Acre
Agricultores de quatro municípios concluem curso técnico no Acre
A Tribuna
Mais de 150 agricultores familiares de Rio Branco, Capixaba, Senador Guiomar e Porto Acre receberam seus certificados de conclusão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Campo (Pronatec Campo). Os certificados são para os alunos que concluíram, com êxito, os estudos de técnico em agropecuária, auxiliar em fiscalização ambiental, horticultura orgânica, avicultura e agricultura familiar.
Para a delegada do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Acre, Zenilda Barbalho de Lima, os cursos resgatam a autoestima dos trabalhadores rurais e dão novas perspectivas para quem vive no campo. “Há alguns anos, esse tipo de capacitação parecia impossível de se realizar. Hoje, ouvindo os depoimentos dos estudantes, vemos como o ensino pode ser aliado do desenvolvimento, tanto nas propriedades rurais quanto nas aldeias”, destaca.
Na última semana, 300 trabalhadores rurais, indígenas e ribeirinhos dos municípios de Feijó e Tarauacá receberam os certificados. Criado em 2011 pelo governo federal, o Pronatec visa ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica a estudantes, trabalhadores, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas sociais.
A ação é parte de uma estratégia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da escolaridade, servindo como instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção do exercício da cidadania.
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.


Você precisa fazer login para comentar.