Cotidiano
Acre registra 7 casos de raiva bovina e Idaf acompanha vacinação e monitora cidades de Feijó, Tarauacá e Xapuri
Primeiro caso registrado foi na cidade de Jordão, ainda em dezembro. Já neste ano, foram registrados novos casos, em Feijó, Tarauacá e Xapuri, com uma morte em cada propriedade, sendo que em Feijó foram três locais diferentes.

Sete animais da área rural de quatro cidades no interior do Acre, morreram de raiva bovina nos meses de dezembro de 2020 e maio deste ano, segundo informou o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).
O primeiro caso registrado foi na cidade de Jordão, ainda em dezembro. Já neste ano, foram registrados novos casos, em Feijó, Tarauacá e Xapuri, com uma morte em cada propriedade, sendo que em Feijó foram três locais diferentes, segundo informou o coordenador da Educação em Saúde do Idaf, o veterinário Everton Arruda.
A raiva em bovinos é transmitida pela mordida do morcego, que, além de matar o animal infectado pela doença, também pode ser transmitido para humanos.

“São duas regionais do Acre onde aconteceram esses casos de raiva e cada um deu em propriedades de uma determinada região. A gente se deslocou até o local, tanto o Idaf com a coordenação de educação em saúde e saúde do município, fizemos reunião e bloqueio, vacinação tanto em bovinos e equinos da região como também nos cães e gatos que é feito pelo município”, disse.
Além disso, o veterinário afirmou que foi feita uma investigação se humanos tiveram contato com estes animais, mas ainda não foi identificado que alguém tenha mantido contato ou contraído a doença.
“A gente orienta que as pessoas não tenham contato com animais que estejam com sintomas, mancando, salivando excessivamente. Todas as medidas de controle estão sendo tomadas pelo Idaf e pelos municípios”, acrescentou.
Arruda disse ainda que quando é registrado casos assim, o Idaf acompanha a vacinação e que equipes do órgão assistiram o processo em todos os municípios. E atuam também na captura de morcego e fazem o serviço educação em saúde, bloqueio de focos em cães e gatos, além da orientação à população.
Sintomas
Entre os sintomas estão o isolamento do animal, perda de apetite, salivação abundante, perda de equilíbrio, quedas e estiramento do pescoço.
Caso um animal apresente os sintomas, ao Idaf que as pessoas evitem o contato.

Comentários
Cotidiano
Erick Rodrigues expõe insatisfação com cota da 1ª fase da Copa do Brasil

Foto Sueli Rodrigues: Erick Rodrigues esperava a mesma cota de 2025
Comentários
Cotidiano
Caíque é desfalque certo do Galvez contra o Humaitá

Foto ASCOM/Galvez: Caíque está fora de um confronto importante da fase de classificação
O atacante Caíque, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, é desfalque certo no Galvez no confronto diante do Humaitá. A partida será disputada neste sábado, a partir das 15 horas, no Tonicão.
“Perdemos o Caíque, mas temos um elenco qualificado e com boas opções. Vamos ter uma equipe forte”, declarou o técnico do Galvez, Maurício Carneiro.
Três opções
Maurício Carneiro tem como opções o meia Hiago e os atacantes Lukinhas e Alifi.
“Vamos avaliar com cautela para escolher o substituto do Caíque. Podemos manter a característica da equipe e ou mudar. Vai ser uma partida difícil e é necessário tomar a decisão correta”, afirmou o treinador.
Comentários
Cotidiano
Hemoacre promove campanha de doação de sangue para garantir estoque seguro durante o Carnaval
O governo do Acre, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), iniciou na manhã desta sexta-feira, 13, uma campanha de doação de sangue com o objetivo de reforçar os estoques durante o período do Carnaval. A ação busca mobilizar a população para garantir segurança transfusional nos próximos dias.

Como forma de incentivar a participação, os doadores recebem um brinde temático, em alusão ao Carnaval. A entrega ocorre exclusivamente nesta sexta-feira, data de abertura da campanha. Apesar disso, o Hemoacre seguirá funcionando normalmente durante o feriado, com atendimentos nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro.
A coordenadora de captação de doadores de sangue e medula óssea do Hemoacre, Késia Nogueira, explicou que o estoque é bastante dinâmico e pode sofrer oscilações em curto espaço de tempo, o que torna fundamental a antecipação das coletas.

“Hoje o estoque pode estar satisfatório, mas em dois ou três dias pode haver uma grande necessidade. Por isso, trabalhamos de forma preventiva, garantindo estabilidade e segurança para atender possíveis demandas durante o feriado prolongado”, afirmou Nogueira.
Késia destacou, ainda, que manter um estoque adequado é uma responsabilidade coletiva. “Quem utiliza o sangue é a própria população. Dependemos exclusivamente da solidariedade das pessoas para garantir atendimento a quem precisa”, ressaltou.
Quem pode doar
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 devem estar acompanhados do responsável legal. É necessário estar em boas condições de saúde, e apresentar documento oficial com foto. Todo o processo, que inclui cadastro, triagem, lanche e doação, dura cerca de 40 minutos.
Solidariedade que inspira
A professora de educação física, Nathalia Freire, participou da campanha e reforçou a importância do ato solidário. Em sua segunda doação, ela contou que decidiu participar após ver a divulgação nas redes sociais.

“É um gesto simples, rápido e que faz muita diferença. Sempre tem alguém precisando. Um dia pode ser alguém da minha família, então é importante a gente se ajudar”, destacou.
O governo do Acre, por meio do Hemoacre, reforça o convite para que a população participe da campanha, compareça à unidade e ajude a manter os estoques em níveis seguros, contribuindo diretamente para salvar vidas durante o Carnaval.
The post Hemoacre promove campanha de doação de sangue para garantir estoque seguro durante o Carnaval appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Você precisa fazer login para comentar.