Acre
A crueldade da falta do concurso*
O anúncio das demissões de servidores da Saúde do Acre ocorre em um momento difícil em que passa o Estado e o País que nos últimos anos tem apresentado crescimento negativo. Pais e mães de família vão perder seu sustento e se somarão aos mais de 13 milhões de desempregados deste Brasil, recentemente jogado no fundo do poço por governos irresponsáveis no gerenciamento da coisa pública.
Quando os médicos deste Estado se organizaram em um sindicato e elegeram uma Diretoria, escolheram entre as reivindicações que governo fizesse concurso para regularizar a situação de cerca de 300 médicos que haviam sido contratados após a promulgação da Constituição Federal de 1988. O objetivo da diretoria era colocar um basta na situação contratual precária, sem vínculo e sem direitos trabalhistas.
Após inúmeras reuniões, tivemos atendido o pedido do concurso público para os médicos.
A fundação Cesp foi a empresa que ficou responsável pelo certame, sendo a maioria contratado e efetivado.
Hoje, decorridos 13 anos do concurso, grande parte pode dormir tranquilo, com a consciência do dever cumprido, destacando a importância de um sindicato voltado para lutar em defesa dos seus médicos.
O choro e lamento dos servidores que perderão seus postos de trabalho tem a ver sim com a omissão dos governos anteriores e, também, dos órgãos de controle social que viram a ofensa à cláusula pétrea da Constituição para o acesso ao serviço público e não agiram em tempo hábil a ponto de resguardar as leis, a população e o trabalhador.
*Ribamar Costa
Presidente do Sindmed-AC
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco fortalece cadeia produtiva da mandioca e incentiva agroindústria local
O incentivo da Prefeitura de Rio Branco ao agronegócio tem gerado impactos positivos na agricultura familiar e impulsionado o desenvolvimento de agroindústrias locais. Um exemplo desse avanço é o trabalho do produtor Leandro Medeiros e sua família assentados no Polo Boa Água. Há mais de 10 anos a família atua na transformação da mandioca em diversos produtos alimentícios.
Comentários
Acre
7ª noite da Expoacre tem agenda técnica e lançamento do Programa Solo Fértil

Foto: Raylanderson Frota/Secom
A Expoacre 2025 chega à sua sétima noite nesta sexta-feira, 1º de agosto, com uma programação diversificada voltada ao setor agrícola, à capacitação técnica e ao fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável no estado.
As atividades começam logo cedo, às 8h, com a tradicional Prova de Laço, atração que reúne competidores e famílias no espaço rural do parque.
Paralelamente, seguem os cursos técnicos promovidos em parceria com instituições de formação profissional. Estão em andamento o Curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas e o Curso de Operação em Escavadeira Hidráulica, ambos em seu quinto dia de atividades, proporcionando capacitação para trabalhadores do campo e operadores de máquinas pesadas.
Também às 8h, ocorre o Workshop da Sociobiodiversidade, com discussões voltadas à valorização dos produtos e saberes tradicionais da floresta, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia.
À noite, a partir das 19h30, está previsto o lançamento oficial do Programa Solo Fértil, uma iniciativa do governo do Acre que visa fomentar o uso responsável do solo agrícola, incentivando práticas que aumentem a produtividade sem agredir o meio ambiente.
Comentários
Acre
Festival do Açaí de Feijó terá Dilsinho, Lucas Lucco, Magníficos e Natanzinho em agosto
Evento chega à 26ª edição com programação musical diversificada entre os dias 14 e 17; cidade é reconhecida como a “capital do açaí”

Foto: Cantor Dilsinho I Dani Valverde / Divulgação
A Prefeitura de Feijó, no interior do Acre, divulgou a programação oficial da 26ª edição do Festival do Açaí, que será realizado entre os dias 14 e 17 de agosto. O evento, um dos mais tradicionais da região, reunirá atrações nacionais de destaque em quatro noites de festa, celebrando a cultura local e o fortalecimento da economia baseada na produção do açaí.
Abrindo o festival na quinta-feira (14), o cantor Dilsinho promete embalar o público com muito pagode. Na sexta (15), é a vez do sertanejo tomar conta do palco com Lucas Lucco. O sábado (16) será animado pelo forró romântico da Banda Magníficos, enquanto o encerramento no domingo (17) ficará por conta de Natanzinho, com seu estilo conhecido como “forrónejo”.
Recentemente reconhecida por lei estadual como a “capital do açaí”, Feijó se consolida como um dos maiores polos produtores da fruta no Acre. A expectativa da organização é atrair milhares de visitantes, movimentando a economia local e reforçando o orgulho pela tradição que envolve o açaí na cidade.
Você precisa fazer login para comentar.