Acre
Agricultor produz mais de 4 mil melancias em Assis Brasil e garante renda familiar
É só chegar na propriedade de Nelson da Silva para perceber que o negócio por lá é melancia. Morador do Projeto de Assentamento Paraguassú, no município de Assis Brasil, já são mais de 20 anos dedicados ao plantio da fruta.
A atividade já é uma tradição na família. O agricultor aprendeu com o pai as técnicas para se produzir melancias que só de olhar dão água na boca. Perguntado se gostaria de fazer alguma outra coisa, a resposta é rápida: “De jeito nenhum. Plantar melancias é o que sei fazer de melhor”, afirma, orgulhoso.
Em 2015, a produção de melancias de Nelson deve ser recorde. Já foram colhidas mil frutas, e até o fim da safra mais outras três mil devem passar pelo processo de colheita. Só com o cultivo da melancia, o pequeno produtor deve faturar mais de 20 mil reais. “O pessoal se espanta com a qualidade da minha melancia. Eu sempre digo que o segredo é fazer o que gosta”, enfatiza Nelson da Silva.
Mesmo com tanta produtividade, o agricultor tem dificuldades. A principal delas é conseguir escoar as frutas para os locais de comercialização: Assis Brasil, Epitaciolândia, Brasileia e Rio Branco. É aí que entra o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).
Em visita à propriedade na manhã dessa segunda-feira, 8, Glenilson Figueiredo, titular da pasta, destacou o apoio ao agricultor. “Aqui a gente tem um exemplo de um produtor familiar de sucesso, de espírito empreendedor. A Seaprof vai, claro, apoiar com o escoamento da produção e todo o apoio necessário para que esse plantio de melancia cresça ainda mais”, afirmou.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.