Acre
Acre participa do 2º Encontro Conexão Etnoturismo em Rondônia
O governo do Acre participou do 2º Encontro Conexão Etnoturismo com representatividade da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e da Secretaria Extraordinária de Povos Indígenas (Sepi) nesta sexta-feira, 5, em Porto Velho (RO), com representantes dos estados de Rondônia, Roraima, Amazonas e Mato Grosso. O encontro integra a programação da primeira edição da Expo Turismo Rondônia que começou nesta quinta-feira, 4, e reúne empreendedores e instituições do turismo nacional e internacional na capital rondoniense até este sábado, 6.
Nedina Yawanawa, diretora dos Povos Indígenas da Sepi, apresentou o etnoturismo como uma oportunidade de se conectar com a floresta. Ela destacou a importância das ações do Estado para fortalecer o etnoturismo e compartilhou a experiência positiva dos povos indígenas do Acre.

”Etnoturismo é território, floresta, água, são pessoas, é desconectar do mundo, do relógio, e se conectar com o mundo da floresta e dos seres encantados. As políticas de Estado fortalecem a identidade dos povos indígenas do Acre, como a exemplo do povo Yawanawa, que são pioneiros nos festivais indígenas no Acre, pioneiros nas vivências que as mulheres realizam. Somos do povo que as mulheres quebraram tradições no mundo da espiritualidade porque o que nos move além do físico e material é o espiritual e com esse espírito dizer que as coisas podem melhorar a partir dessa participação”, ressaltou Nedina.

O secretário de Turismo e Empreendedorismo do Acre, Marcelo Messias, falou sobre a importância do intercâmbio de conhecimentos para fortalecer o etnoturismo nos estados do Norte: “A Amazônia é rica e diversa em sua natureza e na cultura dos povos que a habitam. E o estado do Acre, juntamente aos colegas aqui presentes, em especial a Sepi, têm buscado fortalecer este reconhecimento e valorização dos povos originários por meio também do etnoturismo”, enfatizou.
Gasoda Suruí, superintendente estadual dos Povos Indígenas de Rondônia falou sobre a atuação da superintendência no fortalecimento dos povos originários: “Nós temos conhecimento e sabedoria que pode contribuir com o desenvolvimento do nosso estado. Então o objetivo de ter uma superintendência hoje é dialogar mais com instituições públicas dentro do nosso município, dentro do nosso estado e em nível nacional também”, destacou.

Programa Viaja Mais Servidor
Durante o evento, Acre, Rondônia e Roraima assinaram termo de intenção de cooperação técnica para promoção do Programa Viaja Mais Servidor que oferta benefícios como a valorização dos servidores e a movimentação da economia dos estados por meio do turismo.
“É uma alegria assinar essa parceria entre os três estados aqui na Expo Turismo Rondônia e tenho certeza que essa parceria só vais nos unir e fortalecer cada vez mais”, disse o secretário de Turismo e Empreendedorismo do Acre, Marcelo Messias.
“É um prazer para todos nós proporcionar a integração que a Amazônia precisa com essa força que é o turismo para o desenvolvimento da Amazônia”, destacou o secretário de Turismo de Roraima, Bruno Dantas.
“Esse é um termo de intenção de cooperação técnica que nós secretários estamos assinando e nos comprometendo de unir os empresários da região norte e fazer uma grande parceria para que os servidores possam conhecer os nossos estados”, destacou Gilvan Pereira, secretário de Turismo de Rondônia.
- Foto: Alice Leão/Sete
- Foto: Alice Leão/Sete
- Foto: Alice Leão/Sete
- Foto: Alice Leão/Sete
- Foto: Alice Leão/Sete
- Foto: Alice Leão/Sete
- Foto: Alice Leão/Sete
- Foto: Alice Leão/Sete
- Foto: Alice Leão/Sete
- Foto: Alice Leão/Sete
- Foto: Alice Leão/Sete
- Foto: Alice Leão/Sete
- Foto: Alice Leão/Sete
- Foto: Alice Leão/Sete
- Foto: Alice Leão/Sete
- Foto: Alice Leão/Sete
- Foto: Alice Leão/Sete
- Foto: Alice Leão/Sete
- Foto: Alice Leão/Sete
- Foto: Alice Leão/Sete
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale






















Você precisa fazer login para comentar.