Conecte-se conosco

Acre

Acre registra 19 mortes por Covid-19 em 2025, mas mantém queda nos casos desde 2024

Publicado

em

Estado contabiliza 3.351 infecções este ano, número bem abaixo dos anos anteriores; maioria dos óbitos ocorreu entre idosos e pessoas com comorbidades

Foto: Marcos Vicentti/Secom

O Acre registrou 19 mortes por Covid-19 entre janeiro e 14 de abril de 2025, segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Apesar dos óbitos, o estado segue com redução nos casos da doença – tendência observada desde o último trimestre de 2024.

Neste ano, foram confirmados 3.351 casos, com incidência de 374,6 infecções por 100 mil habitantes. O número é expressivamente menor que os 7.650 registros de 2023 e os 5.151 de 2024, indicando menor circulação viral. As vítimas fatais foram principalmente idosos e pessoas com doenças pré-existentes, como cardiopatias, diabetes e hipertensão.

Distribuição desigual
As mortes ocorreram em oito municípios, com maior concentração em:

  • Rio Branco: 6 óbitos

  • Tarauacá: 4

  • Cruzeiro do Sul: 3

  • Feijó: 2

  • Assis Brasil, Marechal Thaumaturgo, Xapuri e Capixaba: 1 cada

Desde o início da pandemia, o Acre acumula 174.719 casos e 2.114 mortes, com letalidade atual de 0,5% e mortalidade de 8,3 por 100 mil habitantes. Bujari apresenta os piores índices do estado.

Vacinação e prevenção
A Sesacre reforça a necessidade de completar o esquema vacinal e manter cuidados básicos, como higiene das mãos e uso de máscaras em ambientes fechados, para proteger populações vulneráveis e sustentar a queda nos casos.

*(Fonte: Sesacre – Dados atualizados em 25/04/2025)*

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vídeo: Prefeitura de Rio Branco entra na fase final de concretagem do Elevado da AABB

Publicado

em

Elevado Mamédio Bittar chega à etapa decisiva da obra e se consolida como novo cartão-postal e solução para o trânsito da capital

O elevado Mamedio Bittar, na Estrada Dias Martins, está com mais de 90% da obra concluída. A Prefeitura de Rio Branco já finalizou, na manhã desta terça-feira (13), todo o pavimento em concreto da pista, com 278 metros de extensão, além de parte da iluminação, que vai dar mais modernidade ao projeto.

Na manhã desta terça-feira (13), foi concluído todo o pavimento em concreto da pista, que possui 278 metros de extensão, além de parte do sistema de iluminação, conferindo mais modernidade ao projeto. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população.

“O fluxo nessa região é muito intenso. Com o elevado, a mobilidade da cidade vai ficar mais folgada, permitindo deslocamentos com mais tranquilidade. O prefeito tem demonstrado que aquilo que ele se compromete a fazer, ele cumpre”, destacou o secretário.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando serão finalizadas as laterais da estrutura. Após essa fase, o projeto entra oficialmente na etapa final acabamento, que inclui serviços de urbanismo na área situada abaixo do elevado.

Cid Ferreira afirmou ainda que a parte estrutural da obra estará totalmente concluída após o término da concretagem e garantiu que a inauguração ocorrerá até o fim do primeiro trimestre deste ano, conforme determinação do prefeito.

Próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando será finalizada a última concretagem, referente ao acabamento das laterais da estrutura. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Com a conclusão dessa etapa estrutural, seguimos imediatamente para os acabamentos e o urbanismo. A meta é entregar essa obra de grande utilidade para a cidade até o mês de março”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Acre

Repórter recebe alta médica do PS de Rio Branco e agradece à sociedade pela ajuda

Publicado

em

O repórter cinematográfico da imprensa acreana, Jailson da Silva Fernandes, gravou um vídeo na tarde desta terça-feira (13), logo após receber alta médica e deixar o Pronto-Socorro de Rio Branco, para agradecer o apoio recebido da sociedade.

Jailson Fernandes agradeceu a todos que o ajudaram na busca incessante por sangue, fundamental para a realização de uma cirurgia de emergência na unidade hospitalar, procedimento que resultou na amputação de parte da perna esquerda. Em tom descontraído, ele afirmou: “Logo, logo vocês vão me ver correndo por aí”.

O profissional também agradeceu aos amigos jornalistas, aos profissionais do Pronto-Socorro de Rio Branco, aos membros do Corpo de Bombeiros, policiais civis e a toda a sociedade que realizou doações de sangue. Segundo ele, a mobilização beneficiou não apenas o seu tratamento, mas também outras pessoas, fazendo referência ao grande número de bolsas de sangue que deram entrada no Hemoacre.

Jailson Fernandes finalizou o vídeo agradecendo e dizendo: “Que Deus abençoe cada um de vocês. Eu não posso fazer nada por vocês, mas o Eterno pode”.

Comentários

Continue lendo

Acre

Procon realiza Operação Volta às Aulas em todo o Acre

Publicado

em

O comércio varejista se prepara todos os anos para os períodos de maior movimentação, como o Dia das Mães, o Natal e outras datas comemorativas. No início do ano, o foco está na reposição e organização dos estoques para a volta às aulas. Para evitar cobranças excessivas aos consumidores na precificação dos produtos, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Acre) deu início à Operação Volta às Aulas, realizando fiscalizações de caráter orientativo e preventivo em papelarias e escolas particulares em todo o estado.

O objetivo da operação é verificar o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor no setor educacional e no comércio de materiais escolares. A fiscalização se dá nas cinco regionais acreanas e teve início no dia 7 de janeiro, seguindo até fevereiro, com equipes atuando nos municípios de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Tarauacá.

A presidente do Procon, Alana Albuquerque, afirma: “A ação faz parte do nosso calendário anual de atividades, orientando e fiscalizando o comércio durante o período de compras de material escolar. A operação começou no início do ano e segue até fevereiro de 2026, com o retorno às aulas, com fiscalizações em papelarias, livrarias e lojas de uniformes e materiais escolares. As equipes do Procon verificam se os preços estão corretos, se as informações sobre os produtos estão claras e se as escolas particulares não estão exigindo materiais que não são permitidos por lei. Também orientamos lojistas e consumidores, ajudando a população a realizar compras de forma mais segura e consciente”.

Presidente do Procon, Alana Albuquerque, acompanha o trabalho dos agentes fiscais. Foto: Rosi Sabóia/Ipem

A ação integra o programa governamental Rota da Qualidade, realizado em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem). A iniciativa tem caráter educativo, com foco na prevenção, orientação e transparência nas relações de consumo, além da verificação da qualidade dos produtos comercializados no estado. A operação reforça o compromisso do governo do Acre em proteger o consumidor e promover relações comerciais cada vez mais justas e equilibradas.

Segundo o colaborador de uma papelaria em Rio Branco, Marcelo Oliveira, a iniciativa contribui para a correta precificação e maior transparência nas vendas. “Esse trabalho é importante porque nos ajuda a nos manter atualizados em relação aos preços. O cliente se sente mais à vontade para entrar na loja, se sente seguro e já encontra os valores dos produtos que deseja comprar”, diz.

Marcelo Oliveira: “Esse trabalho é importante porque nos ajuda a manter atualizado em relação aos preços”. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Alana Albuquerque também agradece as parcerias e reafirma o compromisso do governo do Acre com a população: “Queremos reforçar nosso compromisso e dizer que o Procon, assim como o Ipem e todas as instituições parceiras, está à disposição para garantir a proteção do consumidor. Estamos disponíveis por meio dos nossos canais de atendimento. Caso tenha algum problema ou dúvida, nos procure. Estamos prontos para atender bem a população”.






 

 

The post Procon realiza Operação Volta às Aulas em todo o Acre appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo