Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre é o segundo estado com maior queda no nº de homicídios no 1º trimestre de 2021

Publicado

em

Acre é o segundo estado com maior queda em números de homicídios no 1º trimestre de 2021 – Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica Acre

Por Alcinete Gadelha

O Acre registrou uma queda de 29% nos assassinatos nos três primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2020, segundo dados do Monitor da Violência, feito pelo G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Os dados foram divulgados nessa segunda-feira (31) e mostram que nos meses de janeiro, fevereiro e março foram registradas 60 homicídios no estado, contra 84 no mesmo período de 2020. Foram 24 mortes a menos.

Com essa redução, o Acre é o segundo estado com maior redução, ficando atrás apenas do Distrito Federal, que teve redução de 37%.

O índice nacional de homicídios criado pelo G1 é feito com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. E Estão contabilizadas no número as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Os dados coletados mês a mês não incluem as mortes em decorrência de intervenção policial. Isso porque há uma dificuldade maior em obter esses dados em tempo real e de forma sistemática com os governos estaduais.

‘Redução contínua’

O secretário de Segurança Pública do Acre, Paulo Cesar Santos, disse que três fatores contribuíram para essa redução dos homicídios no estado.

“Desde 2019, percebemos uma redução e isso é fruto de três ações: controle do ambiente carcerário, haja vista que as organizações criminosas normalmente organizam as práticas delituosas por meio de comunicação no interior do ambiente carcerário; o policiamento orientado para o problema com análise de dados criminais produzido pelas agências de inteligência das forças de segurança, no sentido de definir quais são as áreas prioritárias do policiamento a fim de coibir a prática de delitos, e também a atuação da polícia judiciária a fim de intensificar a elucidação dos crimes de homicídio”, pontuou.

O secretário reforça que apenas em janeiro de 2020, quando o estado registrou 47 mortes, houve um pico, mas que os dados continuaram caindo.

“Então, estas três ações, de forma conjunta têm impactado na redução contínua. Óbvio que tivemos um pico no ano passado, no mês de janeiro, uma exceção, mas estamos em uma redução contínua nos indicadores de crimes contra a vida que envolvem não apenas o homicídio, mas o latrocínio, o feminicídio e os de enfrentamento policial”. disse.

Mapa mostra queda nas mortes violentas em 2021 – Foto: Daniel Ivanaskas/G1

Dados nacionais

O Brasil teve uma queda de 11% nos assassinatos no mesmo período do ano na comparação com 2020. Em janeiro, fevereiro e março, foram registradas 10.663 mortes violentas, contra 12.007 no primeiro trimestre de 2020. Ou seja, 1.344 a menos.

A queda acontece após um 2020 violento, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. No ano passado, o país teve uma alta nos assassinatos após dois anos consecutivos de queda.

Agora, apenas cinco estados contabilizam uma alta: três no Nordeste (Maranhão, Paraíba e Piauí) e dois no Norte (Pará e Roraima).

Em 2ª fase de operação contra facções, MP e PM cumpriu 32 mandados no AC e mais dois estados – Foto: Arquivo/MP-AC

Operações

Em ações recentes, a segurança pública do estado realizou, por exemplo, a segunda fase da Operação Livro Caixa foi deflagrada em fevereiro pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) e Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar em Rio Branco e mais dois estados.

Durante a ação foram cumpridos 32 mandados judiciais contra integrantes de duas organizações criminosas que atuam em pelo menos três bairros de Rio Branco.

Em março, a Polícia Civil cumpriu 22 mandados de busca e apreensão e prendeu sete pessoas em uma operação contra o tráfico de drogas, em bairros de Rio Branco. Foram cumpridos dois mandados de prisão e cinco pessoas foram presas em flagrante durante a ação.

No mesmo mês, a Polícia Civil cumpriu um total de 56 mandados judiciais contra pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, compra e venda de produtos de roubo, entre outros crimes, como parte da retomada da Operação Impactus. Ao todo, 45 pessoas foram presas, em Rio Branco.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) deflagrou, no mês de abril, a operação “Partum”. Os alvos da operação são integrantes de uma facção criminosa que atuam com tráfico de drogas e crimes violentos e que operam dentro e fora do sistema prisional do Acre.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo