Brasil
“A violência contra a mulher não é um problema da mulher, é da sociedade”, alerta vereadora Elzinha Mendonça
A vereadora reforçou a necessidade de educação e conscientização desde a infância, destacando que a luta contra a violência de gênero deve envolver toda a sociedade

A vereadora Elzinha Mendonça (PP) trouxe à tribuna da Câmara de Rio Branco na sessão desta quarta-feira, 5, um tema sensível e urgente: a violência contra a mulher e o feminicídio. A parlamentar destacou a necessidade de políticas públicas eficazes e campanhas de conscientização para combater esse problema que ainda assola a sociedade.
“Eu hoje trago aqui, com muita tristeza e dor no coração, algo que dói em todas as mulheres e que envergonha a nossa sociedade, que é o feminicídio. Não é possível que em pleno século XXI ainda precisamos clamar para que parem de nos matar simplesmente por sermos mulheres”, disse a progressista.
A parlamentar destacou dados alarmantes do Acre e do país. Entre janeiro e março deste ano, foram registrados 22 homicídios dolosos no Estado, e os números de feminicídios voltaram a crescer em 2025, segundo o Departamento de Inteligência da Polícia Civil. Ela citou ainda um caso recente em Porto Acre, no qual uma jovem de 18 anos foi assassinada pelo próprio marido, que posteriormente cometeu suicídio.
“Esse caso representa o ciclo cruel da violência doméstica, que muitas mulheres vivem em silêncio, marcado por ciúmes, controle e dominação, terminando sempre da mesma forma: com a mulher morta e uma família destruída”, afirmou a parlamentar.
Apesar de reconhecer uma redução de 50% nos casos de feminicídio em Rio Branco nos primeiros seis meses de 2025, Mendonça alertou que os números não podem ser vistos apenas como estatística.
“A violência contra a mulher não é apenas um número, cada uma dessas vidas tem nome, história e sonhos interrompidos”, disse, lembrando que 102 denúncias de violência contra a mulher foram registradas pelo canal 180 entre janeiro e julho deste ano no Acre, enquanto o Feminicidômetro do Ministério Público do Acre contabilizou 87 feminicídios consumados e 158 tentativas desde 2018.
A vereadora reforçou a necessidade de educação e conscientização desde a infância, destacando que a luta contra a violência de gênero deve envolver toda a sociedade. “Precisamos ensinar meninos a não materializarem o controle, o ciúme, a violência, e ensinar meninas a reconhecerem os sinais de abuso. A violência contra a mulher não é um problema da mulher, é um problema da sociedade. Todos os homens precisam estar engajados em votar contra o feminicídio”, concluiu.
Comentários
Brasil
RJ: médica morre após carro ser baleado em perseguição policial

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga a morte da médica Andréa Marins Dias, de 61 anos, atingida por um tiro nesse domingo (15/3). O crime ocorreu durante uma perseguição da Polícia Militar a suspeitos de assalto no bairro de Cascadura.
A mulher tinha acabado de sair da casa dos pais, após uma visita, quando foi baleada.
Os militares foram acionados após denúncias de que criminosos em um Corolla Cross estariam realizando assaltos na região. Ao chegarem ao local, os agentes avistaram o carro de Andrea, além de um Jeep Commander e uma motocicleta.
Os militares afirmam que deram ordem de parada, mas os ocupantes dos veículos reagiram, dispararam contra a equipe e fugiram. Ainda de acordo com os policiais, houve troca de tiros durante a ação.
O Corolla Cross seguiu pelas ruas Eufrásio Corrêa, Colúmbia, Goiás, Cupertino e Mendes, parando apenas na Rua Palatinado. Ao abrirem o veículo, os agentes encontraram a médica sem vida no banco do motorista, com uma perfuração causada por disparo de arma de fogo.
Em nota, a Polícia Civil informou que “a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada e investiga a morte de Andrea Marins Dias. Diligências estão em andamento para apurar os fatos”.
Para o Metrópoles, a Polícia Militar ressaltou que lamenta a morte de Andréa e que foi instaurado um procedimento para apurar os fatos ocorridos durante a ação, que resultou na morte da vítima.
“Vale informar que os policiais que faziam parte da equipe de agentes que efetuou a abordagem portavam as câmeras corporais. Os dispositivos e as armas utilizadas pelos agentes estão à disposição do procedimento investigativo pela Polícia Civil”, concluiu a corporação.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Brasil
Pix Saque e Pix Troco são suspensos em lotéricas de todo o país

A Caixa Econômica Federal suspendeu, nesta segunda-feira (16/3), os serviços Pix Saque e Pix Troco nas lotéricas. A medida havia sido anunciada no início deste mês.
“A Caixa informa que a suspensão dos serviços Pix Saque e Pix Troco nas Lotéricas entrará em vigor a partir de 16 de março. Esclarecemos que os clientes do banco continuarão a realizar saques normalmente na rede lotérica, sem qualquer alteração. Todos os serviços disponíveis nas lotéricas podem ser consultados no site do banco”, afirma a nota do banco.
A Caixa não detalhou os motivos da suspensão dos serviços nas casas lotéricas.
As modalidades foram lançadas em 2022 pelo Banco Central. No Pix Saque, o cliente faz uma transferência via Pix para o estabelecimento e recebe o valor em dinheiro. Já no Pix Troco, o consumidor paga uma compra via Pix com valor maior e recebe a diferença em espécie.
Com a suspensão nas lotéricas, clientes da Caixa ainda poderão utilizar o Pix Saque e o Pix Troco em outros estabelecimentos habilitados, como supermercados, farmácias e lojas conveniadas.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Brasil
IRPF: trabalhador de menor renda terá cash back da Receita. Entenda

Uma das novidades da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2026 será um lote especial de restituição para os trabalhadores de menor renda. O valor será pago em 15 de julho.
A restituição será destinada para os trabalhadores que não são obrigados a declarar o Imposto de Renda porque não atingiram o limite anual, mas que tenham recebido, em um mês do ano, um valor maior com desconto.
“Mesmo que esse pequeno trabalhador de baixa renda não tenha feito a declaração, nós vamos informar: ‘Você tem direito à restituição, está aqui na sua conta’. Nós vamos informar e depositar no mês de julho, no dia 15”, adiantou secretário da Receita, Robinson Barreirinhas.
Conforme Barreirinhas, o trabalhador será restituído ainda que não faça a declaração do IR. Segundo o secretário, “muita gente” será beneficiada pela iniciativa que é tratada com um “piloto” pela Receita.
“Um brasileiro de renda menor, que por alguma razão teve uma retenção em um determinado mês, recebeu um pouco a mais, por exemplo, da fonte pagadora e teve lá retenção. Mas ele não é obrigado a prestar a declaração do Imposto de Renda, ele nem lembra disso”, disse o secretário.
Em atualização.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Você precisa fazer login para comentar.