Conecte-se conosco

Extra

Acisa se posiciona sobre situação da violência no Acre

A Acisa é uma entidade, sem fins lucrativos, que trabalha pela melhoria da qualidade de vida da comunidade, apoiando o desenvolvimento e gestão dos negócios dentro do estado.

Publicado

em

Imagem ilustrativa/internet

A diretoria da Associação Comercial do Acre – Acisa, se posicionou, nesta segunda-feira, 16, sobre a onda de violência e o descontrole da Segurança Pública no Estado. Para a entidade, o caos está instalado e medidas enérgicas precisam ser adotadas para resolver a situação, caso contrário, a principal alternativa será solicitar intervenção federal.

A diretoria da Acisa entende que a situação do estado é grave, e que não se deve mais esperar, pois a população precisa de resposta. A recomendação da diretoria é que forças políticas se unam, independente de cores partidárias, para fazer um apelo ao Governo Federal, e combater a violência do nosso estado. O presidente da entidade diz que o comércio sofre, famílias estão com medo e que atividades rotineiras, como sentar na frente de casa ou participar de festas em vários locais está cada dia mais arriscado.

“Precisamos cobrar medidas mais enérgicas da Segurança Pública no combate a violência do nosso estado. O Acre vem se destacando no mapa da violência, aumentando dia após dia o índice de homicídios. As famílias estão com medo de sair nas ruas. À noite, conta-se nos dedos os carros que circulam pela cidade. Precisamos de uma resposta imediata”, disse o presidente.

No mês passado, uma série de reportagens intitulada ‘Acre em Guerra’, foi veiculada em rede nacional, mostrando a atuação do crime organizado e as principais rotas de drogas, nas fronteiras. A matéria mostrou que o Brasil está perdendo o controle das fronteiras com o Peru e Bolívia. Além disso, foram mapeadas rotas de tráfico, onde mostrou bandidos exibindo armamentos modernos, bem superiores as utilizadas pela polícia local.

Para a diretoria da entidade, esta situação, vem trazendo sérios problemas para a população e para quem investe ou tinha pretensão de investir no estado. A falta de segurança afasta novos empreendimentos, pois estamos vivenciando um dos piores momentos, e isso reflete na economia.

A entidade vem acompanhando os debates calorosos dos parlamentares acreanos, que nas últimas semanas, que usaram a tribuna para colocar toda situação vivida no estado. Por outro lado, acompanhamos em noticiários os governantes se defendendo, querendo transferir a culpa para o Governo Federal. A diretoria da Acisa entende que não é o momento de politizar ou encontrar culpados, e sim tomar decisões contundentes em relação a violência que assola todo o estado.

Para o presidente, além de solucionar a questão da segurança, o país precisa urgente de reformas, penitenciárias, tributárias, previdenciárias e política, para que assim, tenhamos alternativas para resolver outros vários problemas existentes.

“Políticos não fazem reformas pois seriam os primeiros prejudicados, sou contra reeleição, pois política não deve ser tratada como profissão e sim como um período de contribuição com a população”, disse Celestino.

Um levantamento aponta o Acre como o estado em que a violência mais cresce no país. Só o número de homicídios saltou mais de 150% nos últimos três anos. Este é um problema que não se restringe àquela região fronteiriça, mas, alimenta a criminalidade em todo país.

“Se eu fosse um policial militar teria medo de prender alguém, pois o Policial prende e o Judiciário solta, não dando sustentabilidade para quem está prendendo. Por isso, sou a favor de reformas urgentes, para que possamos enxergar uma luz no fim do túnel. Neste momento, infelizmente não temos saída. Se está ruim, ainda pode piorar muito mais. Não vemos uma busca de solução para esta situação complicada que o país vem vivendo, e o Acre está caótico na falta de segurança”, finalizou Celestino.

A Acisa é uma entidade, sem fins lucrativos, que trabalha pela melhoria da qualidade de vida da comunidade, apoiando o desenvolvimento e gestão dos negócios dentro do estado.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Homem é encontrado morto em estado de decomposição no Bairro Ivete Vargas

Publicado

em

Francisco Aginaldo, de 57 anos, não era visto desde a noite de Natal; vizinhos acionaram a polícia após sentirem forte odor vindo do apartamento.

Rio Branco, AC – Na manhã desta segunda-feira (29), o corpo de Francisco Aginaldo da Silva Oliveira, de 57 anos, foi localizado em avançado estado de decomposição dentro de sua residência, situada no Beco do Canal, bairro Ivete Vargas.

Segundo relatos de vizinhos, Francisco morava sozinho e enfrentava problemas de saúde. A última vez que ele foi visto com vida foi na noite de Natal. O alerta foi dado por moradores da região que, ao sentirem um cheiro intenso vindo do imóvel, acionaram a Polícia Militar.

Para acessar o interior do apartamento, agentes da Polícia Civil precisaram arrombar a porta, que estava trancada por dentro. O corpo foi encontrado caído no chão. De acordo com a perícia técnica, não havia indícios de crime, como sinais de luta ou ferimentos por armas. A vítima apresentava apenas um pequeno corte na cabeça, que os investigadores acreditam ter sido causado por uma queda acidental contra a quina de uma porta.

Após os trabalhos periciais no local, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exames cadavéricos que devem confirmar a causa exata da morte.

O caso foi registrado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e as investigações de praxe seguirão sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

Estado do Acre

Prefeitura Municipal de Assis Brasil

Comissão Permanente de Licitação

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2025

 OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, odontológico. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac.”

 Origem: Secretaria Municipal de Saúde.

Data da Abertura: 15.01.2026 as 09:00h

Retirada do Edital: 23/12/2025 à 14/01/2026

Local De Retirada: site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e e-mail: [email protected] e no site da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac www.assisbrasil.ac.gov.br

Horário: de Segunda – Feira à Quinta – Feira das 07:00 às 12:00 horas e de Sexta – Feira das 07:00 às 13:00 horas.

 

Assis Brasil -AC, 22 de dezembro de 2025.

Willian Azevedo Bandeira

Pregoeiro PMAB

DECRETO Nº022/2025

Comentários

Continue lendo

Extra

Defesa Civil do Acre entra em alerta por elevação do Rio Acre e risco de alagamentos na capital

Publicado

em

Rio Acre na fronteira já deu sinal de estabilidade e poderá dar sinais de vazantes nas próximas horas – Foto: Eldson Júnior

A Defesa Civil do Acre colocou suas equipes em estado de alerta em razão das fortes chuvas que atingiram o estado nas últimas horas e elevaram o nível do Rio Acre, com possibilidade de alagamentos e famílias desabrigadas, principalmente em Rio Branco.

De acordo com dados do sistema de hidrotelemetria, a chuva ultrapassou 100 milímetros em cerca de 12 horas, especialmente na região das Aldeias dos Patos, acima de Assis Brasil. Apesar do volume elevado, o nível do rio apresenta tendência de estabilização e leve recuo. Nas últimas quatro horas, a medição indicou nível abaixo dos 4 metros nos pontos mais altos do curso do rio.

Ponte metálica Dr José Augusto, que liga os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia – Foto: Eldson Júnior

Na régua de medição instalada na ponte que liga Brasiléia e Epitaciolândia, o Rio Acre chegou próximo dos 9 metros por volta das 10h (horário local), mas também apresenta sinal de estabilização.

O coordenador da Defesa Civil na região de fronteira, major do Corpo de Bombeiros Sandro, divulgou vídeo tranquilizando a população, ao mesmo tempo em que reforçou que as equipes seguem em prontidão, com apoio das prefeituras de Brasiléia e Epitaciolândia.

Em Rio Branco, no entanto, a situação exige mais atenção. Nas próximas 48 horas, o cenário pode demandar maior atuação das autoridades estaduais e municipais, já que foram registrados alagamentos em áreas mais baixas próximas ao Rio Acre, além de bairros e igarapés atingidos pelas águas da chuva.

Em Rio Branco, regiões como o Bairro da Base já foi alcançados pelas águas em alguns pontos deixando a dEfesa Civil em alerta – Foto ac24horas

Diante do quadro, o governador Gladson Cameli e a vice-governadora Mailza Assis se reuniram com secretários e técnicos para definir estratégias, alinhar ações e colocar em prática o Plano de Contingência, com foco em reduzir impactos e prestar assistência às famílias afetadas.

A reunião do Gabinete de Crise ocorreu na Secretaria de Estado da Casa Civil e contou com a participação de órgãos estaduais e instituições envolvidas direta ou indiretamente na gestão ambiental e de riscos, reforçando a articulação para enfrentar o período de chuvas intensas no Acre.

Governo do Acre reuniu pastas comprometidas com o plano de contigência para antecipar ações emergenciais. Foto: José Caminha/Secom

Comentários

Continue lendo