Conecte-se conosco

Acre

“O PT só aparece durante a enchente, depois some”, diz Petecão em Brasileia

Publicado

em

novo-centro-cultural-57

O senador Sérgio Petecão (PSD) disse em Brasileia, na última sexta-feira, que o “PT aparece durante as enchentes dos rios, faz o maior ciscado, fala em solidariedade, mas depois desaparece”. A definição sobre esse comportamento “inadequado” do PT foi feita de público durante ato de reinauguração do Centro Cultural Sebastião Dantas, obra realizada pelo prefeito Everaldo Gomes (PMDB) com emendas alocadas pelo próprio Petecão.

O centro reinaugurado está localizado no bairro Ferreira da Silva, na parte alta de Brasileia. São 680 metros quadrados, com salas separadas para atividades culturais das mais diversas. O auditório comporta pelo menos 300 pessoas sentadas. O custo da obra foi de R$ 610. Artistas do município e até da vizinhança podem utilizar o espaço para suas exposições, segundo disse o prefeito.

Ao criticar o PT o senador Sérgio Petecão foi solidário ao prefeito Everaldo, “que sofre na pele” por ser de um partido que é oposição no Acre. “O PT faz assim com seus adversários”, explicou o senador, antes de elogiar a obra realizada pela prefeitura. “Fico satisfeito porque vejo que o dinheiro foi bem aplicado aqui. Estão de parabéns o prefeito Everaldo e toda a sua equipe”, elogiou.

Sobre o PT aparecer somente durante as intempéries climáticas, o senador Petecão disse que esse é um comportamento natural. “Eles dão carão em todo mundo durante as enchentes, como se só eles fossem solidários. Só que depois somem e os prefeitos que se virem. É o caso daqui de Brasileia. Faz pena o prefeito Everaldo se virar sozinho, com a prefeitura sem dinheiro, para tentar reerguer uma cidade destruída pela enchente do rio Acre”, afirmou.

O prefeito da cidade, Everaldo Gomes, entrou no clima com as declarações do senador Sérgio Petecão. “Nota de solidariedade não reconstrói um município castigado pela cheia como foi o nosso”, disse. O prefeito também rasgou elogios ao senador Petecão pela disponibilidade de brigar em Brasília pela liberação de recursos. “Agradeço a Deus e ao senador Sérgio Petecão pela seriedade com que trata a liberação de recursos em Brasília em favor do nosso município”, afirmou.

A reinauguração do centro cultural reuniu artistas da região e foi marcada pela apresentação de um musical chamado Jabuti bumbá, patrocinado pelo Sesc de Rio Branco. O secretário de Cultura da prefeitura, Roberto Nascimento da Silva, concluiu que a apresentação reincorpora o espírito artístico, desaparecido desde em que o centro foi abandonado pelo poder público.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Brasileia, Rio Acre apresenta vazante e registra 8,50 metros neste domingo

Publicado

em

O coordenador da Defesa Civil, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo, 28, que o nível do Rio Acre em Brasiléia, monitorado pelo órgão, já apresenta processo de vazante, após atingir o pico nas últimas horas. De acordo com Cordeiro, a medição mais recente, realizada na régua linimétrica, aponta que o nível das águas está em […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo