fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades

Veja entrevista com o Secretário de Educação do município, Cleomar Portela.

Publicado

em

” O Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo no futebol e ficou triste. É 85º em educação e não há tristeza”.

Cristovam Buarque

Sempre duro

O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, fez uma dura crítica ao MDB e disse que a legenda precisa ser destruída no cenário político brasileiro, pelos meios democráticos.

Será esse o caminho?

“O MDB está no poder, destruiu o projeto PT, destruiu o projeto do PSDB e precisa ser destruído desta feita. Sempre lembrando aqui que ‘destruir’ aqui é pelo mecanismo democrático, que é simples: basta cortar a torneira da roubalheira que eles entram em extinção.”

Não segurou a pressão

O deputado federal e ex-governador Flaviano Melo (MDB-AC) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento de retirada de assinatura em apoio à criação da CPI das Delações, um dia após a imprensa divulgar que o mesmo teria assinado o documento contra a Lava Jato.

“bobinho foi enganado”

Flaviano Melo (PMDB) que havia assinado a CPI “porque na ementa não tinha nada falando sobre acabar com a Lava-Jato. O texto se referia à denúncias contra escritórios de advocacia em relação a alguns processos de delação”, disse Flaviano Melo.

Leila Galvão!

Independente da aprovação de seu mandato ou não, a deputada petista Leila Galvão, conseguiu manter seu grupo na região do Alto Acre até aqui, a atual deputada segue firme em seus passos…

Não diferente…

O deputado estadual Manoel Moraes (PSB), perdeu de um lado e ganhou do outro, assim é a política, fato é que, em uma eventual campanha, Moraes terá grandes chances de retornar para (ALEAC), acompanhado de outro da princesinha, deputado e pré-candidato Antônio Pedro (DEM), líder da oposição na ex-princesinha.

Nome novo

A política passa por um momento de renovação, são vários os nomes que estão surgindo como opção para o eleitorado Acreano, dentre eles, estão o professor e historiador Carlos Alberto (PP), muito conhecido no meio acadêmico.

Bem assim…

Essa história de calmaria nas eleições costuma existir até certo ponto, passou daí “TUDO VALE”, o tom aumenta, os abraços diminuem e as farpas aumentam, faz parte do processo, é inevitável.

10, 20, 30 anos…  

Parece música do Luan Santana, mas é a quantidade de anos que o partido dos trabalhadores governa o Acre, querem mais…

Estrelas

seleção brasileira tem o terceiro seguro mais caro entre os times que disputam a Copa do Mundo, atrás apenas da França e da Inglaterra. Isso por conta que o Reino Unido possui uma das moedas mais poderosas do mundo.

Números

Com a ligeira recuperação da economia, o Brasil passou a ter sete mil novos milionários no ano passado, número que pode crescer ainda mais em 2018. Segundo relatório da consultoria Capgemini, divulgado nesta terça-feira (19).

Entrevista com o secretario de educação Cleomar Portela

Principais dificuldades?

Falta de vagas, tanto da creche como no infantil e fundamental, outra dificuldade encontrada foi na estrutura física das escolas que precisa ser revista.

Ações

Uma das primeiras o cronograma de capacitação continuada e, firmar parceria com a secretaria de educação estadual.

Com essa parceria o que veio de benéfico.

Formação de língua portuguesa e matemática, formação do (Penaic), formação e aletramento do ensino infantil e fundamental. Parceria com o SEBRAE.

Como funciona o JEPP, programa jovens empreendedores?

Em parceria com o (SEBRAE), os professores tiveram uma semana de formação, onde vai ser trabalhado do primeiro ao quinto ano, cada oficina trabalhada é distribuída uma cartilha por aluno, onde cada ano tem um tema.

Como foi encontrada a pasta?

A maior dificuldade foi com a classe dos professores e apoio, não acreditavam no projeto, passaram um período sem a presença próxima da secretaria, essa foi uma das maiores dificuldades, fizemos de tudo pra reverter esse quadro e conseguimos.

Estrutura da Secretaria…

Na Zona Urbana são 8 escolas, sendo 4 fundamentais 2 creches e 2 infantil, Rural 11 escolas na Zona Rural onde atende muitas comunidades, dessas sendo três que possui o atendimento infantil, que foi implantada na gestão atual.

Dia de sua posse como Secretário Municipal de Educação pelo prefeito Tião Flores, em abril de 2016

Avanços…

Várias parcerias, aumento de oferta de vagas, garantimos o acesso ao (PA), por meio do transporte e acompanhamento, fizemos  reformas nas escolas urbanas como Bela Flor, José Hassem, Raimundo Cunha, Sebastião Brandão, Cosma Marques e Maria da conceição.aquisição de equipamentos como brinquedos, aquisição de equipamentos permanentes como fogões, freezers, ar-condicionado e etc..

Capacitações periódicas…

A cada dois meses em temos capacitação em  Rio Branco, com acompanhamento, compartilhando conhecimentos e interação entre todos professores.

Atendimento do AEE…

No atendimento de estudantes com necessidades especiais, tivemos um aumento de assistentes com essas crianças e, de mediadores atendendo um anseio de muitas famílias que antes não existia, também um amplo investimento na capacitação de mediadores e assistentes de alunos especiais.

De forma financeira como encontrou…

Muita dificuldade estava inadimplente e com vários bloqueios, como do (PDDE), mais educação, acessibilidade, mais cultura, todos esses estavam bloqueados, dificultando assim o nosso trabalho, foi sanada todas as pendências e, hoje estamos hábitos a receber recursos, do FNDE, que nos possibilita investir em infra-estrutura, transportes, aquisição de material permanente, construção e reformas de escola.

Projetos futuros…

Temos vários, um deles é uma aquisição de ônibus para que consigamos transportar todos nossos alunos como rege a norma, construir escolas pólos na zona rural, que será três escolas, zona urbana, iremos construir mais uma escola do ensino fundamental com 12 salas de aula e uma do ensino infantil com 10 salas, além de reformar todas outras da zona urbana, todos os projetos de médio prazo.

Prioridades…

Atender todas as crianças com ensino de qualidade, sempre respeitando todos os colaboradores da rede pública de educação, sobretudo da secretaria municipal, temos consciência de que sem a colaboração de todos não conseguiremos obter os avanços que queremos.

Considerações finais…

Agradeço ao jornal oaltoacre e a você Dimas Gurgel pela entrevista, quero dizer à população que estamos trabalhando com afinco para o desenvolvimento do nosso município por meio da educação, quero salientar a importância de termos um gestor, que nos possibilita e nos ajuda a desenvolver um trabalho de forma responsável e compromissada.

Comentários

Continue lendo

Extra

Sem fundamento: Delegado Rêmullo Diniz é absolvido da acusação de peculato 

Publicado

em

O delegado de Polícia Civil Rêmullo Diniz, acusado pelo crime de  peculato, foi absolvido pela Justiça do Acre.

A decisão foi do Juiz da Vara de Delitos de Roubo e Extorsão da Comarca de Rio Branco Gustavo Sirena, que julgou improcedente a denúncia do Ministério Público do Acre.

Em dos trechos da sentença, o magistrado disse que “Não é demais ressaltar que o que existem nos autos, são ilações e Conjecturas desacompanhadas de qualquer prova firme e segura acerca da autoria delitiva.

As denúncias contra Rêmullo Diniz foram feitas em 2019, quando o atual coordenador do GEFRON, foi nomeado pelo Governador Gladson Cameli do PP, secretário de Polícia Civil.

Na época, Diniz foi alvo de dois inquéritos instaurados por delegados da  própria Polícia Civil.

Em dos casos, Rêmullo foi acusado de desviar R$ 3.584, dinheiro que teria sido encontrado com uma de uma vítima de homicídio.

O possível crime, que caracterizou o peculato, teria ocorrido em agosto de 2019, quando o delegado atuava na DHPP.

O ex-secretário de Polícia Civil foi acusado também de fraudar documentos para tentar se livrar do susposto desvio do dinheiro. “Na época foi ouvido num dia e, no outro já foi indiciado’, revelou Diniz.

Ainda na sentença o Juiz Gustavo Sirena disse que a prova oral (depoimentos) não comprova a autoria criminosa.

Além disso, segundo a decisão, só foi  possível extrair, salvo a fala de uma servidora, a existência somente de alguns testemunhos de ouvir dizer, os quais sequer apontam, de forma categórica, que o réu se apropriou do dinheiro em proveito próprio ou alheio.

Comentários

Continue lendo

Extra

Advogado pede cassação de vereador de Epitaciolândia e Mesa Diretora não cumpre regimento interno

Publicado

em

Sessão Extraordinária ocorrida nesta quinta-feira, dia 2, não foi lido a denúncia protocolada pelo advogado em relação ao pedido de cassação do vereador.

Em mais de uma de suas sessões para poucos, a Câmara Municipal de Epitaciolândia realizou uma sessão extraordinária nesta quinta-feira, dia 2, que teve como protagonista, um pedido de cassação do ex-presidente Diojino Guimarães da Silva, que segundo os Autos Nº: 0800007-40.2023.8.01.0004, impetrado pelo Ministério Público do Estado do Acre, resultou no afastamento do vereador de suas funções pública.

A Justiça do Acre por sua vez, após acatar o processo do MPAC, terminou por condenar Diojino a sete anos de reclusão, além do afastamento, por entender que a permanência do mesmo no Legislativo Mirim, poderia dificultar o andamento do processo, que recorre em liberdade.

Diante dos fatos, o advogado Gabriel Thiberio Carrilho Vieira Rossi, registrou uma carta denuncia onde pede que a Mesa Diretora, tomasse providencias para abertura da cassação do mandato de Diojino por definitivo, “em defesa da honra da casa legislativa e pela justiça, representando cada cidadão de Epitaciolândia”.

Segundo o advogado, embasado em Decretos, Leis e Regimento Interno, o Artigo 5º garante o processo legal para que o mesmo seja cassado por definitivo, uma vez que foi comprovado a prática de atos de corrupção ou de improbidade administrativa.

Diojino Guimarães – Foto: oaltoacre/arquivo

No Regimento Interno, entre os Artigos 216º, 217º e 218º (resumidamente), a Câmara tem o direito de processar o vereador pelas práticas cometidas, em julgamentos durante Sessões Extraordinárias convocadas, “Quando a deliberação for no sentido da culpabilidade do acusado, expedir-se-á́ decreto legislativo de perda do mandato, do qual se dará́ notícia à Justiça Eleitoral.” Além de decidir sobre a perda do mandato por voto secreto e maioria absoluta, conforme item XX do Artigo 218º.

Tal pedido, pede que medidas sejam tomadas para restaurar a confiança da população do município em seus representantes e que sejam punidos aqueles que desrespeitam a Lei e utilizam de seus cargos para benefício próprio.

Não foi lido em Sessão

O pedido protocolado no dia 30 de Abril, deveria ser posto na pauta do dia, mas, foi devidamente ignorado pela Mesa Diretora, que segundo o presidente Rubenslei Rodrigues (PSD), irá analisar o caso para posterior pronunciamento.

Diante da não leitura durante a Sessão Extraordinária, o advogado Gabriel Thiberio registrou no Ministério Público do Acre, sob o nº 05.2024.00003315-9, sendo encaminhado a Promotoria Cumulativa de Epitaciolândia, para que seja tomada providencias e cumprido o Regimento Interno referente a cassação de Diojino na próxima Sessão que ocorre dia 6 próximo.

Veja Carta Denuncia e decisão do afastamento de vereador

CASSAÇÃO DIOJINO

0800007-40.2023.8.01.0004

Comentários

Continue lendo

Extra

Em flagrante: GEFRON prende colombiano que tentava levar Haxixe marroquino para Rio Branco

Publicado

em

A ação dos agentes do Grupo Especializado em Fronteira, ocorreu na tarde de quarta-feira, 1, na Base da Unidade Policial, localizada em Senador Guiomard.

Um colombiano de 34 anos, foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas pelo GEFRON.

“Ele trazia em sua bagagem quatro rolos de artesanato que ocultavam em seu interior quatro quilos de haxixe marroquino”, disse o Delegado Rêmullo Diniz.

O haxixe marroquino é uma droga extraída em processo mecânico usando maconha, no qual é tirado uma pasta oleosa de grande riqueza e valor.

O quilo dessa droga chega a custar mais de R$ 70 mil.

Segundo o preso teria recebido a droga pouco antes de embarcar no táxi em Brasiléia e iria trazer para Rio Branco, onde receberia a importância de R$ 3 mil.

Indiciado por tráfico internacional de drogas, o colombiano, que não teve o nome revelado foi encaminhado para a sede da Polícia Federal, em Rio Branco.

Comentários

Continue lendo