Geral
3ª parcela do auxílio emergencial liberou os pagamentos; veja o calendário!
O governo liberou a terceira parcela do auxílio emergencial, depois de muita espera. Os beneficiários esperaram por mais de um mês para começar a receber o novo pagamento. Isso porque, logo no início dos pagamentos, em abril, havia sido estipulado que a terceira parcela seria paga ainda no fim de maio, o que não aconteceu.
Assim como na parcela anterior, nessa existem dois calendários diferentes: um para o depósito e outro para liberação de saques e transferências. Essa medida tem sido necessária para evitar as filas e aglomerações nas portas das agências bancárias. Confira mais abaixo:
Calendário do depósito da terceira parcela do auxílio emergencial
- Nascidos em janeiro e fevereiro: 27/06
- Nascidos em março e abril: 30/06
- Nascidos em maio e junho: 1º/07
- Nascidos em julho e agosto: 2/07
- Nascidos em setembro e outubro: 3/07
- Nascidos em novembro e dezembro: 4/07
Calendário dos saques da terceira parcela do auxílio emergencial
- Nascidos em janeiro: 18/07
- Nascidos em fevereiro: 25/07
- Nascidos em março: 1º/08
- Nascidos em abril: 08/08
- Nascidos em maio: 15/08
- Nascidos em junho: 29/08
- Nascidos em julho: 1º/09
- Nascidos em agosto: 8/09
- Nascidos em setembro: 10/09
- Nascidos em outubro: 12/09
- Nascidos em novembro: 15/09
- Nascidos em dezembro: 19/09
Informações importantes
É preciso lembrar que os valores poderão ser movimentados através do aplicativo Caixa Tem. Nele, o usuário poderá efetuar o pagamento de contas e boletos, além disso, é possível efetuar compras em estabelecimentos online e também em estabelecimentos físicos.
Outro ponto importante é que as transferências também só poderão ser realizadas no mesmo período em que os saques estiverem liberados.
As pessoas que ainda não havia pedido o auxílio emergencial, puderam solicitar até a última quinta-feira, dia 2. Após esse prazo, não será mais possível entrar com o pedido para ter acesso ao benefício.
Para consultar seu pedido basta acessar o site ou o aplicativo da Caixa e preencher todas as informações. A solicitação será avaliada e a resposta será informada pelos mesmos canais digitais em até 20 dias.
Comentários
Geral
Educação do Acre realiza oficina para agentes territoriais do novo Pronacampo
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) realiza até a próxima sexta-feira, 13, no prédio da secretaria, oficina para agentes territoriais no âmbito do novo programa do governo federal, o Pronacampo. Além da oficina, também está sendo realizada a primeira Jornada Pedagógica da Educação do Campo, no auditório da Biblioteca Pública.
A chefe do Departamento de Educação do Campo da SEE, professora Maria Clara Geraldo Siqueira, explica que a Jornada Pedagógica está sendo ofertada para representantes dos núcleos. “Convidamos os assessores que acompanham as escolas do campo e eles vieram participar dessa formação e quando retornar eles serão agentes multiplicadores”, afirma.

Foto: Mardilson Gomes/SEE
“Paralelo a isso, está acontecendo a oficina para agentes territoriais do novo Pronacampo, que é uma política adotada pelo MEC e que vai trazer ações para ampliar e qualificar a oferta da educação do campo. Essa oficina está sendo oferecida para 16 agentes territoriais”, explicou.
Os agentes, segundo a professora, irão ajudar a realizar as ações e na supervisão a dinâmica de execução em todo o estado. “Eles estão participando de oficinas de direitos humanos, de educação especial, de educação ambiental e, agora, de letramento digital”, disse.

Foto: Mardilson Gomes/SEE
Maria Clara faz questão de destacar que os agentes não são professores, são pessoas da comunidade e que estão engajados nos movimentos sociais. “Eles passaram por uma seleção, por entrevista e foram selecionados para atuar como agentes do Pronacampo”, frisou.
“Então, eles irão atuar nas ações que o Pronacampo disponibilizar para a educação do campo e a gente vai ter um centro de referência e vamos ter os recursos para essas ações e os agentes estarão ao longo de todo o território, então eles farão uma espécie de articulação”, destacou.

Foto: Mardilson Gomes/SEE
Entre os agentes territoriais que participam da oficina está Rodrigo de Paiva Soares, que atuará nos municípios de Rio Branco e Bujari. Para ele, a oficina tem sido uma experiência enriquecedora para a aprendizagem e para a compreensão de como operacionalizar a política pública da educação do campo.
“É preciso ter um projeto para a escola que foque em melhorar estruturas, ensino e qualidade de vida para a comunidade e, nesse sentido, seremos um elo entre município, Estado, sociedade civil organizada e comunidade, fazendo uma interlocuação para fomentar as políticas voltadas para os territórios”, disse.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Geral
Polícia Civil prende três suspeitos durante ação policial em Tarauacá
A Polícia Civil do Acre (PCAC) realizou, nesta quarta-feira, 11, a prisão de três indivíduos durante uma ação conduzida pela equipe de investigação da delegacia-geral de Tarauacá.
Durante a operação policial, foram presos três suspeitos conhecidos pelos apelidos de “Bolivia Boy”, “Tiro de Polvorá” e “Boi”, cada um investigado por diferentes crimes.
“Bolivia Boy” foi preso pelo crime de ameaça no contexto de violência doméstica. Já “Tiro de Polvorá” foi detido por envolvimento em crime de furto. O terceiro suspeito, conhecido como “Boi”, foi preso por roubo.
A ação integra o trabalho contínuo da Polícia Civil no enfrentamento à criminalidade e no cumprimento de medidas legais relacionadas a investigações em andamento no município.
Após a realização dos procedimentos legais, os três foram conduzidos à delegacia e permanecem à disposição da Justiça para as providências cabíveis.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL
Comentários
Geral
Governo do Acre nomeia aprovados no concurso público do Detran
O governo do Estado do Acre publicou no Diário Oficial desta segunda-feira, 9, o Decreto nº 12.733-P, que nomeia candidatos aprovados no concurso público do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para cargos de nível superior na autarquia.

As nomeações consideram o resultado final do certame, homologado pelo Edital nº 047 SEAD/DETRAN, publicado em dezembro de 2025. Os novos servidores passam a integrar o quadro efetivo do órgão, fortalecendo as atividades administrativas e técnicas relacionadas à gestão do trânsito no estado.
Entre os cargos contemplados estão Agente de Autoridade de Trânsito, Analista de Trânsito, Assistente de Trânsito, Engenheiro Civil e Examinador de Trânsito, com lotações nos municípios de Brasileia, Acrelândia, Cruzeiro do Sul e Rio Branco.
De acordo com o documento, os candidatos nomeados têm prazo de 30 dias para apresentar a documentação necessária e realizar a assinatura do termo de posse. Um novo edital será publicado nos próximos dias, informando data e local para a posse dos novos servidores.
A convocação reforça o compromisso do governo estadual em fortalecer o quadro técnico do Detran/AC e contribui para a melhoria dos serviços prestados à população e para o avanço das ações de gestão e segurança no trânsito em todo o estado.
The post Governo do Acre nomeia aprovados no concurso público do Detran appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE


Você precisa fazer login para comentar.