Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre tem 71 pacientes na fila por transplantes de rim e fígado, aponta Ministério da Saúde

Publicado

em

Estado mantém 31 pessoas aguardando doação de rim e 40 por fígado, além de 202 na espera por córneas; Acre é único da região Norte a realizar transplantes hepáticos

Somente neste ano de 2025, já ocorreram 22 transplantes renais, 13 hepáticos e nove de córnea. A previsão da Sesacre é superar a marca de 50 procedimentos até dezembro. Foto: captada 

Dados atualizados do Ministério da Saúde divulgados na segunda-feira (27) revelam que 71 pacientes no Acre aguardam na fila por transplantes de rim e fígado. Do total, 31 esperam por um rim e 40 por um fígado, números que integram o levantamento nacional que mostra mais de 47 mil brasileiros na espera por algum tipo de transplante.

Situação dos transplantes no Acre:

  • Fila atual: 71 pacientes (31 rins + 40 fígados)

  • Córneas: 202 pessoas aguardando doação

  • Transplantes em 2025: 22 renais, 13 hepáticos e 9 de córnea

  • Previsão para 2025: superar 50 procedimentos

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o sistema público estadual realiza atualmente quatro modalidades de transplantes pelo SUS: rim, fígado, córnea e tecido ósseo. Desde a implantação do Programa Estadual de Transplantes em 2006, o Acre já registrou 557 cirurgias – 107 de rim, 108 de fígado, 340 de córnea e duas musculoesqueléticas.

O Acre consolida-se como referência regional em transplantes, sendo o único estado da região Norte a realizar procedimentos hepáticos. As intervenções são realizadas na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), sob coordenação direta da Sesacre, fortalecendo o estado como polo em procedimentos de alta complexidade na Amazônia Ocidental.

Desde que o Programa Estadual de Transplantes foi implantado, em 2006, o Acre já registrou 557 cirurgias, sendo 107 de rim, 108 de fígado, 340 de córnea e duas musculoesqueléticas. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Galvez vai para semifinal do Campeonato Estadual sem desfalques

Publicado

em

Os jogadores do Galvez iniciaram nesta segunda, 9, no CT do Imperador, a preparação para o duelo da semifinal do Campeonato Estadual Sicredi de 2026 contra o Rio Branco. O jogo será disputado no sábado, 14, às 15 horas, no Tonicão, e o Galvez joga por uma vitória para ser finalista. A equipe sofreu com lesões durante a fase de classificação, mas terá o grupo completo …

O post Galvez vai para semifinal do Campeonato Estadual sem desfalques apareceu primeiro em PHD Esporte Clube.

Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ulisses Torres começa a montagem do Rio Branco visando semifinal

Publicado

em

O técnico Ulisses Torres começa no treino desta terça, 10, no José de Melo, a montagem da equipe para o confronto contra o Galvez em uma das semifinais do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. A partida será disputada no sábado, 14, às 15 horas, no Tonicão, e o Estrelão precisa vencer para reverter à vantagem do Imperador. Dheryke volta aos treinos O meia/atacante Dheryke, recuperando-se de …

O post Ulisses Torres começa a montagem do Rio Branco visando semifinal apareceu primeiro em PHD Esporte Clube.

Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Bocalom vai a Brasília para definir filiação ao PSDB e deve ter resposta nesta terça

Publicado

em

Prefeito de Rio Branco afirma que encontro com presidente nacional da legenda, Aécio Neves, definirá os rumos de sua candidatura ao governo do Acre em 2026

Bocalom confirmou que o encontro na capital federal terá como foco justamente a definição partidária. Foto: captada 

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, viaja nesta segunda-feira (9) a Brasília para definir sua filiação ao PSDB e discutir os próximos passos de uma eventual candidatura ao governo do Acre. A informação foi confirmada pelo próprio chefe do Executivo municipal antes do embarque para a capital federal.

Bocalom deixou o Partido Liberal (PL) após ser convidado a se retirar da sigla, na qual pretendia disputar o comando do Palácio Rio Branco. Agora, o prefeito negocia seu retorno ao PSDB, legenda pela qual construiu sua trajetória política.

“Nós temos uma bela história dentro do PSDB. Fomos candidatos seis vezes pelo partido, então o 45 tem uma ligação muito forte com a imagem do Bocalom”, declarou.

O encontro com o presidente nacional do PSDB, deputado federal Aécio Neves, está marcado para esta terça. Segundo o prefeito, ficou acertado que a direção nacional da legenda dará uma posição definitiva sobre sua filiação já na terça-feira (10).

Bocalom informou que custeará a viagem com recursos próprios e que solicitou licença de um dia da prefeitura para tratar da agenda partidária.

“Não tenho dúvida nenhuma. Até porque estou indo com passagem paga pelo meu bolso, estou pedindo férias de um dia. Estarei em Brasília tratando exatamente desse assunto”, afirmou.

E disse mais. “Vai ser nesta terça. Eu estou com fé de que vai dar certo, mas tem tanta coisa sendo feita contra a gente nos últimos dias que fico até assim. Então, vamos esperar, mas eu tenho fé que vai dar certo”, finalizou Bocalom.

Ao mesmo tempo em que está em conversas com Bocalom, o diretoria do PSDB/Acre também articula a possibilidade de ingressar na base de apoio à pré-candidatura de Alan Rick e Mailza ao Governo.

Caso a filiação seja confirmada, o PSDB deverá abrigar a pré-candidatura de Bocalom ao governo do Acre nas eleições de 2026.

O encontro com o presidente nacional do PSDB, deputado federal Aécio Neves, está marcado para esta terça. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo