Cotidiano
Acre confirma mais duas mortes por Covid-19; entre as vítimas um homem de 35 anos que morreu em casa
Total de mortes chegou a 1.725 nesta quinta-feira (17). Taxa de ocupação de leitos de UTI segue abaixo dos 40%.

Acre 1.725 mortos pela Covid-19 — Foto: Geisy Negreiros/G1
A Secretaria estadual de Saúde confirmou no boletim desta quinta-feira (17) mais 37 novos casos de infecção por coronavírus e duas mortes pela doença. Entre as vítimas está uma morador de Rio Branco, de 35 anos, que morreu em casa. O número de infectados saiu de 84.450 para 84.487 e o de mortes subiu para 1.725.
Ainda restam 112 exames de RT-PCR aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Há 134 pessoas internadas, das quais 117 com teste positivo para a Covid-19.
O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de e e 9.441,3 casos para cada 100 mil habitantes. A taxa de mortalidade em cada 100 mil habitantes é de 193, já a de letalidade – quantidade de mortos dentro dos números confirmados da doença – é de 2%.
Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 42 estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos nesta quinta é de 39%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.
Mortes por cidade
| Cidades com óbitos | Óbitos totais | Novos registros |
| Acrelândia | 34 | 0 |
| Assis Brasil | 24 | 0 |
| Brasiléia | 38 | 0 |
| Bujari | 17 | 0 |
| Capixaba | 17 | 0 |
| Cruzeiro do Sul | 154 | 0 |
| Epitaciolândia | 31 | 0 |
| Feijó | 59 | 0 |
| Jordão | 2 | 0 |
| Mâncio Lima | 29 | 0 |
| Manoel Urbano | 14 | 0 |
| Marechal Thaumaturgo | 11 | 0 |
| Plácido de Castro | 18 | 0 |
| Porto Acre | 36 | 0 |
| Porto Walter | 4 | 0 |
| Rio Branco | 1.051 | 2 |
| Rodrigues Alves | 11 | 0 |
| Santa Rosa do Purus | 7 | 0 |
| Sena Madureira | 64 | 0 |
| Senador Guiomard | 42 | 0 |
| Tarauacá | 35 | 0 |
| Xapuri | 27 | 0 |
| Total | 1.725 | 2 |
Números e mortes
Das 1.725 mortes, 1.000 eram homens e 725 mulheres. Do total de vítimas, 1.164 tinham acima de 60 anos. Dentre os óbitos, 967 deles tinham alguma comorbidade, porém, verifica-se que 758 das pessoas que evoluíram para o óbito não tinham histórico de comorbidades.
As mortes desta quinta foram registradas na capital, de um homem e uma mulher.
Perfil
Rio Branco
Um homem de 35 anos, morreu em casa, em Rio Branco, no dia 16 de junho.
A segunda morte é de uma moradora de Rio Branco, de 79 anos, que deu entrada no Hospital Santa Juliana, no dia 31 de março, e morreu no dia 5 de abril.
Maiores taxas de contaminação a cada 10 mil habitantes:
- Assis Brasil – 2.265
- Xapuri – 1.519
- Tarauacá – 1.478
- Santa Rosa – 1.428
- Mâncio Lima – 1.303
Casos de Covid-19 por cidades
| Cidades | Total | Casos novos |
| Acrelândia | 1.629 | 0 |
| Assis Brasil | 1.712 | perdeu 5 |
| Brasiléia | 2.824 | 8 |
| Bujari | 1.132 | 0 |
| Capixaba | 646 | 0 |
| Cruzeiro do Sul | 7.576 | 9 |
| Epitaciolândia | 1.420 | 8 |
| Feijó | 3.132 | perdeu 1 |
| Jordão | 710 | 1 |
| Mâncio Lima | 2.516 | perdeu1 |
| Manoel Urbano | 902 | 0 |
| Marechal Thaumaturgo | 1.247 | perdeu 1 |
| Plácido de Castro | 1.713 | 0 |
| Porto Acre | 1.473 | perdeu 3 |
| Porto Walter | 540 | 0 |
| Rio Branco | 37.259 | 27 |
| Rodrigues Alves | 839 | perdeu 1 |
| Santa Rosa do Purus | 959 | perdeu 3 |
| Sena Madureira | 5.746 | perdeu 2 |
| Senador Guiomard | 1.161 | 1 |
| Tarauacá | 6.379 | 0 |
| Xapuri | 2.977 | 0 |
| Total | 84.487 | 54-5-1-1-1-3-1-3-2=37 |
Comentários
Cotidiano
Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão
O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.
“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.
Segue com preparação
O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.
1º Amistoso
O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.
Comentários
Cotidiano
Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.
O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.
Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.
Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.
No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.
Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.
Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.
Comentários
Cotidiano
Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos
Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura
O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista (Bap), afirmou que o projeto do estádio próprio no terreno do Gasômetro avançou em segurança jurídica e planejamento financeiro, durante reunião com sócios realizada na sede da Gávea, na última terça-feira (23). O próximo passo, contudo, pode levar até quatro anos.
Segundo o dirigente, o clube já tem a posse documentada do terreno adquirido em 2024, ajustou custos após estudos da FGV e pretende criar uma poupança prévia antes de decidir o modelo da obra, enquanto aguarda a saída da empresa Naturgy — condição necessária para a descontaminação total da área.

Imagem do projeto do estádio do Flamengo • Reprodução
“Agora temos um prazo estendido e o compromisso documentado, o terreno (do Gasômetro) é do Flamengo. Os estudos da FGV ajustaram o projeto e custos associados. Vamos criar uma poupança prévia para que na hora certa decida se faz e como fazer o estádio. O próximo passo é a saída da Naturgy do terreno, ela pode sair em até quatro anos. A gente espera que seja o mais rápido possível. A gente só pode fazer uma descontaminação mais profunda (do terreno) quando eles saírem”, afirmou Bap.

Imagem do projeto do estádio do Flamengo • Reprodução
O terreno do Gasômetro foi comprado pelo Flamengo em 2024, na gestão anterior a de Luiz Eduardo Baptista. A direção do presidente Rodolfo Landim havia estabelecido a inauguração do estádio para o dia 15 de novembro de 2029, aniversário de 127 anos do clube.
A ideia, contudo, foi descartada com o início do mandato de Luiz Eduardo Baptista, que não deseja comprometer o desempenho esportivo do Flamengo para a construção do estádio.

Imagem do projeto do estádio do Flamengo • Reprodução
De acordo com os estudos da FGV e Arena, o Rubro-Negro conseguirá reduzir o valor do projeto de mais de R$ 3 bilhões para R$ 2,2 bilhões.
Fonte: CNN


Você precisa fazer login para comentar.