fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre tem participação efetiva em encontro nacional sobre segurança pública

Publicado

em

“Bastante proveitoso, pois debater estratégias que possibilitem a adoção de ações e políticas públicas mais eficientes no enfrentamento à criminalidade sempre é fator relevante na entrega de bons serviços à sociedade”. Essa foi a avaliação do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, Paulo Cézar Rocha dos Santos,  sobre o 78º Encontro Nacional do Colégio de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que aconteceu em Palmas-TO, nos dias 6 e 7 deste mês, com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Acre tem participação efetiva em encontro nacional sobre segurança pública Foto: Paulo Teixeira/Sejusp

Em suas participações no evento, o titular da Sejusp/AC fez questão de enfatizar “o olhar diferenciado que o governo do Estado tem garantido à segurança pública, em relação à investimentos”, destacando o aumento de orçamento a todas as forças de segurança, bem como a destinação de 30% da arrecadação do Detran/AC ao setor.

Durante as trocas de experiências com os demais gestores das Unidades da Federação, o secretário Paulo Cézar detalhou os motivos das constantes quedas dos índices de criminalidade no Acre, principalmente quanto às mortes violentas intencionais, que, nos últimos nove meses, despencaram em 35 pontos percentuais.

Em suas participações no evento, o titular da Sejusp/AC fez questão de enfatizar o olhar diferenciado que o governo do Estado tem garantido à segurança pública Foto: Paulo Teixeira/Sejusp

Neste aspecto, o titular da Sejusp/AC asseverou, além de todo o investimento proporcionado pelo Executivo Estadual, a integração das forças e a entrega de cada agente público envolvido.

Outro tema abordado pelo representante do Acre no Encontro foi a importância da institucionalização da Polícia Penal no sistema de segurança pública no âmbito de todos os Estados brasileiros, “necessitando, neste aspecto, um movimento efetivo, não apenas do Colégio de Secretários”.

No mesmo diapasão, Paulo Cézar abordou a normatização e padronização do uso da babycan, para, após executar sua implementação em todas as Forças de Segurança, a partir de recursos a serem garantidos pela União.

Outro tema abordado pelo representante do Acre no Encontro foi a importância da institucionalização da Polícia Penal no sistema de segurança pública Foto: Paulo Teixeira/Sejusp

Também em uma de suas participações, o secretário do Acre solicitou providências quanto à desburocratização, por parte do Ministério da Justiça, no que se refere à análise de convênios, para maior celeridade na execução destes. Referindo-se às emendas parlamentares.

Pautas locais

Paralelamente, o titular da Sejusp, durante os dois dias de encontro, tratou de assuntos pontuais de interesse do Estado do Acre.

Antes mesmo da abertura do evento, na quarta-feira, 6, o secretário fortaleceu as parcerias institucionais com os chefes das Pastas no Amazonas e Rondônia, respectivamente, general Carlos Mansur, e coronel José Hélio Pachá, voltadas à prevenção e ao combate à violência nas localidades que limitam os dois Estados com o Acre.

Aproveitando a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, no Encontro, nesta quinta-feira, 7, Paulo Cézar adiantou as tratativas para o fortalecimento de convênios destinados à proteção fronteiriça que envolvem Bolívia e Brasil, pelos Estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Em conversa com o ministro, o titular da Sejusp/AC, expôs as ações já implementadas para esse tipo de enfrentamento, por meio de acordos com o país vizinho, as quais empolgaram Anderson Torres, que sinalizou positivamente para a concretização de mais convênios com o mesmo propósito.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Justiça decreta prisão preventiva de dupla acusada de latrocínio de vigilante em escola no Acre

Publicado

em

A Justiça do Acre decretou a prisão preventiva de Valdeusmar Bezerra da Silva, 35 anos, e Leandro Mendes dos Santos, 18, acusados de envolvimento no latrocínio do vigilante Raimundo de Assis, de 52 anos. A decisão foi tomada nesta terça-feira (8) pelo juiz da Vara de Garantias, durante audiência de custódia realizada no Fórum Criminal.

Valdeusmar, que já era monitorado por tornozeleira eletrônica, foi encaminhado diretamente ao presídio após a audiência. Já Leandro, ferido durante a troca de tiros com o vigilante, permanece internado no Pronto-Socorro sob escolta policial, aguardando alta médica.

O crime ocorreu dentro de uma escola, onde, segundo a perícia, os criminosos acessaram o local ao pular o muro lateral da instituição. Raimundo de Assis foi surpreendido pelos assaltantes em um dos corredores. Ele ainda tentou reagir, mas foi baleado pelo menos três vezes. Mesmo ferido, o vigilante conseguiu atingir Leandro Mendes, que acabou sendo deixado pelos comparsas em um terreno próximo à escola.

A investigação segue sob responsabilidade da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE). Na manhã desta terça, agentes realizaram novas buscas na região em busca de imagens de câmeras de segurança que possam ajudar a identificar outros envolvidos no crime e mapear o trajeto feito pelos criminosos, tanto na chegada quanto na fuga.

A Polícia Civil trabalha com a previsão de concluir o inquérito em até 30 dias.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Duas armas de fogo são apreendidas pela Polícia Civil em Tarauacá durante operação policial

Publicado

em

O resultado é reflexo do trabalho técnico e comprometido das forças policiais, que têm atuado de forma preventiva e repressiva para coibir crimes na região

Armas apreendidas durante operação da Polícia Civil em Tarauacá. Foto: cedida

Em mais uma ação eficaz de combate à criminalidade, a equipe de investigação da Delegacia-Geral em Tarauacá, realizou nesta terça-feira, 8, uma operação que resultou na apreensão de duas armas de fogo. A ação integra o esforço contínuo da PCAC para aumentar a segurança pública e retirar armamentos ilegais de circulação.

As armas apreendidas estavam em posse de indivíduos que agora serão responsabilizados dentro dos trâmites legais. O resultado é reflexo do trabalho técnico e comprometido das forças policiais, que têm atuado de forma preventiva e repressiva para coibir crimes na região.

De acordo com a autoridade policial, operações como essa são fundamentais para evitar que armamentos ilegais sejam utilizados em delitos que colocam em risco a vida da população. A retirada dessas armas das ruas representa um avanço importante na proteção dos cidadãos e na manutenção da ordem pública.

A Polícia Civil reforça que o trabalho seguirá de forma constante e intensificada, com foco na prevenção de crimes, no combate à violência e na valorização da segurança da sociedade.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco e Cruzeiro do Sul terão reforço do MS no combate à dengue

Publicado

em


Para conter o avanço da dengue e reduzir casos graves e mortes, o Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 8, um conjunto de novas ações de enfrentamento à doença. No Acre, as medidas emergenciais serão concentradas nos dois municípios mais populosos do estado: Rio Branco e Cruzeiro Sul.

Ambas as cidades foram incluídas na lista de 80 municípios prioritários do país, selecionados por apresentarem alta transmissão ou crescimento no número de casos, além de população superior a 100 mil habitantes.

As ações contarão com o apoio direto da Força Nacional do SUS, que estará preparada para atuar nos municípios com a instalação de centros de hidratação com até 100 leitos cada, podendo chegar a 150 unidades em todo o Brasil. O investimento total previsto é de R$ 300 milhões.

Os centros são voltados ao acolhimento e à hidratação de pacientes com sintomas de dengue, tanto por via oral quanto venosa , com o objetivo de evitar o agravamento dos quadros e reduzir a necessidade de internações hospitalares. Os espaços poderão funcionar em unidades básicas de saúde (UBS), UPAs ou locais adaptados, como auditórios, bibliotecas, refeitórios, tendas ou contêineres.

Comentários

Continue lendo