Acre
A farsa das pesquisas no Acre
Por Bocalom*
Mais uma vez, o instituto de pesquisas IBOPE vem tentar enganar a boa fé do povo acreano. Os jornais escritos, eletrônicos, televisões e rádios, sustentados na sua maioria com o dinheiro público, deram destaques aos últimos números que, para mim, são “mentirosos”, numa suposta pesquisa realizada no Acre por este instituto. Mostra o governador candidato à reeleição disparado, vencedor no primeiro turno se as eleições fossem hoje. Tião é candidato de fato, porém, não de direito, visto que sua eleição em 2010 ainda continua sub judice , através de um processo com mais de 13 mil páginas, patrocinado pelo Ministério Público Federal, que tem feito a sua tarefa, porém, o mesmo continua engavetado em Brasília, esperando julgamento, defendido por nada menos que 25 advogados e pelo ex-ministro Sepúlveda Pertence, a peso de ouro, que imagino não sair do bolso dos acusados.
Vou fazer um histórico das mentiras deste tal IBOPE:
-Em 2006, quando fui candidato ao governo pela primeira vez, em sua última pesquisa, o tal instituto apontou que Bocalom tinha apenas 3% das intenções de votos e, após a abertura das urnas, Bocalom obteve 11,11%, num erro de quase 300%;
-Em 2008 quando fui candidato à prefeitura de Rio Branco, em sua última pesquisa, o tal IBOPE apontou que Bocalom tinha apenas 11% das intenções de votos e, após a abertura das urnas, o povo nos deu 23%, num erro de mais de 100%;
Em 2010, quando fui candidato ao governo pela segunda vez, em sua última pesquisa, faltando apenas dois dias para a eleição, o tal IBOPE apontou que Bocalom tinha apenas 39% das intenções de votos, e após a abertura das urnas, Bocalom obteve 49,3%, num erro de quase 30%;
Em 2012 quando novamente fui candidato à prefeitura de Rio Branco pela segunda vez, em sua última pesquisa, no segundo turno, dois dias antes das eleições, o tal IBOPE apontou que Bocalom tinha apenas 47% das intenções de votos, e após a abertura das urnas, Bocalom obteve, novamente, 49,3% dos votos do Povo de Rio Branco, num erro de 5%, enquanto a margem de erro era de apenas 2%.
Diante dos números acima, só me resta não acreditar mais nas pesquisas realizadas por este tal IBOPE, que com certeza me tiraram as eleições de governador em 2010 e de prefeito da capital em 2012. Cientificamente, 5% do eleitorado não gosta de perder o voto, votando sempre naquele que está na frente nas pesquisas. Digo isto por que após as eleições de 2010 falei com dois eleitores que me confirmaram exatamente isto. Um era um policial militar que me disse que sua esposa e sua filha haviam votados em mim. Ele, porém, não votou por causa da pesquisa (não queria ter perdido o voto, tendo sido claramente influenciado pela farsa). O outro era um estudante de direito que me disse não ter votado pelo mesmo motivo, mas, que sua esposa havia votado em mim. Estes tiveram a coragem de me confidenciar tal postura. Mas….e quantos não têm essa coragem?
Por isto, conclamo a todos os cidadãos: não acreditem mais nestas pesquisas mentirosas, que têm o objetivo somente de lhe enganar e não lhe deixar dar o seu voto consciente. A melhor pesquisa é aquela que você vê nas ruas, e hoje, de Assis Brasil à Marechal Thaumaturgo, o que mais se vê, é o sentimento de mudança, e a grande maioria sabe que Bocalom 25 é a “mudança que o povo quer”.
*Professor e candidato a governador do Acre
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.