Cotidiano
Acre garante leito separado e apoio psicológico para mães de natimortos em nova lei sancionada por Gladson Cameli
Legislação de autoria do deputado Eduardo Ribeiro (PSD) obriga hospitais públicos e privados a oferecer ambiente adequado e acompanhamento especializado em casos de perda gestacional

O governador Gladson Cameli (PP) sancionou nesta quarta-feira (26) uma lei que humaniza o atendimento a mulheres que passam pela dolorosa experiência de perder um bebê durante a gestação ou parto. Publicada no Diário Oficial do Estado, a nova legislação – de autoria do deputado Eduardo Ribeiro (PSD) – estabelece diretrizes para o acolhimento de mães de natimortos ou em casos de aborto espontâneo em todas as unidades de saúde do Acre, sejam públicas ou privadas.
O que muda na prática:
- Leitos separados: Hospitais deverão disponibilizar ao menos um leito em ambiente distinto do alojamento convencional
- Apoio psicológico: Assistência obrigatória para a mãe e o pai, desde a internação até o pós-operatório
- Direito a acompanhante: A parturiente poderá eleger alguém de sua confiança para ficar ao seu lado durante a internação
Um alívio na dor
O autor da proposta, deputado Eduardo Ribeiro, celebrou a medida como um marco de sensibilidade: “Dizer para elas que não estão sozinhas. Agradeço ao governador pela sensibilidade”, declarou o parlamentar, emocionado. A lei busca evitar traumas adicionais a mulheres que, em momentos de luto, muitas vezes precisam dividir o mesmo espaço com outras mães e recém-nascidos.
Abordagem humanizada
A legislação reflete uma tendência nacional de políticas públicas voltadas ao luto gestacional. Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil registra cerca de 50 mil natimortos anualmente – realidade que exige preparo das equipes de saúde. No Acre, a norma valerá para todos os estabelecimentos conveniados ao SUS ou particulares.
Próximos passos:
- Secretaria de Saúde do Acre deverá regulamentar a aplicação da lei
- Hospitais terão prazo para se adaptar às novas exigências
“O que é natimorto?
É todo feto que morre no útero ou durante o parto, a partir da 20ª semana de gestação ou com peso acima de 500g.”

A lei é de autoria Eduardo Ribeiro (PSD). A sanção foi publicada hoje (26), no Diário Oficial do Estado. Foto: assessoria
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.