Acre
Adolescente de Brasileia aguarda há mais de 90 dias por biópsia em hospital de Rio Branco; denúncia de negligência viraliza
Jovem moradora da zona rural de Brasiléia, está internada na Fundação Hospitalar Flaviano Melo. Familiares e madrinha acusam demora no atendimento e cobram solução urgente

A jovem Vitória da Silva está precisando realizar uma simples biópsia, para poder realizar uma cirurgia para restabelecer sua saúde e voltar ao convívio dos amigos, vida escolar e aos laços familiares. Foto: captada
Uma adolescente de 14 a 16 anos, moradora da zona rural de Brasileia, enfrenta um drama de saúde há mais de 90 dias na Fundação Governador Flaviano Melo, em Rio Branco. O caso, denunciado nas redes sociais, viralizou no Acre e expõe suposta negligência médica.
A jovem Vitória da Silva aguarda uma biópsia simples para liberar uma cirurgia que pode devolver-lhe a saúde e permitir seu retorno a escola e à família.
A madrinha da estudante, Francilene Soares, compartilhou a situação em seu Facebook, indignada com a demora no atendimento. Segundo ela, Vitória está debilitada em uma maca, sem o procedimento necessário.
A adolescente é aluna da Escola Estadual Valério Bispo Sabala, localizada na BR-317 (Km 26, Vila do Incra), e sua história comoveu internautas, que pressionam por uma resposta da Fundação de Saúde do Acre.
“É um descaso que choca toda a sociedade acreana. Como podemos aceitar que uma criança sofra tanto por negligência do sistema?” – questionou uma enfermeira que preferiu não se identificar.
A publicação, que ganhou repercussão em todo o estado, cobra agilidade no diagnóstico e tratamento. Até o momento, não houve posicionamento oficial sobre as alegações de descaso. Enquanto isso, a família clama por justiça e pelo direito à saúde da jovem.

A madrinha da adolescente, Francilene Soares, viralizou o caso denunciando o descaso pelas redes sociais. Foto: captada
O que está acontecendo:
-
Procedimento essencial adiado: Vitória aguarda há três meses por uma simples biópsia necessária para definir uma cirurgia que pode salvar sua vida
-
Condições precárias: Fotos compartilhadas nas redes sociais mostram a jovem debilitada em uma maca no hospital
-
Mobilização nas redes: A madrinha da adolescente, Francilene Soares, viralizou o caso denunciando o descaso pelas redes sociais
Detalhes do caso:
-
Vitória é estudante da Escola Estadual Valério Bispo Sabala, localizada na BR-317 (Km 26, Vila do Incra)
-
Sua família, de origem humilde, enfrenta dificuldades para conseguir atendimento adequado
-
A demora na biópsia impede o diagnóstico preciso e o início do tratamento necessário
Repercussão e pedidos de ajuda:
Francilene Soares, madrinha da jovem, desabafou:
“É inaceitável que uma criança fique meses esperando por um exame básico. Vitória merece voltar para casa, para a escola e para sua família”
Publicação da madrinha da menina Vitória:

A madrinha da estudante, Francilene Soares, compartilhou a situação em seu Facebook, indignada com a demora no atendimento. Foto: captada
O que é biópsia e como é feita
A biópsia é um procedimento médico realizado para obter uma amostra de tecido ou células do corpo de uma pessoa. Ou seja, um pequeno pedacinho seu precisará ser coletado. Ela também é conhecida como punção biópsia.
Ela pode ser realizada em diversos órgãos do corpo, como:
- Pele;
- Mama;
- Próstata;
- Fígado;
- Pulmões;
- Medula;
- E outros.
Normalmente, o procedimento é bem rápido e indolor. Na maioria das vezes, é feito no próprio consultório médico.
Durante o procedimento, é retirada uma pequena quantidade de tecido do local indicado para que seja examinado mais detalhadamente.
Então, a amostra é enviada a um laboratório, onde será processada, preparada e examinada por um patologista.
Patologistas são médicos especializados na análise de tecidos e células. O resultado da biópsia normalmente fica pronto em poucos dias.
Após isso, é só levar o resultado no dia do seu retorno com seu médico e ele irá avaliar e te explicar melhor as informações relevantes.
Na fronteira, posts teve reações ao descaso com à jovem menina, Vitória:



SECRETARIA DE SÁUDE DO ACRE SE MANIFESTOU ATRAVÉS DA ASSESSORIA – VEJA ABAIXO:
NOTA PÚBLICA
O Governo do Acre, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), vem a público repor a verdade sobre o caso da jovem Vitória da Silva Farrapo.
Conforme consta no prontuário da paciente, Vitória foi internada no dia 8 de abril na Fundação e, após avaliação médica, foi solicitada biópsia no dia 10 do mesmo mês. O procedimento já está agendado para esta quinta-feira, 24, conforme já informado à família da jovem.
Reforçamos que, desde o início, ela vem sendo acompanhada com atenção e cuidado por nossa equipe multiprofissional, que segue empenhada em garantir o melhor atendimento possível.
Nos solidarizamos com a dor da família e reafirmamos nosso compromisso com a transparência e com o direito à saúde de todos os acreanos.
Soron Angélica Steiner
Presidente da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo
Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.
Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.
O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.
A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.
Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Foto: David Medeiros
As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.
Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.
Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.
Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.
Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.
A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.







Você precisa fazer login para comentar.