fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Água, bendita água – Programa de enfrentamento da seca chega até comunidades e cidades do interior

Publicado

em

Com um balde na mão e um filho no braço, Cristina Santos caminha apressada rumo a caixa d’água coletiva da comunidade Mariele Franco onde ela mora, na parte alta de Rio Branco.

Três vezes por semana, o carro pipa do Serviço de Água e Esgoto do governo Acre, distribui 16 mil litros d´água que garantem o abastecimento das 40 famílias do bairro. Cristina conta que desde que foram instaladas na área, nunca faltou água.

“A gente já sabe até o dia certo que o caminhão vem. Sem não fosse essa ajuda, não sei nem como teríamos agua aqui”, diz.

A vizinha Francisca Regina Belmino, compartilha da mesma alegria. Com três filhos menores em casa, relata que mesmo sem sistema de abastecimento no local, nenhuma casa fica água.

Moradora aproveita a água e dá banho no filho; Mesmo sem rede de abastecimento, governo não deixa faltar água no bairro – Foto: Sérgio Vale

“Ta vindo água como eles prometeram. Disso não podemos reclamar. Eles garantiram que até colocarem os canos, vamos ter essa ajuda que vocês rão vendo hoje”, disse.

Diariamente dezenas de caminhões pipa abastecem bairros, vilas e comunidades distantes com água potável. O socorro é parte do programa de enfrentamento a seca, causada pela longa estiagem que atingiu o estado. Por mês, a autarquia distribui um milhão de litros, na capital e em cidades do interior.

Parte dos moradores da Vila Campinas, distante 60 km de Rio Branco e que pertence ao município de Plácido de Castro, também já tiveram que acionar o abastecimento rotativo.

José Bestene, presidente do Saneacre, diz que o abastecimento emergencial foi colocado em prática para amenizar a situação críticas que muitas famílias enfrentavam.

Equipes da Saneacre visitam diariamente locais afetados pela seca; carros pipas não deixam ninguém desabastecido – Foto: Sérgio Vale

“Nosso papel é garantir que as famílias tenho água. Recebemos essa determinação do gabinete do governador e acionamos todas nossas equipes para não deixar ninguém desassistido”, pontou.

Bestene disse ainda que o investimento no programa emergencial de água potável gira em torno de R$ 500 mil. Enquanto o nível dos rios e igarapés que abastecem as cidades e comunidades, estiver abaixo da normalidade, os caminhões irão continuar levando água para quem precisa.

“Reforçamos as equipes para atravessar esse momento crítico. Onde tiver uma demanda, nosso pessoal vai atender”, garante.

No dia 19 de outubro, o rio Acre media 1,96 metros de lâmina d’água; previsões indicam que a estiagem vai se agravar – Foto: Sérgio Vale

O volume das águas do rio Acre é o termômetro que a Defesa Civil usa para balizar as ações de enfrentamento a seca severa. No último dia 19 de outubro, o manancial estava com 1,86 metros de lamina dágua. No mesmo período do ano passado, o volume era de 2,74 metros.

Carlos Batista, coordenador estadual da Defesa Civil, disse que as previsões meteorológicas, infelizmente não são amimadoras. Segundo ele, os satélites indicam que estiagem vai ganhar força no início de novembro, o que significa que mais seca, sem chuvas.

“Nosso monitoramento indica que a estiagem não vai cessar agora. As agencias mostram um cenário de pouca movimentação pluviométrica, com volume de chuvas bem abaixo agora pro mês de novembro e dezembro. E isso é um sinal de alerta para que a gente continue com as ações para minimizar os danos e prejuízos”, enfatizou.

 

Comentários

Extra

Motorista de caminhonete invade contramão, bate contra carro com 4 pessoas e depois foge do local

Publicado

em

Fotos de Jonys David

Um acidente ocorreu na noite deste sábado, dia 9, na Avenida Manoel Marinho Montes, no conhecida “Ladeira da Viúva”, Bairro Três Botequins, envolvendo uma caminhonete e carro de passeio onde teria deixado feridos, incluindo crianças, por volta das 20h30.

Segundo foi apurado no local, a caminhonete modelo Toyota/Hilux, placas MRT4141, estaria indo sentido bairro/centro, quando acessou a ladeira já na curva, invadiu a contramão e se chocou frontalmente contra o veículo de passeio, modelo Chery/QQ, placas NAG5B32, que transportava três adultos e um criança.

Foi informado que o motor teria sido empurrado para o interior do carro devido o forte impacto frontal. Os ocupantes do Chery, ao menos um dos ocupantes teria sofrido ferimentos em uma das pernas devido ao choque e todos foram levados ao hospital após a chegada de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), onde passariam por atendimento médico.

O motorista do carro vermelho; Álvaro Valderi de Oliveira, de 44 anos – sua esposa, Raquel Dias Mendonça e a filha E. E. M. O, de 2 anos, não sofreram ferimentos graves e passariam por exames. A senhora Maria de Fátima Cordeiro, 61 anos (mãe do motorista), sofreu uma fratura em uma das pernas e estava sendo analisado se seria necessária sua transferência para a capital.

Logo em seguida, homens da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do 5º chegaram no local e logo em seguida, isolaram o local e esfriamento dos motores, afim de evitar um possível incêndio nos mesmos.

Na caminhonete, foi informado que havia quatro pessoas, incluindo o motorista. Sem ser identificado no momento, o mesmo após ocasionar o acidente, se evadiu tomando rumo ignorado, deixando o restante para trás.

As autoridades competentes já estão coletando informações das partes envolvidas e, principalmente do motorista que se evadiu do local sem prestar socorro e esclarecimentos.

Mais informações a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo

Extra

Tri-campeã: Brasiléia retorna para a elite do futsal acreano após decisão de virada

Publicado

em

Após 18 anos, Brasiléia é Campeã pela terceira vez do Campeonato Estadual de Futsal

A Seleção de Brasiléia escreveu mais uma vez o seu nome na história do futsal acreano ao conquistar o título de campeão estadual pela terceira vez.

Na noite de sábado, 08, na quadra do bairro Ferreira Silva, a seleção Brasileense, brilhou em casa e venceu por 2×1 a equipe Pista Pega Tranqueira, representante do município de Senador Guiomard.

Os gols foram marcados por Jefferson Cássio, melhor goleiro e Giovani da Silva, artilheiro da competição.

A Prefeita Fernanda Hassem acompanhou a grade final juntamente com esposo Dr. Israel Milani, Rosana Gomes, Prefeita de Senador Guiomard, Deputado Tadeu Hassem, Presidente da Câmara Marquinhos Tibúrcio, Presidente da Federação Acreana de Futsal Rafael do Vale e o Diretor de Arbitragem Mário Jorge Ferreira de Lima.

Com um grande celeiro de craques, Brasiléia buscava esse título há 18 anos. A vitória da Seleção de Brasiléia não é apenas um marco para o esporte local, mas também um testemunho do espírito de equipe.

Cada jogador foi peça fundamental para elevar o nome da cidade.A seleção conquistou o coração e o orgulho da população que prestigiou os jogos.

A gestão municipal, liderada pela prefeita Fernanda Hassem, proporcionou todo o apoio e suporte necessário para a participação da seleção no Campeonato Estadual.

Alcione, Capitão da seleção de Brasiléia, comemorou a vitória. “Primeiramente quero agradecer a prefeita Fernanda Hassem e todos os envolvidos. Falei que iriamos trazer o último jogo para Brasiléia com intuito de buscar o título e graças a Deus ele nos honrou e agora é só comemorar”, disse ele.

O Gerente municipal de Esportes, Bil Rocha, desempenhou um papel fundamental ao estar lado a lado da seleção. Para ele a conquista do título faz parte trabalho conjunto e da dedicação, tanto dos atletas quanto da equipe de gestão esportiva.

O Deputado Tadeu Hassem parabenizou a seleção de Brasiléia e reconheceu a prefeita Fernanda Hassem pelo incentivo e apoio ao futsal.” Brasiléia hoje mostrou que é a capital do futsal. Quero a agradecer a Federação Acreana de Futsal pela belíssima organização do campeonato e parabenizar também a equipe de Senador Guiomard pela sua boa atuação. Quero reconhecer o trabalho da prefeita Fernanda Hassem que é uma incentivadora e apoiadora do Futsal”, enfatizou o parlamentar.

A prefeita Fernanda Hassem expressou sua gratidão e reconhecimento a seleção de Brasiléia, e destacou o momento especial para o esporte do Acre. “Estamos muito felizes. O time de Brasiléia deu o seu melhor, são guerreiros que elevaram o nome da nossa cidade. Agradeço à Federação, ao presidente Rafael e à equipe de arbitragem. Hoje é dia de festa, é dia de agradecer a população de Brasiléia que, mesmo em dia chuvoso, lotou a quadra. A palavra é gratidão a Seleção de Brasiléia!”, enalteceu a Prefeita.

VEJA VÍDEO INSTITUCIONAL ABAIXO:

Comentários

Continue lendo

Extra

Motorista de caminhonete perde controle, bate contra veículo e muro de mercado em Brasiléia

Publicado

em

Um acidente envolvendo uma caminhonete modelo VW/Amarok, placas NAF 8101, por volta das 9:00 desta sexta-feira, dia 8, deixou a motorista, identificada como Camila da Silva de Souza, de 24 anos, com ferimentos leves após se chocar contra a traseira de uma van de placa boliviana e o muro do mercado Frios Vilhena.

Segundo foi apurado junto a testemunhas no local, a caminhonete que ia sentido bairro/centro, pela BR 317, a motorista teria tentado desviar de um grande buraco no trecho entre o mercado e o hospital, fazendo com perdesse o controle do veículo que por pouco não se chocou na traseira de uma carreta carregada de postes.

Mais a frente, fazendo zigue-zague, teria encostado no meio-fio central e foi de encontro ao portão do mercado, onde havia a van estacionada e se chocou no poste da rede elétrica. Com o impacto, acionou o air-bag evitando ferimentos maiores.

Com a batida, a mulher teria ficado com uma das pernas presa, sendo necessário o apoio de homens do Corpo de Bombeiros do 5º Batalhão, para soltar e fosse resgatada com o apoio dos socorristas do SAMU que chegou em seguida.

Homens da Polícia Militar e do Trânsito também deram o apoio, isolando o local da batida, afim de afastar curiosos chegassem próximo à rede elétrica que teve de ser desligada para que fosse trocado o poste.

Camila foi conduzida ao hospital consciente reclamando de dores na região do abdômen, onde foi atendida e passaria por exames e não foi constatado fraturas pelo corpo. O dono da van boliviana, foi orientado para registrar o caso na delegacia afim de buscar ser ressarcido dos prejuízos.

O caso será analisado pelas autoridades competentes, que irá preparar um laudo oficial sobre o ocorrido e ver o real motivo do acidente. A caminhonete foi retirada do local posteriormente.

Comentários

Continue lendo








Em alta