Extra
Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades
Veja entrevista com o Secretário de Educação do município, Cleomar Portela.
” O Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo no futebol e ficou triste. É 85º em educação e não há tristeza”.
Cristovam Buarque
Sempre duro
O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, fez uma dura crítica ao MDB e disse que a legenda precisa ser destruída no cenário político brasileiro, pelos meios democráticos.
Será esse o caminho?
“O MDB está no poder, destruiu o projeto PT, destruiu o projeto do PSDB e precisa ser destruído desta feita. Sempre lembrando aqui que ‘destruir’ aqui é pelo mecanismo democrático, que é simples: basta cortar a torneira da roubalheira que eles entram em extinção.”
Não segurou a pressão
O deputado federal e ex-governador Flaviano Melo (MDB-AC) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento de retirada de assinatura em apoio à criação da CPI das Delações, um dia após a imprensa divulgar que o mesmo teria assinado o documento contra a Lava Jato.
“bobinho foi enganado”
Flaviano Melo (PMDB) que havia assinado a CPI “porque na ementa não tinha nada falando sobre acabar com a Lava-Jato. O texto se referia à denúncias contra escritórios de advocacia em relação a alguns processos de delação”, disse Flaviano Melo.
Leila Galvão!
Independente da aprovação de seu mandato ou não, a deputada petista Leila Galvão, conseguiu manter seu grupo na região do Alto Acre até aqui, a atual deputada segue firme em seus passos…
Não diferente…
O deputado estadual Manoel Moraes (PSB), perdeu de um lado e ganhou do outro, assim é a política, fato é que, em uma eventual campanha, Moraes terá grandes chances de retornar para (ALEAC), acompanhado de outro da princesinha, deputado e pré-candidato Antônio Pedro (DEM), líder da oposição na ex-princesinha.
Nome novo
A política passa por um momento de renovação, são vários os nomes que estão surgindo como opção para o eleitorado Acreano, dentre eles, estão o professor e historiador Carlos Alberto (PP), muito conhecido no meio acadêmico.
Bem assim…
Essa história de calmaria nas eleições costuma existir até certo ponto, passou daí “TUDO VALE”, o tom aumenta, os abraços diminuem e as farpas aumentam, faz parte do processo, é inevitável.
10, 20, 30 anos…
Parece música do Luan Santana, mas é a quantidade de anos que o partido dos trabalhadores governa o Acre, querem mais…
Estrelas
A seleção brasileira tem o terceiro seguro mais caro entre os times que disputam a Copa do Mundo, atrás apenas da França e da Inglaterra. Isso por conta que o Reino Unido possui uma das moedas mais poderosas do mundo.
Números
Com a ligeira recuperação da economia, o Brasil passou a ter sete mil novos milionários no ano passado, número que pode crescer ainda mais em 2018. Segundo relatório da consultoria Capgemini, divulgado nesta terça-feira (19).
Entrevista com o secretario de educação Cleomar Portela
Principais dificuldades?
Falta de vagas, tanto da creche como no infantil e fundamental, outra dificuldade encontrada foi na estrutura física das escolas que precisa ser revista.
Ações
Uma das primeiras o cronograma de capacitação continuada e, firmar parceria com a secretaria de educação estadual.
Com essa parceria o que veio de benéfico.
Formação de língua portuguesa e matemática, formação do (Penaic), formação e aletramento do ensino infantil e fundamental. Parceria com o SEBRAE.
Como funciona o JEPP, programa jovens empreendedores?
Em parceria com o (SEBRAE), os professores tiveram uma semana de formação, onde vai ser trabalhado do primeiro ao quinto ano, cada oficina trabalhada é distribuída uma cartilha por aluno, onde cada ano tem um tema.
Como foi encontrada a pasta?
A maior dificuldade foi com a classe dos professores e apoio, não acreditavam no projeto, passaram um período sem a presença próxima da secretaria, essa foi uma das maiores dificuldades, fizemos de tudo pra reverter esse quadro e conseguimos.
Estrutura da Secretaria…
Na Zona Urbana são 8 escolas, sendo 4 fundamentais 2 creches e 2 infantil, Rural 11 escolas na Zona Rural onde atende muitas comunidades, dessas sendo três que possui o atendimento infantil, que foi implantada na gestão atual.
Avanços…
Várias parcerias, aumento de oferta de vagas, garantimos o acesso ao (PA), por meio do transporte e acompanhamento, fizemos reformas nas escolas urbanas como Bela Flor, José Hassem, Raimundo Cunha, Sebastião Brandão, Cosma Marques e Maria da conceição.aquisição de equipamentos como brinquedos, aquisição de equipamentos permanentes como fogões, freezers, ar-condicionado e etc..
Capacitações periódicas…
A cada dois meses em temos capacitação em Rio Branco, com acompanhamento, compartilhando conhecimentos e interação entre todos professores.
Atendimento do AEE…
No atendimento de estudantes com necessidades especiais, tivemos um aumento de assistentes com essas crianças e, de mediadores atendendo um anseio de muitas famílias que antes não existia, também um amplo investimento na capacitação de mediadores e assistentes de alunos especiais.
De forma financeira como encontrou…
Muita dificuldade estava inadimplente e com vários bloqueios, como do (PDDE), mais educação, acessibilidade, mais cultura, todos esses estavam bloqueados, dificultando assim o nosso trabalho, foi sanada todas as pendências e, hoje estamos hábitos a receber recursos, do FNDE, que nos possibilita investir em infra-estrutura, transportes, aquisição de material permanente, construção e reformas de escola.
Projetos futuros…
Temos vários, um deles é uma aquisição de ônibus para que consigamos transportar todos nossos alunos como rege a norma, construir escolas pólos na zona rural, que será três escolas, zona urbana, iremos construir mais uma escola do ensino fundamental com 12 salas de aula e uma do ensino infantil com 10 salas, além de reformar todas outras da zona urbana, todos os projetos de médio prazo.
Prioridades…
Atender todas as crianças com ensino de qualidade, sempre respeitando todos os colaboradores da rede pública de educação, sobretudo da secretaria municipal, temos consciência de que sem a colaboração de todos não conseguiremos obter os avanços que queremos.
Considerações finais…
Agradeço ao jornal oaltoacre e a você Dimas Gurgel pela entrevista, quero dizer à população que estamos trabalhando com afinco para o desenvolvimento do nosso município por meio da educação, quero salientar a importância de termos um gestor, que nos possibilita e nos ajuda a desenvolver um trabalho de forma responsável e compromissada.
Comentários
Extra
Moradores do Bairro do Bosque denunciam onda de furtos e cobram mais rondas policiais em Rio Branco
Crimes se repetem em um raio de 200 metros; arrombamentos já somam quatro ocorrências e foram registrados por câmeras de segurança
A falta de rondas policiais no Bairro do Bosque, um dos mais antigos e tradicionais de Rio Branco, tem deixado moradores apreensivos e inseguros diante do aumento de furtos na região. A ousadia dos criminosos tem chamado atenção da comunidade, que denuncia a repetição dos crimes, inclusive durante o dia.
Na última quarta-feira (4), uma clínica localizada na Rua Manoel Cassiano foi alvo de arrombamento. Do local, foram levados fogão, botijão de gás, bebedouro com filtro, micro-ondas e outros objetos. Segundo moradores, este já é o quarto furto registrado na mesma rua, em um raio de aproximadamente 200 metros.
As ações criminosas vêm sendo registradas por câmeras de segurança. Em uma das imagens mais recentes, gravada neste sábado (7), é possível ver um homem pulando o muro de um imóvel vestindo camisa azul. Momentos depois, ele retorna pelo mesmo local com outra camisa, carregando uma televisão, e sai tranquilamente, em plena luz do dia.
De acordo com relatos, a maioria dos arrombamentos ocorre durante a noite, por volta das 23 horas. Em pelo menos dois casos, os moradores registraram boletins de ocorrência na Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC). No entanto, afirmam que não houve retorno das autoridades nem reforço de ações ostensivas para identificar e prender os suspeitos.
A sensação de impunidade tem preocupado a população local. Moradores relatam sentimento de impotência diante da sequência de crimes e temem que a situação possa evoluir para ocorrências ainda mais graves.
Diante do cenário, a comunidade pede providências urgentes, com aumento das rondas policiais e maior agilidade nas investigações, para garantir a segurança e a tranquilidade no Bairro do Bosque.
Comentários
Extra
Jovem é executado com tiros na cabeça durante a madrugada em Xapuri
Crime ocorreu no bairro da Sibéria; suspeitos fugiram em uma motocicleta e ainda não foram identificados
Um jovem identificado como Ruan Pablo da Silva Franco, de 22 anos, foi assassinado com dois disparos de arma de fogo na região da cabeça na madrugada deste domingo (8), no bairro da Sibéria, no município de Xapuri, interior do Acre.
De acordo com as primeiras informações, Ruan, que morava na zona rural do município, estava em um bar conhecido como “Bebilândia”, localizado na Rua Chico Mendes, onde se divertia durante a noite até a madrugada por volta das 02h00. Ao deixar o estabelecimento e seguir em direção à sua residência, o jovem foi surpreendido por dois indivíduos em uma motocicleta.
Os suspeitos se aproximaram e efetuaram os disparos à queima-roupa, atingindo Ruan na cabeça. Após o ataque, a dupla fugiu em rumo ignorado, deixando a vítima caída no chão. Ruan não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local, antes da chegada de qualquer socorro médico.
A Polícia Militar foi acionada e realizou o isolamento da área até a chegada da Polícia Técnico-Científica e do Instituto Médico Legal (IML), ambos deslocados do município de Brasiléia. Após os procedimentos periciais, o corpo foi removido e encaminhado ao IML, em Brasiléia e após os procedimento forenses, foi liberado por volta das 10 horas aos familiares.
As circunstâncias e a motivação do crime ainda são desconhecidas. A Polícia Civil de Xapuri investiga o caso e realiza diligências para identificar e localizar os autores do homicídio.
Até o fechamento desta matéria, ninguém havia sido preso. Novas informações poderão ser divulgadas a qualquer momento.
Comentários
Extra
Mulher escapa de tentativa de feminicídio em Epitaciolândia; suspeito é perseguido e preso pela PM

Uma mulher escapou por pouco de uma tentativa de feminicídio na noite da última quinta-feira (06), no bairro Aeroporto, em Epitaciolândia, após uma ação rápida e decisiva da Polícia Militar. O principal suspeito do crime, companheiro da vítima, foi preso em flagrante após perseguição policial.
A ocorrência foi atendida por uma equipe do Grupo de Operações com Cães (GOC), do 5º Batalhão da Polícia Militar, acionada para averiguar uma denúncia de violência doméstica em situação extrema. De acordo com informações apuradas, a mulher foi atacada pelo companheiro com golpes de canivete.
A vítima só conseguiu sobreviver porque, em um momento de desespero, conseguiu se trancar dentro de um veículo, impedindo que o agressor continuasse o ataque. Ainda assim, o caso foi tratado pelas autoridades como tentativa de feminicídio, devido à gravidade da agressão e à intenção evidente do autor.
De posse das características do suspeito, os policiais iniciaram diligências pelas ruas da cidade e localizaram o homem trafegando em uma motocicleta. Ao receber ordem de parada, ele desobedeceu e tentou fugir, dando início a um acompanhamento policial.
Durante a fuga, o suspeito perdeu o controle da motocicleta e caiu em uma área de mata. Mesmo após o acidente, tentou fugir a pé, mas foi alcançado e preso pela equipe do GOC. Com ele, os policiais apreenderam um canivete e uma arma de fogo.
O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Epitaciolândia, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de tentativa de feminicídio, porte ilegal de arma de fogo e infrações de trânsito.
A Polícia Militar reforçou a importância das denúncias de violência doméstica e destacou seu compromisso permanente no enfrentamento à violência contra a mulher, ressaltando que ações rápidas podem ser decisivas para salvar vidas.
Casos de violência podem ser denunciados de forma anônima pelo telefone 190 ou pelo Disque 180, canal nacional de apoio às mulheres vítimas de violência.
Por questões de segurança, a vitima e o suspeito estão com seus nomes sob sigilo!















Você precisa fazer login para comentar.