fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Homem estupra, mata mulher, enterra corpo nu e vai beber após cometer assassinato

Publicado

em

Uma mulher identificada como Maria de Jesus Rocha França, de 51 anos, foi vítima de estupro, assassinada a golpes de faca e enterrada nua e de cabeça para baixo em uma cova às margens do Igarapé Iquiri, no município de Senador Guiomard, no Acre. O corpo foi encontrado na quinta-feira, 19 de outubro.

Acusado foi preso em um bar depois de conter o crime…

A descoberta ocorreu após uma denúncia de uma pessoa morta em uma propriedade rural. Inicialmente, a polícia não encontrou indícios de crime, mas retornou ao local quando surgiram informações de que o proprietário, Judney de Andrade Alves, teria cometido o assassinato. Os policiais encontraram evidências de sangue na casa e posteriormente descobriram o corpo de Maria de Jesus enterrado nas proximidades do igarapé.

PMs fizeram patrulhamento na região do ramal e encontraram Judney em um bar bebendo. Foi apurado que o acusado morava no local há 7 meses, e pela manhã de quarta-feira, chamou Maria de Jesus para beber na sua casa. A polícia acredita que Maria foi estuprada, morta, arrastada da casa e jogada de uma altura de aproximadamente 15 metros às margens do igarapé.

Corpo foi enterrado de cabeça pra baixo…

A mulher estava nua, com perfurações de faca no abdômen, pescoço e nas mãos e enterrada de cabeça para baixo em uma cova rasa.

Judney, que alegou ser membro de uma facção criminosa e alegou que Maria de Jesus pertencia a uma facção rival, foi preso e levado à delegacia. No entanto, a polícia não encontrou provas para sustentar essa afirmação. Maria de Jesus era uma mulher casada, mãe de quatro filhos e avó.

Vítima tinha 51 anos e foi barbaramente morta…

O Corpo de Bombeiros auxiliou na retirada do corpo da cova rasa, que foi posteriormente encaminhado ao Instituto Médico Legal em Rio Branco para exames. O caso está sob investigação da Polícia Civil de Senador Guiomard.

Comentários

Continue lendo

Extra

Levantamento do IBGE aponta que existem 16 favelas no Alto Acre

Publicado

em

Segundo o IBGE, Brasiléia já conta com 10 favelas – Foto: Alexandre Lima/arquivo

Dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foram divulgados na última sexta-feira (8), apontam que a região do Alto Acre possui 16 favelas, onde residem mais cinco mil pessoas.

O estudo aponta as favelas estão distribuídas entre as cidades de Brasiléia e Epitaciolândia. Não aparecem na lista as cidades de Xapuri e Assis Brasil

Segundo o IBGE, 10 favelas estão em Brasiléia, onde se concentram 3.854 mil habitantes e seis em Epitaciolândia, onde vivem 2.069 pessoas.

Ainda de acordo com o Instituto, nesses locais, a maioria dos moradores é de pardo, com presença também de negros, amarelos e indígenas.

Cidade de Epitaciolândia já conta com 06 favelas, segundo levantamento do IBGE – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O levantamento aponta que no Acre existem 79 favelas, com maior incidência na capital Rio Branco.

O IBGE explica que áreas de favela são regiões em que há:

Domicílios com graus diferenciados de insegurança jurídica da posse;
Ausência ou oferta incompleta e/ou precária de serviços públicos, como iluminação, água, esgoto, drenagem e coleta de lixo por parte de quem deveria fornecer esses serviços;

Predomínio de edificações, arruamento e infraestrutura geralmente feitos pela própria comunidade, seguindo parâmetros diferentes dos definidos pelos órgãos públicos;

Localização em áreas com restrição à ocupação, como áreas de rodovias e ferrovias, linhas de transmissão de energia e áreas protegidas, entre outras; ou de risco.

Ainda de acordo com o IBGE, as 79 favelas no Acre em 2022 ficaram dispostas da seguinte maneira:

  • Rio Branco: 47 favelas
  • Cruzeiro do Sul: 16 favelas
  • Brasiléia: 10 favelas
  • Epitaciolândia: 6 favelas

Comentários

Continue lendo

Extra

Dia das Crianças na Comunidade: Evento reúne alegria e aprendizado no Bairro Leonardo Barbosa

Publicado

em

Evento comunitário contou com atrações e atividades recreativas para mais de 70 crianças

No último domingo, 9 de novembro, a comunidade do Bairro Leonardo Barbosa, em Brasiléia, vivenciou um Dia das Crianças cheio de emoção e diversão. A festividade, organizada por Rondreson Francisco, fundador do projeto “Futebol na Comunidade”, e Werbeson Feitosa, trouxe momentos inesquecíveis para mais de 70 crianças.

O evento, com atrações como pula-pula, pipoca, cachorro-quente, picolés, banho de mangueira realizado pelo Corpo de Bombeiros, além de lembrancinhas, proporcionou um dia de muitas risadas e aprendizado.

Projeto “Futebol na Comunidade” fortalece valores de união, respeito e disciplina entre os jovens

O projeto “Futebol na Comunidade” tem impactado positivamente a vida das crianças da região, promovendo valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito através do esporte.

“Aqui, além de aprenderem futsal, elas sonham e acreditam que tudo é possível”, comentou Rondreson, que coordena as atividades gratuitas da escolinha de futsal.

Colaboração entre moradores e patrocinadores garante sucesso da celebração

Apoio e agradecimentos

A realização do evento contou com o apoio fundamental de diversos patrocinadores e da Prefeitura de Brasiléia, com a Prefeita Fernanda Hassem e o Prefeito Sérgio Lopes entre os apoiadores, além de Raimundo (Som), Rota do Pacífico, psicóloga Tais Oliveira e Wesley Camilo.

A comunidade se uniu em torno da festa, que promoveu sorrisos e diversão, e segue como um exemplo inspirador para futuras iniciativas em prol das crianças do bairro.

Comentários

Continue lendo

Extra

Após eleições, saiba as principais datas de diplomação e posse dos eleitos

Publicado

em

Fachada do edifício sede do STF

Novos chefes do Executivo, ou os que foram reeleitos, tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2025

Em outubro, brasileiros foram às urnas para escolher os representantes de 5.569 municípios. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considerou um pleito “tranquilo”. Agora, para que os novos eleitos fiquem, de fato, em seus cargos, há algumas datas importantes. O dia 19 de dezembro, por exemplo, é o último prazo para a diplomação de eleitas e eleitos.

Na diplomação, a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) ou da junta eleitoral.

A entrega dos diplomas ocorre após terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.

Os novos chefes do Poder Executivo, ou os que foram reeleitos, tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2025, segundo o TSE. O mesmo vale para os vice-prefeitos e para os vereadores.

Partidos políticos e candidatos que disputaram as eleições municipais deste ano precisam enviar ao TSE a prestação de contas final de campanha. Quem concorreu no primeiro turno tinha que apresentar as informações até a última terça-feira (5). Os que disputaram o segundo turno, devem enviar os dados até o próximo sábado (16).

Quem não prestar as contas finais dentro do prazo definido na legislação eleitoral não receberá a certidão de quitação eleitoral. Além disso, os candidatos eleitos não serão diplomados enquanto durar a irregularidade.

Essa medida é obrigatória conforme previsto na Lei dos Partidos (Lei nº 9.096/1995, artigo 32), na Constituição Federal e é regulamentada pelo TSE. A prestação de contas dos partidos tem o objetivo de dar transparência à origem das receitas e ao destino das despesas. Mesmo que um partido não tenha arrecadado recursos ou realizado gastos, ele ainda assim deve apresentar suas contas.

Justificativa

Eleitores que não votaram no primeiro turno e não justificaram a falta no dia da eleição devem apresentar justificativa até 5 de dezembro de 2024, em qualquer cartório eleitoral, pelo e-Título ou pelos Portais do TSE e dos TREs na internet. Já a ausência no segundo turno deve ser justificada até 7 de janeiro de 2025.

Comentários

Continue lendo