Conecte-se conosco

Geral

A boliviana sequestrada no Brasil está “segura e com sua família”, diz o ministro do Governo

Publicado

em

Depois das 14h deste sábado (12), o Ministro de Governo, Eduardo del Castillo, informou que Rocío Silvestre M. C., 27, está “a salvo e com sua família” após ter sido sequestrada no Brasil em 3 de junho. O grupo de homens armados chegou à casa da boliviana, na comunidade Vila Vila, na fronteira com a Bolívia, e a levou embora.

A mulher havia sido transferida para a comunidade de Las Petas, localizada no município de Santa Cruz de San Matías, onde a Força Especial de Combate ao Crime (Felcc) realizou uma série de operações nos últimos dias e apreendeu oito pessoas, que posteriormente foram libertados por um juiz, apesar de possuírem armas de fogo.

Até o momento, a Polícia não divulgou os detalhes da libertação da mulher, mas espera-se que durante este sábado o Castelo dê uma entrevista coletiva explicando os detalhes do esclarecimento do caso.

De acordo com as investigações da polícia, o dono da fazenda El Paraíso, João S. M., era o encarregado de fornecer munição aos sequestradores, comandados pelo brasileiro Paul Cesar Guerreiro da Silva, que seria o idealizador.

“Omar, me escute, leve isso a sério, me vejo no meio da montanha com 40 homens armados, cada um com três armas. Devolva essas perguntas, quero ver meus filhos ”, diz Rocio em um vídeo que gravaram, enquanto ela é cercada por dois homens com metralhadoras nas mãos.

No dia 7 de junho, os policiais que foram até a fronteira com o Brasil e interceptaram um caminhão Mercedes Benz branco com placa brasileira com sete pessoas a bordo, que jogavam sacolas verdes para um dos lados da presença policial com munição de calibre.

O diretor do Felcc, Ángel Morales, informou que alguns dos presos indicaram em entrevista que os projéteis estavam sendo transportados para a propriedade de Paul Cesar Guerreiro, para fornecer munição à sua organização criminosa.

Além disso, Morales disse que 40 sequestradores fortemente armados passavam pela propriedade Santa Rita, perto da fronteira onde o dono da fazenda foi preso como investigador.

Com todas as evidências coletadas durante as operações e a apreensão de quatro espingardas, um revólver e munições de grande calibre 38 e 7,67, oito pessoas foram apreendidas. No entanto, a defesa dos suspeitos instaurou uma ação de liberdade, onde o juiz Miguel Borjas Borjas, concedeu liberdade irrestrita a todos.

Fonte: El Deber

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e mantém Rio Branco em alerta máximo

Publicado

em

Defesa Civil registra 15,36 metros no nível do rio; aumento contínuo preocupa autoridades e moradores ribeirinhos

O Rio Acre segue em uma subida constante e preocupante em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9h desta segunda-feira (29), o rio atingiu 15,36 metros, ultrapassando a cota de transbordo, que é de 14 metros, por mais de um metro e meio.

Nas últimas horas, o nível apresentou aumento de quatro centímetros em relação à medição anterior, realizada às 5h21, quando marcava 15,32 metros.

Apesar da ausência de chuvas na capital nas últimas 24 horas, o rio continua subindo devido ao grande volume de água acumulado nas cabeceiras, mantendo o alerta máximo para autoridades e população ribeirinha.

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Tarauacá ultrapassa cota de transbordamento e mantém município em alerta

Publicado

em

Nível do rio atinge 10,05 metros e Defesa Civil intensifica monitoramento, apesar de não haver desabrigados

A cheia do Rio Tarauacá já ultrapassou a cota de transbordamento e mantém as autoridades em estado de atenção no município de Tarauacá, no interior do Acre. De acordo com o Informativo Hídrico divulgado pela Defesa Civil Municipal na manhã desta segunda-feira (29), o nível do rio atingiu 10,05 metros às 9h, registrando elevação em relação à medição das 6h, quando marcava 10,03 metros.

Os dados confirmam que o manancial permanece acima da cota de transbordamento, fixada em 9,50 metros, e bem acima da cota de alerta, estabelecida em 8,50 metros. Em apenas três horas, o aumento foi de dois centímetros, o que reforça a preocupação das equipes de monitoramento quanto à possibilidade de novos alagamentos em áreas ribeirinhas da cidade.

Apesar da elevação do nível do rio, a Defesa Civil Municipal informou que, até o momento, não há registro de pessoas desabrigadas em Tarauacá. As equipes seguem acompanhando a situação de forma contínua, realizando vistorias preventivas nas áreas mais vulneráveis, especialmente diante do histórico de grandes cheias no município.

O nível máximo já registrado no Rio Tarauacá foi de 11,15 metros, em 19 de fevereiro de 2021, referência que mantém as autoridades em vigilância permanente durante o atual período chuvoso.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é preso suspeito de matar a esposa e tentar simular suicídio em Porto Velho

Publicado

em

Pesquisas no celular e laudo do IML reforçam investigação por feminicídio ocorrido durante o Natal

Magno dos Santos Batista foi preso em Porto Velho suspeito de matar a esposa, Luciana, e tentar simular um suicídio durante o período de Natal. Segundo a Polícia Civil, além das contradições apresentadas em depoimento, análises realizadas no celular do investigado apontaram pesquisas na internet consideradas suspeitas, que reforçam a hipótese de feminicídio.

O crime ocorreu no dia 18 de dezembro, e a prisão preventiva foi cumprida no dia de Natal. Com autorização do próprio suspeito, os policiais acessaram o aparelho celular, onde encontraram buscas como “Como proceder após suicídio da esposa?”, “Se mexer no cadáver ele pode fazer barulho?” e “Quando a pessoa morre se vira o olho?”. Uma das pesquisas, realizada no dia anterior à morte, fazia referência ao que a Bíblia diz sobre pessoas que cometem suicídio.

Em depoimento, Magno afirmou que teve uma discussão com a esposa, que teria ficado “alterada”, e que foi dormir. Ao acordar, segundo ele, encontrou a companheira morta. No entanto, a investigação aponta que mensagens foram enviadas a partir do celular do suspeito no mesmo período em que ele alegou estar dormindo, o que levantou suspeitas sobre sua versão dos fatos.

Magno chegou a ser detido no dia do ocorrido, mas foi liberado inicialmente por falta de provas técnicas. A Polícia Civil, então, instaurou inquérito para apurar se a morte havia sido causada por suicídio ou homicídio.

Dias depois, o laudo do Instituto Médico Legal (IML) concluiu que Luciana não morreu por enforcamento, mas por asfixia decorrente de estrangulamento. O exame também identificou outras lesões no corpo da vítima, reforçando a suspeita de violência.

Com base nas conclusões do laudo pericial, o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) solicitou a prisão preventiva do suspeito, pedido que foi acatado pela Justiça. Após a decisão judicial, a Polícia Civil localizou Magno dos Santos Batista e cumpriu o mandado de prisão.

Comentários

Continue lendo