Conecte-se conosco

Acre

Aleac homenageia advogados pelo seu dia em Sessão Solene

Publicado

em

Também conhecido como o “Dia do Pendura”, em 11 de agosto se comemora o Dia do Advogado e a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), promoveu na manhã desta quinta-feira (10) uma Sessão Solene para homenagear os advogados que atuam no Estado. A solenidade é fruto de um requerimento apresentado pelo deputado Eduardo Ribeiro (PSD).

O deputado Pedro Longo (PDT), que também é juiz aposentado, fez a abertura da solenidade e parabenizou o deputado Eduardo Ribeiro pela iniciativa. “Em nome da Mesa Diretora da Aleac, dou as boas-vindas a todos. Cumprimento o deputado Eduardo Ribeiro pela iniciativa, um político que tem exercido um excelente mandato nesta Casa. A todos os advogados e advogadas, meus parabéns”, enalteceu.

Logo após seu discurso, Pedro Longo passou a presidência e condução dos trabalhos para o propositor da solenidade, deputado Eduardo Ribeiro, que agradeceu aos parlamentares, autoridades e demais presentes que prestigiaram a solenidade.

“Agradeço aos parlamentares que vieram prestigiar essa homenagem, a todos os representantes dos poderes constituídos e aos advogados e advogadas. Esse é um gesto que o Poder Legislativo cumpre hoje com a advocacia acreana, demonstrando respeito com os profissionais juristas”, iniciou Eduardo Ribeiro.

O parlamentar ressaltou que a homenagem é muito significativa, pois, através dela, o Poder Legislativo reconhece a função vital dos profissionais que promovem justiça e que defendem os valores da igualdade e direitos fundamentais.

“Sinto um profundo senso de gratidão e compromisso por essa, que não é apenas uma profissão, mas também uma vocação. Advogar me ensinou que devemos ir além dos processos judiciais, é também defendermos a promoção da justiça. Como proponente desta sessão, me sinto honrado, pois o trabalho de um advogado é essencial para assegurar uma sociedade mais justa, transparente e inclusiva”, proferiu.

O secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Acre, Rr. Thales Vinicius, falou sobre a importância da solenidade. “Frequento a Aleac literalmente desde o ventre da minha mãe, que foi servidora daqui por três décadas. Mas essa é a primeira vez que ocupo a Tribuna e é uma imensa responsabilidade. Esta sessão é muito importante para nós, pois reacende o quanto somos indispensáveis à administração da justiça. Viva a advocacia brasileira! Viva a advocacia acreana! ” Comemorou.

A vice-presidente da OAB, Dra. Socorro Rodrigues, agradeceu pela homenagem recebida. “Exerço a representatividade de uma classe que possui um grande número de mulheres atuando em seus quadros e desejo que cada uma delas seja reconhecida pela sua atuação, pois há uma importância de que homens e mulheres juristas se unam”, pontuou.

A presidente da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica, Dra. Alexandrina Melo, falou sobre seu orgulho em exercer a advocacia. Ela pontuou que desde quando iniciou o curso de direito, já tinha em seu coração o desejo de atuar na área e que seguirá trabalhando pelo máximo de tempo que puder.

“Eu nunca quis prestar concurso nenhum, desde o início eu preferi advogar. Notava que eram só meia dúzia de advogados e eu não me conformava com aquilo. Tenho orgulho em exercer a advocacia e esse dia representa muito na minha carreira, pois essa é a profissão que eu escolhi. Cursei direito com muita devoção, não faltava aula, cheguei a levar meus filhos pequenos comigo para a sala de aula, mas jamais faltava e não me arrependo disso. As minhas colegas que estão aqui e há tantos anos atuam nessa área, sabem da importância disso. Ser advogado é muito valoroso, a nossa profissão é maravilhosa e eu apoio todos e todas que desejam seguir sua vocação. Chegarei aos 80 anos advogando! ” Afirmou.

A presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Brasil/Ac, Dra. Thais Moura, frisou que o grupo completa 30 anos em 2023 e atua na defesa da justa aplicação da lei. Ela também falou sobre o preconceito que advogadas criminalistas ainda sofrem por atuar numa área que em sua grande parte é ocupada por homens.

“A advocacia criminal é a que encara o lado punitivo do Estado, que é altamente aparelhado. Quantas cenas já vimos de advogados sofrendo agressões, ou sendo impedidos de entrar no gabinete de um juiz ou desembargador? Quantas vezes nós, mulheres criminalistas, sofremos assédios e chacotas? Não podemos permitir que isso aconteça. A área criminal sempre foi permeada por homens e ainda há preconceito com mulheres que atuam nesse campo, mas seguiremos em busca da correta aplicação da lei. A todas essas mulheres, a minha admiração e respeito. E saibam, nenhum de nós está imune de sofrer um processo criminal e todos os cidadãos merecem uma defesa, por isso existimos”, asseverou.

O chefe de cerimonial da Aleac e também advogado, Neto Barros, subiu à Tribuna para falar sobre seu orgulho em exercer a advocacia, também destacou a união entre os juristas. “Nós advogados precisamos nos unir, pois estamos numa mesma seara. O advogado, seja ele criminalista ou não, ele não defende bandido, não defende o cidadão ou cidadã, mas sim o direito assegurado pela Constituição Federal. Tenho muito orgulho em exercer também essa profissão”.

O presidente da OAB/Ac, Dr. Rodrigo Ayache, falou sobre sua gratidão a Deus, e felicidade em fazer parte de uma solenidade que homenageia profissionais que são essenciais à administração da justiça. O paladino cumprimentou todos os advogados que atuam no Estado e disse se sentir honrado em representá-los

“Hoje é um dia extremamente feliz e eu sou grato a Deus por isso. Deputado Eduardo Ribeiro, o parabenizo e agradeço por tanta gentileza com a advocacia, demonstrando a importância dessa classe indispensável a administração da justiça nesta solenidade. Cumprimento todos os advogados e advogadas acreanos, pois temos batalhado muito. Saibam cada um de vocês, que eu me sinto extremamente honrado em representa-los”, proferiu.

O presidente da OAB disse fazer coro a cada um que o antecedeu na Tribuna do Poder Legislativo, ressaltando a nobreza da advocacia. “Somos a boca daqueles que não tem voz, a última trincheira entre o cidadão que clama por justiça e o Poder Judiciário. Defendemos a liberdade, sem advogado não há justiça e nem processo. Também defendemos a vida, os bens e a saúde, portanto, essa profissão tem que ser enaltecida e respeitada. A OAB é a casa da cidadania, da democracia e dos advogados e advogadas”.

Ao final da solenidade, o deputado Pedro Longo falou sobre a alegria em receber os homenageados na sede do Poder Legislativo. “Sintam-se todos cumprimentados, é uma alegria recebê-los neste Plenário. Toda a minha vida pública foi construída a partir da advocacia. Atuei em diversas áreas e, tão logo aposentado, compareci à sede da OAB e pedi minha inscrição. Minha carteira da OAB é a que utilizo com muito orgulho aonde quer que eu vá, não a de juiz, nem de deputado, mas a de advogado. Finalizo dizendo que os 24 parlamentares desta Casa parabenizam a todos representantes da advocacia”.

Também participaram da solenidade os deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB), Gene Diniz (Republicanos), Emerson Jarude (Partido Novo), Antonia Sales (MDB) e Arlenilson Cunha (PL). Também o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Luiz Camolez; a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Acre, Dra. Laura Sousa; o procurador geral adjunto do Estado, Dr. Leonardo Cesário; a defensora Pública Geral, Dra. Simone Santiago e o secretário geral do Ministério Público, Dr. Glaucio Ney Shiroma.

A advocacia no Brasil

No ano de 1824 foi promulgada a primeira Constituição Federal do Brasil. Nesse mesmo período, Dom Pedro I, imperador à época, implantou o primeiro curso de direito no país. Antes dessa fase, os juristas brasileiros se formavam em outros países e, por consequência, não estudavam de fato o fenômeno jurídico do Brasil. As leis vigentes no país antes de 1822 eram portuguesas.

Atualmente, o Brasil possui o maior número proporcionalmente de advogados por habitantes no mundo, sendo um profissional da advocacia para cada 164 cidadãos brasileiros.

Dentre os advogados que marcaram a história por suas respectivas atuações, estão: Dr. Luiz Gama, nascido livre, mas feito escravo aos 10 anos por seu próprio pai. Ele dedicou sua vida a lutar em prol da libertação e atualmente é conhecido como um dos maiores abolicionistas brasileiros. Também Esperança Garcia Gomez, primeira advogada negra, que teve seu título reconhecido somente mais de um século depois de sua morte.

Texto: Andressa Oliveira

Fotos: Sérgio Vale/ Ismael Medeiros

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo