Conecte-se conosco

Cotidiano

Acreano Ramon Dino lidera a lista dos 15 maiores fisiculturistas brasileiros; veja os atletas

Publicado

em

O Brasil tem fortes representantes nas competições de fisiculturismo – prática de exercícios para desenvolver e aumentar músculos para fins estéticos e/ou competitivos. Nesta reportagem, o EU Atleta traz uma lista dos 15 maiores fisiculturistas brasileiros.

Fisiculturismo

O fisiculturismo é organizado por duas federações: a IFBB, mais popular, organiza o Mr. Olympia e o Arnold Classic, os dois maiores eventos da modalidade; e a NABBA, a rival, criadora do Mr. Universo – torneio mais antigo que os dois anteriores, mas que perdeu visibilidade e importância. Hoje, a IFBB concentra a maior parte da visibilidade do esporte e, durante o ano, organiza campeonatos classificatórios para o Mr. Olympia ao redor do mundo, os chamados IFBB Pro.

Mr. Olympia redefiniu os padrões de competição. Hoje, existem 11 categorias somando homens e mulheres, em que os atletas buscam atingir padrões de corpo específicos de cada uma, levando em conta diferentes tamanhos, proporções e simetrias.

O Brasil já conquistou 11 títulos do Mr. Olympia, todos entre as mulheres. No masculino, brasileiros obtiveram três 2º lugares, a última vez com Ramon Dino, em 2023.

Estas são as categorias:

Men’s Bodybuilding (também conhecida como Open ou Mr. Olympia)
Classic Physique
Men’s Physique
Wheelchair
212 libras
Women’s Bodybuilding (Ms. Olympia)
Fitness
Figure
Bikini
Women’s Physique
Wellness

Uma das categorias, inclusive, tem origem brasileira: a Wellness, criada pela IFBB Brasil para incluir atletas do país nas competições. Segundo a federação, a maioria das atletas não se enquadrava em nenhuma categoria existente até então porque, devido ao padrão de beleza do país, existia certa desproporção dos membros inferiores em relação aos superiores. Em 2021, virou parte também do Mr. Olympia mundial e, não à toa, é onde brilha a maioria das atletas brasileiras.

Conheça os 15 maiores fisiculturistas brasileiros:

1 – Ramon “Dino” Queiroz

Ramon Dino — Foto: Reprodução/Instagram

Ramon Dino é atualmente a grande figura do fisiculturismo brasileiro. Apesar de ainda não ter conquistado o Mr. Olympia, ele está na elite mundial da categoria Classic Physique, a mais popular do esporte atualmente. É, inclusive, o atual campeão do Arnold Ohio e favorito ao bi.

Além disso, o “dinossauro acreano” esteve no top-5 do Mr. Olympia nos últimos três anos, conquistando dois vice-campeonatos nas duas edições mais recentes, quando ficou atrás apenas do lendário Chris Bumstead, o “CBum”.

Dino tem boas chances de se tornar o grande nome internacional do esporte nos próximos anos, uma vez que o canadense já fala em se aposentar em breve.

2 – Francielle Mattos

Entre as mulheres, quem reina é a paranaense e tricampeã mundial Francielle Mattos. Ela começou a se dedicar na academia em busca de um estilo de vida mais saudável enquanto lutava contra um quadro de depressão pós-parto, profissionalizando-se apenas alguns anos depois.

Em referência à beleza e ao padrão de corpo, Francielle recebeu, dos fãs, o apelido de “Ferrari Humana”. Nos três anos de existência da categoria Wellness Olympia, foi ela quem ficou com o troféu de 1º lugar. Fran ainda acumulou outros títulos como: Muscle Contest Nacional 2020, Arnold Classic Brasil 2019, Arnold Ohio 2020 e Olympia Brasil 2019 (as duas últimas na categoria Overall).

3 – Isa Pereira Nunes

Isa Pereira Nunes, atleta da Baixada Fluminense, é a maior ameaça ao reinado de Francielle. Isa é a vice-campeã da Wellness nas últimas duas edições do Mr. Olympia. Já havia também ficado em 3º lugar em 2021. Em 2022, foi a campeã inaugural da categoria no Arnold Ohio, a segunda maior competição da modalidade. Na ocasião, recebeu, inclusive, elogios do próprio Arnold Schwarzenegger.

4 – Alcione Santos

Na categoria Ms. Olympia, a mais badalada entre as mulheres, Alcione Santos levou o nome do Brasil ao pódio da competição em 2023, conquistando a 3ª colocação. A baiana já levou para casa três títulos IBFF Pro: Europa, Portugal e Romênia.

5 – Diogo Montenegro

Diogo sempre gostou de esportes e já praticava futebol e rugby, mas sofria bullying na adolescência por causa do físico magro e decidiu começar na academia. Quando entrou para a faculdade de Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), um veterano lhe apresentou ao esporte. Ele se encantou e passou a se dedicar à modalidade.

Competindo no Mr. Olympia, Diogo ficou duas vezes no top-3 mundial. Entre os títulos estão sete campeonatos IFBB Pro e o Arnold Classic Brasil 2014, na categoria Men’s Physique.

6 – Eduardo Corrêa

Eduardo Corrêa é o ídolo de toda uma geração do esporte. O catarinense desbravou o terreno e foi o principal nome da modalidade no país durante muitos anos. Como profissional, soma nove participações no Mr. Olympia (categoria 212), com sete aparições no top-5, incluindo um vice-campeonato em 2014. Ele segue competindo aos 42 anos, tendo terminado em 16º lugar no ano passado. Mesmo sem os mesmos resultados dos tempos áureos, é um dos atletas brasileiros mais respeitados e reconhecidos no exterior.

7 – Juliana Malacarne-Doyle

No feminino, quem puxou a fila para as conquistas foi Juliana Malacarne. Pioneira, a paulista foi tetracampeã consecutiva do Mr. Olympia na categoria Women’s Physique, entre 2014 e 2017, feito que a coloca como a brasileira com mais títulos do evento. Em 2015, quando conquistou o Arnold Classic, também se tornou a primeira mulher campeã do evento.

8 – Rafael Brandão

Rafael Brandão — Foto: Reprodução/Instagram

Rafael Brandão é o principal nome do Brasil na categoria Open. Foi o primeiro atleta da história do país a vencer um torneio profissional desta divisão. Em 2020, foi o primeiro brasileiro a se classificar para a categoria Open do Mr. Olympia em 30 anos, mas não pôde competir por causa de um desvio de septo e de sequelas da Covid-19 que atrapalharam a preparação. Em 2022, voltou a conquistar a vaga, terminando a competição no top-10 mundial. O paulista tem dois títulos IFBB Pro no currículo.

9 – Elisa Pecini

Isa Pecini — Foto: Reprodução/Instagram

Elisa, também conhecida como Isa Pecini, começou a fazer musculação na adolescência como parte do tratamento para um quadro de anorexia e bulimia, época em que chegou a pesar 37kg mesmo com 1,66m de altura.

Aos 17 anos, já participava de competições amadoras do esporte e, dois anos depois, virou profissional. Foi campeã do Ms. Olympia 2019 na categoria Bikini e, ao todo, é dona de 15 troféus IFBB Pro. No ano passado, fechou o top-5 mundial do Mr. Olympia.

10 – Rayane Fogal

Rayane Fogal é mais uma expoente brasileira da categoria Wellness. Depois de se tornar profissional em 2021, a mineira já tem duas participações no Mr. Olympia, terminando no top-5 em ambas. O apelido dele, “The Hurricane”, não é à toa: chegou como um furacão na elite mundial da categoria, arrebatando o 5º lugar em 2022 e a 4ª colocação em 2023.

11 – Gisele Machado

Originalmente, Gisele Machado competia na categoria Bikini, mas entendeu que tinha mais potencial na Wellness. Dito e feito: foi ela quem fechou o top-5 com quatro brasileiras no Mr. Olympia 2023.

Além deste resultado expressivo, a catarinense traz no currículo um total de oito títulos IBFF Pro, no somatório das duas divisões. Apaixonada por esportes em geral, Gisele também praticou futebol, basquete, skate e corrida antes de se dedicar ao fisiculturismo.

12 – Ângela Borges

Ângela Borges é uma atleta com mais de 10 anos de estrada na Wellness. Com uma 2ª e uma 3ª colocações no Mr. Olympia – este é um dos únicos títulos que ainda faltam no seu vasto currículo. Ao todo, Ângela conquistou mais de 20 títulos IFBB Pro, incluindo seis títulos do Arnold e um tricampeonato no então mundial da categoria, que ainda não fazia parte do Olympia.

13 – Natalia Abraham Coelho

Nascida em Nova York, Natalia Abraham Coelho se mudou para o Brasil ainda bebê e morou no país até os 15 anos de idade, quando voltou para os Estados Unidos. A atleta, que tem dupla nacionalidade, foi a grande campeã da categoria Women’s Physique no Olympia 2022. O currículo dela conta ainda com nove participações na competição e dois títulos no Arnold.

14 – Angélica Teixeira

No final da década de 2010, Angélica Teixeira reinou na categoria Bikini com um bicampeonato do Olympia (2017 e 2018), quatro títulos do Arnold e 13 conquistas da IFBB Pro.

Em 2020, a competidora se afastou das competições para ser mãe e teve duas gestações em sequência. Após quatro anos de hiato, Angélica estará de volta aos palcos em 2024 e pretende retomar a coroa das duas maiores maiores competições da modalidade.

15 – Josué Fabiano

O “Gorila Albino”, como é conhecido, é o principal brasileiro na categoria Wheelchair, para atletas cadeirantes. Apesar do pouco tempo como profissional, Josué Fabiano já tem dois grandes feitos no currículo. Foi campeão do Arnold Classic South America e conquistou o 3º lugar no Mr. Olympia, ambos em 2023.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Chuva aumenta e Defesa Civil alerta para riscos na captação de água e navegação no Rio Acre

Publicado

em

O coordenador também detalhou o comportamento do rio ao longo da semana. Segundo ele, o nível oscilou de 6,68 metros na segunda-feira para 5,43 metros na manhã desta sexta

Cláudio Falcão explicou que a Defesa Civil segue acompanhando a evolução do cenário e reforçou que o período chuvoso está apenas começando. Foto: captada 

Suene Almeida

Apesar de Rio Branco não registrar volumes extremos de chuva nos últimos dias, a Defesa Civil Municipal tem monitorado de perto o comportamento do Rio Acre e suas consequências para a capital. Em entrevista nesta sexta-feira (5), o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, detalhou a situação, chamou atenção para riscos menos aparentes e reforçou que o momento exige cautela.

Segundo Falcão, até a manhã de hoje o acumulado de chuva dentro do perímetro urbano estava em cerca de 18 milímetros. No entanto, o volume que atinge a cidade desde o início da tarde tende a alterar esse cenário.  “Daqui a pouco, quando a gente finalizar essa chuva aqui, vamos perceber que o que choveu hoje equivale praticamente à semana inteira”, explicou.

Ele reforça que, embora o índice acumulado não pareça alto dentro de Rio Branco, o quadro regional é mais preocupante. “Mesmo não tendo chovido muito na cidade, nós temos um acumulado na bacia de 250 a 300 milímetros só nesta primeira semana de dezembro, que nem terminou ainda. Ainda é sexta-feira.”

Oscilações do nível do Rio Acre preocupam

O coordenador também detalhou o comportamento do rio ao longo da semana. Segundo ele, o nível oscilou de 6,68 metros na segunda-feira para 5,43 metros na manhã desta sexta, uma queda significativa em poucos dias. Apesar disso, Falcão esclarece que não há risco de enchente neste momento.

O alerta da Defesa Civil, porém, está focado em outro ponto, que é na presença de balseiros, grandes aglomerados de troncos e vegetação que descem com a correnteza e podem causar danos a estruturas e embarcações.

“Existe uma preocupação atual nossa em relação a essa oscilação de nível, que é a formação de balseiros. Esses balseiros colocam em risco a captação de água e a navegação, trazendo grandes possibilidades de acidentes”, afirmou o tenente-coronel.

Ele explica que, mesmo sem perspectiva de transbordamento, o comportamento irregular do rio traz desafios que exigem vigilância constante. “A gente não está preocupado com o transbordamento, que não vai acontecer agora, mas estamos atentos às outras consequências que o nível do rio traz quando ele oscila dessa forma”, destacou.

Cláudio Falcão explicou que a Defesa Civil segue acompanhando a evolução do cenário e reforçou que o período chuvoso está apenas começando, “Essas primeiras chuvas já mostram que a gente precisa ficar alerta. O momento é de atenção, não de pânico”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeito de Rio Branco anuncia pagamento do salário e 13º de servidores para o dia 19 de dezembro

Publicado

em

Tião Bocalom afirmou que os depósitos devem injetar cerca de R$ 80 milhões na economia local e destacou que a gestão mantém todos os pagamentos em dia

A confirmação foi feita durante coletiva de imprensa realizada na Praça da Revolução. Segundo o gestor, os dois pagamentos devem injetar aproximadamente R$ 80 milhões na economia local. Foto: captada 

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, anunciou em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (5) que o salário de dezembro e o 13º salário dos servidores municipais serão depositados no próximo dia 19. Segundo o gestor, os pagamentos devem injetar aproximadamente R$ 80 milhões na economia da capital.

Bocalom destacou que a política da administração municipal é a de antecipar parte do 13º apenas mediante solicitação do servidor, prática que, de acordo com ele, é pouco comum.

— A grande maioria dos nossos trabalhadores deixa para receber tudo no final do ano, como foi pensado quando o 13º foi criado — afirmou.

O prefeito explicou ainda que adiantar o pagamento no meio do ano pode reduzir o impacto financeiro do benefício devido aos descontos obrigatórios, o que, em sua visão, “desvirtua” o propósito original da gratificação natalina. Ele também reafirmou o compromisso da gestão com a pontualidade nos pagamentos.

— Nunca atrasamos salários, férias ou qualquer outro direito. Fechamos o ano mais uma vez com tudo em ordem, pagando todos os nossos trabalhadores — completou Bocalom.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Obra do viaduto Mamedio Bittar em Rio Branco é adiada para março de 2026

Publicado

em

Prefeitura culpa atraso na entrega de insumos vindos de outros estados; estrutura, orçada em R$ 24 milhões, estava prevista para dezembro de 2025

A prefeitura admitiu que não conseguirá entregar a obra ainda este ano e divulgou que a nova previsão é o primeiro trimestre de 2026. Foto: captada 

A Prefeitura de Rio Branco admitiu que não conseguirá entregar ainda este ano a construção do viaduto Mamedio Bittar, na confluência das avenidas Ceará, Dias Martins e Isaura Parente. Em nota divulgada nesta quarta-feira (4), a gestão municipal adiou a conclusão da obra para março de 2026.

O novo prazo é o terceiro anunciado pela administração: inicialmente, a entrega estava prevista para outubro de 2025, depois foi adiada para dezembro e, agora, para o primeiro trimestre do ano que vem. Segundo a prefeitura, o atraso se deve à demora na chegada de insumos metálicosnecessários para a estrutura.

— Ressaltamos que não houve má-fé nem por parte da empresa executora, nem da gestão municipal. Trata-se de uma situação logística, considerando também a distância geográfica do Acre em relação aos centros produtores — justificou o município.

De acordo com a nota, os últimos vãos da passagem estão sendo concretados e, após a conclusão do viaduto, ainda serão realizados serviços de acabamento. A prefeitura não informou se o custo inicial de R$ 24 milhões foi alterado.

O viaduto Mamedio Bittar é considerado essencial para desafogar o trânsito em uma das áreas de maior fluxo da capital acreana, especialmente nos horários de pico. A previsão atual é que a obra seja entregue totalmente concluída e dentro dos padrões de qualidade até março do próximo ano.

Segundo a prefeitura, o atraso se deve à demora na chegada de insumos metálicos necessários para a estrutura. Foto: captada 

Nota da Prefeitura de Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, esclarece que o atraso na entrega do Elevado Mamedio Bittar ocorreu em razão de dificuldades no fornecimento dos insumos metálicos utilizados na obra.

O material é fabricado sob medida, de forma milimétrica, e adquirido junto a grandes siderúrgicas do sul do país, como a Usiminas e a Gerdau, que atendem não apenas o Brasil, mas também o mercado internacional. Houve, portanto, atrasos na produção e na entrega dessas estruturas, o que impactou diretamente o cronograma da obra.

Ressaltamos que não houve má-fé nem por parte da empresa executora, nem da gestão municipal. Trata-se de uma situação logística, considerando também a distância geográfica do Acre em relação aos centros produtores.

Neste momento, os últimos vãos estão sendo concretados e os serviços de urbanismo já foram iniciados. Após a conclusão da estrutura, ainda serão executados os acabamentos do tabuleiro, passeios, laterais, pintura e toda a urbanização na parte inferior do elevado.

A Prefeitura reforça que não irá inaugurar a obra de forma inacabada. A previsão é de que o Elevado Mamedio Bittar seja entregue totalmente concluído e dentro dos padrões de qualidade no primeiro trimestre de 2026, mais precisamente até o mês de março.

Ainda segundo a nota, os últimos vãos da passagem estão sendo concretados e que, após a conclusão do viaduto, ainda haverá serviços de acabamento. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo