Extra
Acre registra a menor taxa de desemprego dos últimos 13 anos e governador celebra cooperação inédita para fomentar setor privado no estado
O Acre registrou a menor taxa de desemprego dos últimos 13 anos, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), com a Pnad Contínua, divulgada nesta sexta-feira, 14. E, para fortalecer ainda mais um dos motores principais dessa engrenagem, o governador Gladson Cameli esteve reunido com empresários em uma noite de celebração e importantes ações no segmento, que tem sido fortalecido pela gestão de Cameli.

Governador acompanhou assinatura de cooperação inédita entre Juceac, Acisa e Federacre. Foto: Neto Lucena/Secom
A noite de sexta foi marcada pela posse da nova diretoria da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa) e também o anúncio de uma cooperação inédita entre a Junta Comercial do Acre (Juceac) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (Federacre), que assinaram um acordo de cooperação técnica, fortalecendo o ambiente de negócios no estado.
O objetivo principal é promover ações conjuntas que estimulem o desenvolvimento econômico e a simplificação de processos para empresários locais.
E a primeira medida anunciada foi a implantação da Carteira de Identidade Empresarial, que passa a ser emitida pela Juceac e Federacre e garante uma identificação oficial para os empresários acreanos, facilitando o acesso a diversos serviços e benefícios oferecidos pela federação.

Governador esteve presente com empresário e fortaleceu elo entre setor público e privado. Foto: Neto Lucena/Secom
O governador Gladson Cameli destacou que os muito indicadores positivos que o estado tem registrado nos últimos anos, como, por exemplo, a queda do desemprego, faz parte de um elo construído com diálogo, respeito e fortalecimento dos parceiros do poder público, incluindo o setor privado.
“A iniciativa privada é fundamental para o desenvolvimento do Estado e aquece a nossa economia. O sucesso da Acisa e de todo setor empresarial é o sucesso do governo e, por isso, temos que estar cada vez mais unidos, somando forças para criarmos novos postos de trabalho. A história vai mostrar que o Acre está no caminho certo, respeitando e fomentando o ambientes de negócios”, destacou.

Termo de cooperação vai reunir ações para fomentar e incentivar o empreendedorismo no Acre. Foto: Neto Lucrena/Secom
Desde 2022, o desemprego está em queda no estado, saindo de 7,5% em 2023 para 6,4% em 2024. Outro dado relevante que o IBGE mostra é a ampliação do índice de ocupação, de 42,3% em 2020 para 48,7% no ano passado. O rendimento médio mensal também subiu entre 2023 e 2024, de R$ 2.459 para R$ 2.563.
De acordo com a presidente da Juceac, Nayara Honorato, há mais de 30 mil empresas ativas e constituídas no estado. Para ela, somente as políticas públicas implantadas pelo governo podem resultar em um ambiente de negócios seguro para investimentos no estado.
“Nós entendemos que uma iniciativa privada fortalecida vai gerar emprego na ponta. Então, nada mais justo que as políticas voltadas para a iniciativa privada iniciem onde elas nascem. Hoje nós celebramos um termo de cooperação técnica entre a Federacre e a Acisa, que visa a gente fazer ações em conjunto que beneficiam os empresários do nosso estado”, pontuou.

Carteira de Identidade Empresarial, que passa a ser emitida pela Juceac e Federacre e garante uma identificação oficial para os empresários acreanos. Foto: Neto Lucena/Secom
O governador se dirigiu aos empresários, garantindo parceria e colocando a equipe à disposição para que o estado possa avançar cada vez mais e se desenvolver economicamente.
“As parcerias vão continuar, porque temos que dar as mãos, otimizar nossas equipes para poder gerar emprego e renda e esquentar a economia. O Estado precisa de cada um fortalecido, porque não adianta o poder público querer fazer tudo sozinho se não tivermos um setor privado fortalecido”, frisou.
A cerimônia foi marcada ainda por muita emoção, com a entrega de homenagens a empresários que fizeram história no Acre. Uma delas foi em memória de Rodrigo Pires, morto em um acidente de carro ano passado. Os pais, Gilberto Pires e Estela Pires, receberam a comenda relembrando o legado do filho. Um prêmio que leva o nome do empresário também foi lançado na ocasião.
Comentários
Extra
Polícia Civil detém suspeito pela morte do ativista cultural Moisés Alencastro em Rio Branco
A Polícia Civil do Acre (PC-AC) deteve um suspeito pela morte do ativista cultural, jornalista e colunista social Moisés Alencastro (foto), assassinado a facadas em seu apartamento, em Rio Branco. Durante a ação, os investigadores localizaram objetos pessoais da vítima na residência do suspeito, que teve o nome preservado para não comprometer o andamento das investigações.
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que trabalha para concluir as oitivas até a manhã desta terça-feira, quando deverá se pronunciar oficialmente sobre o caso. Por enquanto, a Polícia Civil informou que não irá se manifestar para não interferir nas apurações.
O caso está sendo conduzido pelo delegado Alcino Júnior, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha com duas principais linhas de investigação: a primeira aponta para crime motivado por homofobia; a segunda considera a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte).
A perícia do Instituto Médico Legal (IML) realizada no apartamento da vítima e no veículo abandonado na estrada do Quixadá, encontrado com os pneus furados e o porta-malas aberto, pode ser determinante para esclarecer a dinâmica do crime. Dentro do carro, foram encontrados alguns pertences pessoais de Moisés.
Segundo o delegado, o estado em que o veículo foi localizado reforça, até o momento, a hipótese de latrocínio. “O modus operandi indica que o homicídio ocorreu primeiro e, em seguida, o autor teria se aproveitado da situação para subtrair os bens da vítima”, afirmou.
Os peritos não encontraram sinais de arrombamento no apartamento, o que indica que Moisés provavelmente conhecia o autor do crime. Vizinhos relataram à polícia que viram o carro da vítima deixando o estacionamento do condomínio por volta das 21h. O motorista, em atitude apressada, teria batido duas vezes no portão antes de fugir em rumo ignorado.
O corpo de Moisés Alencastro foi encontrado ao lado da cama, com diversas perfurações provocadas por faca, dentro do apartamento localizado no Condomínio Nehine, no bairro Morada do Sol.
A Polícia Civil recolheu material biológico e outros vestígios tanto no local do crime quanto no veículo abandonado em uma estrada vicinal na parte alta do bairro São Francisco. Exames genéticos e papiloscópicos foram realizados para auxiliar na reconstituição dos fatos e na identificação da autoria.
“Agora estamos buscando novas pistas no veículo abandonado na zona rural para esclarecer completamente o caso”, afirmou o delegado Sandro Martins.
As investigações seguem em andamento.
Comentários
Extra
Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO
Estado do Acre
Prefeitura Municipal de Assis Brasil
Comissão Permanente de Licitação
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2025
OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, higiene, limpeza, descartável e utensílios domésticos. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Administração, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil”
Origem: Secretaria Municipal de Saúde.
Data da Abertura: 15.01.2026 as 09:00h
Retirada do Edital: 23/12/2025 à 14/01/2026
Local De Retirada: site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e e-mail: [email protected] e no site da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac www.assisbrasil.ac.gov.br
Horário: de Segunda – Feira à Quinta – Feira das 07:00 às 12:00 horas e de Sexta – Feira das 07:00 às 13:00 horas.
Assis Brasil -AC, 22 de dezembro de 2025.
Willian Azevedo Bandeira
Pregoeiro PMAB
DECRETO Nº022/2025
Comentários
Extra
Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Assis Brasil; polícia investiga execução por “disciplina” de facção
Corpo de Erivaldo Pereira, o “Badinha”, foi localizado no bairro Cascata; moradores relatam que vítima teria sido punida por suposta série de furtos na cidade

Informações apuradas no local, a Polícia Militar foi chamada até a Rua Otília Marinho de Amorim, onde constatou que a vítima já não apresentava sinais vitais. O cenário indicava sinais evidentes de violência extrema. Foto: cedida
Um homem identificado como Erivaldo Pereira, conhecido como “Badinha”, foi encontrado morto na noite deste domingo (21) no município de Assis Brasil, interior do Acre. O corpo apresentava sinais de violência extrema e foi localizado no bairro Cascata, na Rua Otília Marinho de Amorim, após moradores acionarem a Polícia Militar.
De acordo com relatos preliminares de testemunhas, a vítima teria sido submetida a uma ação conhecida como “disciplina” — termo usado por facções criminosas para punições brutais. A suposta motivação seria uma sequência de furtos atribuídos a Erivaldo na cidade, mas a polícia reforça que todas as linhas de investigação estão em aberto.
A análise inicial do local indicou que a morte pode ter sido resultado de fortes pancadas no tórax e abdômen, compatíveis com espancamento. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), que irá determinar a causa oficial do óbito.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que busca apurar as circunstâncias da morte e confirmar ou descartar a possível ligação com ações de grupos criminosos na região de fronteira.



Você precisa fazer login para comentar.