Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre tem 71 pacientes na fila por transplantes de rim e fígado, aponta Ministério da Saúde

Publicado

em

Estado mantém 31 pessoas aguardando doação de rim e 40 por fígado, além de 202 na espera por córneas; Acre é único da região Norte a realizar transplantes hepáticos

Somente neste ano de 2025, já ocorreram 22 transplantes renais, 13 hepáticos e nove de córnea. A previsão da Sesacre é superar a marca de 50 procedimentos até dezembro. Foto: captada 

Dados atualizados do Ministério da Saúde divulgados na segunda-feira (27) revelam que 71 pacientes no Acre aguardam na fila por transplantes de rim e fígado. Do total, 31 esperam por um rim e 40 por um fígado, números que integram o levantamento nacional que mostra mais de 47 mil brasileiros na espera por algum tipo de transplante.

Situação dos transplantes no Acre:

  • Fila atual: 71 pacientes (31 rins + 40 fígados)

  • Córneas: 202 pessoas aguardando doação

  • Transplantes em 2025: 22 renais, 13 hepáticos e 9 de córnea

  • Previsão para 2025: superar 50 procedimentos

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o sistema público estadual realiza atualmente quatro modalidades de transplantes pelo SUS: rim, fígado, córnea e tecido ósseo. Desde a implantação do Programa Estadual de Transplantes em 2006, o Acre já registrou 557 cirurgias – 107 de rim, 108 de fígado, 340 de córnea e duas musculoesqueléticas.

O Acre consolida-se como referência regional em transplantes, sendo o único estado da região Norte a realizar procedimentos hepáticos. As intervenções são realizadas na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), sob coordenação direta da Sesacre, fortalecendo o estado como polo em procedimentos de alta complexidade na Amazônia Ocidental.

Desde que o Programa Estadual de Transplantes foi implantado, em 2006, o Acre já registrou 557 cirurgias, sendo 107 de rim, 108 de fígado, 340 de córnea e duas musculoesqueléticas. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Ulisses Torres espera regularizações para definir o Rio Branco

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Ulisses Torres comanda mais um treino antes da partida de quinta

O técnico Ulisses Torres espera as regularizações dos volantes Tiago e Marlon Costa para definir os titulares do Rio Branco para o confronto diante do São Francisco. A partida será disputada nesta quinta, 29, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta.

“Treinamos formamos diferentes, mas o ideal é poder contar com todo o elenco. Ter opções durante a partida é muito importante”, disse Ulisses Torres.

Bolas paradas

O elenco do Rio Branco faz um trabalho de bolas paradas nesta quarta, 29, no José de Melo, e fecha a preparação.

“Realizamos os ajustes necessários. Vamos enfrentar uma equipe com qualidade e por isso a parte tática será fundamental”, comentou o treinador.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Independência enfrenta o Humaitá em busca da recuperação

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O atacante Kaike(bola) confia na recuperação do Independência

Independência e Humaitá fazem nesta quarta, 28, a partir das 18 horas, no Tonicão, um duelo de favoritos ao título. O Independência vem de derrota na competição e o Humaitá quer conquistar a segunda vitória.

Independência

O técnico Ivan Mazzuia deve realizar mudanças no Independência. Contudo, o treinador deixou para definir os titulares somente no Tonicão.

“Fizemos um jogo muito abaixo contra o São Francisco e a equipe precisa ser mais forte contra o Humaitá”, declarou o treinador do Tricolor.

Humaitá

O Humaitá deve ter as voltas do zagueiro Carlão e do atacante Diguda. Se vencer, o Tourão assume a liderança da fase de classificação do Estadual com 7 pontos.

Trio de arbitragem

Julian Negreiros apita Independência e Humaitá. Os auxiliares serão Antônio Costa e José Costa.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Vasco fecha a contratação o atacante Douglas Caé

Publicado

em

Foto divulgação: Douglas Caé deve estrear no Vasco na partida de sábado(30)

A diretoria do Vasco fechou a contratação do atacante Douglas Caé, 38. O atleta atuou pelo Ji-Paraná, de Rondônia, e o Belford Roxo, do Rio de Janeiro, em 2025 e chega na Fazendinha para ser o “homem gol” vascaíno na sequência do Estadual e na Copa do Brasil.

“Os números do Caé são excelentes. Precisamos de um atacante finalizador e fizemos uma contratação importante”, declarou o técnico Erick Rodrigues.

Por duas semanas

O atacante Lekinho sofreu uma lesão no tornozelo direito contra a Adesg e ficará entregue ao departamento médico por duas semanas.

Dois períodos

O elenco do Vasco trabalha em dois períodos nesta quarta, 28, na Fazendinha, e inicia a preparação para o jogo contra o Santa Cruz. A partida será disputada no sábado, 30, às 15 horas, no Tonicão.

Copa do Brasil

O Vasco enfrenta o Velo Clube, de São Paulo, na primeira fase da Copa do Brasil. A CBF realiza nesta quarta, no Rio de Janeiro, o sorteio dos mandos e os vascaínos esperam um sorteio favorável para jogar em casa.

Comentários

Continue lendo