fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Água, bendita água – Programa de enfrentamento da seca chega até comunidades e cidades do interior

Publicado

em

Com um balde na mão e um filho no braço, Cristina Santos caminha apressada rumo a caixa d’água coletiva da comunidade Mariele Franco onde ela mora, na parte alta de Rio Branco.

Três vezes por semana, o carro pipa do Serviço de Água e Esgoto do governo Acre, distribui 16 mil litros d´água que garantem o abastecimento das 40 famílias do bairro. Cristina conta que desde que foram instaladas na área, nunca faltou água.

“A gente já sabe até o dia certo que o caminhão vem. Sem não fosse essa ajuda, não sei nem como teríamos agua aqui”, diz.

A vizinha Francisca Regina Belmino, compartilha da mesma alegria. Com três filhos menores em casa, relata que mesmo sem sistema de abastecimento no local, nenhuma casa fica água.

Moradora aproveita a água e dá banho no filho; Mesmo sem rede de abastecimento, governo não deixa faltar água no bairro – Foto: Sérgio Vale

“Ta vindo água como eles prometeram. Disso não podemos reclamar. Eles garantiram que até colocarem os canos, vamos ter essa ajuda que vocês rão vendo hoje”, disse.

Diariamente dezenas de caminhões pipa abastecem bairros, vilas e comunidades distantes com água potável. O socorro é parte do programa de enfrentamento a seca, causada pela longa estiagem que atingiu o estado. Por mês, a autarquia distribui um milhão de litros, na capital e em cidades do interior.

Parte dos moradores da Vila Campinas, distante 60 km de Rio Branco e que pertence ao município de Plácido de Castro, também já tiveram que acionar o abastecimento rotativo.

José Bestene, presidente do Saneacre, diz que o abastecimento emergencial foi colocado em prática para amenizar a situação críticas que muitas famílias enfrentavam.

Equipes da Saneacre visitam diariamente locais afetados pela seca; carros pipas não deixam ninguém desabastecido – Foto: Sérgio Vale

“Nosso papel é garantir que as famílias tenho água. Recebemos essa determinação do gabinete do governador e acionamos todas nossas equipes para não deixar ninguém desassistido”, pontou.

Bestene disse ainda que o investimento no programa emergencial de água potável gira em torno de R$ 500 mil. Enquanto o nível dos rios e igarapés que abastecem as cidades e comunidades, estiver abaixo da normalidade, os caminhões irão continuar levando água para quem precisa.

“Reforçamos as equipes para atravessar esse momento crítico. Onde tiver uma demanda, nosso pessoal vai atender”, garante.

No dia 19 de outubro, o rio Acre media 1,96 metros de lâmina d’água; previsões indicam que a estiagem vai se agravar – Foto: Sérgio Vale

O volume das águas do rio Acre é o termômetro que a Defesa Civil usa para balizar as ações de enfrentamento a seca severa. No último dia 19 de outubro, o manancial estava com 1,86 metros de lamina dágua. No mesmo período do ano passado, o volume era de 2,74 metros.

Carlos Batista, coordenador estadual da Defesa Civil, disse que as previsões meteorológicas, infelizmente não são amimadoras. Segundo ele, os satélites indicam que estiagem vai ganhar força no início de novembro, o que significa que mais seca, sem chuvas.

“Nosso monitoramento indica que a estiagem não vai cessar agora. As agencias mostram um cenário de pouca movimentação pluviométrica, com volume de chuvas bem abaixo agora pro mês de novembro e dezembro. E isso é um sinal de alerta para que a gente continue com as ações para minimizar os danos e prejuízos”, enfatizou.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Crime bárbaro em Brasiléia: assassino de “Buga” é condenado a quase três décadas de reclusão

Publicado

em

Valdesson de Souza Oliveira, de 27 anos, é condenado a 27 anos e 6 meses de reclusão pela morte de Rosângela Inácio Gonçalves, de 44 anos, conhecida na cidade pelo apelido de “Buga”. O crime aconteceu em agosto de 2023.

O corpo de Rosângela foi encontrado seminua e em estado de decomposição no Bairro Nova Esperança, nas proximidades do Hospital Regional do Alto Acre, em Brasiléia. Um vídeo compartilhado em grupos de mensagens levou as autoridades ao local do crime.

Vítima Rosângela Inácio Gonçalves, de 44 anos, conhecida na cidade pelo apelido de “Buga”.

Segundo a investigação, Valdesson teria atraído a vítima oferecendo drogas e a levado para um local isolado. Conforme a polícia, ele confessou ter atacado Rosângela com um pedaço de madeira após, supostamente, ter tido relações sexuais com ela. Na época, Valdesson era apontado como traficante de drogas e teria se envolvido em um conflito com a vítima, possivelmente devido a uma dívida relacionada ao tráfico.

Valdesson foi localizado no final do ramal Porto Rico, com acesso no km 67 da BR-317 – Estrada do Pacífico, à beira do rio Acre, na divisa com a Bolívia. Ele foi cercado pelos policiais enquanto realizava manutenção em uma canoa, impedindo qualquer tentativa de fuga pelo rio.

A condenação de Valdesson de Souza Oliveira por homicídio reforça a atuação rigorosa das autoridades na região, especialmente em casos relacionados ao tráfico de drogas e violência.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Principal suspeito de homicídio em invasão é localizado pela Polícia Civil de Brasiléia

Populares encontram corpo de mulher sem roupa em invasão de Brasiléia

Comentários

Continue lendo

Extra

Primeira noite reuniu multidão no carnaval fora de época na tríplice fronteira do Acre

Publicado

em

Na abertura oficial do carnaval fora de época de Assis Brasil, realizada na última sexta ferida,17, no palco e na praça, não faltou disposição.

Bandas locais e cantora Sandra Mel, de Rio Branco agitaram a primeira noite da folia que celebra os 48 anos de Assis Brasil, a aconchegante cidade acreana localizado na tríplice fronteira do Brasil com o Perú e a Bolívia.

Aliás, os hermanos dos dois países marcaram presença na primeira noite que reuniu na multidão. Com uma estrutura digna de um grande evento, a prefeitura da cidade, sob a gestão do prefeito Jerry Correia, com apoio do governo do estado, Sebrae e outros parceiros, montou um área com praça de alimentação, espaço para expositores, banheiros e um palco com sonorização perfeita.

Neste sábado,18, sobem no palco entre outras atrações a longeva banda Arregaça-aê, de Rio Branco e a primeira atração nacional, a banda Chicana, de Salvador, Bahia.

“Estamos otimistas com a realização desse grande evento, que além de gerar renda para os comerciantes e fortalecer o turismo, promove uma grande interação entre os moradores de Assis Brasil e os turistas”, garantiu o prefeito Jerry Correia.

O gerente do Sebrae na cidade, Onofre Antônio, também destacou a importância do evento para a cidade: “O carnaval fora de época representa uma ótima oportunidade para os empresários locais, além de proporcionar momentos de lazer e entretenimento para a população”.

Por fim, o Carnaval de Assis Brasil é uma tradição muito valorizada pela população e é um dos eventos mais aguardados do ano. Com o apoio da prefeitura e de outras instituições, a festa promete ser uma grande celebração, com muita música, dança e alegria.

Comentários

Continue lendo

Extra

No aniversário de Assis Brasil, prefeitura inaugura obra e anuncia mais investimentos

Publicado

em

Ao lado governador Gladson Cameli, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia e o vice Reginaldo Martins, inauguraram, na tarde desta sexta feria (17), o auditório da Escola Íris Célia Cabanelas.

Essa solenidade antecedeu o anúncio de outros investimentos para a cidade que celebrou essa semana, 48 anos de fundação.

O prefeito e o governador assinaram ordens de serviços para construção de 11 casas populares, melhoria no ramal São Francisco e a construção de uma ponte no ramal São Pedro.

Também assinaram a ordem de serviço para revitalização do Núcleo de Educação da cidade. Este ato teve a participação do secretário da pasta, Aberson Carvalho.

Em seguida, com a presença da presidente do Detran, Taynara Martins, os dois gestores entregaram 56 capacetes para mototaxistas da tríplice fronteira.

O governador disse no discurso, que juntos, os investimentos se aproximam de R$ 3 milhões de reais. Jerry Correia agradeceu todo o apoio que tem recebido do governo Gladson desde que assumiu a prefeitura de Assis Brasil.

Depois dessa solenidade foi iniciado o desfile cívico, com a participação dos alunos, professores e pessoal de apoio das escolas públicas, Polícia Militar, Polícia Civil e outras entidades.

Texto: Jairo Barbosa
Fotos: Alexandre Lima

Comentários

Continue lendo