fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Acusada de cometer xenofobia entrou em medicina com bônus regional

Publicado

em

Assúria Mesquita, de 20 anos, estudante de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), que causou revolta ao publicar no X (antigo Twitter) mensagens ofensivas aos acreanos na última quarta-feira (9), ingressou no curso na 2ª edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em 2022, utilizando o bônus regional para estudantes que cursaram o ensino médio em instituições acreanas.

A jovem, que é filha do secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assurbanipal Mesquita, escreveu em uma das mensagens: “A coisa que mais amo no meu namorado é que ele não é acreano, pois tenho asco de acreanos. Se Deus quiser, eu nunca mais vou precisar olhar para esse povo tão seboso (infelizmente não posso falar mais porque vou parecer preconceituosa)”, escreveu.

O Ministério Público Estadual (MPAC) instaurou uma notícia de fato criminal e requisitou a abertura de inquérito policial para apurar possível crime de xenofobia praticado por estudante.

Na noite de quarta-feira, ela publicou, nas redes sociais, uma nota de retratação acerca das publicações, em que afirma estar “profundamente arrependida” e admite que se expressou de forma desrespeitosa.

“Eu cometi um erro muito grave ao me manifestar em rede social, e é natural que as pessoas, especialmente quem, como eu, nasceu no Acre, se sintam atingidas ou ultrajadas. Confesso que estou profundamente arrependida e refletindo com seriedade sobre o impacto disso. Admito que me expressei de forma profundamente imatura e desrespeitosa”, disse.

Após a repercussão do caso, o secretário publicou uma nota pública nesta quinta-feira, 10, em solidariedade à população acreana. “Nossa família não compactua com as mesmas [falas] e também nos indignamos. Tomamos as medidas devidas e realizamos uma avaliação profunda sobre este fato”, escreveu.

A Atlética Sinistra, entidade representativa dos estudantes de Medicina da Ufac, também se manifestou.

“Não compactuamos com manifestações que desrespeitam a dignidade humana, promovem a exclusão ou discriminam qualquer indivíduo, ou grupo com base em sua origem, etnia, condição social, cultural ou qualquer outro marcador. Como futuros profissionais da saúde, temos o dever ético de zelar pelo bem-estar coletivo e combater todas as formas de preconceito, dentro e fora da universidade”, pontuou.

Comentários

Continue lendo

Geral

Tragédia na Av. Pando: colisão entre motos mata duas pessoas em Cobija

Publicado

em

Acidente ocorreu na principal avenida da capital pandina; equipes de emergência atenderam ao local, mas não conseguiram reanimar as vítimas

O Comando Departamental de Trânsito de Pando iniciou imediatamente os trabalhos de perícia para determinar as causas exatas do acidente. Foto: captada 

Um grave acidente de trânsito na manhã deste domingo (13), tirou a vida de duas pessoas na Avenida Pando, principal via de Cobija, capital do departamento de Pando. Segundo relatos de testemunhas, o choque envolveu duas motocicletas em sentido oposto, com impacto tão violento que as vítimas faleceram no local.

Detalhes do ocorrido:
  • Acidente aconteceu no corredor comercial da cidade, próximo ao centro
  • Corpos ficaram sob lona por mais de 2 horas enquanto peritos trabalhavam
  • Uma das motos ficou totalmente destruída pelo impacto

O Comando Departamental de Trânsito de Pando iniciou imediatamente os trabalhos de perícia para determinar as causas exatas do acidente, os nomes (identificação), das vitimas ainda não foram divulgadas. “Estamos analisando se houve excesso de velocidade ou se algum dos condutores cometeu infração”, declarou o capitão Rúben Fernández, chefe da unidade de investigação de acidentes.

Este é o terceiro acidente fatal registrado em Cobija somente neste mês, reacendendo o debate sobre a necessidade de campanhas educativas e maior fiscalização no trânsito pandino. As vítimas, ainda não identificadas publicamente, devem ser reconhecidas por familiares no Instituto Médico Legal ainda nesta noite.

Jaime Cernaces relatou dois acidentes de trânsito que envolvem um total de três mortos e um ferido que recebe atendimento no hospital Roberto Galindo. Foto: cedida 

O promotor da unidade de crimes contra a vida Jaime Cernaces relatou dois acidentes de trânsito que envolvem um total de três mortos e um ferido que recebe atendimento no hospital Roberto Galindo.

As causas ainda estão em investigação e o relatório médico legal é aguardado. Familiares das vítimas aguardam a revisão forense para reconhecimento e retirada dos corpos.

Veja vídeo com Kike Navala e La Voz de Pando:

Acidente de trânsito na Av. Pando em Cobija, segundo testemunhas, duas motos colidiram deixando duas pessoas sem vida na principal avenida da capital do departamento de pando. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Geral

Menina baleada na cabeça em ataque de facção em Rio Branco deve ir para casa: ‘pode ser que ela fique com sequelas’

Publicado

em

Maitê Valentina está internada no Into-AC e deve receber alta nesta segunda-feira. Ela é uma das vítimas de dois ataques de criminosos que ocorreram no dia 8 de março deste ano nos bairros Belo Jardim I e Santa Inês, em Rio Branco

Maitê Valentina segue internada na UTI do Hospital da Criança. Foto: Arquivo da família

A pequena Maitê Valentina da Costa, de 1 ano e 5 meses, que foi baleada na cabeça durante ataque de criminosos no bairro Santa Inês, em Rio Branco, no dia 8 de março deve receber alta nesta segunda-feira (14) e poderá continuar a recuperação em casa. No dia 4 de abril, ela havia sido transferida para enfermariado Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Acre (Into-AC).

Segundo a família, ela levou dois tiros, um deles atravessou e saiu do outro lado da cabeça, já no segundo a bala ficou alojada no crânio. Ela precisou ficar quase um mês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança, antes de ser transferida para a enfermaria.

Maria Luiza Pereira, mãe da menina, em conversa com a reportagem, explicou que nem os médicos sabem se a criança irá ficar com sequelas.

“Pode ser que ela fique com sequelas, mas como ela é uma criança, é mais fácil de conseguir que ela se recupere, mais fácil de ela desenvolver. Por enquanto ela está só deitada por conta dos remédios, o efeito ainda precisa passar, o que vai ser feito aos poucos”, afirmou ela.

A mãe comentou sobre a dificuldade desse momento na vida de todos da família da menina. “É muito difícil, mais difícil ainda por conta de transporte, ficar sem dormir direito e às vezes a gente tem medo de um dia tudo acontecer de novo. Não é nada fácil, além do mais, ver ela daquele jeito”, lamentou.

A família se reveza para não deixar a menina sozinha enquanto ela está no hospital, tanto de dia, quanto de noite. As duas avós e o pai dormem com a criança, enquanto a mãe fica durante o dia.

“Eu passo a tarde com ela porque eu não tenho como dormir com ela, porque tem o irmão dela de 4 meses e fica muito difícil, aí às vezes o pai dela dorme lá, às vezes alguma das avós, então as duas avós e o pai revezam”, disse.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil apreende armas de fogo e captura dois infratores na zona rural de Sena Madureira

Publicado

em

Foram apreendidas três armas de fogo, sendo 1 revólver, 1 rifle 22 e 1 arma artesanal

Comentários

Continue lendo