fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Abaixo da cota de transbordamento, oito municípios iniciam processo de recuperação e limpeza das ruas

Publicado

em

Com base na atualização dos dados sobre o nível dos rios do Acre às 6h desta quinta-feira, 7, os municípios onde os mananciais se encontram abaixo da cota de transbordamento são Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro, Tarauacá e Feijó.

Em grande parte desses municípios, as famílias atingidas e o poder público já trabalham nas ações de retorno das famílias, como o desmonte dos abrigos temporários e a ativação plena do funcionamento de serviços básicos que haviam sido paralisados, como água e energia.

Municípios do Acre irão receber R$ 2,3 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social para executar ações de acolhimento emergencial. Foto: Pedro Devani/Secom

Guiadas por orientações de profissionais estaduais, as prefeituras locais garantiram a captação de recursos do governo federal para impulsionar ações nas áreas de saúde, assistência social e infraestrutura, visando à reconstrução das comunidades.

Caminhões-pipa do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) auxiliam no abastecimento de água potável para as famílias. Foto: Deiciane Medeiros/Saneacre

“No momento de dificuldade, o Estado prestou todo o apoio possível para as prefeituras municipais e buscou minimizar os danos humanos, sociais e materiais, prezando pela vida e pelo patrimônio dos acreanos”, destaca o coronel Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil Estadual.

O coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Carlos Batista, acompanhou de perto a situação de todos os municípios, em busca de respostas eficientes para a situação de calamidade no Acre. Foto: Neto Lucena/Secom

O Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) também tem prestado um importante papel de apoio às prefeituras, com a remoção de entulhos, destroços e lama após as enchentes. O órgão governamental tem atuado nas vias mais afetadas pelos transbordamentos, com o objetivo de garantir a recuperação e a limpeza das ruas, proporcionando um ambiente seguro e limpo aos moradores.

O Deracre realiza um trabalho de grande importância para os municípios, com a limpeza das principais áreas afetadas. Foto: Eudes Goes/Deracre

Momento de reconstrução

Tarauacá enfrentou o nível de 11,15 m, frente à cota de transbordamento de 9,50 m. O subtenente João Luiz Gonzaga, coordenador da Defesa Civil local, relata a atual situação enfrentada: “Este é um momento de reconstrução da cidade como um todo, felizmente estamos voltando à normalidade”.

O subtenente João Luiz Gonzaga agradece o apoio do governo e dos profissionais da sua unidade. Foto: Josciney Bastos/Secom

Após atender tantas emergências e socorrer a população necessitada, ele observa: “Para nós, profissionais, é gratificante ver o nosso trabalho refletido no retorno seguro dessas famílias e ser a resposta num momento de dificuldade, sabendo que nosso empenho valeu a pena, garantindo a integridade de todos. Tenho a sorte de contar com bons profissionais, que abraçaram a causa e lutaram com garra, protegendo nossas famílias.”

O Deracre também já iniciou ações de limpeza no pós-enchente de Tarauacá. Foto: Ascom/Deracre

Durante a enchente, a prefeitura, com o apoio do governo do Acre, instituiu cinco abrigos em instituições de ensino, para as 93 famílias desabrigadas pela enchente e, com o baixar das águas, todas as 486 pessoas puderam retornar às suas casas.

O alto nível das águas em Tarauacá atingiu 85% da população. Foto: Josciney Bastos/Secom

Em Santa Rosa do Purus, com o nível do rio abaixo da cota de alerta, as famílias também já retornaram às suas casas. O subtenente do Corpo de Bombeiros, Carlos Queiroz, atua como bombeiro há 16 anos e coordena as ações de enchente em Santa Rosa do Purus desde 2021. Ele acompanhou o momento de calamidade pública no município e comunica que, infelizmente, algumas famílias não conseguiram voltar para suas casas: “Muitas casas foram danificadas e outras destruídas, impossibilitando que [as famílias] saiam do abrigo de imediato”.

O subtenente Carlos Queiroz informa que, infelizmente, algumas famílias não conseguiram voltar para suas casas, destruídas pelas águas. Foto: Neto Lucena/Secom

No dia 26 de fevereiro, o nível do Rio Purus chegou à marca histórica de 11,12 m, ultrapassando a última grande enchente, que registrou 10,13 m, em março de 2021. Na cheia de 2024, o Corpo de Bombeiros registrou 521 pessoas desabrigadas e 1.816 desalojadas. Seis abrigos foram montados para atender à população atingida pela cheia no município.

O momento de calamidade desalojou 1.816 pessoas na zona rural e urbana do município. Foto: Neto Lucena/Secom

O comprometimento dos profissionais mostra o empenho das instituições em agir de forma unida, com a missão de apoiar e mitigar os danos causados, prezando pelo bem-estar das famílias afetadas. Agora, o foco se volta para a reconstrução dessas comunidades e o auxílio àqueles que ainda enfrentam dificuldades após a grande enchente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Vereador Ayache é presidente da CCJ na Câmara Municipal

Publicado

em

Por Rosy Lima

Os sete vereadores que irão compor a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final são: para membros titulares, Ayache (PP), Samir Bestene (PP), Andre Kanai (PT), Zé Lopes (Republicanos) e Bruno Moraes (PP). Os membros suplentes são os vereadores Márcio Mustafá (PSDB) e Nenê Almeida (MDB).

Em entrevista ao NHN, o vereador Ayache se disse grato pela indicação.

“O sentimento é de gratidão pela confiança do partido. É uma responsabilidade, pois a CCJ é uma das comissões de maior responsabilidade da Câmara”, destacou.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeitura de Rio Branco alerta população para novos golpes sobre alvará de funcionamento irregular e outras irregularidades

Publicado

em

A partir do segundo semestre de 2024 uma série de golpes e tentativas de golpes passaram a ser aplicados na capital acreana envolvendo o nome do poder público municipal, principalmente os que versam sobre supostas irregularidades no alvará de funcionamento dos comércios locais.

Diante disso, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Sala do Empreendedor, faz um alerta à população rio-branquense em geral para que não caiam na artimanha criminosa.

Emails e mensagens de texto estão sendo encaminhadas a empresas/comércios locais e cidadãos em geral, por meio de aplicativos de troca de mensagens, afirmando haver irregularidades no Alvará de Funcionamento das empresas vítimas, fornecendo ainda um link para a regularização das pendências. A gestão municipal assevera que nenhum contato é feito por meio eletrônico ou até mesmo por aplicativos de troca de mensagens.

A prefeitura orienta ainda que quem receber tais mensagens não click nos links disponibilizados, para evitar ter seus dados pessoais e de suas empresas roubados e/ou hackeados por criminosos com a intenção de obter informações para outros tipos de golpes.

Em alguns dos e-mails enviados à comerciantes, as mensagens são assinadas por uma pessoa identificada por José Carlos, que seria “Gestor de Licenciamento e Fiscalização do Departamento de Licenciamento Urbano e Obras da Prefeitura de Rio Branco”.

A prefeitura alerta que:

– A prefeitura não envia mensagens desta natureza a empresas/comércios e à contribuintes;

2º – Na estrutura organizacional da gestão municipal não existe “Departamento de Licenciamento Urbano e Obras” e, por fim

– Na prefeitura não existe servidor com o nome de “José Carlos” que ocupe o cargo de “Gestor de Licenciamento e Fiscalização”.

A Prefeitura de Rio Branco orienta que caso isso tenha acontecido procurar imediatamente a delegacia e registrar ocorrência, bem como comunicar instituições financeiras e outros órgãos competentes sobre o golpe. Em caso de dúvida e/ou recebimento de mensagens e e-mails dessa natureza, procurar imediatamente a Sala do Empreendedor, na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Seinfra), no antigo Mira Shopping ao lado da Prefeitura.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Kinho Brito comanda treino tático e deve fazer mudanças no Humaitá

Publicado

em

Foto Jhon Silva: João Hassen (bola) pode ser uma das novidades do Tourão

O elenco do Humaitá faz um treinamento tático nesta quarta, 5, no campo do Airton, e o técnico Kinho Brito vai começar a montar a equipe para o jogo contra o Plácido de Castro. O confronto será no domingo, 9, às 17 horas, na Arena da Floresta.

“Os jogadores treinaram forte nessa terça e vamos aproveitar a semana para colocar a nossa forma de trabalhar”, comentou Kinho Brito.

Vai mexer

Kinho Brito confirmou a possibilidade de realizar mudanças em todos os setores da equipe.

“Jogamos três partidas e não conseguimos vencer. Não existe cadeira cativa no Humaitá e os atletas precisam produzir para a equipe vencer”, afirmou o treinador.

João Hassen 

Uma das novidades do Tourão deve ser a entrada do meia João Hassen. O atleta jogou poucos minutos no duelo da Copa Verde e não recebeu nenhuma oportunidade nas partidas do Estadual.

Comentários

Continue lendo