Acre
Abate de bovinos no Acre tem mais de 38% de aumento em 2023 e ultrapassa 400 mil cabeças
Considerando o peso das carcaças, o estado ultrapassou 100 mil toneladas ao longo do ano passado, segundo o IBGE. No último trimestre de 2023, Acre também teve crescimento de mais de 57% no abate.
O abate de bovinos no Acre teve mais de 38% de aumento em 2023, e ultrapassou 400 mil cabeças, de acordo com a pesquisa Estatísticas da Produção Pecuária, produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no dia 14 deste mês.
Ao todo, no ano passado, o estado teve 466.875 bovinos abatidos, número 38,2% maior que o acumulado em 2022, que foi de 337.834 cabeças de gado. Considerando o peso das carcaças, o estado saiu de 85.750 em 2022 para 115.543 em 2023. A variação foi de 34,7%.
O crescimento também foi detectado no recorte do quatro trimestre de 2023. Entre outubro e dezembro, foram 131.257 bovinos abatidos, número 57,7% maior que o mesmo período em 2022.
No cenário nacional, a alta no Acre foi maior que a média do país, que registrou aumento de 13,7% no abate de bovinos em 2023 na comparação com 2022. O crescimento acreano foi o segundo maior da região norte, atrás do estado de Rondônia, que teve crescimento de 41% no abate de bovinos em 2023.
Em todo o país, foram abatidas 1,61 milhão de cabeças de bovinos a mais no 4º trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado por aumentos em 22 das 27 unidades da federação.
Produção de ovos de galinha
A quantidade de ovos de galinha produzidos no Acre em 2023 também registrou crescimento. Com 5,4 mil ovos produzidos, a taxa de aumento foi de 22,3% em relação a 2022, com 4,4 mil.
Em âmbito nacional, o total de ovos abatidos teve um aumento de 2,7%em 2023. O percentual registrado pelo Acre foi o maior da Região Norte, à frente de Rondônia, que marcou 7,2% de aumento. Considerando a quantidade de ovos produzidos, porém, o Acre ficou em último lugar na região.
Comentários
Acre
Assembleia Legislativa do Acre – NOTA DE PESAR
NOTA DE PESAR
Com pesar, recebemos a notícia do falecimento do presidente da Federação de Futebol do Acre, Antônio Aquino Lopes, o Toniquinho, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 16, em consequência de um infarto.
“Toniquin”, como era carinhosamente chamado, tinha 76 anos, dos quais 40 dedicou ao esporte acreano. Sua história de vida se confunde com a trajetória dos clubes de futebol do estado.
Neste momento de saudade e tristeza, desejamos que os familiares e amigos encontrem consolo e refrigério.
Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre
Comentários
Acre
Caminhonete colide com caminhão em cruzamento no Conjunto Esperança, em Rio Branco
Acidente deixou apenas danos materiais; ninguém ficou ferido
Um acidente envolvendo uma caminhonete e um caminhão foi registrado na noite desta terça-feira (15), no cruzamento entre a Rua Major Ladislau Ferreira e a Rua Euclides da Cunha, no Conjunto Esperança, em Rio Branco.
Segundo informações apuradas no local, a condutora de uma Renault Oroch, de cor prata, trafegava pela Rua Major Ladislau Ferreira quando tentou realizar uma conversão à esquerda, ignorando a via preferencial. No momento da manobra, acabou sendo atingida lateralmente por um caminhão VW/13 branco, pertencente a uma empresa privada, que seguia pela Rua Euclides da Cunha.
Apesar do impacto, ninguém se feriu. A caminhonete sofreu os maiores danos, especialmente na lateral, enquanto o caminhão teve apenas leves avarias.
O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) foi acionado e compareceu ao local para isolar a área e realizar os procedimentos periciais. Após a conclusão dos trabalhos, os veículos foram liberados.
Comentários
Acre
Museu do Xapury é reaberto após investimento de R$ 640 mil

Foto: Felipe Freire/Secom
Um dos principais pontos turísticos e históricos de Xapuri, o Museu do Xapury reabriu suas portas nessa terça-feira, 15, após passar por um processo de revitalização. Instalado em um casarão de 1927, o espaço recebeu investimento de R$ 640 mil, com recursos do tesouro estadual, e volta a funcionar como referência na preservação da memória acreana.
O prédio, que já foi sede da primeira prefeitura da cidade, abriga objetos históricos que ajudam a contar a trajetória do Acre, com destaque para o Ciclo da Borracha, a Revolução Acreana e a luta do líder seringueiro Chico Mendes. O acervo inclui armas, mobiliário, utensílios do cotidiano dos trabalhadores da floresta e peças ligadas às culturas indígena e seringueira.
A cerimônia de reinauguração contou com a presença do governador Gladson Cameli, de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autoridades locais e moradores da cidade. Na ocasião, o governador afirmou que “um museu não é um lugar para acumular coisas velhas, mas sim um lugar que guarda memórias afetivas de uma população, as quais sinalizam para o futuro”.
O presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, também ressaltou a importância do espaço para as novas gerações. “Este museu é um espaço de memória, onde os nossos jovens vão conhecer e valorizar a nossa história”, disse.
Além da reabertura do museu, outras ações de valorização do patrimônio histórico de Xapuri estão em andamento, como a revitalização da Casa de Chico Mendes e da Trilha Chico Mendes, em parceria com o Iphan e o governo do Estado.

Foto: Felipe Freire/Secom
Com informações da Agência de Notícias do Acre.
Você precisa fazer login para comentar.