fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Acre tem mais de 9 mil pessoas infectadas pela Covid-19 e 245 óbitos confirmados, diz Saúde

Publicado

em

No estado 4.775 pessoas foram consideradas curadas da doença. Das oito mortes registradas no boletim da Sesacre (11), cinco são homens e três mulheres.

Acre tem mais de 9 mil pessoas infectadas pela Covid-19 e 245 óbitos confirmados, diz Saúde — Foto: Foto: Fotos Públicas

CNN e G1

O Acre registrou 345 novos casos de Covid-19 no boletim de quinta (11), fazendo o número saltar de 8.746 para 9.091. Nas últimas 24 horas, o estado também atestou a morte de mais oito pessoas, sendo cinco do sexo masculino e três do feminino. Já são, no total, 245 mortos pela doença no estado.

Há ainda 304 exames aguardando o resultado no Lacen e Marieux. Já são 4.775 curados da doença em todo o Acre. O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril.

A taxa de contaminação é de 1.030,8 casos para cada 100 mil habitantes. Todas as 22 cidades do Acre já registram casos da doença.

Os leitos de UTI específicos para Covid-19 estão concentrados em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. São, ao todo, 48 leitos para atender pacientes graves no estado. Nesta quarta (10), 42 deles estavam ocupados, uma taxa de ocupação de 87,5%.

Mortes por Covid-19 em cada cidade

CidadeTotal de mortes
Acrelândia2
Assis Brasil4
Brasileia5
Bujari1
Capixaba2
Epitaciolândia4
Cruzeiro do Sul21
Feijó1
Mâncio Lima1
Plácido de Castro5
Porto Acre6
Rio Branco179
Rodrigues Alves3
Santa Rosa do Purus1
Sena Madureira2
Senador Guiomard4
Tarauacá3
Xapuri1
Total245

Mortes

Dos oito novos óbitos registrados nesta quinta todos são moradores da capital acreana, Rio Branco. As pessoas tinham idades entre 45 e 86 anos. Neste boletim, a Sesacre não especifica se os pacientes tinham ou não outras comorbidades. Das 22 cidades do Acre, 18 têm óbitos confirmados por Covid-19.

Rio Branco

A primeira vítima que aparece no boletim desta quinta é uma idosa, de 67 anos, que faleceu no dia 23 de maio em casa.

O segundo óbito é uma idosa, de 70 anos, que deu entrada no dia 21 de maio e faleceu no dia 25 do mesmo mês, na UPA do Segundo Distrito.

A terceira morta é também é uma idosa, de 86 anos, que morreu no dia 23 de maio. Não consta sua data de entrada na unidade, sendo o Huerb a unidade notificadora.

O quarto óbito é um homem, de 45 anos, que deu entrada no dia 19 de maio no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) e morreu na quarta (10).

A quinta vítima é um homem, de 46 anos, que não tem nos registros a data de admissão e que morreu no dia 21 de maio, sendo a UPA do Segundo Distrito a unidade notificadora.

O sexto óbito é um idoso, de 60 anos, que deu entrada no dia 8 de junho no Into e morreu na terça (9).

A sétima vítima é um idoso, de 78 anos, que deu entrada no dia 6 de junho e faleceu nesta quinta (11), tendo como unidade notificadora a UPA do Segundo Distrito.

A última vítima que aparece no boletim é um idoso, de 86 anos, que veio a óbito no dia 23 de maio, sendo o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).

As cidades com a maior taxa de contaminação são:

  • Cruzeiro do Sul – 1882,9
  • Rio Branco – 1214,8
  • Santa Rosa do Purus – 1192,7
  • Plácido de Castro – 1098,1
  • Acrelândia – 1094,7

Casos de Covid-19 por cidades

CIDADENº DE CASOS NO TOTALNOVOS CASOS
Acrelândia1670
Assis Brasil790
Brasileia167perdeu 9 casos
Bujari933
Capixaba8310
Cruzeiro do Sul166434
Epitaciolândia1119
Feijó625
Jordão73
Mâncio Lima872
Manoel Urbano321
Marechal Thaumaturgo1110
Plácido de Castro2176
Porto Acre1400
Rio Branco4948231
Rodrigues Alves479
Santa Rosa do Purus788
Sena Madureira28511
Senador Guiomard1610
Porto Walter20
Tarauacá4276
Xapuri12316
TOTAL9.091345

Brasil passa de 800 mil casos e 40 mil mortes por Covid-19, diz ministério

O Ministério da Saúde informou, na quinta-feira (11), que o Brasil ultrapassou as marcas de 40 mil mortes (40.919, ao todo) e 800 mil (802.828) casos confirmados da Covid-19. Em 24 horas, foram confirmados pelo governo federal 30.412 novos casos e 1.239 mortes decorrentes do novo coronavírus.

Os números foram coletados entre as 16h de quarta-feira (10) e as 16h de hoje e se referem aos registros feitos neste intervalo, independentemente da data em que tenham ocorrido. Segundo a pasta, das mortes confirmadas nesta quinta, 426 morreram nos últimos três dias.

Os números do governo federal apresentam uma divergência com aqueles divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que desde o último domingo (7) também divulga estatísticas sobre a Covid-19 no Brasil.

O Conass registrou números bastante semelhantes, mas anotando uma morte a mais por Covid-19 no estado de Rondônia — informando o total de 294 óbitos no estado, não 293, como registrado pelo Ministério da Saúde. A diferença reflete no total: de acordo com o conselho, são 40.920 mortes registradas da doença no país.

O Conass informou em seu site que retificou o dado de Rondônia às 18h08, adicionando um óbito à contagem acumulada de mortos pela Covid-19 e chegando ao total de 294 vítimas fatais. Procurado, o governo de Rondônia informa que o número correto para o boletim de 11 de junho é o de 293, que foi o que foi fechado ao meio-dia. No entanto, no começo desta noite, o site da Secretaria de Saúde de Rondônia já exibia o total de 294 mortes por Covid-19 no estado. O Ministério da Saúde ainda não respondeu ao contato a reportagem.

O Ministério da Saúde estima que o Brasil tenha 345.595 pessoas, 43% dos que foram infectados, já tenham se recuperado da doença. A pasta registra que 3.588 mortes já ocorridas no país aguardam resultado de investigação para Covid-19.

Comentários

Continue lendo

Flash

CT Anjo Azul e eMulti de Epitaciolândia encerram o Janeiro Branco com roda de conversa sobre saúde mental

Publicado

em

A Equipe de Multiprofissionais do eMulti realizou uma ação (roda de conversa) voltando ao JANEIRO BRANCO com palestras, dinâmicas e depoimentos que visa um alerta para o cuidado com a saúde mental e emocional da população, a parte da prevenção das doenças recorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 31, no prédio do Anjo Azul.

O programa CT Anjo Azul teve início em julho de 2022, com atendimento às crianças e adolescentes que estão dentro do transtorno do espectro autista (TEA) e outros déficits na comunicação e na interação social, definido pela ciência como distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficit na comunicação e na interação social.  O programa atende mais de 380 crianças e adolescentes (Zona urbana/ Zona rural), alcançando centenas de famílias.

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) passou a ser eMulti em 2023. A eMulti é uma parte estruturante do SUS (sistema único de saúde).

A eMulti foi criada para fortalecer o cuidado multiprofissional na Atenção Primária à Saúde (APS).   A nova proposta tem como diretriz a interprofissionalidade e dispõe de novos mecanismos organizativos e estruturais.

Segundo Anirtes Meireles, Assistente Social e Coordenadora do CT Anjo Azul, cada dia cresce a procura e isso demonstra a eficiência dos serviços prestados à população.

“Hoje somos referência na região, atendemos cerca de 380 crianças e adolescentes (Zona urbana/ Zona rural), alcançando centenas de famílias, isso demonstra a eficiência dos serviços ofertados pela prefeitura de Epitaciolândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltando que a eMulti funciona de mãos dadas com o CT Anjo Azul, temos uma equipe muito bem formada de profissionais aptos a atender nossa clientela.” Destacou a coordenadora.

Comentários

Continue lendo

Flash

Trabalhador morre após ser atingido por trator na zona rural de Tarauacá

Publicado

em

Vítima realizava manutenção do veículo quando foi atingida; populares tentaram socorro, mas homem morreu no local

Um trabalhador identificado como Abraão morreu na tarde desta quinta-feira (30) após ser atingido por um trator enquanto realizava a manutenção do veículo na zona rural de Tarauacá.

O acidente ocorreu na fazenda do ex-vereador Ezi Aragão, na Comunidade Lago Novo, próxima ao Rio Muru. No momento do ocorrido, Abraão trabalhava ao lado do pai, Sr. Adalto, na construção de um açude e de uma barragem.

Segundo relatos, o trator escorregou da base onde estava apoiado e tombou sobre a vítima. Populares tentaram prestar socorro, mas Abraão já não apresentava sinais vitais quando foi encontrado.

Comentários

Continue lendo

Flash

Harmonia no Trânsito: Prefeitura de Brasileia em parceria com a Honda realiza palestra para mototaxistas

Publicado

em

Com a missão de reduzir acidentes através da conscientização de pedestres e motoristas. A montadora Honda com o grupo Star Motos em parceria com a Prefeitura de Brasileia realizou na noite desta quinta-feira, 30, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a palestra “Harmonia no Trânsito” com os mototaxistas do município.

Participaram ainda o Supervisor de vendas do grupo Star Motos da Honda- Marcos Aurélio e o Presidente do Sindmoto de Brasileia Monoel Soares.

A palestra educativa “Harmonia no Trânsito” é um projeto da Honda desde 1970 e desde 2024 passou a ser um projeto da Honda mundial nos Centros de Atendimento da Honda. Que visa reduzir o índice de acidentes com motos da empresa até 2050. Além do projeto com crianças de 06 a 10 anos.

A palestra que teve como instrutor João Paulo Rodrigues natural de Brasileia. Ele destacou as informações, índice de trânsito de acidentes, gastos do governo com trânsito e as vítimas e técnicas de pilotagem.

Essa parceria entre Prefeitura de Brasileia e a Honda demonstra o compromisso da gestão do Prefeito Carlinhos do Pelado em garantir mais segurança e sobre tudo consciência no trânsito para toda a população no município.

” A classe de mototaxistas na verdade o índice com acidentes é quase zero por que são profissionais preparados levando e trazendo pessoas como entrar e sair de uma curva fazendo a melhor pilotagem com segurança. Essa é a ideia do nosso projeto no Acre que começa em Brasileia com o apoio do nosso prefeito parceiro Carlinhos do Pelado. Destacou o Supervisor de vendas da Honda Marcos Aurélio.

O Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Brasileia ( Sindmoto), Manoel Soares agradeceu a parceria pela realização da palestra e enfatizou a importância de colocar em prática no trânsito do dia a dia: ” Agradecemos a DEUS pela oportunidade e a Honda e a Prefeitura de Brasileia o prefeito da nossa cidade Carlinhos do Pelado que nos convidou para está aqui por essa palestra importante para todos nós Mototaxistas, taxistas e a população do nosso município. Por que é mais uma experiência para nós colocar no dia a dia no trânsito. Concluiu

Comentários

Continue lendo