fbpx
Conecte-se conosco

Acre

AC é maior emissor de fumaça na região transfronteiriça, diz pesquisador

Publicado

em

Estudo sobre poluição realizado pelo Inpe é apresentado durante SBPC.
Pesquisa derrubou tese de que fumaça de Rio Branco viria da Bolívia.

Rio Branco, capital do Acre, tomada por fumaça  (Foto: Gleilson Miranda/Governo do Acre)

Rio Branco, capital do Acre, tomada por fumaça
(Foto: Gleilson Miranda/Governo do Acre)

G1

m estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apresentado nesta quinta-feira (24) durante a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), mostra que o Acre é o principal poluente na região transfronteiriça. Os dados, colhidos de 2005 a 2010, derrubaram a tese de que a origem da fumaça que encobre o Acre, no auge das queimadas, viria principalmente de cidades da Bolívia.

“Nossos estudos apontam que grande parte da poluição do Acre é gerada no próprio estado, não é trazida pelos ventos de outros locais. A pesquisa foi limitada às emissões causadas por queimadas, que são as mais relevantes”, afirma o pesquisador titular do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Inpe, Saulo Freitas. Na ocasião, foi debatido o Impacto Trinacional da queima de Biomassa e da Fumaça na Amazônia Sul Ocidental.

A pesquisa, encomendada pelo Ministério Público do Acre (MP-AC), verificou as contribuições das emissões da Bolivia, Peru, Rondônia, Mato Grosso, Amazônia, Pará e Acre na fumaça verificada no quadrilátero de Rio Branco. Em 2005, a maior contribuição foi do Acre e decorreu das queimadas no próprio estado. Naquele ano, 28.784 focos de incêndio foram registrados.

Em 2008, o Acre permanece em primeiro na lista das fontes emissoras de fumaça, seguido da Bolívia. Somente em 2009, quando a Justiça concedeu liminar para ação movida contra o governo estadual pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, que exigia suspensão parcial das autorizações de queimadas, o Acre deixou de liderar o ranking, dando lugar ao Amazonas. O resultado se repetiu no ano seguinte.

Em 2012, houve uma redução de 65% nos focos de calor em todo estado. “A poluição tem decaído ao longo dos anos. Quando você olha os mapas do desmatamento, vê que há um declínio, e isso está associado também à diminuição das emissões de fumaça”, afirma Saulo,  que atua principalmente nos temas relacionados à poluição do ar e química atmosférica, queimadas e seus impactos em mudanças do tempo, clima e saúde pública.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil do Acre prende mais uma liderança de organização criminosa no Vale do Juruá

Publicado

em

Investigadores do NEIC durante cumprimento de mandados no Vale do Juruá. Foto: cedida.

A Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), por meio do Núcleo Especializado em Investigações Criminais (NEIC) de Cruzeiro do Sul, prendeu nesta semana três pessoas envolvidas em atividades criminosas na região. Dentre os presos, está um homem apontado como liderança de uma organização criminosa com atuação no Vale do Juruá.

Com essas prisões, sobe para três o número de lideranças de facções criminosas detidas pelo NEIC nos últimos 20 dias, resultado de uma ação investigativa constante e estratégica da Polícia Civil para desarticular o crime organizado na região.

Os três indivíduos presos nesta semana, são suspeitos de envolvimento direto na execução de Rodrigo Duarte Gomes, de 28 anos, cujo corpo foi encontrado em uma cova nas imediações do Rio Crôa. Rodrigo havia fugido do Presídio Manoel Neri da Silva em 9 de setembro de 2024 e desapareceu quatro dias depois. Informações indicam que ele estava residindo no Ramal dos Caracas, na Comunidade Vila Lagoinha, quando foi levado por quatro pessoas em um carro de vidros escuros até o Porto do Rio Crôa, onde teria sido executado.

As investigações seguem em andamento para localizar outros envolvidos no crime e aprofundar a apuração sobre a atuação das organizações criminosas no Juruá.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre pode ter chuvas intensas com ventos de até 60 km/h

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo aviso meteorológico de chuvas intensas com grau de severidade classificado como “perigo potencial” para o Acre. O alerta começou a valer às 9h40 desta sexta-feira, 11, e segue em vigor até as 10h deste sábado (12).

De acordo com o órgão, a previsão é de chuvas com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 mm em um único dia. O aviso também menciona ventos intensos, com velocidade entre 40 e 60 km/h.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sena Madureira cria Serviço de Acolhimento para crianças e adolescentes

Publicado

em

A Prefeitura de Sena Madureira sancionou nesta sexta-feira, 11, a Lei nº 886/2025, que institui oficialmente o Serviço Municipal de Acolhimento Familiar. A iniciativa tem como objetivo garantir a proteção integral de crianças, adolescentes e, em casos excepcionais, de jovens entre 18 e 21 anos que precisem ser afastados do convívio familiar por determinação judicial.

De acordo com o texto da lei, o serviço é voltado a menores que tiveram seus direitos ameaçados ou violados, seja por situações de violência física, psicológica, sexual, negligência, abandono ou orfandade. A medida substitui o acolhimento institucional, priorizando a convivência familiar e comunitária com famílias cadastradas e capacitadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

As famílias, denominadas “famílias acolhedoras”, não terão vínculo de adoção, mas irão proporcionar um ambiente seguro e afetuoso para os acolhidos, com suporte financeiro por meio de uma bolsa-auxílio para cobrir despesas com a criança ou adolescente.

A gestão do serviço ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, que atuará em articulação com o Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar, entre outros órgãos que integram o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.

Além disso, a lei prevê investimentos na capacitação técnica das famílias e profissionais envolvidos, bem como estrutura adequada para o funcionamento do serviço. Os recursos virão do orçamento municipal, do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e de convênios com os governos estadual e federal.

A inclusão de uma criança ou adolescente no programa será feita exclusivamente por meio de determinação judicial, respeitando as necessidades específicas de cada caso. A permanência no serviço também poderá ser estendida até os 21 anos de idade, com base em avaliação técnica

Comentários

Continue lendo