Geral
Acre tem 13 municípios 100% dentro da faixa de fronteira, de acordo com IBGE
No País, a faixa fronteiriça tem 15,9 mil Km comprimento, 150 km de largura e área total de 1,4 milhão de Km2
O IBGE divulgoua relação dos municípios localizados na faixa e fronteira do Acre com suas respectivas áreas territoriais. Dos 22 municípios, 13 tem 100% de seus territórios dentro da faixa de fronteira. São eles: Capixaba, Epitaciolândia, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Porto Acre, Senador Guiomard e Xapuri.
De acordo com informações do instituto, publicadas por sites nacionais, Cruzeiro do Sul, Feijó, Manoel Urbano, Sena Madureira e Tarauacá tem entre 7,6% (Cruzeiro do Sul) e 43,8% (Tarauacá) de seus territórios fora da faixa fronteiriça.
Apenas Sena Madureira e Manoel Urbano não tem suas sedes administrativas dentro da linha de fronteira (150 kms da divisa). No País, a faixa fronteiriça tem 15,9 mil Km comprimento, 150 km de largura e área total de 1,4 milhão de Km2.
Os municípios da faixa de fronteira estão sob legislação específica para áreas de segurança nacional que estabelece auxílios financeiros específicos por parte do governo federal.
Comentários
Geral
Operação apreende cocaína e maconha em Cruzeiro do Sul; um homem é preso por tráfico
Polícia Civil encontra tabletes de maconha e balanças em casa ligada a facção criminosa; PM prende suspeito com drogas prontas para venda

Os suspeitos fugiram ao perceber a chegada dos agentes, eles são diretamente ligados ao tráfico de drogas e a uma série de assaltos registrados recentemente na cidade. Foto: cedida
Em operações realizadas nesta terça-feira (6), as Polícias Civil e Militar apreenderam cocaína, maconha e materiais usados para o tráfico em dois bairros de Cruzeiro do Sul. Uma pessoa foi presa.
No bairro Remanso, a Polícia Civil encontrou tabletes de maconha, balanças de precisão e embalagens para drogas em uma casa usada por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos fugiram ao avistar os agentes, mas, segundo a PC, estão envolvidos com tráfico e assaltos recentes na região.
Já a Polícia Militar prendeu um homem por tráfico durante patrulhamento no bairro da Lagoa. Ele estava em um trapiche com porções de cocaína e maconha prontas para comercialização. O material apreendido foi encaminhado para perícia, e o preso aguarda julgamento.
Comentários
Geral
Mulher é presa ao tentar entrar com celular escondido em vassoura em presídio de Sena Madureira
Objeto passou por revista detalhada após desconfiança de agentes; suspeita teve direito de visita suspenso por cinco anos

A mulher recebeu voz de prisão ainda no local e foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, onde foram realizados os procedimentos legais. Foto: captada
Uma mulher foi presa em flagrante na terça-feira (6) ao tentar ingressar no Presídio Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, com um celular escondido no cabo de uma vassoura. A ação foi descoberta durante revista de rotina realizada por policiais penais.
De acordo com a direção do presídio, a suspeita chegou ao local para uma visita comum a um detento. No entanto, o objeto que ela levava — uma vassoura aparentemente inofensiva — chamou a atenção dos agentes, que decidiram realizar uma inspeção mais detalhada. Durante a verificação, foi encontrado um pequeno aparelho celular escondido no interior do cabo da vassoura.
A mulher foi detida no local e levada à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas legais. Sua identidade não foi divulgada devido à Lei de Abuso de Autoridade. Além de responder criminalmente, ela teve o direito de visita suspenso por cinco anos, conforme regras do sistema prisional.
Veja vídeo:
Comentários
Geral
Morador se perde na mata em Cruzeiro do Sul e é encontrado por mateiros da comunidade
José Romário, de 47 anos, passou mais de 24 horas desaparecido após sair para colher coquinho; caso é o 10º registrado este ano no Vale do Juruá.

José Romário, 47 anos, morador da Comunidade Simpatia – Foto: Cedida
José Romário, de 47 anos, morador da Comunidade Simpatia, na zona rural de Cruzeiro do Sul, foi resgatado por mateiros locais após se perder na floresta às margens do Rio Juruá na segunda-feira (5). O Corpo de Bombeiros foi acionado na terça-feira (6), mas o homem foi encontrado antes da chegada da equipe militar. Este é o décimo caso de desaparecimento registrado em 2025 no Vale do Juruá.
Segundo informações repassadas pelos bombeiros, José saiu sozinho para colher coquinho de murmurú na mata e não retornou. Após mais de 24 horas desaparecido, moradores da comunidade iniciaram as buscas por conta própria e conseguiram localizar o homem com sinais de exaustão, arranhões e perfurações por espinhos, mas sem ferimentos graves. Ele dispensou atendimento médico.
“O rapaz está todo cheio de espinho porque se desesperou, tirou a bota e saiu andando na mata sem proteção. Mas está bem, já está em casa”, relatou um vizinho.
A subcomandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, capitã Daniela Marques, destacou a importância do conhecimento tradicional dos mateiros e afirmou que a guarnição já estava pronta para iniciar as buscas na madrugada, mas foi informada da localização da vítima antes do deslocamento. “Foram três ocorrências de perdido na selva só nos últimos dias”, disse.
Ainda na terça-feira, pai e filho que estavam desaparecidos no Lago do Boto, na BR-364, também foram localizados por moradores. Já em Guajará, no Amazonas, um jovem de 18 anos continua desaparecido e pegadas de onça foram encontradas na área das buscas.
Você precisa fazer login para comentar.