Cotidiano
Em Brasileia, Seplag inicia Curso de Redação Oficial voltado para servidores
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag), por meio do Departamento de Capacitação do Servidor (Decap), inicia nesta segunda-feira, 27, o curso Redação Oficial, voltado para os servidores do Alto Acre, que vai até quinta-feira, 30. A capacitação é realizada de forma presencial, das 14 às 18h, no Centro de Educação Permanente (Cedup), em Brasileia.
Com o objetivo de fortalecer a gestão governamental, a qualificação do servidor visa a melhoria e a otimização do sistema público. O curso deve focar a importância dos textos oficiais, especialmente a análise das diversas categorias de correspondência oficial, como ofício, ofício-circular, memorando, despacho e padrão-ofício. Será abordada também a produção de documentos oficiais no Sistema Eletrônico de Informação (SEI), bem como a leitura e produção de documentos oficiais, considerando as condições de produção estabelecidas.
O curso será ministrado por Adriana Alves de Lima, graduada em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Acre (Ufac), em 2012. É professora efetiva de Língua Portuguesa, e suas respectivas Literaturas na Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) e também mediadora da aprendizagem na Secretaria Municipal de Rio Branco (Seme). Adriana é especialista em Educação Especial pela Faculdade Acreana Euclides da Cunha (Inec), mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e doutoranda em Letras pela Ufac.
Durante os quatro dias de curso, será trabalhado o diagnóstico dos conhecimentos prévios dos cursistas por meio de vídeos, além da discussão e problematização dos conteúdos, com enfoque no processo de ensino e aprendizagem.
“O curso irá possibilitar o conhecimento da organização textual e de conteúdo dentro do SEI. Muitos servidores ainda escrevem documentos sem levar em consideração a sua finalidade e propósito comunicativo, o que muitas vezes não torna a comunicação eficaz, eficiente. E o curso vai possibilitar que esse servidor aprenda a escrever em situações práticas do cotidiano”, explica Adriana.
Para mais informações, entre em contato com Decap pelo e-mail: [email protected].
Comentários
Cotidiano
Preço do tomate subiu 4,32% em Rio Branco, aponta boletim da Conab
Por Wanglézio Braga – acremais
O preço do tomate apresentou uma alta de 4,32% em Rio Branco no mês de agosto, segundo o Boletim Hortigranjeiro do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), publicado em setembro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O estudo, que analisa a comercialização de produtos in natura nos entrepostos públicos do país, revelou que, enquanto outros produtos, como a alface, registraram queda de preço em diversas regiões, o tomate teve um aumento significativo na capital acreana.
Os dados foram coletados na CEASA de Rio Branco, e especialistas apontam que o aumento no preço do tomate pode estar diretamente relacionado às condições climáticas. A Conab destacou que fatores como clima seco e temperaturas elevadas aceleram a maturação do fruto, o que gera maior oferta no mercado. Em contrapartida, períodos de temperatura mais amena ou fria causam retenção dos frutos e uma consequente diminuição da oferta.
A dinâmica de oferta e demanda, segundo o boletim, é cíclica: após períodos de abundância e preços baixos, a escassez do produto em ponto de colheita pode provocar picos de alta nos preços, como o observado recentemente em Rio Branco.
O Boletim Hortigranjeiro monitora mensalmente as variações de preços nos entrepostos públicos e é considerado um dos principais indicadores da movimentação do mercado de hortigranjeiros no Brasil.
Comentários
Cotidiano
TSE diz que 2,6 milhões de eleitores justificaram o voto pelo e-título no 1º turno
Apesar de ter um padrão diferente, número representa aumento de 65,9% nas justificativas em relação às eleições gerais de 2022
A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, afirmou que mais de 2.604.123 milhões de eleitores justificaram o voto por meio do e-título. Com mais de 155 milhões de eleitores aptos a votar, 463.388 candidatos concorreram aos cargos de prefeito e vereador em 5.569 municípios. De acordo com o tribunal, 15 capitais terão segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro.
A justificativa precisa ser apresentada pelo eleitor obrigado a votar que não comparecer às urnas. Apesar de ter um padrão diferente, a ministra comparou o número com o valor registrado nas eleições gerais, em 2022. Segundo ela, neste pleito, houve um aumento de 65,9% nas justificativas.
A ausência deve ser justificada tanto no primeiro quanto no segundo turno, se houver. Esse procedimento é voltado para eleitores brasileiros natos ou naturalizados, alfabetizados e com idades entre 18 e 70 anos, para quem o voto é obrigatório.
Segundo o TSE, o eleitor que estiver ausente no dia da votação deve, preferencialmente, justificar pelo aplicativo e-Título. O aplicativo utiliza geolocalização para verificar se o eleitor está fora de seu domicílio eleitoral. Outra opção é preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral e entregá-lo nos locais de votação fora da cidade do eleitor.
Inquéritos da PF
Durante o balanço, o TSE informou, ainda, que até as 19h30 deste domingo, a PF (Polícia Federal) instaurou 85 inquéritos e registrou 165 termos circunstanciado de ocorrência. Os principais crimes apurados foram propaganda irregular e compra de votos.
O Ministério da Justiça notificou, ainda, 2.618 crimes eleitorais e 515 prisões, sendo 22 de candidatos, durante o primeiro turno das eleições municipais. Das ocorrências, boca de urna somam os maiores flagrantes, alcançando 1.057.
Comentários
Cotidiano
Maximo, candidato do PP é o vencedor das eleições 2024 em Porto Acre com 58,49% dos votos
Maximo, candidato do PP, foi eleito prefeito de Porto Acre com X58,49% dos votos, neste domingo.
Ela conquistou 6.821 votos, superando os candidatos Zé Maria, do PODEMOS, Professora Keila, do PSDB e Gilcirley Rodrigues, do REPUBLICANOS.
No total, Porto Acre teve 12.129 votos, com 1,24% de votos em branco e um índice de abstenção de 2,61%, somando 11.661 eleitores aptos.
Você precisa fazer login para comentar.