Conecte-se conosco

Geral

Acreanos que estudam na Bolívia faltam à aula por medo de ponte ser fechada durante protestos

Publicado

em

Milhares foram às ruas de diversas cidades da Bolívia para protestar contra o que consideram fraude nas eleições presidenciais. Estudantes de medicina preferiram não arriscar.

Manifestantes foram para as ruas de diversas cidades da Bolívia na noite desta segunda-feira (21) para protestar contra suposta fraude — Foto: Jose Luis Rodriguez / AFP

Por Iryá Rodrigues, G1 AC — Rio Branco

Acreanos que cursam medicina em Cobija, na Bolívia, resolveram não ir para aula nesta terça-feira (22), com medo dos protestos que ocorrem no país vizinho. Conforme os estudantes, as aulas não foram suspensas, mas eles preferiram não arriscar.

Milhares de pessoas foram para as ruas de diversas cidades da Bolívia na noite desta segunda-feira (21) para protestar enquanto uma apuração preliminar apontava que Evo Morales tinha vantagem suficiente para garantir a sua reeleição ainda no primeiro turno.

A corte eleitoral deixou de alimentar os dados e posteriormente proclamou que Morales havia vencido no primeiro turno mais uma vez, o que levou Mesa a questionar o resultado e convocar os protestos que atingiram todo o país.

Apoiadores de Carlos Mesa denunciam uma suposta fraude nas apurações. Houve relatos de confrontos em Sucre, Oruro, Cochabamba, Cobija e La Paz, entre outras cidades.

A estudante Thays Christin, de 21 anos, faz o 4º período de medicina em Cobija mora em Brasiléia, no interior do Acre. Ela conta que toda a turma resolveu não ir para aula nesta terça.

“Eu e minha sala toda não fomos. Todo mundo está com medo. A confusão começou ontem [segunda,21] à noite um pouco depois que a gente saiu de lá. Aí, hoje [terça, 22] de manhã, ficamos sabendo que tinha carro de polícia e um monte de pneu queimados. Por isso, ficamos com medo de eles fecharem a fronteira enquanto nós estivéssemos lá dentro”, conta.

André Lucas Queiroz, de 18 anos, também preferiu não arriscar. “Foi uma questão de segurança e consenso da turma mesmo. Está tendo aula normal, porém, a gente conversou com os docentes e eles entendem nossa situação. Pelos vídeos que circularam, está tendo muita violência. A gente que está aqui, mesmo em dia normal, se sente meio menosprezados pelos bolivianos, muita falta de respeito. Então, agora com essa situação, deve estar ainda pior”, diz.

Protestos tiveram início na segunda-feira em diversas cidades bolivianas/foto: reprodução

Eleições na Bolívia

Uma contagem preliminar, que tinha sido interrompida na noite de domingo (21), foi retomada na segunda e chegou a apontar uma vantagem suficiente para garantir a vitória de Morales no primeiro turno, mas depois a vantagem diminuiu.

Até as 22h45 (horário de Brasília) o resultado ainda era incerto, mas os apoiadores de Carlos Mesa foram às ruas para protestar.

Na Bolívia, um candidato pode ser declarado vencedor no primeiro turno se tiver 50% dos votos mais um, ou se tiver 40%, com dez pontos de vantagem sobre o segundo colocado.

Às 22h45, com 95,63% dos votos apurados na contagem preliminar, Evo Morales tinha 46,4%, e Carlos Mesa aparecia com 37,07%.

Já no sistema de contagem voto a voto, mais lento, no mesmo horário haviam sido apurados 89,40% dos votos, com Mesa liderando, com 42,29%, enquanto Morales tem 42,04%.

O candidato opositor Carlos Mesa já declarou que não reconhecerá os resultados de uma apuração fraudada.

“Não vamos reconhecer estes resultados, que são parte de uma fraude consumada de maneira vergonhosa e que está colocando a sociedade boliviana em uma situação de tensão desnecessária”, declarou Mesa a meios de comunicação de Santa Cruz, no leste do país.

O tribunal eleitoral “fraudou a apuração e deu 10 pontos de diferença [para Morales]. Agora imagino que vão aumentar isto, consumando a fraude, consumando um roubo eleitoral inaceitável”, denunciou Mesa.

A apuração continua e as autoridades governamentais fizeram um apelo para que se aguarde o resultado final.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

CPMI do INSS: Viana critica Dino por permitir silêncio de depoente

Publicado

em

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Senador Carlos Viana (Podemos-MG)

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana (Podemos-MG), criticou neste domingo (8/2) a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), de conceder direito ao silêncio ao empresário Paulo Camisotti. O escândalo chamdo de Farra no INSS foi revelado pelo Metrópoles.

A oitiva está prevista para a tarde desta segunda-feira (9). Camisotti é um dos principais investigados pela Polícia Federal (PF) no caso de fraudes contra aposentados e pensionistas.

“Faço um registro claro e responsável: o direito ao silêncio é uma garantia constitucional, mas não pode ser utilizado como instrumento para frustrar, atrasar ou esvaziar investigações, especialmente diante de fatos graves que atingem aposentados, órfãos e viúvas”, declarou Viana no X.


CPMI do INSS


Viana também informou que a audiência com o deputado estadual Edson Cunha de Araújo (PSB-MA), prevista para segunda-feira, está mantida, porque a defesa do parlamentar não apresentou provas para justificar ausência por motivos de saúde.

Na sexta-feira (6/2), os advogados de Araújo entraram com um habeas corpus, que foi negado no mesmo dia por Dino.

“No caso do senhor Edson Araújo, registro que não houve comparecimento à perícia médica previamente agendada junto à Junta Médica do Senado. Aguardo o parecer oficial para a adoção das medidas cabíveis”, escreveu Viana.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Geral

Comitiva russa faz visita guiada à Casa do Artesanato Acreano

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e empreendedorismo (Sete), realizou neste sábado, 7, uma visita guiada com a comitiva russa  à Casa do Artesanato Acreano.

O objetivo era apresentar um pouco da identidade cultural, histórica e econômica do Estado. A ação integra uma agenda oficial do governo do Acre voltada à promoção do turismo, do comércio exterior e das potencialidades locais.

Membro do Conselho Superior da Comitiva, Sergey Perepetchaev admira o artesanato exposto na Casa. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

A comitiva está no Acre com o objetivo de dialogar com empresários e com o governo do Estado sobre parcerias e futuros investimentos nas áreas da bioeconomia, agronegócio, logística, sustentabilidade, turismo e inovação, alinhando desenvolvimento econômico à preservação ambiental.

Na sexta-feira, 6, a Sete e representantes do trade turístico (empresários e profissionais do setor), apresentaram atrativos turísticos do Acre como o Rio Crôa, Parque Nacional da Serra do Divisor, etno vivências e sítios arqueológicos geoglifos para a comitiva empresarial da Rússia.

Imersão à cultura acreana

Na Casa do Artesanato Acreano, a comitiva pode conhecer trabalhos artesanais sustentáveis com o reaproveitamento de madeira de manejo, peças em sementes e borracha, cestarias, marchetaria e arte indígena.  Além de poder adquirir outros souvenires e degustar cachaças de açaí, cupuaçu e doces regionais.

Casa do Artesanato está localizada na Gameleira, no espaço da antiga Galeria de Arte Juvenal Antunes. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Reinaugurada em 24 de outubro de 2024, a Casa do Artesanato está localizada na Gameleira, no espaço da antiga Galeria de Arte Juvenal Antunes, e é um dos pontos turísticos mais visitados de Rio Branco. Atualmente, mais de 130 artesãos de todas as regionais do Acre expõem peças na Casa.

Segundo a coordenação do espaço, o local abriga peças de artesãos de diversas regiões do estado, disponíveis para comercialização exclusivamente por profissionais credenciados com a Carteira Nacional do Artesão, emitida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

A Coordenadora da casa, Risoleta de Queiroz, deu mais informações sobre o lugar. “O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos finais de semana, das 13h às 17h. Recebemos muitas visitas de turistas e pessoas de fora, disse”.

À esquerda, a coordenadora da casa, Risoleta de Queiroz, à direita, o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo, Gilberto Ramos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Risoleta também comentou sobre a oportunidade de receber a comitiva no ambiente. “Agora temos a satisfação de acolher essa comitiva russa, que veio conhecer nossos potenciais e nossa identidade cultural. Esperamos que levem um pouco do nosso artesanato e mostrem em seu país o quanto ele é rico”, destacou.

Turismo e comércio

A secretária adjunta de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Núbia Musis, que também esteve presente, ressaltou a importância da visita para fortalecer a integração entre turismo e comércio exterior. “Eles vieram com uma pauta de comércio, mas o turismo também entra nesse diálogo. Já apresentamos nossas ações nas regiões do Juruá, em Rio Branco e na Rota do Pacífico”.

“Trazer a comitiva para a Casa do Artesanato é uma forma de mostrar a beleza da nossa arte e ampliar o alcance cultural do Acre para outros continentes”, disse a secretária adjunta, Núbia Musis. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Para Núbia, essa é uma oportunidade para mostrar um pouco mais da beleza e cultura do Estado para o exterior. “Trazer a comitiva para a Casa do Artesanato é uma forma de mostrar a beleza da nossa arte e ampliar o alcance cultural do Acre para outros continentes, como Ásia e Europa”, afirmou.

De acordo com o coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros, a visita é resultado de um trabalho iniciado em novembro, durante missão oficial do governo do Acre à Rússia. “Fomos a Moscou para divulgar o estado e atrair investimentos, especialmente na área de fertilizantes. Durante as agendas, surgiu o interesse em conhecer também o turismo e a cultura. Hoje, coroamos esse trabalho com a apresentação do artesanato acreano, que tem encantado a todos”, explicou.

À esquerda, a cordenadora da casa, Roselita de Queiroz. À direita, o coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros. Foto: Dharcules Pinheiro/Secom

Membro do conselho superior da comitiva, Sergey Perepetchaev destacou o impacto da experiência. “Fiquei muito impressionado. Nunca tinha visto um artesanato tão rico e detalhado. As peças feitas à mão, especialmente em madeira, chamaram muito minha atenção. É uma arte muito bonita e cheia de significado”, afirmou.

“É uma arte muito bonita e cheia de significado”, afirmou o membro do Conselho Superior da Comitiva, Sergey Perepetchaev. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

A visita reforça o papel da Casa do Artesanato como vitrine da cultura acreana e espaço estratégico na promoção do estado em âmbito nacional e internacional.

The post Comitiva russa faz visita guiada à Casa do Artesanato Acreano appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Geral

Casa do Artesanato cresce e movimenta a economia acreana em Rio Branco

Publicado

em

Por Raíça Sousa

Instalada na Galeria de Arte Juvenal Antunes, em frente ao Calçadão da Gameleira, a Casa do Artesanato Acreano tem se consolidado, em Rio Branco, como um espaço turístico, de valorização da cultura tradicional do estado e de geração de renda. Em 2025, o empreendimento movimentou mais de R$ 443,5 mil na comercialização de peças produzidas por 130 artesãos que expõem no local.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), os resultados do estabelecimento refletem o fortalecimento e a expansão do setor. Além do crescimento nas vendas, a atuação da Casa garantiu o registro ativo e regular de 2.356 artesãos, de todas as regionais do estado, no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).

Casa do Artesanato Acreano comercializou mais de R$443 mil em 2025. Foto Dhárcules Pinheiro/Secom

Segundo a coordenadora da Casa do Artesanato Acreano e coordenadora estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Risoleta Queiroz, com o registro em dia, os artesãos passam a ter acesso a políticas públicas e de incentivo para a comercialização de suas peças. O apoio é oferecido pela Sete, por meio da coordenação estadual do PAB, do governo federal.

“O Artesanato Acreano incentiva os artesãos a participarem de capacitações e consultorias, criando oportunidades de desenvolver novos produtos para o mercado”, destaca a coordenadora.

Coordenadora estadual do PAB e da Casa do Artesanato Acreano, Risoleta Queiroz: “Artesanato tem se destacado muito”. Foto Dhárcules Pinheiro/Secom

A Casa também apoia a participação em feiras regionais, nacionais e internacionais. “Nosso estado é um dos que mais vendem nas feiras nacionais. O artesanato tem se destacado muito, tanto local quanto nacionalmente, e até internacionalmente”, ressalta.

Acessórios para celular são novidade na Casa do Artesanato Acreano. Foto Dhárcules Pinheiro/Secom

Trajetória que inspira

Expondo na Casa desde a fundação, Márcia Silvia de Lima é uma artesã que saiu da falência de uma empresa para se tornar uma empreendedora de sucesso. “Eu já gostava de fazer artesanato, mas foi depois da falência da minha empresa que precisei viver exclusivamente desse trabalho. A primeira experiência foi no antigo Mira Shopping [em Rio Branco], onde fui convidada a expor meus produtos, e dali surgiram novas oportunidades”, relata.

Artesã Márcia Silvia de Lima começou no artesanato aos poucos e chegou a firmar parcerias internacionais. Foto: cedida

Apesar dos desafios, a artesã não desistiu e, com o início da exposição de seus trabalhos na Casa do Artesanato, passou a ser reconhecida pelas instituições públicas e privadas. Márcia chega a atuar em feiras como instrutora, por meio do PAB Acre e Nacional. “Meu carro-chefe são os colares feitos com a semente da jarina lapidada e torneada. Também produzo pulseiras, brincos, colares decorativos, chaveiros e bolsas confeccionadas com a semente, que têm boa aceitação do público”, explica.

Bolsa feita de sementes, da Artesã Márcia Silvia, foi usada em eventos de moda. Foto: cedida

Recentemente, a empreendedora expôs na COP 30, no espaço Green Zone e no Espaço Chico Mendes. Além disso, suas peças já compuseram o figurino de desfiles de moda no Brasil, como a São Paulo Fashion Week, e em Paris,  além de receber menções na revista Vogue, por meio de parcerias com lojistas conceituados do país.



Apesar dos avanços, Márcia aponta que ainda existem desafios a serem enfrentados, especialmente em relação ao consumo local. “O maior desafio é a conscientização do próprio acreano em valorizar e comprar o artesanato do Acre. Falta incentivo ao comércio justo, mas seguimos firmes, pois contamos com o apoio do governo”, afirma.

Sobre a presença na Casa do Artesanato Acreano, Márcia enfatiza: “É um espaço fundamental de divulgação e comercialização. Através dela, conquistei novos clientes e recebi pedidos de lojistas de outros estados”.

Cerca de 130 artesãos expõem peças na Casa do Artesanato Acreano. Foto Dhárcules Pinheiro/Secom

Márcia ainda afirma que os incentivos governamentais recebidos pela Casa do Artesanato são fundamentais para a continuidade do trabalho: “O espaço cedido pelo governo e o apoio para participação em feiras nacionais fazem toda a diferença, ampliando nossas oportunidades de comercialização. O governo aposta muito na nossa cultura e nos nossos produtos. Espero que continue apoiando e valorizando a nossa classe”.

Peças de madeira de manejo também são destaques na Casa do Artesanato. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Avanços e oportunidades

Em 2025, além da participação em feiras nacionais e capacitações, a Casa do Artesanato promoveu o cadastramento de artesãos em diversos municípios do Acre. Como resultado, 420 novos artesãos foram registrados no Sicab.

Casa do Artesanato Acreano dedica espaço para arte indígena. Foto Dhárcules Pinheiro/Secom

Como expectativa para 2026, o artesanato acreano prossegue avançando. Neste ano, em reconhecimento pela atuação para o fortalecimento das políticas públicas do artesanato, o PAB irá entregar, ao Estado do Acre, novos equipamentos, que irão fortalecer a estrutura e a logística do setor.

Suvenires do Acre são destaque na Casa do Artesanato. Foto Dhárcules Pinheiro/Secom

Entre os investimentos estão um caminhão-baú, que irá contribuir no transporte de peças maiores, especialmente de madeira, para feiras nacionais; e uma caminhonete S-10, que facilitará o acesso aos municípios do interior.

O Estado ainda irá receber dois tablets, dois computadores, um celular e uma impressora, possibilitando a emissão da Carteira do Artesão em formato de cartão, que substituirá o modelo impresso em papel.

Coordenado pela Sete, faturamento da Casa do Artesanato Acreano cresceu no último ano. Foto Dhárcules Pinheiro/Secom

Cadastro de expositor na Casa do Artesanato Acreano

Para expor peças na Casa do Artesanato Acreano, os artesãos interessados devem estar cadastrados no Sicab, apresentar documentos pessoais e duas peças de sua autoria que tenham passado por curadoria para emissão da Carteira do Artesão.

Artesãos de todo o estado podem expor na Casa do Artesanato Acreano. Foto Dhárcules Pinheiro/Secom

Inaugurada em 2023, no Parque da Maternidade, a Casa do Artesanato Acreano foi reinaugurada, em 2024, na Galeria de Arte Juvenal Antunes.

Serviço

Casa do Artesanato Acreano

Endereço: Rua Sen. Eduardo Assmar, Galeria de Arte Juvenal Antunes (em frente ao Calçadão da Gameleira)

Horário:

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Fins de semana, das 13h às 17h





































































The post Casa do Artesanato cresce e movimenta a economia acreana em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo