Acre
Acre regista 41 assassinatos em menos de um mês; 78% praticados com arma de fogo
Por Gina Menezes
O mês de janeiro de 2018 ainda não terminou mas já é considerado um dos meses mais violentos da história do Acre. Em 28 dias, 41 pessoas foram assassinadas no estado. No levantamento realizado pela Folha do Acre, é possível observar que 75,6% dos crimes aconteceram na capital Rio Branco. No que se refere a armas usadas para a prática dos homicídios, em 78% dos casos foram usados revólveres ou pistolas.
Um crime macabro e que chocou a população acreana teve como vítima a jovem Débora Bessa, 19 anos, que foi decapitada a golpes de facão e teve o corpo esquartejado e depois enterrado numa cova rasa em uma área de vegetação no final do bairro Caladinho. Nos últimos dias, vídeos gravados no momento da morte de Débora foram divulgados na internet. A família da vítima relatou que ela integrava uma facção.
Na sexta-feira (26), um adolescente de 17 anos se entregou à polícia e assumiu ter participado da barbárie. Os outros envolvidos já foram identificados e seguem sendo procurados. O menor foi conduzido ao centro socioeducativo, e mesmo tendo praticado um crime desta natureza deve ficar internado por no máximo três anos. O caso segue sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
O caso que mais gerou revolta nesse ano aconteceu na manhã de segunda-feira (15). O jovem Junior César, 19 anos, voltava para casa depois de uma noite de trabalho, quando na Rua 7 de dezembro ele e o colega foram abordados por dois assaltantes que estavam numa motocicleta. Um dos bandidos roubou o celular da vítima e depois efetuou um tiro que atingiu o pescoço de Junior. Ele não resistiu ao ferimento e morreu no local.
Impunidade
Dos 31 homicídios ocorridos em Rio Branco, somente 3 suspeitos foram presos. A grande maioria dos casos é tida como execução, sempre motivadas por confronto entre facções rivais, e ninguém é preso. Outro fator observado é que quase todos os assassinatos praticados por arma de fogo, a arma é de uso restrito das forças de segurança.
Clique aqui e veja a lista com a identificação das vítimas
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco fortalece cadeia produtiva da mandioca e incentiva agroindústria local
O incentivo da Prefeitura de Rio Branco ao agronegócio tem gerado impactos positivos na agricultura familiar e impulsionado o desenvolvimento de agroindústrias locais. Um exemplo desse avanço é o trabalho do produtor Leandro Medeiros e sua família assentados no Polo Boa Água. Há mais de 10 anos a família atua na transformação da mandioca em diversos produtos alimentícios.
Comentários
Acre
7ª noite da Expoacre tem agenda técnica e lançamento do Programa Solo Fértil

Foto: Raylanderson Frota/Secom
A Expoacre 2025 chega à sua sétima noite nesta sexta-feira, 1º de agosto, com uma programação diversificada voltada ao setor agrícola, à capacitação técnica e ao fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável no estado.
As atividades começam logo cedo, às 8h, com a tradicional Prova de Laço, atração que reúne competidores e famílias no espaço rural do parque.
Paralelamente, seguem os cursos técnicos promovidos em parceria com instituições de formação profissional. Estão em andamento o Curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas e o Curso de Operação em Escavadeira Hidráulica, ambos em seu quinto dia de atividades, proporcionando capacitação para trabalhadores do campo e operadores de máquinas pesadas.
Também às 8h, ocorre o Workshop da Sociobiodiversidade, com discussões voltadas à valorização dos produtos e saberes tradicionais da floresta, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia.
À noite, a partir das 19h30, está previsto o lançamento oficial do Programa Solo Fértil, uma iniciativa do governo do Acre que visa fomentar o uso responsável do solo agrícola, incentivando práticas que aumentem a produtividade sem agredir o meio ambiente.
Comentários
Acre
Festival do Açaí de Feijó terá Dilsinho, Lucas Lucco, Magníficos e Natanzinho em agosto
Evento chega à 26ª edição com programação musical diversificada entre os dias 14 e 17; cidade é reconhecida como a “capital do açaí”

Foto: Cantor Dilsinho I Dani Valverde / Divulgação
A Prefeitura de Feijó, no interior do Acre, divulgou a programação oficial da 26ª edição do Festival do Açaí, que será realizado entre os dias 14 e 17 de agosto. O evento, um dos mais tradicionais da região, reunirá atrações nacionais de destaque em quatro noites de festa, celebrando a cultura local e o fortalecimento da economia baseada na produção do açaí.
Abrindo o festival na quinta-feira (14), o cantor Dilsinho promete embalar o público com muito pagode. Na sexta (15), é a vez do sertanejo tomar conta do palco com Lucas Lucco. O sábado (16) será animado pelo forró romântico da Banda Magníficos, enquanto o encerramento no domingo (17) ficará por conta de Natanzinho, com seu estilo conhecido como “forrónejo”.
Recentemente reconhecida por lei estadual como a “capital do açaí”, Feijó se consolida como um dos maiores polos produtores da fruta no Acre. A expectativa da organização é atrair milhares de visitantes, movimentando a economia local e reforçando o orgulho pela tradição que envolve o açaí na cidade.
Você precisa fazer login para comentar.