Conecte-se conosco

Geral

Alan Rick pede intervenção do Ministério de Minas e Energia contra aumento da Luz do Acre

Publicado

em

O Deputado Federal Alan Rick (DEM) participou de reunião da bancada federal do Acre com o Ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, e aproveitou a ocasião para solicitar uma intervenção do ministério contra o aumento de 21,3% na conta de energia determinada pela companhia elétrica que venceu o leilão da Eletroacre, a Energisa, e que já está em vigor na conta dos acreanos desde o início deste mês.

“Fomos ao ministério tratar da questão do linhão para Cruzeiro do Sul, mas, diante da gravidade da situação causada pelo aumento da conta de energia, não poderia deixar de tratar esse assunto também”, disse o Deputado Alan Rick.

Após assumir a distribuição de energia elétrica no Acre no final do ano passado com promessas de melhoria na prestação do serviço, a Energisa foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a aplicar um aumento de 21,3% nas contas de luz da região. O aumento foi aplicado imediatamente, deixando a população acreana muito insatisfeita. Existe, ainda, aumento de mais 21% previsto para junho deste ano.

Por esse motivo, Alan Rick solicitou ao ministro que intervisse, junto à ANEEL, para reavaliação desse reajuste.

“Não podemos aceitar calados um reajuste dessa magnitude. Precisamos barrar esse aumento urgentemente”, disse o Deputado. De acordo com ele, o Ministro Bento Albuquerque encaminhou a questão ao Secretário de Energia Elétrica, Ricardo Cyrino, que cuidará pessoalmente da pauta.

Alan Rick pediu ainda ao ministro que revisasse a questão do desmonte do parque termoelétrico da Eletronorte. “Recebi uma equipe de servidores da Eletronorte em meu gabinete no Acre, e eles me relataram a possibilidade do leilão de duas usinas termoelétricas de Rio Branco a preço de sucata. Pedimos a revisão dessa proposta, porque os servidores nos relataram que esse equipamento está em perfeito estado e poderia atender municípios acreanos como Cruzeiro do Sul.”

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Rio Acre apresenta queda no nível e segue abaixo da cota de alerta em Rio Branco

Publicado

em

Boletim da Defesa Civil aponta redução do manancial e registra 9,40 mm de chuva nas últimas 24 horas

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã deste sábado (21), novo boletim sobre o nível do Rio Acre na capital.

De acordo com a medição realizada às 5h26, o rio marcou 9,90 metros, apresentando redução no nível das águas.

Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 9,40 milímetros, segundo dados oficiais.

A cota de alerta em Rio Branco é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros. No momento, o nível do rio permanece abaixo das duas marcas.

Comentários

Continue lendo

Geral

TCU define coeficiente do Acre no FPE para 2027 em 4,32%

Publicado

em

Percentual estabelece repasse de recursos federais ao estado; unidades têm prazo de 30 dias para contestação

O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou nesta sexta-feira, 20, a Decisão Normativa nº 221, que aprova os coeficientes individuais de participação dos estados e do Distrito Federal no Fundo de Participação dos Estados (FPE) para o exercício de 2027.

De acordo com o documento, o Acre terá coeficiente de 4,324351%, percentual que define o montante de recursos federais a ser recebido pelo estado no próximo ano. O cálculo considera critérios como população e renda domiciliar per capita, ajustados por limites legais estabelecidos na legislação federal.

O estado possui população estimada em 884.372 habitantes, segundo dados do IBGE de julho de 2025, e renda domiciliar per capita de R$ 1.391,53, valor abaixo da média nacional.

Segundo o TCU, todas as unidades federadas têm prazo de 30 dias, a partir da publicação da normativa, para apresentar contestação sobre os coeficientes. A decisão entra em vigor imediatamente, com efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro de 2027.

Comentários

Continue lendo

Geral

Servidoras da segurança pública do Acre concluem curso inédito de defesa pessoal

Publicado

em

Capacitação reuniu 35 profissionais de diferentes forças e reforça valorização e preparo técnico das mulheres no sistema de segurança

 

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizou neste sábado (21), em Rio Branco, a formatura da primeira turma do Curso de Defesa Pessoal voltado exclusivamente para servidoras do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).

Segundo o governo, a cerimônia reuniu familiares e representantes das forças de segurança para prestigiar as 35 servidoras que concluíram a capacitação. A informação foi divulgada pela Agência de Notícias do Acre.

O curso teve início no último dia 16, como parte da programação alusiva ao Mês da Mulher, e contou com carga horária de 60 horas de treinamento intensivo. Participaram servidoras da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A formação incluiu módulos práticos e teóricos de defesa pessoal, técnicas de retenção de armas e combate com facas, com foco na segurança individual e na eficiência operacional.

Durante a solenidade, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, destacou a importância estratégica do investimento contínuo na capacitação das forças de segurança. Segundo ele, a técnica é uma ferramenta essencial para a sobrevivência e o desempenho profissional.

O secretário afirmou que a conclusão da primeira turma representa um marco para o sistema de segurança pública do estado e reforça o compromisso institucional com a valorização e o preparo técnico das mulheres que atuam na área, garantindo que desempenhem suas funções com mais segurança e confiança.

Comentários

Continue lendo