Conecte-se conosco

Acre

Aleac homenageia advogados pelo seu dia em Sessão Solene

Publicado

em

Também conhecido como o “Dia do Pendura”, em 11 de agosto se comemora o Dia do Advogado e a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), promoveu na manhã desta quinta-feira (10) uma Sessão Solene para homenagear os advogados que atuam no Estado. A solenidade é fruto de um requerimento apresentado pelo deputado Eduardo Ribeiro (PSD).

O deputado Pedro Longo (PDT), que também é juiz aposentado, fez a abertura da solenidade e parabenizou o deputado Eduardo Ribeiro pela iniciativa. “Em nome da Mesa Diretora da Aleac, dou as boas-vindas a todos. Cumprimento o deputado Eduardo Ribeiro pela iniciativa, um político que tem exercido um excelente mandato nesta Casa. A todos os advogados e advogadas, meus parabéns”, enalteceu.

Logo após seu discurso, Pedro Longo passou a presidência e condução dos trabalhos para o propositor da solenidade, deputado Eduardo Ribeiro, que agradeceu aos parlamentares, autoridades e demais presentes que prestigiaram a solenidade.

“Agradeço aos parlamentares que vieram prestigiar essa homenagem, a todos os representantes dos poderes constituídos e aos advogados e advogadas. Esse é um gesto que o Poder Legislativo cumpre hoje com a advocacia acreana, demonstrando respeito com os profissionais juristas”, iniciou Eduardo Ribeiro.

O parlamentar ressaltou que a homenagem é muito significativa, pois, através dela, o Poder Legislativo reconhece a função vital dos profissionais que promovem justiça e que defendem os valores da igualdade e direitos fundamentais.

“Sinto um profundo senso de gratidão e compromisso por essa, que não é apenas uma profissão, mas também uma vocação. Advogar me ensinou que devemos ir além dos processos judiciais, é também defendermos a promoção da justiça. Como proponente desta sessão, me sinto honrado, pois o trabalho de um advogado é essencial para assegurar uma sociedade mais justa, transparente e inclusiva”, proferiu.

O secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Acre, Rr. Thales Vinicius, falou sobre a importância da solenidade. “Frequento a Aleac literalmente desde o ventre da minha mãe, que foi servidora daqui por três décadas. Mas essa é a primeira vez que ocupo a Tribuna e é uma imensa responsabilidade. Esta sessão é muito importante para nós, pois reacende o quanto somos indispensáveis à administração da justiça. Viva a advocacia brasileira! Viva a advocacia acreana! ” Comemorou.

A vice-presidente da OAB, Dra. Socorro Rodrigues, agradeceu pela homenagem recebida. “Exerço a representatividade de uma classe que possui um grande número de mulheres atuando em seus quadros e desejo que cada uma delas seja reconhecida pela sua atuação, pois há uma importância de que homens e mulheres juristas se unam”, pontuou.

A presidente da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica, Dra. Alexandrina Melo, falou sobre seu orgulho em exercer a advocacia. Ela pontuou que desde quando iniciou o curso de direito, já tinha em seu coração o desejo de atuar na área e que seguirá trabalhando pelo máximo de tempo que puder.

“Eu nunca quis prestar concurso nenhum, desde o início eu preferi advogar. Notava que eram só meia dúzia de advogados e eu não me conformava com aquilo. Tenho orgulho em exercer a advocacia e esse dia representa muito na minha carreira, pois essa é a profissão que eu escolhi. Cursei direito com muita devoção, não faltava aula, cheguei a levar meus filhos pequenos comigo para a sala de aula, mas jamais faltava e não me arrependo disso. As minhas colegas que estão aqui e há tantos anos atuam nessa área, sabem da importância disso. Ser advogado é muito valoroso, a nossa profissão é maravilhosa e eu apoio todos e todas que desejam seguir sua vocação. Chegarei aos 80 anos advogando! ” Afirmou.

A presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Brasil/Ac, Dra. Thais Moura, frisou que o grupo completa 30 anos em 2023 e atua na defesa da justa aplicação da lei. Ela também falou sobre o preconceito que advogadas criminalistas ainda sofrem por atuar numa área que em sua grande parte é ocupada por homens.

“A advocacia criminal é a que encara o lado punitivo do Estado, que é altamente aparelhado. Quantas cenas já vimos de advogados sofrendo agressões, ou sendo impedidos de entrar no gabinete de um juiz ou desembargador? Quantas vezes nós, mulheres criminalistas, sofremos assédios e chacotas? Não podemos permitir que isso aconteça. A área criminal sempre foi permeada por homens e ainda há preconceito com mulheres que atuam nesse campo, mas seguiremos em busca da correta aplicação da lei. A todas essas mulheres, a minha admiração e respeito. E saibam, nenhum de nós está imune de sofrer um processo criminal e todos os cidadãos merecem uma defesa, por isso existimos”, asseverou.

O chefe de cerimonial da Aleac e também advogado, Neto Barros, subiu à Tribuna para falar sobre seu orgulho em exercer a advocacia, também destacou a união entre os juristas. “Nós advogados precisamos nos unir, pois estamos numa mesma seara. O advogado, seja ele criminalista ou não, ele não defende bandido, não defende o cidadão ou cidadã, mas sim o direito assegurado pela Constituição Federal. Tenho muito orgulho em exercer também essa profissão”.

O presidente da OAB/Ac, Dr. Rodrigo Ayache, falou sobre sua gratidão a Deus, e felicidade em fazer parte de uma solenidade que homenageia profissionais que são essenciais à administração da justiça. O paladino cumprimentou todos os advogados que atuam no Estado e disse se sentir honrado em representá-los

“Hoje é um dia extremamente feliz e eu sou grato a Deus por isso. Deputado Eduardo Ribeiro, o parabenizo e agradeço por tanta gentileza com a advocacia, demonstrando a importância dessa classe indispensável a administração da justiça nesta solenidade. Cumprimento todos os advogados e advogadas acreanos, pois temos batalhado muito. Saibam cada um de vocês, que eu me sinto extremamente honrado em representa-los”, proferiu.

O presidente da OAB disse fazer coro a cada um que o antecedeu na Tribuna do Poder Legislativo, ressaltando a nobreza da advocacia. “Somos a boca daqueles que não tem voz, a última trincheira entre o cidadão que clama por justiça e o Poder Judiciário. Defendemos a liberdade, sem advogado não há justiça e nem processo. Também defendemos a vida, os bens e a saúde, portanto, essa profissão tem que ser enaltecida e respeitada. A OAB é a casa da cidadania, da democracia e dos advogados e advogadas”.

Ao final da solenidade, o deputado Pedro Longo falou sobre a alegria em receber os homenageados na sede do Poder Legislativo. “Sintam-se todos cumprimentados, é uma alegria recebê-los neste Plenário. Toda a minha vida pública foi construída a partir da advocacia. Atuei em diversas áreas e, tão logo aposentado, compareci à sede da OAB e pedi minha inscrição. Minha carteira da OAB é a que utilizo com muito orgulho aonde quer que eu vá, não a de juiz, nem de deputado, mas a de advogado. Finalizo dizendo que os 24 parlamentares desta Casa parabenizam a todos representantes da advocacia”.

Também participaram da solenidade os deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB), Gene Diniz (Republicanos), Emerson Jarude (Partido Novo), Antonia Sales (MDB) e Arlenilson Cunha (PL). Também o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Luiz Camolez; a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Acre, Dra. Laura Sousa; o procurador geral adjunto do Estado, Dr. Leonardo Cesário; a defensora Pública Geral, Dra. Simone Santiago e o secretário geral do Ministério Público, Dr. Glaucio Ney Shiroma.

A advocacia no Brasil

No ano de 1824 foi promulgada a primeira Constituição Federal do Brasil. Nesse mesmo período, Dom Pedro I, imperador à época, implantou o primeiro curso de direito no país. Antes dessa fase, os juristas brasileiros se formavam em outros países e, por consequência, não estudavam de fato o fenômeno jurídico do Brasil. As leis vigentes no país antes de 1822 eram portuguesas.

Atualmente, o Brasil possui o maior número proporcionalmente de advogados por habitantes no mundo, sendo um profissional da advocacia para cada 164 cidadãos brasileiros.

Dentre os advogados que marcaram a história por suas respectivas atuações, estão: Dr. Luiz Gama, nascido livre, mas feito escravo aos 10 anos por seu próprio pai. Ele dedicou sua vida a lutar em prol da libertação e atualmente é conhecido como um dos maiores abolicionistas brasileiros. Também Esperança Garcia Gomez, primeira advogada negra, que teve seu título reconhecido somente mais de um século depois de sua morte.

Texto: Andressa Oliveira

Fotos: Sérgio Vale/ Ismael Medeiros

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais

Derivan Vitor da Silva, de 30 anos, é acusado de estuprar a própria prima, uma adolescente de 14 anos, na quinta-feira (25), no Ramal 07, às margens da BR-364, em Cruzeiro do Sul, no Acre. Segundo a Polícia Militar, não foi possível realizar buscas imediatas pelo suspeito devido às más condições da via vicinal e à disponibilidade de apenas um quadriciclo no atendimento da ocorrência.

A equipe da PM foi acionada, mas as fortes chuvas tornaram o ramal intransitável para a viatura. Diante da situação, os policiais retornaram à Base Ambiental e seguiram até o local utilizando um quadriciclo.

De acordo com o relato da vítima, ela havia ido de motocicleta com o primo até a Vila Santa Luzia para fazer compras. No retorno pelo Ramal 07, Derivan teria parado o veículo em uma área isolada e a conduzido até uma região de mata. A adolescente contou que tentou fugir, mas foi agarrada pelo pescoço pelo agressor, que sacou uma faca da cintura.

Ainda segundo a vítima, ela tentou tomar a arma branca, sofrendo um corte no braço. O suspeito apresentava sinais de embriaguez e, sob ameaça e uso de força física, teria consumado o estupro, colocando a faca em seu pescoço e ameaçando cortar sua garganta caso o crime fosse revelado.

A irmã da adolescente relatou à PM que, pouco antes de a vítima chegar em casa, Derivan apareceu na residência extremamente nervoso e sem camisa, pegou uma mochila e fugiu rapidamente do local. Logo depois, a adolescente chegou chorando, com as roupas sujas de lama e sangue, afirmando ter sido estuprada pelo primo.

Como a guarnição era composta por apenas dois policiais e o quadriciclo já estava com a capacidade ocupada pela vítima e sua responsável, não foi possível iniciar buscas pelo suspeito naquele momento. Na Delegacia Geral de Polícia Civil, a adolescente não foi ouvida no mesmo dia por se tratar do feriado de Natal e pela ausência de profissional disponível.

“Por conta da demora do deslocamento, por conta de difícil acesso, ao chegar lá não conseguiram mais localizar o autor. Foram feitos os registros na delegacia e a partir daí vai ter uma apuração dos fatos e com certeza vai ser feita uma tentativa de buscar esse autor”, citou o subtenente Janderson, da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul.

Comentários

Continue lendo

Acre

Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Publicado

em

Foto: David Medeiros

A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.

De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros

Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.

Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros

Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.

Comentários

Continue lendo

Acre

Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros

Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.

Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.

O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.

 

 

 

Comentários

Continue lendo