Cotidiano
Acreanão de Futebol Escolar Feminino acontece neste sábado, dia 25, no Bujari
O Campeonato Acreano Escolar de Futebol Feminino, promovido pela Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE), acontece no próximo sábado, dia 25, a partir das 8 horas, no Estádio Categão, no município do Bujari, a 18 quilômetros da capital Rio Branco. O Colégio Militar Dom Pedro II, de Rio Branco, vai enfrentar a Escolar Pública São João Batista, do Bujari.
O campeonato estadual ocorrerá em partida única, ou seja, quem vencer leva a melhor e vai representar o Acre no Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol de Campo Feminino, que ocorrerá de 23 a 30 de abril, em Palmas, no Estado do Tocantins, reunindo as melhores equipes de futebol escolar feminino do país, sendo uma seleção de cada estado brasileiro, num total de 27 seleções estaduais.
O Gerente Técnico da FADE, professor Wedson Pessoa Coelho, explica que o evento, além de fomentar a prática do futebol de campo nas escolas públicas, é um marco nas atividades da Entidade Desportiva, uma vez que ocorrerá pela primeira vez em quatro competições nacionais já realizadas. Antes, explica, o Acre apenas indicava uma equipe escolar interessada em representar o estado acreana.
“A gente precisa deixar muito claro que a FADE está cumprindo o seu papel, e está planejando um evento com o nível técnico necessário. As duas equipes estão se preparado há várias semanas, e certamente teremos uma partida bastante disputada no próximo sábado. O nosso campeonato é 100% gratuito, e as duas equipes vão jogar para vencer e tornar-se a seleção acreana brasileirão escolar”, explica o gerente técnico.
Para isso, a Federação Acreana de Desporto Escolar vai garantir passagens aéreas para 18 estudantes-atletas e um técnico, além da hospedagem, alimentação e transporte interno da seleção acreana na competição. Tudo a zero custo para as escolas, pais ou professores. Em contrapartida, os professores-técnicos treinarão os estudantes sem qualquer custo financeiro adicional.
“Essa é uma forma de encontrar os talentos espalhados pelas nossas escolas, mas, mais que isso, de valorizar estudantes-atletas e seus técnicos, os professores que dão o suor diário acreditando nessa garotada. Decidimos realizar no Estádio Categão, no Bujari, porque o prefeito Padeiro topou ser parceiro nesse projeto. Estamos avaliando inclusive transmitir ao vivo a partida, agregando ainda mais valor a esse campeonato”, destaca o presidente da FADE, João Renato Jácome.
FORTALECENDO PARCERIAS – A Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE) não visa lucros, mas o investimento necessário no setor, e planeja aplicar em 2023, quase R$ 200 mil na execução de competições esportivas e qualificação de profissionais que atuam no desporto escolar local. Além disso, a FADE está adquirindo mais de R$ 150 mil em materiais esportivos de 15 modalidades, incluindo equipamentos eletrônicos.
Isso reforça a importância das parcerias que garantem, por meio de repasses financeiros à Federação, a garantia da realização de parte das atividades previstas no calendário da Entidade de Administração do Desporto Escolar. Neste ano, a FADE pretende realizar mais de 10 competições -incluindo campeonatos e torneios, além de cursos de arbitragem e clínicas de atualização.
As parcerias com o Governo do Acre, e com as Prefeituras, que já existiam na FADE, serão todas mantidas e ampliadas à medida de suas possibilidades. O calendário da FADE já está em execução, e começou com o I Open de Desporto Escolar, que ocorreu no mês de janeiro último, atingindo mais de 250 estudantes-atletas e 35 escolas públicas e privadas, de oito municípios acreanos, mesmo com as férias escolares.
Com o resultado do Open, considerado um sucesso, a FADE acredita que a tendência natural é que os próximos eventos tenham ainda mais resultados positivos. Vale lembrar que todas as atividades têm o apoio integral da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), por meio do Programa de Apoio às Federações (PAF). O Acreanão de Futebol tem a Supervisão Técnica da Federação de Futebol do Acre (FFAC).
Comentários
Cotidiano
Casos de Covid-19 aumentam nas regiões Norte e Nordeste
A atualização destaca haver tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe
Pelo menos 287 pessoas morreram por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada por Covid-19 apenas neste mês de janeiro, no Brasil. O total de casos graves com diagnóstico confirmado da doença se aproxima de 900. Os dados são do Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e se referem às notificações feitas ao Ministério da Saúde até o dia 25 de janeiro.
O termo síndrome respiratória aguda grave se refere ao agravamento de sintomas gripais com o comprometimento da função pulmonar. A maioria dos casos acontece após uma infecção viral. Por enquanto, quase 52% dos casos registrado este ano, com resultado positivo para algum vírus, foram provocados por Covid-19. Mas o coronavírus causou 78,7% das infecções que levaram a óbito.
Os dados dessa última atualização reforçam um alerta que já têm sido feito há algumas semanas sobre o aumento das infecções pelo coronavírus. O boletim, inclusive, considera a possibilidade de que uma nova variante mais transmissível possa estar se espalhando.
A atualização destaca haver tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. A incidência de casos graves é maior entre as crianças pequenas e os idosos, e a mortalidade ocorre majoritariamente em idosos. Mas o levantamento alerta que no Amazonas e em Rondônia tem sido observado um aumento de SRAG também entre jovens e adultos.
De acordo com a pesquisadora Tatiana Portela, as recomendações de praxe permanecem: “Em caso de sintomas gripais, o ideal é ficar em casa em isolamento, evitando transmitir esse vírus para outras pessoas, mas, se não for possível fazer esse isolamento, o recomendado é sair de casa utilizando uma boa máscara. E claro, é muito importante que todas as pessoas estejam em dia com a vacinação contra a covid-19.”
O esquema atual de vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza duas ou três doses (a depender do imunizante) para todas as crianças de 6 meses a menos de 5 anos. Além disso, idosos e pessoas imunocomprometidas devem receber uma nova dose a cada seis meses. Já as grávidas devem receber uma dose durante a gestação, e as pessoas que fazem parte de algum grupo vulnerável, como indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência ou comorbidade, devem tomar um reforço anual.
Comentários
Cotidiano
Polícia faz duas apreensões de drogas e prende cinco pessoas em Tarauacá
Os três homens foram presos na ação, eles foram levados para a delegacia juntamente com todo o material apreendido, para os devidos procedimentos legais
Duas apreensões de drogas foram realizadas pela Polícia Militar nesta quinta-feira, 30, em Tarauacá e cinco pessoas foram presos, sendo quatro por tráfico. Uma indígena foi detida ao ser flagrado comprando droga.
A primeira apreensão aconteceu na rua Lauriete Borges, bairro Triângulo, quando a PM percebeu uma movimentação estranha em um estabelecimento comercial. Um homem que estava no local demonstrou nervosismo ao notar a presença policial e tentou se esconder nos fundos, onde foi flagrado escondendo entorpecentes.
No total, três homens foram presos na ação e admitiram estar envolvidos na venda de drogas há cerca de um ano na região. Eles foram levados para a delegacia juntamente com todo o material apreendido, para os devidos procedimentos legais.
Já na rua Benjamin Constant, a Polícia Militar, por meio do Serviço de Inteligência, prendeu em flagrante Rafael Vasconcelos de Melo, por tráfico de pedra de crack e oxidado. Segundo a PM, ele já tem diversas passagens por furtos, roubos e tráfico. Uma indígena que estaria comprando drogas do traficante também foi presa.
Você precisa fazer login para comentar.