Conecte-se conosco

Geral

Acre tem três municípios entre os 50 que mais desmataram em 2021, diz relatório do MapBiomas

Publicado

em

O desmatamento cresceu em todos os seis biomas brasileiros em 2021. Ao todo, o país perdeu 16.557 km2 de cobertura de vegetação nativa, um aumento de 20% em relação ao ano anterior.

Os dados constam na 3ª edição do Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD) do MapBiomas, que foi lançado nesta segunda-feira (18), revelando que o país perdeu 16.557 km² de cobertura de vegetação nativa no ano passado.

A Amazônia concentrou 59% da área desmatada e 66,8% dos alertas de desmatamento em 2021. Em segundo lugar vem o Cerrado, com 30,2%, seguido pela Caatinga, com 7%.

Em seguida, vieram Mata Atlântica, com 1,8%, Pantanal, com 1,7% e Pampa, com 0,1%.

O Acre não está entre os cinco estados que concentram 67% do desmatamento detectado, que são Pará, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão e Bahia, mas três municípios acreanos aparecem entre os 50 que mais desmataram: Feijó, Sena Madureira e Tarauacá.

A pesquisadora do Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente (LabGama), da Universidade Federal do Acre (Ufac) Sonaira Souza, reafirma que a região mais central do estado, ao longo da BR-364, tem sido o centro do desmatamento no Acre nos últimos 5 anos.

Em matéria anterior, ela disse ao ac24horas que a região passou a ser alvo de forte ocupação agrícola a partir do melhoramento da rodovia federal.

“Aquela área era um grande vazio de ocupação agrícola até por volta de 2016, devido às condições ruins da rodovia federal. Então, depois que começou a abrir, foram chegando pessoas de fora do estado, principalmente de Rondônia, Mato Grosso e de outras regiões, que vêm em busca de terras baratas”, disse.

A pesquisadora também afirma que a ocupação naquela região ocorre sem fiscalização e sem ter uma política forte de incentivo a produções mais sustentáveis, proporcionando uma ocupação que é feita com base em desmatamento e queimada, maneira como têm se constituído muitas grandes fazendas.

Dentre os 50 municípios que mais desmataram em 2021, em apenas nove deles houve decréscimo do desmatamento em relação a 2020.

O MapBiomas Alerta é um sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento com imagens de alta resolução. Em uma só plataforma de acesso aberto e gratuito estão reunidos todos os alertas disponíveis para o território nacional e cruzamentos com outros dados relevantes, como autorizações de supressão de vegetação, embargos, CAR, UCs, TIs e etc.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Acidente mata criança e fere outras 3. Nenhuma viajava na cadeirinha

Publicado

em

acidente-sc-171

Reprodução/NSC Total

Uma criança morreu em um acidente no interior de Passos Maia, no Oeste de Santa Catarina, no fim da tarde desse sábado (17/1), na SC-154. A colisão envolveu dois veículos, um carro e um caminhão. Além da criança morta, um homem e uma mulher foram encontrados nas presos nas ferragens e foram encaminhados para o hospital, a mulher em estado grave.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o caso, e ao chegar constatou que outras três crianças já haviam sido encaminhadas ao hospital por populares. Elas tinham 1, 3 e 6 anos, e não estavam em cadeirinhas no momento da batida.

Leia a íntegra no NSC Total, parceiro do Metrópoles.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Branco se aproxima da média histórica de chuvas para janeiro com risco de mais temporais

Publicado

em

Capital acumulou 91,4% da média mensal; previsão para próxima semana indica chuvas intensas e elevação do nível do Rio Acre

O Acre deverá enfrentar condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 milímetros. Foto: arquivo

As chuvas persistentes das últimas semanas deixaram Rio Branco muito próxima de atingir a média histórica de precipitação para janeiro, com 261,4 milímetros registrados até a tarde de sexta-feira (16) – o equivalente a 91,4% da média mensal de 286,1 mm. O acumulado elevado é resultado de um período prolongado de instabilidade atmosférica, com eventos frequentes de chuvas fortes, trovoadas e ventania.

A situação exige atenção redobrada, já que a previsão indica condições favoráveis a chuvas intensas entre segunda (19) e quinta-feira (22), com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 mm. Paralelamente, o Rio Acre já está acima da cota de transbordo, atingindo 14,39 metros às 16h45 na tarde deste sábado, 17, em Rio Branco, segundo dados da plataforma De Olho no Rio, da Prefeitura da capital.

Caso a previsão se confirme, a capital deve superar a média histórica de janeiro, elevando os riscos de alagamentos urbanos, transbordamento de igarapés e impactos em comunidades ribeirinhas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Juruá atinge nível de transbordamento em Cruzeiro do Sul e aciona estado de atenção

Publicado

em

Com 13,01 metros, rio ultrapassa cota crítica; Defesa Civil monitora áreas ribeirinhas e prepara assistência a famílias em risco

De acordo com a Defesa Civil Municipal, equipes seguem em alerta máximo, realizando o acompanhamento contínuo do comportamento do rio e o levantamento das áreas mais vulneráveis. Foto: captada 

O Rio Juruá ultrapassou a marca de transbordamento em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, atingindo 13,01 metros na medição das 18h deste sábado (17) – acima da cota crítica de 13 metros. Diante do cenário, a Prefeitura municipal declarou situação de atenção redobrada e acionou o Plano de Contingência para áreas ribeirinhas.

Equipes da Defesa Civil e de secretarias envolvidas estão em alerta máximo, acompanhando continuamente o comportamento do rio e levantando as regiões mais vulneráveis. O objetivo é atuar de forma preventiva, oferecendo apoio humanitário e, se necessário, promovendo a retirada segura de moradores.

As chuvas persistentes na região do Vale do Juruá, conforme previsão meteorológica, devem manter o nível do rio elevado nas próximas horas. A administração municipal reforçou que continuará monitorando a situação e adotando todas as medidas para mitigar os impactos da enchente e preservar a segurança da população.

Comentários

Continue lendo