Acre
Servidora da PF será primeira acriana a disputar Jogos Mundiais das Forças Policiais
De Cruzeiro do Sul para o Mundo! Mais precisamente, para Belfast, Irlanda do Norte. É onde acontece o World Police & Fire Games 2013 – os Jogos Mundiais das Forças Policiais –, entre os dias 1º e 10 de agosto. A edição deste ano contará pela primeira vez com a presença de uma atleta acriana: é Leilane Ribeiro de Oliveira, que competirá nas provas de sinuca e nos 400m, representando a Polícia Federal brasileira.
Será a primeira competição internacional da atleta, que antes participava apenas de jogos internos da Polícia Federal. Para Leilane, mais importante do que correr atrás de medalhas, será poder desfilar a bandeira do Acre em um dos maiores e mais importantes eventos esportivos mundiais. “O nível da competição é altíssimo. Já me sinto privilegiada em participar e fico ainda mais feliz por ser a primeira acriana na história desses jogos!”.
A participação de Leilane nos jogos não se resumirá as pistas e salões de bilhar. Dona de trajetória de sucesso como sindicalista, ela foi convidada para ser uma das duas representantes da delegação brasileira na tribuna de honra da abertura do evento. “Representar o seu país em uma competição internacional, lado a lado com pessoas do mundo todo, é uma honra enorme. Estou muito orgulhosa pela oportunidade”, revela ansiosa.
Enquanto aguarda o início das competições, Leilane faz planos para divulgar a rotina dos jogos na Internet. “Pretendo fazer uma espécie de diário”, revela. “Quero contar um pouco sobre o evento e compartilhar minhas impressões sobre a Irlanda do Norte”. Quem quiser torcer por de Leilane e acompanhar a trajetória dela nos jogos pode acessar o Facebook dela através do link:
https://www.facebook.com/
Jogos Mundiais de Polícia – A edição 2013 será a décima-quinta do World Police & Fire Games. O conceito de reunir em uma competição esportiva servidores ativos e aposentados das forças policiais, do corpo de bombeiros e oficiais penitenciários nasceu na Califórnia, em 1967, mas o evento só se tornou internacional em 1985, em San Jose, Estados Unidos. Hoje, o evento é a terceira maior competição multiesportiva do mundo.
O objetivo do evento é criar consciência e interação com a comunidade onde os eventos acontecem, educando as crianças sobre os benefícios do esporte e desenvolvendo amizades entre os membros dos serviços de emergência ao redor do globo.
Na edição deste ano, serão mais de 7 mil atletas de 60 países competindo em 56 modalidades, que incluem esportes tradicionais e outros relacionados ao treinamento policial. O Brasil será representado por 200 atletas, integrantes da das polícias Federal, Civis e Militares e dos Corpos de Bombeiro Militar.
Comentários
Acre
Nicolau Júnior destaca papel da Aleac na democracia durante última sessão solene do ano
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), conduziu nesta quinta-feira (18), no auditório do Detran Acre, a última sessão solene de 2025, marcada pela tradicional entrega de Títulos de Cidadão Acreano e Moções de Aplausos. O momento reuniu autoridades, homenageados, servidores e representantes da sociedade civil em uma celebração de reconhecimento e valorização de quem contribui com o desenvolvimento do Estado.
Em seu discurso, Nicolau Júnior destacou a união e o trabalho coletivo como marcas do ano legislativo. O presidente ressaltou que os desafios enfrentados ao longo do período foram superados graças ao empenho conjunto de deputados, deputadas e servidores da Casa. “Cada desafio vencido foi possível graças à união e ao trabalho incansável de todos, que atuaram com obstinação, superando expectativas”, afirmou.
Ao reforçar o papel institucional do Parlamento, Nicolau enfatizou que o Poder Legislativo representa a alma e o espírito da verdadeira democracia, destacando a integração entre os Poderes, as instituições e a população. Segundo ele, a Aleac se consolida como uma Casa aberta, funcionando como um verdadeiro portal de diálogo para atender as necessidades do povo acreano.
O presidente também classificou a solenidade como um reconhecimento público à sociedade civil e política do Estado, transformando o evento em um marco na história do Parlamento acreano e na cultura de um povo que vive e luta por um Acre cada vez melhor. Para Nicolau, a Assembleia cumpre um papel essencial ao fortalecer a conexão entre o Legislativo e os cidadãos que ajudaram a construir o Estado, incluindo aqueles que vieram de outras regiões e adotaram o Acre como sua terra.
Durante o pronunciamento, Nicolau Júnior agradeceu ao governador Gladson Cameli, aos deputados e deputadas, às instituições parceiras e aos servidores do Poder Legislativo, destacando o compromisso coletivo com o fortalecimento das políticas públicas e da democracia.
Encerrando sua fala, o presidente projetou um futuro de ainda mais trabalho e dedicação. Ele afirmou que, em 2026, o entusiasmo será redobrado para garantir melhores serviços à população na esfera do Poder Legislativo Estadual. “Que 2026 seja um ano de grandes realizações no seio desta Casa e para o desenvolvimento do nosso querido Estado do Acre”, concluiu.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.






Você precisa fazer login para comentar.