Cotidiano
Ações do Detran alcançam mais de 25 mil pessoas no Carnaval
As atividades preventivas e de segurança realizadas pelo Detran durante eventos como o Carnaval são de extrema importância para garantir a segurança de todos os usuários das vias: pedestres, motoristas e passageiros

Carnaval da Família é uma realização do governo do Acre, Prefeitura de Rio Branco e Acisa. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Durante o Carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) intensificou suas ações de orientação e segurança no trânsito em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. Na capital, as atividades tiveram foco especial na Praça da Revolução, no centro da cidade. Já em Cruzeiro do Sul o mesmo trabalho foi realizado na Praça Orleir Cameli, onde foram realizadas as principais festividades.
De acordo a Coordenação de Educação de Trânsito, foram mais de 25 mil abordagens realizadas entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, e que tiveram como objetivo garantir a segurança dos foliões e a fluidez do tráfego.
Ações de orientação e segurança
O Detran promoveu as campanhas educativas com o tema ‘Desacelere. Seu Bem Maior é a Vida’, alertando sobre os riscos da combinação de álcool e direção e incentivando o uso de transportes alternativos.

Bruno aprovou a atuação do Detran e Polícia Militar. Foto: Eduardo Gomes/Detran
Morador da região da Transacrena, o produtor rural Bruno Leitão reconheceu a importância das ações educativas e de fiscalização. “É certo eles fazerem a blitz porque ajuda muito, né? O pessoal está ingerindo bebida alcoólica, e é muito importante, né, ter uma blitz para o pessoal ficar mais atento, né?”, disse.
A fiscalização foi intensificada nas vias de acesso aos locais de festa e nas principais ruas e avenidas com o objetivo de coibir infrações como dirigir sob efeito de álcool, excesso de velocidade e outras condutas que colocam em risco a segurança no trânsito.
Agentes do Detran e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) estiveram presentes nos locais das festividades, orientaram e auxiliaram os foliões na travessia e no monitoramento do trânsito.
As atividades preventivas e de segurança realizadas pelo Detran durante eventos como o Carnaval são de extrema importância para garantir a segurança de todos os usuários das vias: pedestres, motoristas e passageiros. O aumento do consumo de álcool e a concentração de pessoas nas ruas durante o período carnavalesco elevam o risco de acidentes de trânsito.
“Mobilizamos nossas equipes de Educação e Fiscalização na capital e cidades do interior para atuar durante todas noites de Carnaval, mas o trabalho começou duas semanas antes. Contamos com o apoio irrestrito da Polícia Militar, por meio do BPTran, que diuturnamente garantiu a segurança dos foliões e realizou a Operação Lei Seca, retirando das vias aquelas pessoas que ainda insistem em associar álcool e direção. Nossa missão foi cumprida, levando conscientização para salvar vidas no trânsito”, destacou a presidente do Detran/AC, Taynara Martins.
Comentários
Cotidiano
Humaitá empata com Manauara e marca o 1º ponto no Brasileiro

Foto Glauber Lima: Kadu Barone marcou um dos gols do Manauara na Arena
Humaitá e Manauara empataram por 2 a 2 neste domingo, 15, na Arena da Floresta, em jogo válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. Pedrinho e João Hassen fizeram os gols do Tourão e Kadu Barone e Cristiano fizeram os gols do Manauara.
O Tourão, de Porto Acre, é o lanterna do grupo A1 com 1 ponto e o Robô é líder somando 20 pontos.
Buscou o resultado
O Manauara abriu o placar aos 38 segundos de jogo e deu a falsa impressão de mais uma vitória no torneio nacional. O Humaitá equilibrou o primeiro tempo, mas não criou oportunidades claras de gols.
Na segunda etapa, Cristiano fez 2 a 0 para o Robô, mas com dois belos gols de fora da área de Pedrinho e João Hassen o Humaitá foi buscar o empate.
7 pagantes
O confronto entre Humaitá e Manauara “conseguiu” levar para Arena da Floresta 7 torcedores. A renda foi de R$ 140,00 para custear a despesa do jogo de R$ 11.400,00.
Outros resultados
Trem 2 x 1 Águia
Tuna Luso 3 x 0 Independência
Manaus 1 x 2 GAS
Classificação
1º Manauara/AM 19 Pts
2º Tuna Luso/PA 18 Pts
3º Águia/PA 15 Pts
4º Independência/AC 14 Pts
5º Manaus/AM 12 Pts
6º Trem/AP 11 Pts
7º GAS/RR 8 Pts
8º Humaitá 1 Pt
Comentários
Cotidiano
FEAB abre temporada de 2025 com Estadual 3×3 no Sub-18, 23 e Adulto

Foto PHD: Equipes de todo o Estado devem disputar a competição
O departamento técnico da Federação Acreana de Basquete (FEAB) confirmou para o próximo dia 18, em Tarauacá, a abertura da temporada de 2025 com o Campeonato Estadual 3×3 nas categorias Sub-18, 23 e Adulto, nos naipes feminino e masculino.
“Vamos realizar o Estadual em três etapas. As primeiras disputas serão em Tarauacá e no dia 19 será a disputa da etapa de Rio Branco. As finais vão ser disputadas em Tarauacá”, explicou o diretor técnico da FEAB, professor Manieldem Távora.
Vagas no Regional
Segundo Manieldem Távora, as equipes campeãs e vices serão representantes do Acre na fase Regional do 3×3 em Manaus.
“As equipes de todas as categorias no feminino e no masculino estarão classificadas para a fase regional . Vamos começar a temporada com uma competição importante”, afirmou o dirigente.
Você precisa fazer login para comentar.