Geral
Acre tem focos de incêndios isolados; fogo da Bolívia na fronteira com o MT piora cenário na Amazônia
Os trechos da BR-364 concentram os maiores focos de calor, em Rondônia. O sul do Amazonas também há fogo, como mostra o mapa a seguir.

Há incidência de focos do Maranhão, Tocantins, Piauí e parte da Bahia, na região agrícola conhecida como Matopiba, até a região agrícola Amacro, formada pelos estados do Amazonas, Acre e Rondônia.
Os dados mais recentes do Painel do Fogo, administrado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), revelam um padrão negativo, preocupante de incidência de fogo na região da Bolívia, especialmente nas áreas fronteiriças com os estados brasileiros de Mato Grosso e Rondônia.
O número de eventos de fogo detectados no Acre, embora visível em todo o território do estado, parece estar relativamente isolado em comparação com a intensidade observada nas áreas vizinhas. Esses dados destacam a necessidade urgente de uma abordagem coordenada e eficiente para o combate e controle dos incêndios florestais na região amazônica.
Dados do Painel do Fogo, gerido pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), revelam um cenário alarmante de incêndios florestais.
A área de Manejo Integrado San Matías, na Bolívia, está em chamas perto da fronteira com o Mato Grosso, no Brasil. Além disso, focos de incêndio foram detectados em estados brasileiros como Maranhão, Tocantins, Piauí e parte da Bahia, abrangendo a região agrícola conhecida como Matopiba.
Incêndios também afetam a região Amacro, composta pelos estados do Amazonas, Acre e Rondônia. A concentração de fogo nessas áreas exige uma resposta rápida e eficaz para mitigar os danos ambientais e proteger a biodiversidade da região.
Os trechos da BR-364 concentram os maiores focos de calor, em Rondônia. O sul do Amazonas também há fogo, como mostra o mapa a seguir.
Comentários
Geral
Jovem com depressão desaparece em área de mata em Mâncio Lima; buscas continuam
Os bombeiros estão mobilizados e tentam localizar Charles o quanto antes. Quem tiver informações sobre o paradeiro do jovem pode entrar em contato com as autoridades locais

A família relatou que esta não é a primeira vez que Charles desaparece devido à depressão. Em outras ocasiões, ele saía de casa, mas permanecia nas proximidades e logo retornava. Foto: cedida
Juruá 24horas
Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros fazem buscas busca por Charles da Silva Dantas, 21 anos, que desapareceu no último sábado (22) após sair de casa e não retornar. O jovem, que sofre de depressão, foi visto pela última vez em uma área de mata no Ramal do Havaí, na zona rural de Mâncio Lima.
De acordo com o capitão Josadac Cavalcante, do Corpo de Bombeiros, as buscas começaram no sábado, com apoio de caminhonetes e quadriciclos para acessar as áreas de difícil acesso .
“Tivemos informações de que ele foi visto no Ramal do Manejo com escoriações nas pernas, mas, por não saberem da situação, as pessoas deixaram ele seguir. Hoje, mais uma informação surgiu dizendo que ele foi visto no Ramal do Bandejo, o que indica que ele está caminhando pela mata”, explicou o capitão.
A família relatou que esta não é a primeira vez que Charles desaparece devido à depressão. Em outras ocasiões, ele saía de casa, mas permanecia nas proximidades e logo retornava. Desta vez, no entanto, ele tomou um rumo desconhecido e se afastou ainda mais.
Comentários
Geral
Peão é esfaqueado ao tentar apartar briga entre colegas em fazenda no Acre

Foto: Davi Sahid/ac24horas
O peão de fazenda Sebastião Borges de Araújo, de 32 anos, foi ferido com um golpe de canivete na noite deste sábado (22) ao tentar separar uma briga entre colegas de trabalho. O caso aconteceu no km 17 do Ramal do Carlão, acesso pela BR-364, no município de Acrelândia, interior do Acre.
De acordo com a vítima, ele estava reunido com outros trabalhadores quando dois deles começaram a discutir. A discussão rapidamente evoluiu para agressões físicas, e ao intervir para conter o conflito, Sebastião foi atacado por um dos envolvidos, identificado como Manuel, que o atingiu na lateral do abdômen com um canivete. Após o ataque, Manuel fugiu do local.
Os colegas da vítima prestaram socorro imediato, levando Sebastião de caminhonete até o Hospital Marinho Monte, em Acrelândia. Devido à gravidade do ferimento, ele foi transferido para o pronto-socorro de Rio Branco, onde segue em estado estável.
A Polícia Militar foi acionada e esteve na fazenda para coletar informações e características do agressor. Buscas foram realizadas na região, mas até o momento, Manuel não foi localizado. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.
Comentários
Geral
Justiça atende pedido do MP e condena dupla absolvida por invasão com mortes no Taquari
Os desembargadores da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) decidiram, por unanimidade, dar provimento à apelação criminal do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e condenaram Leidson Mustafa Machado e Joabi Santos da Silva Pinto. A dupla havia sido absolvida da acusação de roubo pelo Juízo da Vara de Delitos de Roubos e Extorsões de Rio Branco, mas agora cumprirá pena de 5 anos e 4 meses de prisão em regime inicialmente semiaberto.
O caso
Na noite de 15 de agosto de 2023, um grupo armado, a bordo de um veículo Polo Cinza, invadiu uma área do bairro Taquari e entrou em uma residência na Travessa Cruzeiro do Sul. O ataque resultou na morte de Maicon Douglas da Silva Moreira, de 21 anos, e deixou sua companheira, Kailane Ferreira Lima, de 21 anos, ferida com um tiro na cabeça.
Após o crime, os suspeitos fugiram, mas foram perseguidos por integrantes de uma facção rival. Durante a fuga, o carro em que estavam capotou após bater em um monte de barro, e os criminosos se embrenharam em uma área de mata. Um dos integrantes do grupo, Natanael Ferreira Marques, conhecido como “Natanzinho”, de 15 anos, foi capturado, torturado e executado a tiros em uma casa abandonada.
Equipes do 2º Batalhão da Polícia Militar foram acionadas e, durante a operação, prenderam suspeitos em um veículo BMW branco, que havia sido roubado e era utilizado para resgatar os criminosos.
Prisão e julgamento
Os suspeitos foram presos e autuados por crimes como roubo, participação em organização criminosa, porte ilegal de arma de uso restrito e homicídio. Entre os detidos estavam:
Leidson Mustafa Machado
Joabi Santos da Silva Pinto
Ueno da Silva França
Denilson do Rosário Braga
Luiz Felipe da Silva Tojal
Benedito Tailon de Araújo Colombo
Dário Bezerra de Souza
Durante o julgamento, Leidson Mustafa Machado e Joabi Santos da Silva Pinto foram absolvidos da acusação de roubo qualificado. No entanto, o MPAC recorreu da decisão e obteve êxito. A Câmara Criminal do TJAC acatou o recurso e condenou os réus, revertendo a decisão inicial.
Você precisa fazer login para comentar.