio século de existência no Acre.

Texto: Lamlid Nobre e Mircleia Magalhães

Fotos: Sérgio Vale

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco empossa mais de 400 servidores efetivos

Publicado

em

Por

Buscando cumprir o prometido de lançar concursos e realizar o chamamento dos aprovados, a Prefeitura de Rio Branco, empossou nessa sexta-feira (28), na Catedral da Igreja Batista do Bosque, 446 novos servidores efetivos do Município.

Tomaram posse candidatos nomeados dos certames que compreendem os anos de 2019, 2023 e 2024 mostrando o compromisso da gestão com os convocados.

O secretário municipal de Gestão Administrativa (SMGA), Jonathan Santiago, falou sobre a satisfação da gestão de ter conseguido chamar os aprovados para compor o quadro da prefeitura.

“A pedido do prefeito, fizemos a convocação de 75 técnicos de gestão que vão compor as equipes de patrimônio, setor de compra e almoxarifado, que hoje é essencialmente coberto por servidores terceirizados. Então, esse é um importante cumprimento da legislação que sejam servidores efetivos, o prefeito vendo essa situação sensível a essa necessidade de gestão, autorizou, além do concurso, a contratação já desses servidores.”

Dentre os convocados, a maioria se destaca por ser da área da educação, evidentemente a meta da Prefeitura em empregar cada vez mais profissionais da área educacional.

“É uma alegria muito grande porque a gente sempre vem batalhando nessa área de ter os professores efetivos e graças a Deus, na gestão Bocalom foi o maior concurso que se ouviu falar na história do município de Rio Branco. Só da educação, são 252 e serão bem recebidos, porque eu estou ansiosa para colocar essas pessoas nos seus devidos espaços.” ressaltou a secretária municipal de Educação (Seme), Nabiha Bestene.

Para os convocados, o sentimento é de realização em finalmente fazerem parte do quadro de servidores.

“É um sentimento de muita felicidade nesse momento. Eu acredito que é um sonho de 90%, se não for 100% da população brasileira você ser efetivado e fazer parte do funcionalismo público. E, claro, contribuir com a sociedade, de modo geral, procurar fazer sempre o melhor de forma transparente, por meio de um trabalho digno e honesto”, destacou o analista de Banco de Dados, Dyego Silva.

“A gente vem estudando para isso, se esforçando para dar orgulho para nossa família e eu tenho orgulho de mim mesma e agradecer quem estava comigo e me apoiou nesse caminho. Estabilidade eu acho que é o principal que a gente vem buscando, saber temos dinheiro para pagar as contas no final do mês, acho que é o que mais anima”, detalhou a administradora, Beatriz Oliveira.

O prefeito da capital destacou que a gestão tem mostrado seu empenho com os profissionais em ter dado um aumento salarial e realizar o maior concurso já organizado pelo Município com mais de 50 mil inscritos, para cerca de mil vagas, evidenciando o interesse em concorrer a uma vaga efetiva.

“Eu acredito que quase 500 pessoas estão aqui para poder assumir o seu posto e a partir de agora dar dignidade à sua família de ter a certeza de que no final do mês o recurso está garantido para ele poder pagar suas contas, fazer o que quiser com o salário que ganha. Estou feliz em função de que a Prefeitura tem realmente feito uma coisa diferente e nova.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito de Rio Branco assina decreto de situação de emergência por conta da forte estiagem

Publicado

em

Por

Com o objetivo de prevenir situações e impactos extremos em decorrência da seca severa que atinge a capital acreana, o Prefeito de Rio Branco assinou na manhã desta sexta-feira (28), o decreto de Situação de Emergência devido a forte estiagem.

O baixo nível do Rio Acre tem causado impactos negativos na vida da população rio-branquense, sobretudo no tocante ao abastecimento de água potável na capital. De acordo com a Defesa Civil municipal, nesta manhã de sexta-feira (28) o manancial estava com seu nível em 1,78 metros, muito abaixo da média prevista para o período.

“O decreto significa que procuramos facilitar para que as secretarias possam realizar suas ações, fazer suas compras emergenciais para não correr o risco de ficar atrasando o trabalho e prejudicar a população. Quando você faz um decreto desse e tem o reconhecimento nacional, nos dá legalidade da fazer licitações rápidas, apenas cotações e já fazer com que a ação aconteça. Porque num momento de emergência desse, não dá pra esperar a burocracia de uma licitação normal. E pode ter certeza, a nossa prefeitura estará de olho e procurando fazer de tudo para diminuir os efeitos que não são fáceis quando você tem uma seca extrema como essa que já estamos tendo, estamos vivenciando e que vivenciamos também o ano passado”, explicou o prefeito.

Durante a assinatura do decreto, o prefeito também anunciou a abertura oficial da Operação Estiagem, que já está em curso há 15 dias, e objetiva amenizar os efeitos da seca extrema nas comunidades rurais de Rio Branco. Diariamente são distribuídos mais de 200 mil litros de água entre as 32 comunidades assistidas pela a ação.

“As medidas emergenciais já começaram através de abastecimento de água na zona rural, também nós já estamos cuidando da questão do Saerb pra que não tenha colapsagem no abastecimento na área urbana. E também outras ações deverão surgir, uma vez que produtores perdem agora sua produção e a Prefeitura, a partir da decretação feita pelo Prefeito Tião Bocalom pode agilizar recursos, pode agilizar também ações emergenciais para minimizar esses impactos da seca, que se mostra bastante severa, como a gente já havia avisado há bastante tempo, agora em 2024”, destacou o assessor técnico da Defesa Civil, Cláudio Falcão.

Cláudio Falcão também destacou a perfuração de poços na capital como mais uma ação da gestão municipal para amenizar as ações da seca severa que todos os anos atinge Rio Branco.

“É uma outra ação, um projeto da Prefeitura de Rio Branco, onde a região do segundo distrito pode perfurar poços para poder fazer o auxílio na questão do abastecimento de água na região urbana. Infelizmente, nós temos pontos sensíveis para que pode faltar água e tudo isso é necessário fazer com urgência, com muita rapidez, para que a população seja minimizada nos seus impactos. Nós estamos distribuindo pelo menos 200 mil litros de água por dia, uma vez que nós vamos de 2 a 72 quilômetros de distância com caminhões pipas, que comportam de 6 mil a 18 mil litros. Então a gente consegue abastecer 200 mil litros diários e a projeção para toda a operação é que chegue de 30 a 40 milhões de litros distribuídos em todo o período, até dezembro”.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Segunda noite do Festival da Macaxeira tem show local e apresentação de quadrihas juninas

Publicado

em

Por

A segunda noite do Festival da Macaxeira, realizada na noite dessa quinta-feira (27), na Praça da Revolução, no centro de Rio Branco, foi marcada pela presença de um grande público. As bandas locais animaram os rio-branquenses com vários hits. Além dos artistas musicais, outra atração que levantou o público foi a apresentação de duas tradicionais quadrilhas juninas, Sassaricando na Roça e Malucos na Roça.

O objetivo principal do evento é difundir a produção da macaxeira e seus derivados, por isso uma vasta gastronomia feita à base de macaxeira está nas barracas, além de outros alimentos, como churrasquinhos, salgados, rabada. No local há também venda de hortaliças, artesanatos, suplementos agrícolas, como também máquinas e equipamentos agrícolas.

De acordo com a comerciante Ingrid Mesquita, a primeira noite do Festival superou todas as expectativas de vendas. Ela aproveitou e parabenizou a prefeitura pela realização do evento e convidou o público a participar.

“O nosso primeiro dia foi muito bom, superou as nossas expectativas. Nesse segundo dia, viemos preparados para superar mais ainda. Nós convidamos você que está ai em casa para prestigiar esse momento, a nossa prefeitura ela está de parabéns, por esse evento, maravilhoso, a comunidade em si está gostando muito. Somos muito felizes por esse momento, por essa parceria, que a prefeitura e Acisa têm com a comunidade cristã.”

Entre as exposições do primeiro Festival da Macaxeira, o que mais tem chamado a atenção é a Casa de Farinha montada praça, que para o produtor rural Leandro Medeiros é a maior atração do evento.

“O poder público promoveu esse evento do Festival da Macaxeira. Eu acho que aqui hoje a gente está representando a maior atração do evento, que é a Casa de Farinha, estamos produzindo aqui a tapioca com castanha e coco e todos os outros derivados da mandioca.”

Nesta sexta-feira, dia 28, será promovido o concurso Berrante de Ouro, a escolha da maior macaxeira e o sorteio de uma moto.

Segundo a Acisa, durante os três dias de festival mais de 60 mil pessoas já passaram pelo local da festa e a estimativa é que mais de 1 milhão de reais seja movimentado até o ultimo dia do festival, o dia 29, sábado.

O prefeito de Rio Branco disse estar feliz por promover o festival.

“Estou feliz de promovermos esse Festival da Macaxeira, a gente estimular aqueles que trabalham com a macaxeira a fazer cada vez mais e melhor e é claro, o festival não é só pra macaxeira é pra arroz, feijão e milho.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo