Acre
Academia Juvenil Acreana de Letras lança livros de jovens escritores
Rayssa e Luiz Felipe são jovens identificados com Altas Habilidades/Superdotação na área de produção textual, através de avaliação técnica realizada pelo NAAH/s, e tornaram-se membros da AJAL logo após sua fundação, em 2015.
Com FdoA
A Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL), instituição de cultura voltada a jovens escritores no estado do Acre, lançará, nos próximos dias, duas obras de dois jovens acadêmicos, em prosseguimento ao seu trabalho pioneiro à frente da literatura juvenil.
A instituição caminha para a quarta obra lançada somente nos últimos doze meses, além de ter anunciado, no início do ano, uma parceria firmada junto ao Governo do Estado e a União para a publicação de outras treze obras, que devem começar a ser produzidas em breve.
Os livros que serão lançados são de autoria dos escritores Luiz Felipe Moraes e Rayssa Castelo Branco e seus lançamentos acontecerão nos próximos sábados, no SESC do Centro.
O primeiro lançamento será da obra “Versos ao acaso”, da escritora Rayssa, no dia 28 de julho, às 19h00min, no local supracitado, e o segundo será da obra “Inquietudes da Alma”, de Luiz Felipe, no dia 04 de agosto, em mesmo horário e local.
O financiamento do livro “Inquietudes da alma” se deu através de projeto aprovado pelo Edital de Pequenos Apoios, da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), em 2017, e os eventos de lançamento contam com a parceria do Serviço Social do Comércio (SESC), através de seu projeto SESC Lançamentos, que já lançou diversos autores no Acre.
Rayssa e Luiz Felipe são jovens identificados com Altas Habilidades/Superdotação na área de produção textual, através de avaliação técnica realizada pelo NAAH/s, e tornaram-se membros da AJAL logo após sua fundação, em 2015. Hoje, colhem os frutos dos trabalhos desenvolvidos ao longo desses anos junto à Academia, no incentivo aos demais jovens escritores e alunos da rede pública de ensino, e na promoção de cultura literária para toda a comunidade.
_____________
Para Luiz Felipe, a existência da Academia Juvenil de Letras é um dos motivos pelos quais foi possível realizar o sonho de publicar seu primeiro livro.
_____________
“Nunca imaginei que aos 17 anos estaria publicando meu primeiro livro, e sei que grande parte do resultado só foi possível porque houve a ajuda da AJAL. Existem muitos jovens em nosso Estado que escrevem, e escrevem coisas realmente boas, portanto, a publicação não só do meu livro, como também do da Rayssa Castelo Branco, mostra que nós somos capazes e podemos sim realizar este trabalho tão lindo, que traz o ‘empoderamento’ juvenil através da escrita”, enfatiza o jovem poeta, que é aluno do 3o ano do ensino médio no Colégio João Calvino.
A jovem escritora Rayssa Castelo Branco, que já comemora a segunda obra publicada, afirma que a publicação de um livro é um processo que requer muito empenho, e por isso se sente orgulhosa dessas conquistas, “A publicação do meu segundo livro representa a realização de mais um sonho. É gratificante poder ter meu trabalho como escritora reconhecido e vejo como um privilégio ter a oportunidade de materializar em duas obras algumas de minhas produções”.
Rayssa é acadêmica do curso de Direito da Universidade Federal do Acre (UFAC) e seu
primeiro livro publicado tem por título “Primeiros poemas”. A mesma se alegra pela
existência da AJAL em sua vida e o papel desempenhado na consecução de seu trabalho.
“A AJAL foi essencial no meu amadurecimento como escritora, pois pude conhecer outros jovens que têm interesse na leitura e escrita, além de vários escritores acreanos, o que promoveu um grande estímulo para mim. Além de poder publicar minha segunda obra através da Academia, acredito que este lançamento pode servir de incentivo a outros jovens e adultos a desenvolverem o dom da escrita, além de, é claro, continuar a incentivar a leitura”, finaliza.
NOTA DO AUTOR
Como Presidente-Fundador da AJAL, posso afirmar que esses lançamentos representam o que há de melhor no trabalho empenhado por esta instituição de importância ímpar para o Acre, que é a Academia Juvenil Acreana de Letras, pois é exatamente nesse viés que desejamos estar participando da vida desses jovens escritores, que, como eu desejei um dia, desejam oportunidades para mostrar seu trabalho.
Enquanto vemos cidadãos de nossa geração serem protagonistas de ações de facções criminosas e muitos perderem suas vidas para as drogas, podemos ter reacesa a esperança ao ver jovens com tanto talento e determinação publicando livros e mostrando um trabalho de imenso valor para a Literatura, visto que os textos produzidos por estes jovens escritores em nada deixam a desejar em comparação aos produzidos por adultos ou pessoas de níveis de escolaridade superior, como
demonstram seus resultados de Altas Habilidades.
Apesar de nossas limitações estruturais e financeiras, temos o orgulho de receber semanalmente pedidos de informações referentes à posse de jovens na Academia, demonstrando o claro interesse da nossa juventude pela leitura e escrita, confirmando nossa concepção de que nenhum incentivo é muito e todo trabalho, mesmo árduo, é pouco, no que se refere à urgência de nossa juventude em não ser subtraída para o mundo do crime e de não ter seus talentos perdidos pela falta de oportunidades.
Seguimos com a certeza de estarmos caminhando na direção correta, sem nunca perder a esperança de dias cada vez melhores para alcançarmos realizações ainda maiores.
Porém, somente com a manutenção e ampliação desse apoio recebido pela sociedade civil, poderes públicos, demais instituições de cultura, e, impreterivelmente, da família, podemos alçar, com afinco, voos cada vez mais altos!
Comentários
Acre
Rio Branco Segue em Frente: 100 Dias de Trabalho e a Força da Continuidade
Os primeiros meses do segundo mandato confirmam o acerto da população ao apostar na reeleição e mostram que planejamento, compromisso e gestão responsável fazem a diferença no presente e constroem um futuro melhor para todos
Por Tião Bocalom
É com imensa satisfação que compartilho com a população de Rio Branco os resultados dos primeiros 100 dias do nosso segundo mandato à frente da Prefeitura da capital de todos os acreanos.
Este novo ciclo representa a continuidade de um projeto que começou em 2021 e que, com o apoio popular renovado nas urnas em 2024, está nos permitindo acelerar obras, ampliar serviços e enfrentar com responsabilidade os desafios que a nossa cidade impõe.
A reeleição foi, acima de tudo, a confirmação de que os avanços conquistados no primeiro mandato — apesar dos dois anos de pandemia, do “fique em casa”, das quatro alagações, do desmoronamento das duas estações de captação de água e de muitos outros acontecimentos — foram reconhecidos pela população.
Foi nesse período que colocamos de pé programas estruturantes como o Recupera Rio Branco e o Asfalta Rio Branco, que recuperaram e pavimentaram mais de 200 quilômetros de ruas e avenidas em todas as regionais da cidade, mudando a realidade de centenas de comunidades que antes viviam na poeira ou na lama.
Complementarmente, executamos o projeto de recuperação de ruas com um robusto serviço de tapa-buracos, garantindo a manutenção contínua da malha viária urbana.
Na zona rural, criamos o programa Ramais da Dignidade, que já recuperou mais de 1.500 quilômetros de estradas vicinais, construiu e recuperou mais de 70 pontes e implantou mais de 600 bueiros de PVC, garantindo acesso, dignidade e escoamento da produção agrícola.
Investimos na iluminação pública com 100% da cidade agora atendida por lâmpadas de LED, transformando a paisagem urbana e trazendo mais segurança aos moradores.
Não podemos deixar de lembrar os momentos difíceis, como as cheias do Rio Acre e dos igarapés em 2023, que provocaram o maior desastre da história recente, com alagamentos em diversos bairros.
Foram períodos desafiadores, mas que enfrentamos com trabalho, determinação, coragem e solidariedade.

O prefeito Tião Bocalom declarou que a compra não termina completamente com o problema da distribuição de água na capital/Foto: ContilNet
Estivemos nas ruas, nos abrigos, ao lado das famílias atingidas, mobilizando toda a estrutura do município para prestar socorro e iniciar o mais rápido possível a recuperação das áreas afetadas — inclusive, pela primeira vez na história, com a reposição de móveis e eletrodomésticos às famílias que perderam tudo, além do apoio oferecido aos pequenos empreendedores.
Agora, nestes primeiros 100 dias do segundo mandato, continuamos atuando firmemente na reconstrução e na prevenção.
A educação sempre foi prioridade. No primeiro mandato, entregamos tablets e uniformes aos alunos, notebooks aos professores, climatizamos todas as escolas e creches municipais e fizemos Rio Branco avançar no IDEB, conquistando um dos melhores desempenhos entre as capitais brasileiras. Também garantimos o pagamento do piso nacional dos professores e investimos na valorização dos servidores.
Neste início de novo mandato, iniciamos a construção de duas novas creches: uma no bairro Defesa Civil e outra na Vila Acre, ambas com obras aceleradas e capacidade para atender mais de 600 crianças com estruturas modernas, acessíveis e seguras.
Avançamos ainda com projetos de novas escolas e seguimos investindo em formação, equipamentos e infraestrutura.
Outro eixo que temos orgulho em destacar é o da tecnologia. Ainda no primeiro mandato, lançamos o TecJovem, que colocou nossos jovens no caminho da inovação, promovendo capacitação tecnológica e inclusão digital.
Agora, nesses primeiros 100 dias, avançamos com o programa Conecta Rio Branco, que está levando Wi-Fi gratuito a praças e espaços públicos, ampliando o acesso à informação e fortalecendo o aprendizado fora da sala de aula.
Na saúde, além da reestruturação da rede básica, da regularização do fornecimento de medicamentos e do atendimento humanizado, iniciamos a construção de sete novas unidades de saúde e continuamos reformando as antigas.
Também estamos investindo em ações de prevenção, saúde mental e programas de atenção às comunidades mais vulneráveis.
A segurança pública, mesmo não sendo responsabilidade direta do município, tem recebido investimentos importantes da nossa gestão. Instalamos mais de 300 câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade, em parceria com a Polícia Militar, ampliando a vigilância, a prevenção e a capacidade de resposta às ocorrências. Essa é uma política permanente e planejada, que segue avançando.
Na mobilidade urbana, estamos tocando importantes obras estruturantes. Entregamos o Elevado Beth Bocalom, o primeiro viaduto da história do Acre — uma obra emblemática que desafogou o trânsito na Estrada Dias Martins e marcou um novo tempo na infraestrutura viária de nossa capital. O Viaduto Mamedio Bittar, na Avenida Ceará, já está com mais de 40% das obras executadas.

Nomes como Nabiha Bestene, ex-secretária de Educação, e Neiva Tessinari, que chefiava a Secretaria de Planejamento, não aparecem na nova composição da equipe.
Concluímos a nova passarela entre os bairros Ayrton Senna e Aeroporto Velho, entregamos a tão aguardada Ponte do Judia, que beneficiou diretamente 23 bairros e que há mais de 25 anos era prometida, e seguimos com a construção do Mercado Elias Mansour, que será devolvido à população como símbolo do centro histórico e da força do comércio local.
Além disso, estamos concluindo a construção do Polo Agroindustrial de Rio Branco, próximo ao Ceasa, e da Fábrica de Leite de Soja, que vai produzir até 8 mil litros por dia, fortalecendo a segurança alimentar e gerando novas oportunidades de emprego e renda.
Cada uma dessas ações só é possível graças à confiança que os rio-branquenses depositaram na continuidade do nosso trabalho.

Screenshot
O que estamos colhendo agora é fruto do planejamento, da seriedade e do compromisso assumido lá atrás.
Continuamos cuidando da cidade e do campo com zelo, investindo de forma responsável e transparente, com os pés no chão e o olhar no futuro.
Ao completar 100 dias deste segundo mandato, reforço que todas essas conquistas não são apenas números ou obras; elas representam a vida das pessoas melhorando de verdade.
O desenvolvimento está chegando às ruas, aos bairros, às comunidades rurais.
Nossa cidade está a cada dia mais limpa, acolhedora e próspera. E é com essa mesma energia que vamos seguir adiante, honrando cada voto de confiança que recebi e trabalhando todos os dias para que Rio Branco seja, cada vez mais, uma cidade digna dos sonhos de sua gente!
Tião Bocalom
Prefeito de Rio Branco
Presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC)
⸻
Comentários
Acre
Prefeitura entrega kits para horta e beneficia 20 famílias no Polo Agroflorestal da Estrada Velha
A Prefeitura de Epitaciolândia, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou a entrega de 20 kits para hortas no Polo Agroflorestal da Estrada Velha, beneficiando famílias associadas à produção agrícola local no ramo de hortaliças. Cada kit é composto por:
✔ 1 caixa d’água de mil litros
✔ 1 rolo de lona apropriada para cobertura de horta.
✔ 100 metros de mangueira
✔ Fio elétrico.
A ação visa fortalecer a agricultura familiar, aumentando a produção de hortaliças e melhorando a renda das famílias.
Estiveram no evento:
Sérgio Mesquita, vice-prefeito – José Antônio (Nego), secretário de Agricultura –
Devanir Ramiro Vieira, presidente da Associação do Polo Agroflorestal,
Moradores beneficiados.
Devanir Ramiro, representando a comunidade, agradeceu a iniciativa:
“Esses kits chegaram em boa hora! Vão permitir que 20 famílias aumentem sua produção de hortaliças. Em nome de todos, nosso muito obrigado ao prefeito, ao vice-prefeito e ao secretário Nego.”
O vice-prefeito Sérgio Mesquita destacou a satisfação em apoiar a comunidade: “É uma alegria poder contribuir com o fortalecimento da produção local, gerando mais oportunidades e melhorando a qualidade de vida dessas famílias.” *
O Secretário Nego, por sua vez, afirmou que essa ação reforça o compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento rural sustentável e o apoio à agricultura familiar.
Comentários
Acre
Encadear Summit reúne empresários do setor de supermercados de Rio Branco no Sebrae
Evento promoveu conexões estratégicas para fortalecer negócios e fomentar a inovação no setor
Na quinta-feira (10), o Sebrae sediou o Encadear Summit – Rede de Supermercados, evento que visa criar oportunidades e gerar valor tanto para pequenas quanto para grandes empresas, além de promover um ambiente de negócios mais competitivo e sustentável. O encontro, realizado na sede da instituição na capital, contou com a parceria da Associação das Redes de Supermercados de Rio Branco (ASAS).
O diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, destacou a importância da cadeia produtiva na geração de empregos e renda para o estado, afirmando que o evento foi uma oportunidade única para fortalecer a economia local e regional. “A nossa missão é trabalhar em prol dos pequenos negócios, por isso fazemos esse trabalho de encadeamento, que é buscar os grandes para chegar aos pequenos”, afirmou.
Segundo Adem Araújo, presidente da ASAS, o Encadear Summit representou a oportunidade de estreitar conexões e promover um ambiente de negócios mais competitivo e inovador. “Nesse momento, podemos melhorar a parceria com os nossos fornecedores para que possamos desenvolvê-los e ter produtos com mais qualidade”, declarou.
O evento reuniu empresários das redes de supermercados Arasuper, Mercale e Hiper Kometa, e contou com palestras como a do especialista do Sebrae Nacional, Krishna Aum Faria, sobre “Cases de Sucesso no Brasil”, e do consultor master Rogério Della Fávera, com o tema“Supermercado e Seus Fornecedores: Parceria Estratégica que Gera Valor”. Além disso, foi realizada uma mesa-redonda sobre “Desafios e Oportunidades”, em que os empresários debateram abertamente os principais desafios enfrentados e as oportunidades de crescimento no setor.
O encontro é uma ação do projeto Conexão Corporativa – Rede de Supermercados do Sebrae. Para a gestora do projeto, Maysa Bezerra, o evento demonstrou como as conexões certas podem gerar resultados duradouros. “Apresentamos oportunidades reais de transformação por meio da troca de experiências, do acesso a especialistas e da construção de soluções personalizadas para os desafios dos negócios”, concluiu a gestora.
Você precisa fazer login para comentar.