Extra
Acre registra a menor taxa de desemprego dos últimos 13 anos e governador celebra cooperação inédita para fomentar setor privado no estado
O Acre registrou a menor taxa de desemprego dos últimos 13 anos, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), com a Pnad Contínua, divulgada nesta sexta-feira, 14. E, para fortalecer ainda mais um dos motores principais dessa engrenagem, o governador Gladson Cameli esteve reunido com empresários em uma noite de celebração e importantes ações no segmento, que tem sido fortalecido pela gestão de Cameli.

Governador acompanhou assinatura de cooperação inédita entre Juceac, Acisa e Federacre. Foto: Neto Lucena/Secom
A noite de sexta foi marcada pela posse da nova diretoria da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa) e também o anúncio de uma cooperação inédita entre a Junta Comercial do Acre (Juceac) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (Federacre), que assinaram um acordo de cooperação técnica, fortalecendo o ambiente de negócios no estado.
O objetivo principal é promover ações conjuntas que estimulem o desenvolvimento econômico e a simplificação de processos para empresários locais.
E a primeira medida anunciada foi a implantação da Carteira de Identidade Empresarial, que passa a ser emitida pela Juceac e Federacre e garante uma identificação oficial para os empresários acreanos, facilitando o acesso a diversos serviços e benefícios oferecidos pela federação.

Governador esteve presente com empresário e fortaleceu elo entre setor público e privado. Foto: Neto Lucena/Secom
O governador Gladson Cameli destacou que os muito indicadores positivos que o estado tem registrado nos últimos anos, como, por exemplo, a queda do desemprego, faz parte de um elo construído com diálogo, respeito e fortalecimento dos parceiros do poder público, incluindo o setor privado.
“A iniciativa privada é fundamental para o desenvolvimento do Estado e aquece a nossa economia. O sucesso da Acisa e de todo setor empresarial é o sucesso do governo e, por isso, temos que estar cada vez mais unidos, somando forças para criarmos novos postos de trabalho. A história vai mostrar que o Acre está no caminho certo, respeitando e fomentando o ambientes de negócios”, destacou.

Termo de cooperação vai reunir ações para fomentar e incentivar o empreendedorismo no Acre. Foto: Neto Lucrena/Secom
Desde 2022, o desemprego está em queda no estado, saindo de 7,5% em 2023 para 6,4% em 2024. Outro dado relevante que o IBGE mostra é a ampliação do índice de ocupação, de 42,3% em 2020 para 48,7% no ano passado. O rendimento médio mensal também subiu entre 2023 e 2024, de R$ 2.459 para R$ 2.563.
De acordo com a presidente da Juceac, Nayara Honorato, há mais de 30 mil empresas ativas e constituídas no estado. Para ela, somente as políticas públicas implantadas pelo governo podem resultar em um ambiente de negócios seguro para investimentos no estado.
“Nós entendemos que uma iniciativa privada fortalecida vai gerar emprego na ponta. Então, nada mais justo que as políticas voltadas para a iniciativa privada iniciem onde elas nascem. Hoje nós celebramos um termo de cooperação técnica entre a Federacre e a Acisa, que visa a gente fazer ações em conjunto que beneficiam os empresários do nosso estado”, pontuou.

Carteira de Identidade Empresarial, que passa a ser emitida pela Juceac e Federacre e garante uma identificação oficial para os empresários acreanos. Foto: Neto Lucena/Secom
O governador se dirigiu aos empresários, garantindo parceria e colocando a equipe à disposição para que o estado possa avançar cada vez mais e se desenvolver economicamente.
“As parcerias vão continuar, porque temos que dar as mãos, otimizar nossas equipes para poder gerar emprego e renda e esquentar a economia. O Estado precisa de cada um fortalecido, porque não adianta o poder público querer fazer tudo sozinho se não tivermos um setor privado fortalecido”, frisou.
A cerimônia foi marcada ainda por muita emoção, com a entrega de homenagens a empresários que fizeram história no Acre. Uma delas foi em memória de Rodrigo Pires, morto em um acidente de carro ano passado. Os pais, Gilberto Pires e Estela Pires, receberam a comenda relembrando o legado do filho. Um prêmio que leva o nome do empresário também foi lançado na ocasião.
Comentários
Extra
Igarapés transbordam após mais de 10 horas de chuva e deixam comunidades isoladas no interior do Acre
Cheias interditam ramais em Sena Madureira e Brasiléia; Defesa Civil monitora elevação do Rio Acre e mantém equipes em prontidão
Após mais de nove horas de chuvas intensas que atingiram praticamente todo o Acre, além de áreas da Bolívia e do Peru, igarapés transbordaram em diversas regiões do estado e causaram transtornos a comunidades rurais, deixando ramais intransitáveis e famílias isoladas.
Em Sena Madureira, o igarapé Xiburema, localizado na zona rural do município, transbordou na tarde desta sexta-feira (26) e interrompeu completamente o tráfego no ramal do quilômetro 40. A ponte que garante o acesso à comunidade ficou submersa, impossibilitando a passagem de veículos, motocicletas, pedestres e até animais.
Vídeos enviados por moradores à reportagem mostram a força da correnteza no local. Segundo relatos, a única forma de atravessar seria por meio de embarcação, mas o risco é considerado alto devido à intensidade da água. “A correnteza está muito forte e a ponte sumiu debaixo d’água. É perigoso tentar passar”, afirmou um morador.
Com a via interditada, diversas famílias ficaram ilhadas e sem acesso à BR-364, principal ligação com a área urbana do município.
Situação semelhante foi registrada em Brasiléia, no ramal do Jarinal, com acesso pelo km 5 da BR-317. O igarapé da região transbordou e deixou o trecho praticamente intransponível. Em um dos vídeos, moradores tentam atravessar com uma motocicleta que acaba tendo o motor invadido pela água. Em outra gravação, um colono montado a cavalo desiste de atravessar para não colocar a própria vida e a do animal em risco.
As chuvas intensas também vêm provocando impactos no campo, com ramais intrafegáveis, comunidades isoladas e prejuízos à produção rural. O excesso de água dificulta o acesso às propriedades, impede o escoamento da produção e pode afetar o abastecimento e os preços de alimentos na capital.
Monitoramento dos rios
Dados da Defesa Civil Municipal apontam que o volume de chuva registrado em Rio Branco nas últimas 24 horas foi de 44,40 milímetros, contribuindo para a elevação do nível do Rio Acre. Monitoramento da plataforma “De Olho no Rio”, da Prefeitura, indicou que o manancial atingiu 10,19 metros por volta das 10h45 desta sexta-feira, acompanhando o grande volume de chuvas acumuladas ao longo de dezembro, que já ultrapassou a média prevista para todo o mês.
O Sistema de Hidro-Telemetria da Rede Hidrometeorológica Nacional informou que, até as 18h (horário do Acre), o nível do Rio Acre manteve-se relativamente estável em alguns pontos, apesar das chuvas mais intensas terem ocorrido principalmente nas zonas rurais.
No posto da Aldeia dos Patos, acima do município de Assis Brasil, o nível registrado às 18h foi de 3,57 metros — três centímetros abaixo da marca registrada quatro horas antes, que era de 3,60 metros.
Já em Rio Branco, no mesmo horário, o Rio Acre ultrapassava os 12 metros, com elevação rápida em poucas horas, impulsionada pelo grande volume de água trazido pelos afluentes que deságuam na região.
A Defesa Civil permanece em estado de alerta, com equipes em prontidão, monitorando famílias em áreas de risco e prestando apoio às comunidades atingidas.
Novas informações poderão ser divulgadas a qualquer momento.
Comentários
Extra
Apenas Brasiléia e Rio Branco estão aptas a receber recursos do governo federal por estarem adimplentes no CAUC
Dos 22 municípios do Acre, 20 estão impossibilitados de receberem recursos do governo federal por não cumprirem recomendações do Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (CAUC).
Apenas Brasiléia e Rio Branco estão adimplentes com esse sistema, atendendo a todas as exigências legais para a celebração de convênios e o recebimento de transferências voluntárias de recursos da União.
Fruto de um trabalho técnico e bem elaborado, Brasiléia voltou a adimplência, depois de anos nessa batalha, o que deixou o prefeito Carlinhos do Pelado bastante animado. “Fechar o ano com o município totalmente regular no CAUC, além de conquistar o Selo Ouro de Transparência e uma certificação nacional em governança, demonstra que estamos no caminho certo. Isso é fruto de muito trabalho, organização e compromisso da nossa equipe com o dinheiro público e com a população de Brasiléia”, afirmou o gestor.
O CAUC é um sistema informatizado, de acesso público e atualização diária, que reúne informações sobre o cumprimento de requisitos fiscais necessários para que estados e municípios possam receber transferências voluntárias da União. Ele consolida dados financeiros, contábeis e fiscais em um único documento, facilitando a verificação da regularidade dos entes federativos.
Entre os pontos avaliados estão o cumprimento dos limites constitucionais e legais, as obrigações de transparência, o adimplemento na prestação de contas de convênios e a regularidade financeira, regularidade no pagamento de precatórios, transparência da execução orçamentária, adoção do SIAFIC, aplicação correta dos recursos do Fundeb do município, dentre outros.
A regularidade no CAUC garante que os municípios continuem aptos a captar recursos, firmar parcerias e investir em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e assistência social. É um trabalho contínuo, que exige atenção diária e integração entre as secretarias em favor da gestão como um todo.
Comentários
Extra
Polícia Civil prende dois suspeitos pela morte do jornalista Moisés Alencastro em Rio Branco

Primeiro a ser detido foi Antônio de Souza Morais, de 22 anos, estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.
Crime ocorrido no fim de semana teve repercussão estadual; polícia aponta motivação passional e segue investigando a dinâmica do assassinato
A Polícia Civil do Acre prendeu os dois principais suspeitos envolvidos no assassinato do ativista cultural e jornalista Moisés Alencastro, encontrado morto em seu apartamento na noite da última segunda-feira (22), em Rio Branco. O crime ocorreu no domingo (21), mas só foi descoberto após uma amiga registrar boletim de ocorrência informando o desaparecimento da vítima.

Moisés Alencastro foi encontrado morto na segunda-feira (22) no apartamento onde morava — Foto: Arquivo pessoal
Diante da ausência de contato, amigos foram até o imóvel, arrombaram a porta e encontraram Moisés deitado sobre a cama, já sem vida. A cena apresentava sinais claros de violência, levantando de imediato a suspeita de homicídio.
Durante as diligências iniciais, a Polícia Civil localizou o veículo da vítima abandonado no bairro São Francisco, na parte alta da capital, o que reforçou as investigações e auxiliou na identificação dos envolvidos.
No início da semana, a polícia deteve o primeiro suspeito, na casa de quem foram encontrados objetos pessoais pertencentes à vítima. O nome não foi divulgado para não comprometer o andamento do inquérito.
Na madrugada desta quinta-feira (25), Antônio de Souza Morais, de 22 anos, se entregou à polícia após ter a prisão decretada. Ele estava escondido em uma área de mata entre os bairros Eldorado e Quixadá, conforme denúncias recebidas pelos investigadores. Antônio teria confessado a autoria do crime, mas os detalhes ainda não foram tornados públicos.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado.
Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado. A prisão foi realizada após análise da perícia, que apontava a participação de mais de uma pessoa na dinâmica do crime.
Segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação indica que o homicídio pode ter sido motivado por razões passionais. As investigações seguem em andamento para esclarecer completamente as circunstâncias do assassinato e a participação individual de cada suspeito.





Você precisa fazer login para comentar.