Cotidiano
Acre tem quase 2 mil participantes no Enem 2021 após reabertura de inscrições para isentos
Estado acreano teve 1.961 novas inscrições de candidatos que tiveram isenção do pagamento em 2020, mas faltaram nas provas e não justificaram ausência. Provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.
Quase 2 mil candidatos conseguiram se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 no Acre após a reabertura das inscrições para isentos. Um novo prazo foi aberto para esse público por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). No estado acreano foram, no total, 1.961 novas inscrições.
A nova oportunidade beneficiou candidatos que tiveram isenção do pagamento em 2020, mas faltaram nas provas e não justificaram ausência.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou, nesta segunda-feira (27), que 280.145 isentos que não fizeram o exame no ano passado se inscreveram nesta edição em todo o Brasil.
Os candidatos se inscreveram nesta etapa entre os dias 14 a 26 de setembro. As provas para esse público vão ser aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesmo dia que os adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclui privação de liberdade (Enem PPL) vão fazer o teste.
Menor número desde 2013
Até julho, o Acre tinha 18.375 pessoas com a inscrição confirmada, menor número desde 2013.
Neste ano, diferentemente de 2020, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas (21 e 28 de novembro) e terão perguntas iguais. O Enem digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021.

Fonte: Inep
No ano passado, do total de 41.841 inscritos, mais de 40,6 mil optaram pelas provas impressas e mais de 1,1 mil pela versão digital das provas. Em 2020, em meio à pandemia, o Acre registrou abstenção recorde. De acordo com balanço, 54,8% dos inscritos no estado deixaram de comparecer aos locais de aplicação, espalhados por 17 municípios.
Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos, nos dias 21 e 28 de novembro.
Cronograma atualizado
- Enem regular e digital: 21 e 28 de novembro
- Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022
Comentários
Cotidiano
Estado divulga resultado final da prova objetiva de processo seletivo da Educação
Seleção visa contratação temporária de profissionais para a rede estadual de ensino

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) e a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) divulgaram nesta quarta-feira (4) o resultado final da prova objetiva do processo seletivo simplificado destinado ao provimento de cargos temporários na rede estadual de ensino do Acre.
O certame é regido pelo Edital nº 001 SEAD/SEE, de 29 de outubro de 2025, e o resultado foi oficializado por meio do Edital nº 007 SEAD/SEE, publicado pela administração estadual. A seleção tem como objetivo reforçar o quadro de profissionais da Secretaria de Educação e Cultura, atendendo demandas temporárias da pasta em diversas áreas.
De acordo com o edital, os candidatos que participaram do processo seletivo e que tiverem dúvidas ou necessidade de esclarecimentos sobre o resultado final da prova objetiva devem entrar em contato diretamente com o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), banca organizadora do certame.
O atendimento é realizado pelo Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC), por meio do telefone (61) 3201-6225, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, no horário das 8h às 15h.
Comentários
Cotidiano
Prefeitura de Rio Branco sanciona lei que reforça atendimento prioritário a pessoas com fibromialgia
Nova legislação exige laudo médico, amplia dever de informação e prevê multas para quem descumprir a norma

Imagem ilustrativa
A Prefeitura de Rio Branco publicou nesta quarta-feira (4) a Lei Municipal nº 2.654, que altera a legislação sobre atendimento prioritário e reforça os direitos das pessoas diagnosticadas com fibromialgia. A medida foi sancionada pelo prefeito Tião Bocalom (PL) e estabelece, ainda, penalidades para estabelecimentos que não cumprirem a norma.
A nova lei modifica a Lei nº 2.332, de 25 de setembro de 2019, e determina que o atendimento prioritário será garantido mediante a apresentação de laudo médico emitido por profissional habilitado, comprovando o diagnóstico de fibromialgia. O documento deverá obedecer aos critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.
Outro ponto incluído na legislação é a obrigatoriedade de informação clara e visível ao público. Conforme o texto, os estabelecimentos que já são obrigados a conceder atendimento prioritário deverão afixar cartazes ou placas em local de fácil visualização, informando sobre o direito das pessoas com fibromialgia.
A lei também institui um sistema de penalidades para casos de descumprimento. Na primeira infração, o responsável receberá advertência por escrito. Em caso de reincidência, será aplicada multa no valor de três Unidades Fiscais do Município de Rio Branco. Persistindo a irregularidade, a penalidade será dobrada a cada nova infração, podendo chegar ao limite de 12 Unidades Fiscais por ocorrência.
Comentários
Cotidiano
Humaitá enfrenta o Vasco e quer assumir liderança do Estadual

Foto Glauber Lima: Everthon(10) é um dos responsáveis pelo setor de criação do Humaitá
Humaitá e Vasco se enfrentam nesta quarta, 3, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta, pela 4ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. O Humaitá ocupa a 3ª colocação com 7 pontos, mas se vencer assume a liderança. O Vasco é 5º com 3 pontos e se ganhar entra no G4.
Humaitá
O elenco do Humaitá fechou a preparação nessa terça, 3, com um treino de bolas paradas no campo do Airton. O atacante André Lima espera a reavaliação médica para saber se joga ou não.
“Temos uma equipe, mas a confirmação vai ocorrer somente momentos antes da partida. É preciso esperar pelo André Lima”, afirmou o técnico Rogério Pina.
Vasco
O técnico Erick Rodrigues comandou um treino coletivo com a duração de 40 minutos nessa terça, 3, na Fazendinha, e deve fazer mudanças no Vasco em todos os setores. Rafael volta na defesa e Leozinho começa a partida.
“Precisamos ganhar o jogo. Vamos ter uma equipe e precisamos marcar forte”, disse Erick Rodrigues.
No comando
Jackson Rodrigues comanda Humaitá e Vasco. Verônica Severino e Divanilson Martins serão os auxiliares.

Você precisa fazer login para comentar.