fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Acre participa do 2º Encontro Conexão Etnoturismo em Rondônia

Publicado

em

O governo do Acre participou do 2º Encontro Conexão Etnoturismo com representatividade da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e da Secretaria Extraordinária de Povos Indígenas (Sepi) nesta sexta-feira, 5, em Porto Velho (RO), com representantes dos estados de Rondônia, Roraima, Amazonas e Mato Grosso. O encontro integra a programação da primeira edição da Expo Turismo Rondônia que começou nesta quinta-feira, 4, e reúne empreendedores e instituições do turismo nacional e internacional na capital rondoniense até este sábado, 6.

Nedina Yawanawa, diretora dos Povos Indígenas da Sepi, apresentou o etnoturismo como uma oportunidade de se conectar com a floresta. Ela destacou a importância das ações do Estado para fortalecer o etnoturismo e compartilhou a experiência positiva dos povos indígenas do Acre.

Etnoturismo atrai milhares de turistas ao Acre todos os anos. Foto: Alice Leão/Sete

”Etnoturismo é território, floresta, água, são pessoas, é desconectar do mundo, do relógio, e se conectar com o mundo da floresta e dos seres encantados. As políticas de Estado fortalecem a identidade dos povos indígenas do Acre, como a exemplo do povo Yawanawa, que são pioneiros nos festivais indígenas no Acre, pioneiros nas vivências que as mulheres realizam. Somos do povo que as mulheres quebraram tradições no mundo da espiritualidade porque o que nos move além do físico e material é o espiritual e com esse espírito dizer que as coisas podem melhorar a partir dessa participação”, ressaltou Nedina.

Intercâmbio de conhecimento entre os estados é importante para fortalecer o etnoturismo na Região Norte. Foto: Alice Leão/Sete

O secretário de Turismo e Empreendedorismo do Acre, Marcelo Messias, falou sobre a importância do intercâmbio de conhecimentos para fortalecer o etnoturismo nos estados do Norte: “A Amazônia é rica e diversa em sua natureza e na cultura dos povos que a habitam. E o estado do Acre, juntamente aos colegas aqui presentes, em especial a Sepi, têm buscado fortalecer este reconhecimento e valorização dos povos originários por meio também do etnoturismo”, enfatizou.

Gasoda Suruí, superintendente estadual dos Povos Indígenas de Rondônia falou sobre a atuação da superintendência no fortalecimento dos povos originários: “Nós temos conhecimento e sabedoria que pode contribuir com o desenvolvimento do nosso estado. Então o objetivo de ter uma superintendência hoje é dialogar mais com instituições públicas dentro do nosso município, dentro do nosso estado e em nível nacional também”, destacou.

Na atual gestão, o Estado tem buscado investir e fortalecer o turismo no Acre. Foto: Alice Leão/Sete

Programa Viaja Mais Servidor

Durante o evento, Acre, Rondônia e Roraima assinaram termo de intenção de cooperação técnica para promoção do Programa Viaja Mais Servidor que oferta benefícios como a valorização dos servidores e a movimentação da economia dos estados por meio do turismo.

“É uma alegria assinar essa parceria entre os três estados aqui na Expo Turismo Rondônia e tenho certeza que essa parceria só vais nos unir e fortalecer cada vez mais”, disse o secretário de Turismo e Empreendedorismo do Acre, Marcelo Messias.

“É um prazer para todos nós proporcionar a integração que a Amazônia precisa com essa força que é o turismo para o desenvolvimento da Amazônia”, destacou o secretário de Turismo de Roraima, Bruno Dantas.

“Esse é um termo de intenção de cooperação técnica que nós secretários estamos assinando e nos comprometendo de unir os empresários da região norte e fazer uma grande parceria para que os servidores possam conhecer os nossos estados”, destacou Gilvan Pereira, secretário de Turismo de Rondônia.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Inscrições para pesquisas com potencial de inovação de mestres e doutores estão prorrogadas até 9 de março

Publicado

em

Podem participar mestres, mestrandos, doutores e doutorandos de diversas áreas

Foi prorrogado para o dia 9 de março o prazo de inscrições para o novo ciclo da jornada Catalisa ICT, programa do Sebrae que tem como objetivo transformar pesquisas com potencial de inovação em soluções de impacto para a sociedade. O edital é voltado para mestres e doutores, com pesquisas concluídas ou em andamento, e que participem desde o primeiro ciclo do programa.

Serão selecionadas cerca de 2 mil pesquisas com potencial de inovação, terão apoio até 300 planos de inovação e até 150 deeptechs serão atendidas. Ao longo de 24 meses, os participantes contarão com capacitação, mentorias, eventos de conexão e, nas etapas subsequentes, receberão fomento para desenvolver suas pesquisas em soluções práticas.

A ação é promovida pelo Sebrae em parceria com diversas entidades do ecossistema nacional de inovação com o objetivo de acelerar negócios inovadores de base tecnológica, além de promover a aproximação entre universidades e mercado.

Catalisa

O Catalisa usa os princípios da inovação aberta para conectar pessoas e organizações com o objetivo de gerar soluções, abrir mercados e ampliar as trocas de conhecimento entre empresas, governos, instituições de ensino e demais players do ecossistema de inovação brasileiro.

Há quatro linhas de atuação: Catalisa HUB, Catalisa Corp, Catalisa ICT e Catalisa GOV. Entre as vantagens do Catalisa para os participantes, destacam-se: acesso à inteligência coletiva para resolver problemas; redução de custos, tempo e riscos dos seus projetos de inovação; e desenvolvimento de novos negócios a partir de pesquisas de base tecnológica.

Para obter mais informações e se inscrever no programa, acesse sebrae.com.br/catalisaict. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Comentários

Continue lendo

Acre

Mototaxista brasileiro é gravemente ferido em atropelamento na Bolívia; motorista embriagado é preso

Publicado

em


Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos, foi transferido para o Acre após ser atingido por caminhonete. Outras vítimas bolivianas também foram socorridas.

Um grave atropelamento ocorrido na última terça-feira (04) na cidade de Porvenir, a cerca de 30 km da capital da Bolívia, deixou várias pessoas feridas, entre elas o brasileiro Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos. O mototaxista, que trabalha na região, estava parado em um ponto quando foi atingido por uma caminhonete dirigida por um motorista embriagado. Além do brasileiro, outras pessoas bolivianas também foram atropeladas.

As vítimas bolivianas foram socorridas e encaminhadas a hospitais locais. Já Adevâncio, que sofreu trauma no tórax e múltiplas escoriações pelo corpo, foi atendido inicialmente no Hospital Regional de Brasiléia, no Acre. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido na noite desta quinta-feira (06) para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado estável.

O motorista da caminhonete foi preso pelas autoridades bolivianas, e o caso segue sob investigação. O incidente reforça os riscos de acidentes causados por motoristas embriagados e a importância de medidas preventivas para garantir a segurança nas vias.

Comentários

Continue lendo

Acre

PRF apreende 3 kg de Skunk e prende suspeitos em operação tática na BR-317

Publicado

em

Motocicleta tentou fugir de barreira policial; droga foi arremessada na vegetação durante perseguição. Detidos foram encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC.

No fim da tarde desta quinta-feira (06/02), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma operação de fiscalização na BR-317 quando flagrou uma motocicleta que tentou fugir ao avistar a barreira policial. Após um acompanhamento tático, os agentes conseguiram interceptar o veículo.

Durante a perseguição, um pacote foi arremessado na vegetação e, com o apoio do Grupo Especial de Fiscalização de Fronteira (GEFRON-AC), foram encontrados 3 kg de Skunk, uma potente variedade de cannabis.

Os dois ocupantes da moto foram detidos e encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC. A ação reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na proteção da população, especialmente em regiões estratégicas como a fronteira do Acre.

Comentários

Continue lendo