Acre
Alan Rick comemora Estatuto do Consórcio Intermunicipal para instalação dos aterros sanitários

“Conseguimos reunir os 22 prefeitos em torno de um mesmo projeto, um mesmo objetivo: o fim dos lixões no Acre. Estou muito feliz por darmos mais esse passo para a resolução desse problema ambiental e de saúde pública”. Foi assim que o senador Alan Rick comemorou a aprovação do Estatuto do Consórcio Intermunicipal para Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos e também a eleição da diretoria e do conselho fiscal, ocorridas em assembleia dos prefeitos nesta sexta-feira, 14, na Associação dos Municípios do Acre (AMAC), em Rio Branco. O senador não pôde estar presente na solenidade em razão de outra agenda, mas foi representado pelo assessor parlamentar Marcelo Mendes.
O estatuto traz as regras que organizam e regulam o funcionamento do consórcio que prevê a instalação de Aterros Sanitários para atender os municípios acreanos. Dos 22, 21 não dão a destinação adequada para os resíduos sólidos domésticos, conforme estabelecido no Marco Legal do Saneamento e na Política Nacional de Resíduos Sólidos e estão sob Termos de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público, com prazo para se adequarem até 2024.
Para a diretoria, os gestores municipais aclamaram o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, como presidente, e a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, como vice. O conselho fiscal será presidido pelo prefeito de Feijó, Kiefer Cavalcante.
“A gente tem muita esperança que possamos sanar um dos maiores gargalos dos municípios acreanos, que é a situação dos aterros sanitários. Em nome da Associação dos Municípios do Acre, queria agradecer o empenho fundamental e essencial do senador Alan Rick. Foi ele quem, lá atrás, abriu as portas junto às prefeituras, o diálogo junto aos ministérios para que a gente, no dia de hoje, pudéssemos estar aqui dando mais esse passo.” – disse a prefeita Fernanda Hassem, que é vice-presidente da AMAC e foi aclamada vice-presidente do Consórcio Intermunicipal.
O prédio do Consórcio Intermunicipal será construído ao lado da AMAC com emenda parlamentar de R$ 800 mil, destinada pelo senador Alan Rick. As imagens do projeto foram apresentadas na solenidade.
O diretor do Departamento de Estruturação de Projetos da Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Denilson Campello, veio de Brasília para a solenidade e também comemorou. “Estamos muito satisfeitos com o que está acontecendo. Esse consórcio é um passo muito importante e nós vamos, agora, começar a estruturação desse projeto para fazermos essa entrega o mais rápido possível.” – disse.
O senador Alan Rick também fez um reconhecimento a AMAC. “A equipe da AMAC, coordenada pelo diretor-executivo Marcus Lucena, o presidente Tião Bocalom, a vice Fernanda Hassem e toda a diretoria têm feito um trabalho primordial para o avanço desse projeto. Registro o meu agradecimento a AMAC e ao amigo diretor Denilson Campello que está pela quarta vez no Acre, a nosso convite, para acompanhar tudo de perto.” – finalizou.
Comentários
Acre
Presidente do MDB no Acre confirma vinda de Baleia Rossi para selar aliança com Mailza Assis
Presidente estadual Vagner Sales afirma que conversas estão adiantadas e que líder nacional virá ao estado para confirmar apoio

Vagner Sales afirma que líder nacional do partido virá ao estado anunciar apoio à pré-candidata do PP ao governo. Foto: captada
O presidente estadual do MDB no Acre, Vagner Sales, anunciou nesta terça-feira (20) que o presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi (MDB/SP), virá ao estado em breve para oficializar a aliança do MDB com a vice-governadora Mailza Assis (PP), pré-candidata ao governo do Acre nas eleições de 2026. Segundo Sales, as tratativas estão “bastante adiantadas” e o anúncio depende apenas da confirmação final do PP.
“O MDB continua em diálogo com a candidata a governadora Mailza Assis e as discussões estão bastante adiantadas. Logo teremos um anúncio importante”, afirmou. Ele ressaltou que a decisão agora está nas mãos do PP e de Mailza, que devem acertar as reivindicações do MDB.
A movimentação reforça a articulação iniciada em dezembro, quando o governador Gladson Cameli (PP) se reuniu com Baleia Rossi em Brasília. A aliança também encerra a expectativa do Republicanos, que tem o senador Alan Rick como pré-candidato, de contar com o apoio do MDB. Internamente, o partido defende que a decisão leve em conta a formação de chapas competitivas para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal.

O governador Gladson Cameli (PP) se reuniU pessoalmente com Baleia Rossi, em Brasília, no último dia 10 de dezembro do ano passado. Foto: captada
Comentários
Acre
Acre lidera ranking nacional de feminicídios em 2025, com maior taxa proporcional do país
Estado registrou 14 assassinatos de mulheres, alta de 75% sobre 2024; taxa de 1,58 por 100 mil habitantes é a mais elevada entre todas as unidades federativas

Desde 2015, o Acre contabilizou 122 feminicídios. A marca de 100 vítimas foi ultrapassada em 2023, quando o acumulado da década chegou exatamente a cem casos.
O Acre liderou a taxa proporcional de feminicídios no Brasil em 2025, com 1,58 casos por 100 mil habitantes – a maior do país. Em números absolutos, foram 14 assassinatos de mulheres motivados por violência de gênero ou doméstica, um aumento de 75% em relação a 2024, quando ocorreram oito mortes. O estado igualou os picos históricos registrados em 2016 e 2018, que também contabilizaram 14 feminicídios cada.
Desde 2015, quando a lei do feminicídio foi sancionada, o Acre acumula 122 vítimas. A marca de 100 casos foi ultrapassada em 2023. Em nível nacional, 2025 foi o ano mais letal desde a criação da legislação, com 1.470 feminicídios registrados – uma média de quase quatro mortes por dia. O dado supera o recorde anterior, estabelecido em 2024, e reforça a urgência de políticas de enfrentamento à violência contra a mulher em todo o país.
Comparativo nacional:
-
Acre: 14 casos (taxa de 1,58/100 mil) – maior proporção do país
-
Amapá: 9 casos
-
Roraima: 7 casos
-
Brasil: 1.470 feminicídios em 2025 (recorde desde 2015)
Desde 2015, o estado já contabilizou 122 feminicídios – a marca de 100 vítimas foi ultrapassada em 2023. A reincidência de parceiros ou ex-parceiros como autores e a dificuldade de acesso a medidas protetivas no interior são apontadas como fatores agravantes.
Ações em curso:
A Secretaria de Segurança do Acre intensificar a fiscalização eletrônica de medidas protetivas e ampliar campanhas de conscientização em parceria com o Ministério das Mulheres. O Estado deve instalar mais Delegacia da Mulher no interior e criar um comitê interinstitucional para monitorar casos de alto risco.
O recorde nacional de feminicídios em 2025 (1.470 casos) coincide com o aumento de 75% no Acre, indicando que a violência de gênero escalou mesmo após uma década da Lei do Feminicídio (13.104/2015) – sinal de que a legislação sozinha não basta sem políticas de prevenção e proteção efetivas.

Desde 2015, o estado já contabilizou 122 feminicídios. A reincidência de parceiros ou ex-parceiros como autores e a dificuldade de acesso a medidas protetivas no interior do estado são apontadas como fatores agravantes.
Comentários
Acre
Veja; Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no bairro Telégrafo, em Cruzeiro do Sul
Acidente ocorreu em cruzamento de grande fluxo e reacende cobrança por melhorias na sinalização da via
Uma colisão entre um carro e uma motocicleta deixou um motociclista ferido na tarde desta terça-feira (20), no cruzamento da Rua Minas Gerais com a ladeira de acesso ao Comercial Líder, no bairro Telégrafo, em Cruzeiro do Sul. O trecho é conhecido pelo intenso tráfego de veículos e já é considerado ponto crítico por moradores da região.
Segundo informações apuradas no local, o motociclista seguia em direção ao cruzamento quando, ao tentar atravessar a via, teria invadido a preferencial. Um veículo Volkswagen Gol, que trafegava pela Rua Minas Gerais, não conseguiu frear a tempo e acabou atingindo a motocicleta lateralmente.
Com o impacto, o condutor da moto foi arremessado ao solo, sofrendo escoriações e relatando dores pelo corpo. O motorista do automóvel permaneceu no local, prestou auxílio à vítima e aguardou a chegada das autoridades.
Moradores que presenciaram o acidente, nas proximidades da quadra poliesportiva do bairro, acionaram o serviço de emergência. O motociclista foi socorrido e encaminhado para atendimento médico.
Ainda de acordo com relatos da comunidade, o cruzamento apresenta baixa visibilidade e fluxo constante de veículos, fatores que elevam o risco de novos acidentes. Os moradores cobram providências do poder público, como reforço na sinalização e melhorias na infraestrutura viária.


Você precisa fazer login para comentar.