Acre
A “mente de lobo” de Jorge Viana e sua engenharia de olho nas eleições de 2026

A desconexão sobre o que dizia o ex-senador Jorge Viana (JV) antes do resultado das eleições de segundo turno no Brasil e o que passou a falar pós-resultado, talvez ajude a explicar a pífia votação que ele teve no cenário regional e o tamanho do PT no Acre.
Não está claro ainda para quem Jorge Viana dirige suas análises, mas, com certeza, tamanha incongruência não tenha contado nem com a atenção dos 29,70% de acreanos que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva. Até porque a ampla maioria, 70,30% que optaram em votar no presidente Jair Bolsonaro, já conhecem a “mente de lobo” de JV.
O ex-senador se credenciou a escolher quem será o interlocutor do Palácio Rio Branco com o presidente Lula. Largou aquela leveza da propaganda eleitoral, a fala mansa nos velórios que visitou apertando as mãos de cidadãos, a postura bacana de quem ajudaria o Acre, para atacar e chamar adversários de hipócritas, elegendo como única estrela a do PT, onde, segundo seu juízo todos orbitaram politicamente.
É o Jorge Viana sendo ele mesmo.
Ignorando o recado das urnas nas eleições do estado e o resultado apertado nas eleições presidenciais que surpreendeu o próprio partido no segundo turno. Em meio a um país aflito com o discurso de enfraquecimento das instituições presente no bloqueio de rodovias o ex-senador atacou o governador Gladson Cameli, a bancada de deputados federais – todos eleitos democraticamente – criando uma espécie de terceiro turno no Acre, com uma metodologia pobre e desnecessária, diante dos tamanhos desafios econômicos, sociais e ambientais que se tem pela frente.
Será que ao afirmar que o PT precisa se reinventar o ex-senador se incluiu nesse processo?
Jorge Viana tem conseguido ser mais raivoso do que o próprio presidente Bolsonaro que, ao contrário do que todos esperavam, num discurso de dois minutos e três segundos, reconheceu o processo eleitoral e garantiu cumprir a constituição.
Depois de chamar o MDB do Acre para compor a favor de Lula antes das eleições de segundo turno, JV chama para próximo, o PSD do senador Sérgio Petecão que seria, nesta engenharia, o interlocutor da bancada federal em Brasília. O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab já sinalizou com aliança ao PT e anunciou o nome de Jorge Viana como um dos cotados para a economia.
Será que essa “frente de partidos” formada no Acre pelo PT-MDB-PSD, incluindo ainda PCdoB e PV, está realmente preocupada com o desenvolvimento do Acre, o sucesso da gestão do reeleito governador Gladson Cameli ou de olho em 2026?
Isso também me faz lembrar Nicéforo Basilakis que, no século XII, escreveu um conto onde ilustra o perigo de se usar um disfarce. O autor usou um lobo que “certa vez decidiu esconder sua natureza, alterando sua aparência, para assim, ter comida farta”.
Sugiro que o leitor busque a moral da história exemplificada desse conto que é antigo, mas, ilustra muito bem o que assistimos na política local pós-resultado das eleições presidenciais. Ninguém vai a lugar nenhum sozinho como um lobo solitário. Isso também ficou muito explicito nas eleições.
Sabe aquele ditado em latim “Pelle sub agnina latitat mens saepe lupina” (sob uma pele de cordeiro, muitas vezes se esconde uma mente de lobo!) também se aplica neste papo de cafezinho.
Jairo Carioca é jornalista e assessor de imprensa, coordenador atual da Rede Aldeia de Rádios FM.
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.

Você precisa fazer login para comentar.