Cotidiano
Prefeitura de Epitaciolândia autoriza contratação emergencial de profissionais da Saúde

Prefeitura de Epitaciolândia autoriza contratação emergencial de profissionais da Saúde – Foto: internet
Por Iryá Rodrigues
Para aumentar o efetivo da linha de frente de combate ao novo coronavírus, a prefeitura de Epitaciolândia, no interior do Acre, publicou uma lei que autoriza a contratação emergencial, em caráter temporário, de profissionais da saúde. A lei foi publicada na edição desta quinta-feira (13) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Ao todo, são 10 vagas para contratação imediata e outras 84 para cadastro de reserva. Entre os cargos estão: enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, agente de endemias, médico, fiscal sanitário, motorista, assistente de farmácia, odontólogo e nutricionista.
A prefeitura informou que o edital com os critérios de seleção e contratação, além de datas de inscrição e de divulgação da homologação ainda deve ser publicado na próxima semana.
Conforme a lei, a contratação vai ocorrer de forma simplificada por meio de análise curricular. Os profissionais vão ser contratados por um período de um ano, que pode ser prorrogado por mais um ano, a depender da evolução da pandemia na cidade.
O documento estabelece ainda o adicional de insalubridade a todos os profissionais da linha de frete do combate à Covid-19, no percentual de 100% por cento do índice já percebido pelo profissional, não podendo exceder o limite de 40% por cento. Esse benefício vai permanecer sendo pago até enquanto durar o estado de calamidade pública do município.
Coronavírus em Epitaciolândia
Com 18,6 mil habitantes, o município de Epitaciolândia tem 1.297 casos de Covid-19 confirmados desde o início da pandemia, segundo último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), divulgado nessa quarta-feira (12).
No ranking da incidência média da doença, o município aparece em 16º lugar no Acre, com taxa de 694 para cada 10 mil habitantes. Os municípios de Assis Brasil e Xapuri apresentam as maiores incidências do estado com 2045 e 1469 para cada 10 mil habitantes, respectivamente.
Do total de 1.601 mortes causadas pela Covid-19 no estado, 27 foram registradas em Epitaciolândia. O maior número de óbitos está na capital Rio Branco, com 978 casos.
Comentários
Cotidiano
Nível do Rio Acre cai e segue distante da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou leve redução na manhã deste sábado (10), em Rio Branco. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, às 5h25 o manancial marcou 9,49 metros, registrando tendência de vazante.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuvas acumulado na capital foi de 9,80 milímetros. Apesar das precipitações, o nível do rio permanece bem abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros.
Comentários
Cotidiano
Natação acreana fecha 2025 com recordes e atletas entre os melhores do Brasil
Luiz Antônio Jerônimo e Pedro Henrique Ramirez figuram no top 10 nacional em rankings divulgados pelo Swim It Up!.
Comentários
Cotidiano
Atletas da Escola CBV/AABB iniciam treinos da pré-temporada

Foto AAVP: Jogadores terão grandes desafios na temporada de 2026
Os atletas da Escola CBV/AABB de Vôlei de Praia iniciaram os treinamentos da fase de pré-temporada visando a temporada de 2026. Os calendários dos torneios ainda não foram definidos, mas a meta é disputar os torneios oficiais da Federação Acreana de Voleibol(FEAV), Associação Acreana de Vôlei de Praia(AAVP), Federação Acreana do Desporto Escolar(FADE) e Secretaria de Educação.
“Vamos ter um calendário com muitos eventos e por isso é preciso preparar os atletas da melhor maneira possível. Essa fase de treinos é importante por vários aspectos, inclusive, na prevenção de lesões”, explicou o professor Cláudio Baixinho.
Torneios nacionais
Segundo Cláudio Baixinho, disputar o maior número de eventos nacionais também é uma das metas dos atletas da Escola CBV/AABB.
“Os torneios nacionais elevam o nível dos jogadores. Querer jogar grandes competições faz parte do processo”, afirmou o professor.



Você precisa fazer login para comentar.