Cotidiano
À espera de Ancelotti, Brasil perde de virada para Senegal e termina data Fifa em baixa
A seleção voltou a jogar mal, sofreu na defesa e viu os senegaleses ganhar por 4 a 2; o time de Ramon volta a campo em setembro
Em uma péssima atuação coletiva, o Brasil de Ramon Menezes perdeu de 4 a 2 para o Senegal nesta terça-feira (20), no segundo amistoso desta data Fifa.
O coletivo brasileiro começou vencendo, com um gol de Lucas Paquetá, mas viu os senegaleses fazerem três em sequência, com Diallo, Marquinhos (contra) e Mané (2x), para garantir o triunfo. Marquinhos ainda descontou, para diminuir o prejuízo.
A seleção brasileira volta a campo apenas em setembro, na próxima janela de jogos internacionais, quando se iniciam as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A primeira partida será contra a Bolívia. Nem o horário nem a data foram definidos ainda.
Sem treinador definido desde a eliminação para a Croácia, na última Copa, em dezembro, a seleção deverá ser comandada novamente por Ramon.
Essa situação deve perdurar até junho de 2024, quando Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, deixar o clube espanhol e, só então, firmar acordo com a CBF
O jogo
Assim como foi no amistoso contra a Guiné, no último sábado (17), a seleção brasileira começou a partida apostando na pressão alta na saída de bola adversária.
No entanto, o time de Ramon Menezes repetiu falhas defensivas e deu espaço para o time adversário criar nas laterais.
Aos dez minutos de jogo, Vinícius Jr. recebeu na ponta esquerda e cruzou com perfeição para Lucas Paquetá, que estava livre no meio da área do Senegal e cabeceou para o fundo da rede, para abrir o placar para o Brasil.
Nos minutos seguintes, o Brasil passou a ser pressionado e teve mais de uma chance de aumentar o placar, uma delas com Richarlison, que perdeu um gol cara a cara com o goleiro.
Na metade da primeira etapa, veio a reação do Senegal. Depois de um cruzamento que veio da direita do campo, houve um bate e rebate dentro da pequena área.
O volante Joelinton recuou mal, e a bola sobrou limpa para Habibou Diallo, que deu um belo voleio, sem chance de defesa para Ederson.
Apostando em contra-ataques e explorando opções pela lateral do campo, a equipe africana terminou a primeira etapa com mais chances de perigo ao gol e com mais volume de jogo.
Na volta para a segunda etapa, a seleção brasileira piorou, errou bastante na saída de bola e viu o Senegal fazer o que bem queria dentro de campo.
Logo aos sete minutos, os senegaleses viraram o jogo, aproveitando-se da bagunça defensiva da equipe de Ramon Menezes.
Mesmo com apenas três jogadores dentro da pequena área, Mané encontrou Sarr livre de marcação, que cabeceou na direção de Diallo, mas Marquinhos, em uma tentativa de impedir o toque, chutou a bola contra o próprio patrimônio.
Apenas três minutos depois, mais uma chance para o selecionado africano. Gueye recebeu um passe em profundidade e, mesmo marcado pelo defensor brasileiro, conseguiu finalizar para a defesa de Ederson.
No rebote, Diallo tocou para Mané, que da entrada da área deu um sutil toque para dominar a bola e chutar cruzado, no ângulo do gol brasileiro. Golaço, e 3 a 1 para o Senegal.
O gol fez com que Ramon mudasse a equipe e promovesse a entrada de Rony e Pedro, para melhorar a parte ofensiva.
O Brasil diminuiu o prejuízo aos 13 minutos da etapa final. Após um escanteio cobrado na grande área, a zaga do Senegal desviou, mas Marquinhos conseguiu dominar com o peito e chutar ao gol. Após mais um desvio, a bola viajou até o fundo da rede. Seria a reação brasileira? Não.
As mudanças do treinador brasileiro não surtiram efeito, e, embora o Brasil ganhasse “corpo” quando chegava ao ataque, faltou qualidade para criar jogadas.
Vinícius Jr. pouco fez nos 45 minutos finais, e Ayrton Lucas, até deixar o campo, criou muitos espaços para que os atacantes jogassem.
Para fechar a conta, já nos acréscimos, Jackson, livre, partiu em disparada no campo adversário, driblou Ederson, mas foi derrubado pelo goleiro.
Pênalti assinalado pelo árbitro português. Mané foi para a bola e deu os números finais ao jogo: 4 a 2. Derrota brasileira e mais um sinal de terra arrasada, em um coletivo sem padrão de jogo, que deve esperar mais um ano para ter comando.
Ficha técnica
Brasil X Senegal
Local: estádio José Alvalade, em Lisboa, Portugal
Data e hora: terça-feira (20), às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Gustavo Correia (Portugal)
Assistentes: Rui Teixeira e Pedro Mota (ambos de Portugal)
VAR: Helder Malheiro (Portugal)
Cartões amarelos: Pathé Ciss (SEN), Ayrton Lucas (BRA), Diatta (SEN), Militão (BRA), Danilo (BRA), Jackson (SEN)
Gols: Paquetá (10’ do 1ºT), Diallo (22’ do 1ºT), Marquinhos (contra; 7′ do 2ºT); Sadio Mané (10′ do 2ºT), Marquinhos (13′ do 2°T), Sadio Mané (52′ do 2°T)
Brasil: Ederson; Ayrton Lucas (Alex Telles), Marquinhos, Éder Militão, Danilo; Lucas Paquetá (André), Bruno Guimarães, Joelinton (Raphael Veiga); Vinicius Júnior, Richarlison (Pedro), Malcom (Rony). Técnico: Ramon Menezes
Senegal: Diaw; Jakobs, Koulibaly, Niakhate, Sabaly; Nampalys Mendy, Pape Gueye (Diatta), Ciss (Kouyaté); Sadio Mané, Ismaila Sarr, Habib Diallo (Jackson). Técnico: Aliou Cisse
Comentários
Cotidiano
Educação intensifica preparativos para início do ano letivo e integralização de 24 novas escolas em 2026
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) está nos últimos preparativos para o início do ano letivo de 2026, previsto para o dia 23 de fevereiro, com atenção especial às 24 escolas da rede estadual que passarão a funcionar em tempo integral.

As unidades, anunciadas no fim do ano passado, fazem parte da ampliação da política de ensino integral no Acre e estão em fase final de organização para receber os estudantes com estrutura adequada, equipes completas e pleno funcionamento desde o primeiro dia de aula.
Para alinhar as ações finais, a SEE realizou, nesta quinta-feira, 29, uma reunião com representantes das principais diretorias da secretaria. O encontro contou com a participação das equipes técnicas, com foco na identificação das demandas mais urgentes das escolas que entram no modelo integral.

“Hoje nós estamos reunidos com todas as nossas equipes para verificar o que é mais emergente e que precisa ser resolvido até o início das aulas, especialmente em relação às escolas integrais. São 24 unidades que devem estar prontas para o pleno funcionamento a partir do dia 23”, explicou o secretário adjunto de Ensino, Tião Flores.
Entre os principais pontos discutidos estão a definição do quadro de professores e os ajustes na estrutura física das escolas. “É um conjunto de fatores: a lotação dos professores, para que cada escola tenha seu quadro definido, e também a parte física, como salas de aula, laboratórios e reparos necessários. Tudo isso está sendo levantado para encaminhamento imediato”, reforçou Flores.
Sobre a adesão das famílias ao modelo de ensino integral, o gestor ressaltou que a realidade atual é positiva. “No início, houve dúvidas por parte de alguns pais, muito por desconhecimento da metodologia. Hoje isso não acontece mais. Os gestores estão conscientes, o secretário Aberson Carvalho fez várias ações de esclarecimento, e a adesão tem sido tranquila”, afirmou.

As escolas que passarão a funcionar em tempo integral em 2026 estão localizadas nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Acrelândia, fortalecendo a política de ampliação do tempo integral em diferentes regiões do estado.
Para o secretário adjunto de Administração e Finanças, Reginaldo Prates, o alinhamento prévio é fundamental para o sucesso do ano letivo. “Esse momento de planejamento conjunto é essencial para que a gente antecipe soluções, organize os recursos e garanta que as escolas iniciem o ano letivo com segurança, estrutura adequada e equipes completas”, destacou.
A diretora de Ensino da SEE, Gleice Souza, destacou o avanço histórico da política de educação integral no Acre nos últimos anos. “Antes, nós tínhamos um total de 13 escolas integrais. Com essa gestão, avançamos para 36 unidades e, agora, com a integralização de mais 24 escolas, chegamos a um total de 60 escolas integrais na rede estadual”, afirmou.

Segundo ela, o papel da secretaria neste momento é garantir que essa expansão venha acompanhada de qualidade e estrutura. “O que compete a nós é mostrar o que essa política significa na prática. Os gestores que estão assumindo escolas integrais assistiram a vídeos, conheceram a experiência de quem já vive essa realidade e todos querem aderir”, concluiu.
Escolas integrais em 2026
Rio Branco
– Escola Georgete Eluan Kalume
– Escola Luiza Batista
– Escola Samuel Barreira
– Escola Beija Flor
– Escola Oscar Felício
– Escola Madre Hildebranda
– Escola Almada Brito
– Escola Francisco Salgado Filho
– Escola Professor Josué Fernandes
– Escola Áurea Pires Montes de Souza
– Escola Frei Heitor Maria Turrini
– Escola Professora Terezinha Migueis
– Escola Lindaura Martins Leitão
– Escola Tufi Asmar
Cruzeiro do Sul
– Escola Universo Infantil
– Escola Plácido de Castro
– Escola Absolon Moreira
– Escola João Kubitschek
– Escola Augusto Severo
– Escola Professor Antônio de Barros Freire
– Escola Olavo Bilac
– Escola Maria de Nazaré Santiago
– Escola Manoel Braz de Melo
Acrelândia
– Escola Família Agrícola Jean Pierre Mingan
The post Educação intensifica preparativos para início do ano letivo e integralização de 24 novas escolas em 2026 appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
Vice-governadora Mailza entrega ginásio poliesportivo em Sena Madureira e reforça investimentos no esporte com inclusão social
Com a presença da vice-governadora Mailza Assis, o governo do Acre entregou o ginásio poliesportivo de Sena Madureira nesta quinta-feira, 29, fortalecendo os investimentos em esporte, lazer e inclusão social no município. A solenidade reuniu autoridades estaduais e municipais, além da comunidade local, e marcou mais uma ação voltada à melhoria da qualidade de vida da população.

Durante a agenda, a vice-governadora destacou que o equipamento esportivo representa mais do que uma obra física, sendo um espaço de oportunidades, convivência e fortalecimento social, especialmente para crianças, jovens e atletas do município. Segundo Mailza, investir no esporte é também investir em prevenção, saúde e cidadania.

“Esse ginásio é um espaço pensado para as pessoas. Aqui vamos incentivar o esporte, descobrir talentos, promover saúde e oferecer mais dignidade para a população de Sena Madureira. É assim que o governo do Estado trabalha: chegando perto das pessoas, ouvindo e investindo onde realmente faz diferença na vida de quem mais precisa”, afirmou.

Sandrielle Moraes é mãe da Richally Vitória, se 10 anos. Ela conta que a filha joga vôlei no local e que ficou muito feliz. “Essa entrega é de suma importância para a comunidade, porque é a forma de incentivar o esporte para eles, para quem pratica e ama o esporte. A gente só tem a agradecer o governo e a cada um que se empenhou para fazer esse sonho virar realidade”, disse.

O secretário de Esportes e Lazer, Ney Amorim, falou da alegria e satisfação em entregar o ginásio.
“Essa obra foi feita com muito carinho e contou com o envolvimento de diversos setores. Quero agradecer a toda a nossa equipe, que tem percorrido os 22 municípios do Acre, levando trabalho e resultados. Agradeço, de forma especial, à vice-governadora Mailza Assis e ao governador Gladson Camelí, que sempre apoiam e acreditam no esporte como ferramenta de transformação social. Também agradeço ao prefeito Gerlen Diniz e parabenizo pelo trabalho que vem sendo realizado no município.”

Mailza Assis também ressaltou a importância da parceria entre Estado e município para a concretização da obra e reforçou o compromisso do governo com o fortalecimento das políticas públicas locais.
“Quando Estado e município caminham juntos, os resultados aparecem. Nosso papel como gestores é unir forças, fortalecer a gestão municipal e garantir que investimentos como esse continuem chegando, promovendo bem-estar, inclusão social e mais oportunidades para todos”, completou a vice-governadora.

A representante comercial Veridiana Negreiros é mãe da pequena Ana Beatriz, de seis anos. Ela afirmou que a entrega do ginásio é uma forma de apoiar a prática de esportes.
“Eu acho muito bom esse momento para o nosso município, porque o esporte é muito importante para os adolescentes, para as crianças, principalmente no mundo em que a gente está vivendo hoje. O ginásio ficou perfeito”, agradeceu.

A entrega do ginásio integra um conjunto de ações do governo do Acre em Sena Madureira, que incluem investimentos em assistência social, infraestrutura, segurança pública e esporte, reafirmando o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento dos municípios e com a promoção de políticas públicas voltadas à população.
The post Vice-governadora Mailza entrega ginásio poliesportivo em Sena Madureira e reforça investimentos no esporte com inclusão social appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
Com casas alagadas, moradores denunciam ausência da Prefeitura de Sena Madureira
A ausência de informações e de ações emergenciais tem aumentado a sensação de abandono entre os atingidos

Para os moradores, o momento evidencia a falta de atuação da Prefeitura de Sena Madureira diante de uma situação emergencial, justamente quando famílias mais vulneráveis necessitam de apoio. Foto: captada
Moradores do bairro Praia do Amarilho, em Sena Madureira, vivem momentos de angústia diante da elevação do nível do rio Iaco e denunciam a falta de assistência por parte da Prefeitura. De acordo com relatos, a água já invadiu residências da localidade e, até as 9h da manhã desta quinta-feira (29), nenhuma equipe do poder público havia comparecido ao local para prestar ajuda.
Segundo os moradores, não houve apoio para a retirada de móveis e outros pertences, nem a realização de cadastros sociais ou orientação sobre possíveis abrigos para as famílias atingidas pela cheia. A ausência de informações e de ações emergenciais tem aumentado a sensação de abandono entre os atingidos.
A moradora Maria Ocineide relata que precisou retirar seus bens às pressas para evitar maiores prejuízos, mas afirma não saber para onde ir. “A água entrou na minha casa e até agora ninguém apareceu para ajudar ou dizer o que a gente deve fazer”, desabafou.
O cenário se agrava com a situação do rio Iaco, que ultrapassou a cota de alerta e atingiu o nível de 14,39 metros, conforme dados oficiais. A elevação rápida do manancial coloca em risco outras áreas ribeirinhas e exige respostas imediatas do poder público.
Para os moradores, o momento evidencia a falta de atuação da Prefeitura de Sena Madureira diante de uma situação emergencial, justamente quando famílias mais vulneráveis necessitam de apoio, orientação e medidas preventivas para reduzir os impactos da cheia. Até o fechamento desta matéria, não houve posicionamento oficial do município sobre as denúncias.
Após a publicação da matéria, uma equipe da prefeitura foi ao local e iniciou os trabalhos de auxílio às famílias.






















Você precisa fazer login para comentar.